Pesquisa

Participe de projetos de pesquisa e desenvolva o pensamento científico, crítico e reflexivo, qualificando-se, ainda mais, para sua atuação profissional de forma criativa, ética e inovadora

Objetivos

• Incentivar e fomentar o pensamento científico entre os professores, bem como entre graduandos e graduados (pós-graduações lato sensu e programas de residência) da instituição e de outras instituições;

• Estimular atividades de pesquisa que se enquadrem nas linhas institucionais de pesquisa e atendam as demandas do Sistema Único de Saúde;

• Facilitar a comunicação e publicação dos resultados das pesquisas desenvolvidas no âmbito institucional;

• Despertar o interesse pela pesquisa em alunos da rede da educação básica de Petrópolis.

Organização de Pesquisa

As atividades de pesquisa na UNIFASE/FMP se organizam em grupos de pesquisadores formados por professores, estudantes (tanto de graduação quanto de pós-graduação) e técnicos com objetivo de produzir conhecimento a partir do delineamento e condução de projetos de pesquisa em andamento na Instituição.

Além de atividade estritamente voltada para a pesquisa, os grupos desenvolvem atividades de difusão do conhecimento produzido (eventos, publicações), de assessoria ou consultoria a organizações governamentais e/ou não-governamentais e atividades de ensino e extensão universitária compatíveis com seus objetivos e campo de atuação.

Laboratório de Medicina Regenerativa

Doutor em Clínica Médica (Neurologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

• Mais informações

O Laboratório de Medicina Regenerativa (LMR) visa suprir a demanda por linhagens celulares e/ou compostos, contendo células humanas, que apresentem potencial terapêutico para uso em medicina regenerativa, nos tratamentos de doenças degenerativas ou causadas por trauma. Sendo assim, o LMR destina-se ao desenvolvimento de pesquisas pré-clínicas e clínicas, em acordo com as normas regulatórias brasileiras (ANVISA) e internacionais de Boas Práticas Laboratoriais e Boas Práticas em Células Humanas para uso terapêutico e pesquisa clínica. A produção e a qualificação das células e produtos de terapia avançada ocorrerão no Centro de Processamento Celular (CPC) da UNIFASE/FMP. Os estudos pré-clínicos são realizados em outra unidade, na qual também atua o Biobanco B-FASE, com aprovação da CONEP, uma coleção organizada de material biológico humano e informações associadas, coletado e armazenado para fins de pesquisa.

O LMR desempenha, ainda, importante papel na formação de recursos humanos, nas áreas das ciências da saúde, capacitando-os a atuar em biologia celular e bioengenharia aplicadas à medicina regenerativa; assim como na preparação de profissionais de saúde para identificar novas possibilidades clínicas, propor tratamentos, executá-los, e avaliar seus resultados para o bem dos pacientes.

• Produtos Inovadores e Avançados

Projetos de Pesquisa

• Caracterização celular e bioquímica da Fibrina Rica em Plaquetas (PRF) em fase líquida, associada ou não ao Ácido Hialurônico.

• Estudo das populações de células obtidas da cartilagem do septo nasal para o tratamento de doenças degenerativas.

• Obtenção, isolamento e caracterização de células obtidas a partir de tecidos craniofaciais e orais.

• Avaliação de produto destinado ao tratamento de osteoartrite (OA) da articulação temporomandibular (ATM): geração de dados robustos de caracterização e qualidade para registro de produto de terapia celular avançada.

• Estudo clínico para avaliação da segurança e eficácia de condrócitos autólogos para o tratamento de osteoartrites temporomandibulares.

• Estudo clínico para avaliação da fibrina rica em plaquetas no controle das osteoartrites temporomandibulares.

Laboratório de Imunologia Básica e Aplicada - Parceria com a Fiocruz

Doutor em Imunologia Básica e Aplicada pela Universidade de São Paulo.

• Mais informações

O Laboratório de Imunologia Básica e Aplicada tem o objetivo de desenvolver pesquisa científica e formação de recursos humanos na área de doenças crônico-degenerativas, com ênfase em doenças autoimunes e alérgicas e suas interfaces com infecções parasitárias.

Parte das doenças crônico-degenerativas tem por base a atividade inflamatória crônica. Nesta classe de patologias encontram-se as doenças autoimunes e as alergias (notadamente a asma). Portanto, o foco científico fundamental do Laboratório é o entendimento dos processos inflamatórios crônicos, suas interrelações no microambiente inflamatório e seu controle, visando intervenções que levariam ao bloqueio ou regulação dos mecanismos geradores destes processos e, consequentemente, o desenvolvimento de novos processos e/ou produtos que possam ser utilizados no tratamento dessas patologias.

Projetos de Pesquisa

• BCG e epimastigotas de Trypanosoma cruzi: Plataformas biológicas e fonte de bioprodutos com atividade imunomodulatória.

• Identificação e caracterização de produtos imunoregulatórios e seus genes, provenientes de epimastigostas de T. cruzi.

• Desenvolvimento de possíveis terapias celulares para prevenção e/ou tratamento da diabetes tipo I, utilizando-se células linfóides.

• Estudo dos efeitos da administração oral do BCG (vivo ou morto) e seus mecanismos no controle da produção de IgE

Núcleo de Pesquisa Clínica

Doutor em Medicina – Ciências Pneumológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

• Mais informações

O Núcleo de Pesquisa Clínica tem como objetivo delinear e conduzir estudos observacionais e de intervenção (ensaios clínicos de fase IIa, IIb e III) que envolvam seres humanos de forma direta ou indireta. O setor de gerência de dados abriga infraestrutura para análises estatísticas (SPSS).

• Pesquisa Clínica e Medicina

Projetos de Pesquisa

• Terapia adjuvante para osteoartrite temporomandibular com colágeno hidrolisado tipo II (Estudo TOCOL II)

• Ensaio Clínico para Avaliação da Segurança e Eficácia de Propulsores Mandibulares com Ancoragem Esquelética em Pacientes com SAOS através de Biomarcadores Inflamatórios e Células-Tronco no Plasma

• Segurança e eficácia de condrócitos autólogos no tratamento das osteoartrites temporomandibulares

• Identificação de agrupamentos clínicos de adultos com tuberculose pulmonar associados aos diferentes desfechos de tratamento utilizando a análise de agrupamentos (cluster analysis)

• Associação entre o peso e o desfecho do tratamento da tuberculose em adultos

• O impacto do estado nutricional em adultos com tuberculose pulmonar no desfecho de tratamento. Revisão de escopo.

Núcleo de Dor Crônica

• Mais informações

O Núcleo de Dor Crônica (NDC) da Faculdade de Medicina da Petrópolis (FMP) tem por objetivo implementar o desenvolvimento de pesquisas clínicas e o ensino de suas aplicações clínicas nas áreas de diagnóstico e controle da dor crônica orofacial e cefálica. O NDC-FMP é composto por diferentes unidades. Uma unidade para atendimento clínico de pacientes com Dor Crônica Orofacial e Cefálica, vinculada ao Curso de Especialização em DTM e Dor Orofacial da UNIFASE. Outras três unidades com recursos de diagnóstico por imagens por ultrassom, testes sensoriais quantitativos, e eletroencefalograma.

• Pesquisa Clínica e Saúde Baseada em Evidências

Projetos de Pesquisa

• Avaliação da inclinação do eixo condilar temporomandibular em pacientes com assimetria mandibular.

• Potenciais biomarcadores relacionados a agrupamentos fenotípicos e genotípicos em uma coorte de pacientes com artralgia temporomandibular - Impacto no desfecho de tratamentos conservadores.

• Ensaio Clínico Randomizado Paralelo de Fase 2 de um Esquema Terapêutico Contendo Colágeno Tipo II não Hidrolisado para o Tratamento de Osteoartrite Temporomandibular.

• Confiabilidade da avaliação ultrassonográfica da expansão da cápsula articular temporomandibular.

• Dores Crônicas Cefálicas e Faciais Atribuídas à Cervicalgia. Validade Diagnóstica de um Conjunto de Critérios Previamente Existentes.

Núcleo de Saúde Baseada em Evidências - Parceria com o Instituto Cochrane do Brasil

Doutor em Saúde Baseada em Evidências pela UNIFESP.

• Mais informações

O Núcleo de Saúde Baseada em Evidências tem por objetivo implementar a cultura da prática clínica baseada em evidências junto aos graduandos dos cursos de Nutrição, Medicina, Odontologia, Enfermagem e Administração Hospitalar da UNIFASE, por meio de eventos científicos, cursos de extensão e pós-graduação em temas relacionados à Saúde baseada em Evidências.

Tem, ainda, por objetivo treinar e capacitar novos autores de revisões sistemáticas com a metodologia Cochrane, no sentido de produzir novas evidências de alta qualidade que apoiem a tomada de decisão em temas de relevância em saúde pública do país.

Linha de pesquisa:

•Revisões Sistemáticas. Metapesquisa

Projetos de Pesquisa

• Vacinas pneumocócicas conjugadas para prevenção de doença pneumocócica invasiva e pneumonia em crianças de até cinco anos

• Terapias triplas com claritromicina como tratamento adjuvante para erradicação de helicobaxcer pylori. Revisão sistemática

• Plasma rico em fibrina para doenças da articulação temporomandibular - revisão de escopo

• Intervenções farmacológicas para prevenção de hemorragia digestiva em pacientes internados em UTI. Revisão sistemática

Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão Social (NIPPIS) - Parceria com a Fiocruz

Doutora em Políticas Públicas pela Escola Nacional de Saúde

Pública - ENSP/Fiocruz.

• Mais informações

O Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão Social – NIPPIS tem o objetivo de produzir e reproduzir informações e conhecimentos, que favoreçam a tomada de decisão, a participação e o controle social, aplicados à promoção de direitos humanos, à inclusão social e ao planejamento, monitoramento e avaliação de políticas públicas. Busca também estimular a atuação de profissionais conscientes e instrumentalizados para lidar com as temáticas abordadas.

Linha de pesquisa:

• Informação, Políticas Públicas e Inclusão Social

• Sistema Nacional de Informações sobre Deficiência – SISDEF

• ECOAR - Diálogos de Cidadania

• Trabalhadores com deficiência na Fiocruz

• Aleitamento materno no Brasil no modelo MATRECI: Mapeamento, Tendência, Clusterização e Impacto.

• Tradução e adaptação transcultural do International Complementary and Alternative Medicine

• Questionnaire (I-CAM-Q) para medir uso de práticas integrativas e complementares em saúde.

• PICCovid: Uso de Práticas Integrativas e complementares no contexto da Covid -19.

• CoVac: O papel das mídias sociais, Programa Bolsa Família e Atenção Primária em Saúde na cobertura vacinal de crianças menores de cinco anos no Brasil.

• Painéis para avaliação estratificada da evolução da pandemia de Covid-19 nos diferentes grupos de risco: evolução temporal e espacial.

• Estudo sobre populações vulneráveis: Perfil dos demandantes ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) para Pessoa Com Deficiência, segundo regiões e estados do Brasil.

Acessar site

Laboratório de Estudos em Representações Sociais e Saúde – LERS

Doutora em Educação pela UFRJ.

• Mais informações

Grupo interdisciplinar com objetivo desenvolver atividades de pesquisa, ensino e extensão no campo das Representações Sociais e Saúde, especialmente sobre temas e questões relativas às dimensões teórico-metodológicas da teoria e da pesquisa em representações sociais; ao papel das representações nos processos psicossociais de constituição do sujeito e das identidades de gênero; o impacto das transformações culturais recentes na produção de sentidos e a contribuição das representações sociais na análise de políticas e práticas em saúde.

O grupo vem desenvolvendo ações colaborativas entre pesquisadores e estudantes da UNIFASE/FMP e outras instituições. É responsável pela edição da REVISTA INTERVOZES, em parceria com Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz e o Instituto de Saúde Coletiva da UFF. Tem convênio com a Universidad Nacional de Quilmes-Buenos Aires, articulando projetos com o Programa de investigação problemáticas del cuidado. Metamorfosis socio-culturales y producción de subjetividades en los espacios sociales contemporáneos, dirigido pela Dra María Cristina Chardon. Tem parceria com a professora Dra Kelly Russo, do Programa de Pós-graduação em Educação, Comunicação e Periferias Urbanas da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense – UERJ no projeto “Territórios, Memórias e Diálogos Interculturais”; e com as professoras Dra Carla Vicente e Ms Daiane Bocard do Couto, do programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em investigação sobre “Crenças e expectativas de adolescentes quanto ao seu futuro profissional”. E conta ainda com a consultoria Ad hoc do pesquisador Alexandre S. Bortolini, professor da UFRJ nos estudos de gênero.

• Informação, Políticas Públicas e Inclusão Social

• Representações Sociais e Saúde da mulher

• Representações Sociais e Saúde Coletiva

Projetos de pesquisa:

• Territórios e diálogos interculturais: tecnologia de imersão e pesquisa-criação com adolescentes de escolas públicas do Rio de Janeiro

• Maternidades na adolescência: uma revisão sistemática

• Corpos inexistentes: saúde trans na formação médica

• No nosso tempo: Representações Sociais do Envelhecimento.

• Sangue, suor e lágrima: representações sociais do parto por estudantes da área de saúde.

• Ser mulher, segundo Simone de Beauvoir

Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Anormalidades Dentárias

Doutora em Odontopediatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

• Mais informações

As estruturas dentárias podem apresentar cavidades em defeitos quantitativos ou baixa resistência em defeitos qualitativos, que resulta em fraturas pós-eruptivas com formação de cavidades. Estas cavidades facilitam o acúmulo de placa e o desenvolvimento de cárie. Em alguns casos, os dentes comprometidos podem ser sensíveis a alimentos frios, e/ou ar quente e frio, mesmo quando não há fraturas. O dente com hipersensibilidade frequentemente cria problemas para os pacientes e dentistas. Para os pacientes, a sensibilidade atrapalha a escovação, favorecendo também o acúmulo de placa. Para os dentistas, a sensibilidade dificulta o controle da dor (ex.: analgesia). Além da baixa adesão dos materiais restauradores em algumas estruturas dentárias alteradas, o controle inapropriado da dor também contribui para as falhas das restaurações, uma vez que dificulta a realização do procedimento. As anormalidades dentárias também podem comprometer a estética e a funcionalidade dos dentes envolvidos.

Devido aos seus impactos na qualidade de vida, relacionada à saúde bucal, dos pacientes, é evidente que são necessários mais estudos a fim de estabelecer melhores estratégias para lidar com estas condições.

• Epidemiologia, etiologia e manejo clínico das Anormalidades dentárias

Projetos de pesquisa:

• Efetividade do selamento de fóssulas e fissuras na prevenção de fratura pós-eruptiva de esmalte em primeiros molares permanentes hipomineralizados.

• Adaptação da Hall Technique para o tratamento restaurador de molares permanentes hipomineralizados.

Grupo de Estudo e Pesquisa em Enfermagem – GEPENF

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

• Mais informações

O Grupo de Estudo e Pesquisa em Enfermagem (GEPENF) é um órgão de apoio complementar em extensão e pesquisa vinculado ao curso de Enfermagem da UNIFASE/FMP. É um espaço acadêmico, aberto a todos que desejarem produzir conhecimentos, desenvolver atividades de pesquisas, extensão, ensino e assistência nas áreas da saúde.

São objetivos do GEPENF:

• Incentivar e apoiar o desenvolvimento de projetos de pesquisa, extensão e ensino na área de enfermagem.

• Estimular acadêmicos e docentes ao desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão na área de enfermagem.

Consolidar a produção, veiculação e disseminação do conhecimento técnico científico na área de enfermagem.

• Congregar enfermeiros, professores, profissionais, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação em Enfermagem e outras áreas da saúde.

• Incentivar a produção de conhecimento docente-assistencial na área de enfermagem.

• Promover o intercâmbio do com outros grupos ou núcleos de instituições de ensino e pesquisa.

• Promover eventos técnicos-científicos em nível local, regional e nacional;

• Promover o desenvolvimento das linhas de pesquisa relacionadas as áreas de conhecimento do grupo.

• Promover a divulgação das pesquisas através de publicação e apresentação em eventos locais, regionais, nacionais e internacionais.

• Saúde da Criança e do Adolescente

• Saúde da Mulher

• Atenção à Saúde no Âmbito Hospitalar

• Atenção à Saúde no Âmbito da Atenção Básica

Projetos de pesquisa:

• Atenção integral na adolescência: Sentidos e aplicabilidades do cuidado à saúde.

• Sexualidade e uso de álcool na adolescência: Saberes e influências no cuidado à saúde.

Iniciação Científica

O Programa de Iniciação Científica é destinado a estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação.

O programa se desenvolve a partir de projetos de pesquisa devidamente cadastrados na Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação (COPPEx).

Os editais de iniciação científica são resultados de demanda de professores responsáveis por projetos de investigação em andamento, publicados em acordo com as normas institucionais.

Editais

Confira nossos editais e fique ligado nos projetos

Inscrições abertas

Ciência, Cultura e Arte – Pesquisa criação

Inscrição: 18/03 a 08/04/2024

Epidemiologia Nutricional

Inscrição: 19 a 03/02/2024
Inscrições fechadas

Grupo de Estudos da Obra: “Dispositivo de Racialidade”

Inscrição: 05 a 26/02/2024

Biobanco de Dentes

Inscrição: 15 a 22/01/2024

Seminário de Pesquisa

Os Seminários de Pesquisa são encontros de professores e pesquisadores da UNIFASE/FMP e professores/pesquisadores convidados, com o objetivo de fomentar a cultura da pesquisa na instituição, divulgando as atividades de pesquisa realizadas no âmbito institucional e promovendo o intercâmbio entre professores, estudantes e pesquisadores.

Observa Infância em Foco: Desbravando Novos Horizontes na Saúde Infantil

Duração: 1h

Inscrições fechadas

II Seminário de Pesquisa do GEPENF: Desbravando a Introdução em Projetos de Investigação

Duração: 3h

I Seminário de Pesquisa do GEPENF: Experiências e Desafios Éticos

Duração: 3h

Evento exclusivo!

Semana Científica

A Semana Científica não é apenas um evento, nos moldes dos congressos acadêmicos. É muito mais que isso!

É uma experiência de interação humana, de diálogo entre saberes, de reflexão e tomada de consciência.

Anualmente, são apresentadas palestras, mesas redondas e trabalhos científicos, experiências de práticas educativas inovadoras e práticas extensionistas, além da realização de minicursos e atividades culturais em articulação a diferentes coletivos e organizações do 3.º setor. Nela há a participação de pesquisadores de todo o Brasil e até mesmo internacionais.

Comitê de Ética e Pesquisa

CEP

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UNIFASE e do Hospital Alcides Carneiro (HAC) visa analisar e identificar as implicações éticas de projetos de pesquisa e de pesquisas científicas em curso, envolvendo exclusivamente seres humanos, cabendo-lhe também, no último caso, fiscalizar a sua realização.

O CEP UNIFASE/HAC foi criado pela portaria nº 190-2033/INPA de 03/07/2003, está credenciado e subordinado à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Ministério da Saúde (CONEP/MS). O CEP é composto por 11 membros titulares, sendo cinco representantes eleitos um por cada curso da FMP e UNIFASE, quatro indicados pela IES, um indicado pelo Hospital Alcides Carneiro e um representante dos usuários, além de membros suplentes, configurando um todo marcado por formações disciplinares diversas.

Acessar página

Comissão de Ética no Uso de Animais

CEUA

A Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA), órgão assessor da UNIFASE, tem a função de acompanhamento e orientação, norteando e pautando o uso ético e racional de animais em atividades de pesquisa.

Publicações

Conheça as revistas eletrônicas publicadas pela UNIFASE/FMP.

INTERVOZES

UNIFASE Empírica

Links importantes

Sites que te ajudarão a compreender melhor sobre os assuntos citados acima.

Alguma dúvida?

Use nosso e-mail para falar a gente!

(24) 2244 6497

Dúvidas Frequentes - FAQ

Ficou com alguma dúvida? Nosso FAQ está aqui para solucioná-la

• A UNIFASE/FMP concede auxílio para participação em eventos científicos?

A UNIFASE/FMP  concede auxílio para participação em eventos científicos para seus professores e estudantes.

Para solicitar o auxílio é necessário que:

• os professores e estudantes participem do evento na categoria de autores de trabalhos científicos e tenham tido seus trabalhos aprovados para apresentação no evento;

• os trabalhos de professores submetidos aos eventos tenham sido desenvolvidos com a colaboração de estudantes e que estes últimos estejam citados como coautores;

• os trabalhos desenvolvidos por estudantes tenham recebido a orientação de um professor da UNIFASE/FMP.

Para mais informações, entre em contato com: coppex@unifase-rj.edu.br