Vai fazer o Enem? Confira 8 dicas de estudo para aumentar sua nota

7 de junho de 2023
Vai fazer o Enem? Confira 8 dicas de estudo para aumentar sua nota

Para fazer o Enem e garantir uma boa nota, é preciso se dedicar bastante aos estudos, fazer um bom planejamento e ter muita disciplina. Além disso, você vai precisar de técnicas e macetes que facilitem seu processo de aprendizagem e te ajudem a ganhar tempo.


Quer saber como fazer isso? Então, continue lendo este artigo e fique por dentro de dicas de estudos que podem aumentar sua nota.

Vai se preparar para fazer o Enem? Saiba por onde começar.

Comece lendo atentamente o edital do Enem.  Ele é como um manual do estudante, um guia que é sua principal fonte de informações sobre o exame. 


Depois de fazer isso, monte seu planejamento de estudos. Estamos falando de criar um cronograma detalhado,
uma rotina de estudos  com matérias, tópicos e horários bem distribuídos.  Você precisa identificar, principalmente, os conteúdos mais cobrados na prova.


Organize tudo, mas seja flexível, pois talvez você precise se dedicar mais a uma matéria que outra.  Reserve tempo para simulados, revisões e não ignore os períodos para descanso, lazer, alimentação e exercícios físicos. Afinal, sua nota depende, acima de tudo, de equilíbrio.

Confira 8 dicas incríveis para aumentar sua nota no Enem

Com o cronograma pronto e muita motivação para encarar o Enem, siga essas dicas e aproveite ao máximo seus estudos.

1. Reserve um local tranquilo e longe de distrações

Tenha um local calmo e exclusivo para estudar, longe de distrações e barulhos. Mantenha este local limpo e organizado para não perder tempo procurando livros e outros materiais ao invés de estudar. 

Fique longe do celular e coloque-o no silencioso! Use outros métodos para controlar o tempo e os horários de estudos, como um relógio ou cronômetro manual. 

2. Prepare-se para a redação

A redação é fundamental para o seu resultado. Por isso, dedique tempo suficiente para praticar escrevendo várias redações, entendendo como o processo de correção funciona e analisando os feedbacks recebidos.


Uma boa estratégia é analisar exemplos de redações anteriores do Enem, abordar temas atuais e revisar seus próprios textos para fazer melhorias.


3. Atualize-se constantemente.

As provas costumam relacionar os exercícios às atividades do dia a dia e fatos recentes. Isso vale, principalmente, para a redação. Portanto, mantenha-se informado sobre os assuntos mais importantes. Você vai encontrá-los na na internet, televisão, jornais, revistas, cursos, livros etc. 

4. Converse com pessoas que foram aprovadas no Enem

Embora cada pessoa tenha sua própria forma de estudar, há dicas valiosas que podem fazer toda a diferença na hora de fazer o Enem. Por isso, converse com pessoas que já fizeram o exame,  ou busque orientações online. Essas fontes de informação podem ser de grande ajuda para o seus estudos.

5. Exercite sua interpretação de textos

O Enem é um exame interpretativo e de resistência física e mental. Sendo assim, além de atualizar-se e ler muito para enriquecer seu repertório, você precisa saber interpretar bem as questões, especialmente as longas. Exercite-se!


6. Refaça provas antigas

Ao fazer provas antigas você revisa os conteúdos, se familiariza com o tipo de questões e aprende a gerenciar melhor o seu tempo. Se errar, refaça a questão.  Se ela for de humanas e línguas, anote o motivo do erro para memorizar esta informação.


7. Faça muitos exercícios

Ter uma boa base teórica é essencial, mas é igualmente importante saber responder corretamente às questões do exame. Por isso, faça muitos exercícios e treine bastante para melhorar seus conhecimentos.

8. Só use fontes confiáveis

Fazer o Enem vai exigir muito de você. Portanto, certifique-se de que está usando materiais de estudo confiáveis. Essa dica vale para todas as fontes de leitura, áudios e vídeo-aulas. 


É possível melhorar meus resultados?

Sim. Contudo, você precisa entender que sua pontuação final no Enem é baseada na Teoria de Resposta ao Item (TRI). Isso significa que não é apenas o número de acertos que é considerado, mas também o nível de dificuldade das questões respondidas corretamente.


É por este motivo que as provas mais desafiadoras possuem médias mais altas que as provas mais fáceis. Portanto, se você obtiver um desempenho melhor em matemática do que em português, por exemplo, sua nota final será mais alta.


Por  outro lado, a correção da redação é feita por professores corretores, o que te dá a você a chance de conquistar uma nota 1000. 


Agora, confira essas dicas para usar na hora de fazer o Enem e melhore sua pontuação.

  • No Enem, errar uma questão fácil e acertar uma difícil, pode prejudicar sua nota. Por isso, comece pelas questões mais fáceis.
  • Você tem em média 3 minutos por questão. Portanto, planeje bem seu tempo e evite “chutar” as respostas. Pelo TRI, dá para saber se o candidato fez isso e você pode perder pontos.
  • Dedique mais atenção à redação e à prova de Matemática, pois ao se destacar nessas áreas, você pode conquistar um resultado melhor


Na hora de fazer o Enem, não se esqueça!

O exame exigirá de você habilidades e competências essenciais. Em virtude disso, as questões avaliarão sua capacidade de interpretar informações em tabelas, gráficos e esquemas, fazer inferências e estabelecer relações entre os conteúdos abordados.

Quando começar a estudar para fazer o Enem?

O ideal é começar a se preparar para fazer o Enem no segundo ano do ensino médio, reservando parte do seu tempo de estudos para ele. Se isso não for possível, a melhor hora é agora.


Além de cursinhos preparatórios, você pode usar e abusar da internet. Assista a vídeo-aulas, baixe apostilas de estudos gratuitas e provas dos anos anteriores. Faça simulados, analise as redações notas 1000 e fique por dentro de dicas de estudo, memorização  e segredos para encarar aqueles temas mais complexos. 


O que não falta é conteúdo de qualidade para se preparar e fazer o Enem e ingressar na faculdade dos sonhos!


E aí? Já sabe qual área deseja seguir?
Conheça os cursos de graduação da Unifase e saiba mais sobre cada um deles. Se tiver dúvidas ou precisar de ajuda, fale com nosso time. Daqui, desejamos bons estudos e ficamos na torcida para ter você conosco o mais breve possível.



20 de fevereiro de 2026
O Centro Cultural UNIFASE inaugura, no dia 28 de fevereiro, a exposição coletiva “As Multifaces de Mário de Andrade”, mostra dedicada a revisitar a trajetória e o legado de um dos maiores pensadores da cultura brasileira. A abertura acontece das 15h às 19h, e a exposição segue até dia 24 de abril. A mostra marca os 80 anos de sua ausência, reafirmando a importância de manter viva a memória e a relevância de seu pensamento para as novas gerações. Sob a curadoria de Lia do Rio, a exposição reúne 15 artistas do Movimento de Arte Teia, coletivo criado pela artista visual Regina Helene, com a missão de democratizar a arte contemporânea e ampliar seu alcance para diferentes territórios e públicos. “Essa exposição faz parte do Movimento Teia, que se propõe a levar exposições de arte contemporânea para outras cidades do Brasil, além dos grandes centros. Esta exposição vem fazendo um itinerário, no intuito de levar, ao maior número de pessoas, um conhecimento das inúmeras facetas da pessoa Mário de Andrade, que praticamente só conhecemos por meio de seu livro Macunaíma e da Semana de 22. Na realidade ele nos influencia até hoje, através de seus projetos culturais desconhecidos pela grande maioria dos brasileiros”, ressalta a curadora, Lia do Rio. Cada obra é acompanhada de um breve texto que apresenta o que motivou o artista em seu processo criativo, oferecendo ao visitante uma experiência mais aprofundada e reflexiva. Aberta ao público em geral, a exposição dialoga também com escolas e instituições culturais. Durante a exposição, estão previstos encontros com os artistas e ações educativas, reafirmando o compromisso da instituição com uma formação integral, que compreende a arte como dimensão essencial do processo educativo, como destaca o professor Ricardo Tammela, coordenador de Extensão da UNIFASE/FMP. “Mais do que um tributo a um dos maiores intelectuais brasileiros, a mostra convida nossa comunidade acadêmica a experimentar a arte como espaço de sensibilidade, pensamento crítico e construção de identidade. Mário de Andrade foi múltiplo — poeta, pesquisador, modernista, intérprete do Brasil profundo — e sua trajetória nos lembra que a educação não se faz apenas pela técnica, mas pela ampliação do olhar e pela escuta das diversas vozes que compõem o país. Acreditamos que a arte, quando integrada ao ambiente universitário, não é ornamento, mas fundamento: ela humaniza, inquieta e transforma. É nesse horizonte que acolhemos a exposição, como um gesto de abertura ao diálogo entre cultura, educação e sociedade”, conclui Tammela. A visitação poderá ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 16h. Serviço: Local: Centro Cultural UNIFASE Exposição: As Multifaces de Mário de Andrade Abertura: 28 de fevereiro, das 15h às 19h Período: 28 de fevereiro a 24 de abril, segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 16h. Público: Aberto ao público em geral, escolas e instituições culturais 
19 de fevereiro de 2026
Evento, promovido pela UNIFASE, terá debates, oficinas, ações em territórios e atividades culturais sobre mudanças climáticas
13 de fevereiro de 2026
Curso tem nota máxima no MEC e é parte do seleto grupo com acreditação nacional e internacional pelo SAEME