Vestibular de medicina: 5 plataformas para te ajudar a estudar

21 de novembro de 2022
Vestibular de medicina: 5 plataformas para te ajudar a estudar

Fazer uma graduação é um sonho e um desafio para grande parte dos jovens ao terminar o Ensino Médio. Prestar o vestibular de medicina, entre os cursos mais concorridos, acaba gerando uma grande ansiedade em ser aprovado entre tantos concorrentes.

Ter uma rotina de estudos planejada contribui de modo muito particular na preparação de cada um, principalmente quando percebem que as sessões de estudos não precisam ser um sofrimento ou uma obrigação penosa, mas uma atividade com estímulo e entusiasmo. A rotina gera o hábito que vai estabelecendo prioridades mediante fatores externos ou intercorrências diárias.

E cada pessoa tem um jeito próprio de lidar com suas obrigações e compromissos. Uns com mais facilidade de aprender esta ou aquela disciplina, outros com um trabalho mais demorado de assimilação e entendimento da diversidade de conteúdo exigido em provas com alta competição. Nesse caso, as tecnologias podem ser uma grande aliada no compromisso com a aprovação no vestibular de medicina. 

 

Como a tecnologia pode potencializar sua rotina de estudos

A tecnologia é uma ferramenta que vem aprimorar tarefas e cognição, assim como promover envolvimento com o conteúdo, trazendo mais dinamicidade e ajudando no foco do estudante. Sobretudo quando se tem pela frente uma grande quantidade de informações para serem absorvidas. A missão é grande. E todo estudante que vai prestar vestibular de medicina sabe disso.

Na experiência digital, o estudante tem acesso a conteúdos mais específicos e pode organizar o próprio horário de estudos, independente de uma rotina vinculada à instituição de ensino. O formato também democratiza o aprendizado que pode ser partilhado.

A tecnologia contribui ainda na diversidade de ferramentas para cada disciplina a ser estudada, a variedade de formatos de conteúdos, a promoção de troca de experiências, uso lúdico de jogos para o aprendizado. Tudo isso aliado à economia de tempo na resolução de questões, ter o conforto de casa e a possibilidade de fazer testes diversos e aprimorar o entendimento das disciplinas da saúde.

Conheça 5 plataformas para te ajudar a estudar para medicina 

Os aplicativos estão aí como ferramenta de auxílio na rotina de muitos alunos. Como o celular virou a companhia fiel de todos nós, por que não conhecer melhor cinco apps que podem contribuir bastante na vida do estudante que vai fazer vestibular de medicina?

Ajudar a organizar e gerir o tempo, dominar melhor o conteúdo e matérias, organizar visualmente as informações mais importantes para facilitar a memorização, ter foco no cumprimento das tarefas do dia, realizar testes e provas.

Os apps vieram como sugestão para facilitar a vida do estudante. Vamos lá!

1 – Lookbio

A Biologia é uma das disciplinas fundamentais para passar no vestibular de medicina. E o Lookbio é o aplicativo perfeito para se aprofundar no conteúdo de forma variada. Com cinco abas dispostas entre os temas – Introdução a Biologia, Reinos, Taxonomia, Citologia e Bioquímica – o app informa ainda características dos seres vivos, vitaminas, nomes químicos, funções, fontes, de forma resumida.

O aplicativo funciona offline e o conteúdo rápido ajuda também na organização da rotina marcando aquilo que já estudou e o que ainda precisa ser visto. Ele está disponível no Google Play e Apple Store.

 

2 – Meu pomodoro

Pomodoro é uma técnica conhecida entre redatores e produtores de conteúdo de internet, que consiste em contar o tempo de estudos e fracioná-lo em intervalos. Ela ajuda a garantir mais foco do estudante que tem uma carga de pressão alta, que é passar no vestibular de medicina.

O gerenciamento do tempo é controlado pelo aplicativo por meio de um cronômetro com períodos de 25 minutos para você focar nas leituras e estudos sem qualquer tipo de interrupção, o que aumenta a produtividade. O app está disponível para dispositivos IOS e Android.

 

3 – Anki

Anki é um aplicativo para ser usado no computador, onde o estudante que vai fazer vestibular de medicina pode preparar conteúdos específicos usando flashcards. Na plataforma já existem “cards prontos” compartilhados pela comunidade, mas é possível criar as suas próprias cartas. Cada carta corresponde a uma disciplina, que inclui textos, áudios, fotos, visualidades que contribuem na memorização.

Os recursos são gratuitos e livre de propagandas, com download disponível para PCs com Windows, macOS e Linux, além de apps para celulares com Android e iPhone (iOS).

 

4 – Easy Study

Esse aplicativo é direcionado para o estudante que precisa organizar um plano de estudos assertivo para concorrer ao vestibular de medicina. A usabilidade é bastante intuitiva e em poucos passos você consegue organizar uma agenda com as matérias que precisa estudar a cada dia. 

O aplicativo ajuda a criar o próprio planejamento de estudos, cronometrar atividades, rever o que estudou e quanto tempo gastou. Disponível para Android e iPhone (iOS).

 

5 – Yellowbook

O Yellowbook já é um aplicativo bastante utilizado por profissionais de saúde e foi criado por uma equipe de médicos, adaptado com a realidade da rotina destes profissionais e suas dificuldades no momento de tomar uma decisão rápida. 

O aplicativo apresenta conteúdos relacionados com prescrições, medicamentos e toda uma enciclopédia da literatura médica, de forma fácil. Está disponível para Android e iOS.

 

Conheça o curso de medicina da FMP e as formas de ingresso.

O curso de graduação em medicina da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP) tem 12 semestres de duração e prepara médicos generalistas compromissados com a saúde pública focados no domínio de conhecimentos básicos de natureza biopsicossocial, com ênfase na Medicina Interna, à Medicina Social e às ciências básicas, com inserção do aluno na comunidade desde o início do curso. 

O profissional de medicina é preparado para atuar na cura ou na prevenção da doença, com postura ética e humanística em relação ao paciente, à família e à comunidade.

Saiba como ingressar na Faculdade de Medicina de Petrópolis . A participação é online, a partir do edital de publicação de vagas por curso. As provas são online, com aproveitamento da nota do Enem até 48 horas após a inscrição. O resultado é divulgado em até 72 horas após a conclusão do processo seletivo e a matrícula pode ser feita em até 5 dias do resultado.

Pessoas que ainda não terminaram o Ensino Médio podem participar do vestibular, mas o resultado só é válido durante um ano. Em caso de aprovação, o aluno pode fazer a reserva de sua vaga para um momento posterior à conclusão do Ensino Médio, desde que o seu ingresso na faculdade não ultrapasse o prazo de um ano estabelecido, que passa a ser contado a partir da data do vestibular.

Quem já tem diploma de graduação e deseja estudar um novo curso terá um desconto de 30% nas mensalidades. Exceto para os cursos de Odontologia e Medicina.

Acesse aqui para conhecer mais sobre o processo seletivo!

 

12 de dezembro de 2025
Durante a cerimônia nacional do SAEME-CFM, realizada no dia 3 de dezembro em Brasília, o diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP), Dr. Álvaro Veiga, recebeu a certificação de acreditação das mãos de um egresso da casa, o médico Mauro Luiz de Britto Ribeiro, atual coordenador do SAEME-CFM. Também participaram da entrega a secretária executiva do SAEME-CFM, Patricia Tempski, e o coordenador executivo do SAEME-CFM, Milton de Arruda Martins.
12 de dezembro de 2025
O Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto e a Faculdade de Medicina de Petrópolis iniciarão o ano de 2026 com novidades em seus Programas de Residência. A Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) acaba de aprovar a criação de dois novos programas de residência médica - Infectologia e Medicina de Família e Comunidade (Ano Adicional em Saúde Mental). Paralelamente, a Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS) autorizou a expansão das especialidades do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica, que passa a incluir Odontologia e Fisioterapia. A reitora do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, destaca que a ampliação reafirma a missão acadêmica da instituição. “A ampliação da oferta de residências reforça nosso compromisso com uma formação conectada às necessidades sociais e às políticas públicas de saúde. Investir na formação de especialistas em áreas estratégicas como infectologia e saúde mental significa formar profissionais preparados para atuar onde a população mais precisa, fortalecendo o SUS e contribuindo diretamente para o desenvolvimento regional e nacional. Também avançamos ao expandir a Residência Multiprofissional, fortalecendo a formação integrada entre diferentes áreas da saúde e ampliando nossa capacidade de oferecer um cuidado mais completo, humano e alinhado às demandas reais dos serviços de saúde”, destacou. Os novos programas de residência médica ampliam ainda mais a capacidade da UNIFASE/FMP de responder às necessidades reais de saúde do município e do país. A infectologia ganhou protagonismo durante a pandemia e segue essencial, especialmente diante de conquistas recentes, como a eliminação da transmissão vertical do HIV no Brasil, um marco que reforça a relevância dessa especialidade. Já a saúde mental integrada à atenção básica é um pilar estratégico do SUS, garantindo acesso, continuidade do cuidado e uma visão mais humana e longitudinal do paciente. O coordenador de Residência Médica da UNIFASE/FMP, professor Miguel Koury Filho, destaca que as novas formações reforçam o compromisso institucional com uma medicina alinhada às demandas contemporâneas.“Esses programas chegam para qualificar ainda mais a formação médica, preparando profissionais capazes de atuar com excelência nos diferentes níveis de atenção, tanto em doenças infecciosas quanto em saúde mental. É um avanço importante para o cuidado integral da população”, afirmou. A coordenadora de Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde da UNIFASE/FMP, Thaise Gasser Gouvêa, lembra que a proximidade com a rede municipal é um diferencial na formação. “A UNIFASE/FMP é uma Instituição de Ensino Superior que está fortemente alinhada com a rede de saúde do Município, o que confere aos nossos Residentes a certeza da formação de qualidade e vivência prática nos equipamentos de saúde de nossa região. É uma iniciativa que potencializa a formação em saúde e a assistência das demandas de saúde nacionais e locais”, pontuou. Programas de Residência Médica, Residência Multiprofissional e Residência em Enfermagem A UNIFASE/FMP oferece, por meio do Programa de Residências Médicas, as especializações em Anestesiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Oncológica, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina de Família e Comunidade, Medicina Intensiva, Pediatria, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Radiologia e Diagnóstico por Imagem - Ano Adicional, Neonatologia, Endoscopia, Urologia e o mais novos programas de Infectologia e de Medicina de Família e Comunidade – Ano Adicional em Saúde Mental. Há, ainda, o Programa de Residência em Enfermagem, com especializações em Terapia Intensiva, Oncologia e Obstetrícia. Já o Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica passa a contar com vagas para profissionais das áreas de Odontologia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Enfermagem. Os profissionais da área da saúde que desejam fazer uma especialização na Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP) e no Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE) devem ficar atentos aos processos seletivos do ENARE (Exame Nacional de Residência em Saúde). O processo seletivo 2025/2026 já encerrou as inscrições e, em janeiro, será iniciada a fase de escolha dos cenários, com divulgação dos programas já disponíveis. A UNIFASE/FMP está cadastrada como Fundação Octacílio Gualberto, com cenários de prática no Hospital Alcides Carneiro para a área médica e uniprofissional, e na Secretaria Municipal de Saúde para a multiprofissional. Outras informações estão disponíveis no site www.unifase-rj.edu.br/pos-unifase/programas-de-residencia .
10 de dezembro de 2025
Pelo 12º ano consecutivo, o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) recebeu o Selo de Instituição Socialmente Responsável, concedido pela Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior (ABMES). A certificação reconhece iniciativas que fortalecem o bem-estar social, a promoção da saúde, a sustentabilidade e o desenvolvimento da comunidade. A UNIFASE/FMP se destaca por ações que ultrapassam os limites da sala de aula, envolvendo projetos de extensão e programas voltados para acessibilidade, educação ambiental, cuidado com a saúde e inclusão. Tais iniciativas evidenciam o compromisso institucional com práticas solidárias e sustentáveis que impactam diretamente o território. “Cuidar das pessoas e das comunidades faz parte da essência da UNIFASE/FMP e isso orienta toda a nossa prática pedagógica”, afirma o coordenador de Extensão da instituição, Ricardo Tammela. A reitora da UNIFASE/FMP, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, ressalta a relevância desse reconhecimento. “Receber o Selo de Instituição Socialmente Responsável pela 12ª vez evidencia nosso compromisso com a formação cidadã e com o cuidado com a comunidade na qual estamos inseridos. Esse reconhecimento nos inspira a continuar investindo em ações que promovam um futuro mais justo e sustentável”, destaca. Resultados que mostram o impacto coletivo Ao longo de 2024 e 2025, a instituição alcançou importantes avanços ambientais graças ao engajamento de estudantes, colaboradores e da comunidade. Entre os resultados mais expressivos: • 9 toneladas de resíduos reciclados desde janeiro de 2024 • 180 quilos de tampinhas plásticas destinados ao projeto Dog’s Heaven • 242 litros de óleo de cozinha arrecadados em apenas oito meses para o projeto INCluir Petrópolis Além das campanhas de lacres (Anel de Solidariedade), tampinhas da esperança e óleo de cozinha usado, a UNIFASE/FMP ampliou seu ecoponto, passando a coletar também vidro, pilhas e baterias, lâmpadas e embalagens de medicamento (blister). Na instituição, além da separação adequada dos resíduos, todo o material recebe a destinação correta para garantir reutilização segura e redução de impactos ambientais. “Nossa preocupação vai além da segregação. Nosso foco é garantir que os resíduos tenham a destinação correta para evitar que poluam o meio ambiente e que sejam reciclados ou reutilizados corretamente”, explicou a engenheira Thamyres Marcolino, presidente da Comissão de Sustentabilidade da UNIFASE/FMP. Onde doar O ecoponto principal fica localizado no Campus Barão, no estacionamento coberto, na Avenida Barão do Rio Branco, 1003 – Centro e funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h. A instituição também disponibiliza suas unidades de saúde como pontos de coleta de tampinhas plásticas e óleo de cozinha usado, de segunda a sexta, das 8h às 17h, com intervalo de almoço das 12h às 13h: Ambulatório Escola: Rua Hyvio Naliato, 869, Samambaia. PSF Estrada da Saudade: Rua Estrada da Saudade, 160. PSF Machado Fagundes: Rua Drº Paulo Rudge, 238. PSF Nova Cascatinha: Rua Hyvio Naliato, 951. PSF Boa Vista: Rua Henrique João da Cruz, 300.