Método Pomodoro: como estudar para o vestibular de medicina

13 de junho de 2023
Método Pomodoro: como estudar para o vestibular de medicina

Entre as metodologias que facilitam a vida dos estudantes na hora de se preparar para o vestibular, o método Pomodoro se destaca não só pela facilidade de aplicação, mas também pela eficiência.


Confira a seguir como ele funciona e se prepare para ver uma mudança significativa em seu aproveitamento nos estudos e também nos resultados.


O que é o método Pomodoro?

O método Pomodoro consiste em dividir o tempo de estudos em partes, com pequenos intervalos entre eles. Além de ser um ótimo método para gerenciamento do tempo, ele permite que os estudantes descansem, reflitam sobre o que foi estudado, aumentem a produtividade e a qualidade dos estudos. 


Ele foi criado pelo italiano Francesco Cirillo enquanto usava um cronômetro em forma de tomate (pomodoro em italiano) para organizar seu tempo de estudos.


Este método beneficia principalmente quem precisa lidar com muitas tarefas ou muitos conteúdos, têm dificuldades de manter a concentração ou tem o hábito de procrastinar, seja por falta de motivação ou ansiedade.


E como ele pode auxiliar os alunos para o vestibular de medicina?

Além de um bom planejamento, cronograma eficiente e de um cantinho exclusivo, você vai precisar de muita organização, disciplina e foco. O método Pomodoro traz justamente isso, pois ele te ajuda a organizar o tempo de estudos, a manter o foco e a disciplina para seguir seu planejamento.


Se há uma coisa sobre a qual todos concordam, é sobre a dificuldade de se preparar para o vestibular de medicina.  Por isso,
toda ajuda é bem-vinda


Como funciona o método Pomodoro?

Em primeiro lugar, você vai precisar de um cronômetro, timer ou despertador. Pode ser destes modelos manuais, app de celular ou um método Pomodoro online. Você vai precisar também de papel e caneta ou um bloco de notas de seu computador. Depois, é só seguir estas orientações.


Como dividir o tempo?

O método Pomodoro dura 2 horas e elas são divididas em 4 partes de 25 minutos com 5 minutos de pausa entre elas. Apesar de ser a divisão mais comum, você pode escolher o tempo de acordo com sua necessidade ou do jeito  que funciona melhor para você. 


O fundamental é focar em um único conteúdo nestas duas horas. Se for mudar de atividade ou tema, reinicie o método e dê uma pausa maior entre eles. Entre 15 e 30 minutos são suficientes.


Passo a passo do método pomodoro

  1. Defina qual conteúdo você estudará nas 2 horas de uso da metodologia.
  2. Ajuste seu cronômetro para 1 Pomodoro, ou seja, 25 minutos
  3. Foque nesta atividade por 25 minutos, sem interrupções.
  4. Quando o cronômetro apitar, faça uma pausa de 5 minutos.
  5. Repita esse processo até completar 4 Pomodoros.
  6. Ao finalizar das 02 horas (4 Pomodoros), faça uma pausa de 15 a 30 minutos antes de começar um novo ciclo.


E se houver interrupções?

Anote as interrupções, os motivos e identifique o padrão. Se forem interrupções externas, mude o local de estudo. Se forem internas, observe as causas. O método Pomodoro é efetivo, mas pode ser adaptado. Portanto, inclua períodos de atenção plena seguidos de pausa para melhorar seu rendimento nos estudos.


O método Pomodoro funciona para o Enem?

Qualquer estudante ou profissional que precisa fazer a gestão de seu tempo na hora de estudar e realizar atividades, pode usar o método. Sendo assim, tanto alunos do ensino médio, de graduações, pós-graduações, especializações, concurseiros, vestibulandos de medicina ou qualquer pessoa que vá fazer o Enem, podem usar essa metodologia de estudo. 


Quais são os benefícios desta metodologia?

O Método Pomodoro, oferece uma abordagem estruturada, eficiente e que proporciona uma experiência mais produtiva, focada e gratificante. Ele é de fácil aplicação e pode ser utilizado por qualquer pessoa, utilizando ferramentas simples. Além disso, oferece diversos benefícios:


  1. Melhora gestão do tempo: Ao adotar o método Pomodoro, você consegue organizar e absorver os conteúdos de acordo com um cronograma definido, otimiza o seu tempo de estudo e evita distrações e procrastinações.
  2. Aumento da concentração: As pausas regulares ajudam seu cérebro a descansar e restabelecer a atenção antes de iniciar a próxima fase de estudo. Isso te ajuda a manter o foco e a concentração ao longo de períodos mais extensos de estudos.
  3. Reforço da determinação e motivação: Quando você percebe que seus estudos estão sendo produtivos e que suas metas e objetivos estão sendo alcançados, isso gera um sentimento de motivação e determinação para continuar avançando.
  4. Alívio da ansiedade: O método Pomodoro coloca você no controle dos seus estudos, permitindo que você se sinta mais confiante e seguro em relação ao seu progresso. Isso vai ajudar a reduzir a ansiedade e o medo associados aos estudos e ao vestibular ou Enem.


Conheça o vestibular de medicina da FMP

Se você gostou de conhecer o método Pomodoro, está na hora de aplicá-lo em sua preparação para o vestibular de medicina. Mas antes disso, que tal conhecer o vestibular de medicina da FMP?


Sabemos que não é um exame fácil, mas que vale a pena quando você está investindo no que há de melhor para sua carreira. Aqui você vai encontrar uma infraestrutura inovadora e moderna que realmente agrega valor aos seus estudos e formação.


Isso é possível graças ao forte compromisso que temos com um ensino de qualidade e resultados de excelência. Por isso, não é à toa que alcançamos  nota máxima junto ao Ministério da Educação. 


Clique aqui
e conheça a Faculdade de Medicina de Petrópolis. Depois, faça sua inscrição em nosso vestibular e venha estudar em um dos mais modernos centros universitários do país. Se tiver dúvidas ou precisar de ajuda, nós estamos por aqui. Conte conosco!


20 de fevereiro de 2026
O Centro Cultural UNIFASE inaugura, no dia 28 de fevereiro, a exposição coletiva “As Multifaces de Mário de Andrade”, mostra dedicada a revisitar a trajetória e o legado de um dos maiores pensadores da cultura brasileira. A abertura acontece das 15h às 19h, e a exposição segue até dia 24 de abril. A mostra marca os 80 anos de sua ausência, reafirmando a importância de manter viva a memória e a relevância de seu pensamento para as novas gerações. Sob a curadoria de Lia do Rio, a exposição reúne 15 artistas do Movimento de Arte Teia, coletivo criado pela artista visual Regina Helene, com a missão de democratizar a arte contemporânea e ampliar seu alcance para diferentes territórios e públicos. “Essa exposição faz parte do Movimento Teia, que se propõe a levar exposições de arte contemporânea para outras cidades do Brasil, além dos grandes centros. Esta exposição vem fazendo um itinerário, no intuito de levar, ao maior número de pessoas, um conhecimento das inúmeras facetas da pessoa Mário de Andrade, que praticamente só conhecemos por meio de seu livro Macunaíma e da Semana de 22. Na realidade ele nos influencia até hoje, através de seus projetos culturais desconhecidos pela grande maioria dos brasileiros”, ressalta a curadora, Lia do Rio. Cada obra é acompanhada de um breve texto que apresenta o que motivou o artista em seu processo criativo, oferecendo ao visitante uma experiência mais aprofundada e reflexiva. Aberta ao público em geral, a exposição dialoga também com escolas e instituições culturais. Durante a exposição, estão previstos encontros com os artistas e ações educativas, reafirmando o compromisso da instituição com uma formação integral, que compreende a arte como dimensão essencial do processo educativo, como destaca o professor Ricardo Tammela, coordenador de Extensão da UNIFASE/FMP. “Mais do que um tributo a um dos maiores intelectuais brasileiros, a mostra convida nossa comunidade acadêmica a experimentar a arte como espaço de sensibilidade, pensamento crítico e construção de identidade. Mário de Andrade foi múltiplo — poeta, pesquisador, modernista, intérprete do Brasil profundo — e sua trajetória nos lembra que a educação não se faz apenas pela técnica, mas pela ampliação do olhar e pela escuta das diversas vozes que compõem o país. Acreditamos que a arte, quando integrada ao ambiente universitário, não é ornamento, mas fundamento: ela humaniza, inquieta e transforma. É nesse horizonte que acolhemos a exposição, como um gesto de abertura ao diálogo entre cultura, educação e sociedade”, conclui Tammela. A visitação poderá ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 16h. Serviço: Local: Centro Cultural UNIFASE Exposição: As Multifaces de Mário de Andrade Abertura: 28 de fevereiro, das 15h às 19h Período: 28 de fevereiro a 24 de abril, segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 16h. Público: Aberto ao público em geral, escolas e instituições culturais 
19 de fevereiro de 2026
Evento, promovido pela UNIFASE, terá debates, oficinas, ações em territórios e atividades culturais sobre mudanças climáticas
13 de fevereiro de 2026
Curso tem nota máxima no MEC e é parte do seleto grupo com acreditação nacional e internacional pelo SAEME