Vagas
25
Duração
18 meses / 436 horas
Aulas mensais
Modalidade
Semipresencial
Processo Seletivo
Análise Documental
Investimento
18x de R$ 480,00
Objetivos do Curso
Discutir as ações fisioterapêuticas na atenção primária à saúde das pessoas, da comunidade e da família, frente às necessidades e características epidemiológicas das populações e de acordo com as diretrizes do sistema único de saúde.
Coordenadora
Profª. Renata Lopes Pacheco
http://lattes.cnpq.br/0772720309360802
Fisioterapeuta especialista em oncologia pelo COFFITO/ABFO. Mestre em Saude Coletiva e Controle do Câncer pelo INCA. Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Católica de Petrópolis (2002), especialização em Fisioterapia Oncológica pelo INCA, especialização em Dor e Cuidados Paliativos Oncológicos pelo Hospital Universitário Clementino Fraga Filho - UFRJ. Ergonomista com especialização em Ergonomia (CESERG) pela COPPE/UFRJ. É sócia proprietária da Ergon RA desde 2010. Atualmente realiza atendimento de Fisioterapia no Centro de Terapia Oncológica de Petrópolis. Foi sócia fundadora da Associação Brasileira de Fisioterapia em Oncologia - ABFO e atualmente é Diretora Administrativa da ABFO (gestão 2021 a 2025). Membro da Câmara Técnica de Fisioterapia em Oncologia do CREFITO-2 desde 2019. Membro do conselho municipal de saúde de Petrópolis (gestão 2023 a 2027). Atua desde Janeiro de 2020 representante do CREFITO 2 no município de Petrópolis.Tem experiência na área de Fisioterapia com ênfase em Fisioterapia Oncológica, Dor Crônica e Cuidados Paliativos e Ergonomia.
Público-alvo:
Graduados em Fisioterapia
Diferenciais do curso
A proposta pedagógica é inovadora, articulando conteúdos teóricos com vivências práticas na Atenção Primária à Saúde (APS). A carga horária inclui 40 horas de estágio supervisionado, permitindo ao estudante vivenciar a realidade da rede pública e aplicar diretamente seus conhecimentos no cuidado à população.
O curso contempla uma visão ampliada da fisioterapia, abordando diferentes ciclos de vida e contextos clínicos — como crianças, idosos, mulheres, pessoas com deficiência, pacientes oncológicos e em cuidados paliativos. Também incorpora práticas integrativas e complementares, em consonância com as diretrizes do SUS.
A formação valoriza práticas baseadas em evidências, com foco em pesquisa epidemiológica e na tomada de decisão clínica orientada por dados, fortalecendo a qualidade da atuação profissional.
Inclui conteúdos sobre gestão de serviços e organização do processo de trabalho na APS, estimulando o protagonismo do fisioterapeuta na construção de estratégias territoriais resolutivas e no enfrentamento das desigualdades em saúde.
Impulsione sua trajetória profissional com a gente
Preencha o formulário e aprofunde seus conhecimentos através dos nossos programas de pós-graduação e cursos de especialização com conteúdos totalmente atualizados com o mercado.