Extensão

Compromisso com a transformação social e com a construção de um mundo mais justo e solidário

Extensão na UNIFASE/FMP

A Extensão Universitária é uma dimensão da vida acadêmica, articulada com o ensino e a pesquisa, onde acontece o encontro com a sociedade. Nela são desenvolvidas ações de projetos de extensão, mediadas pelo diálogo, pela escuta e pela troca de saberes – saberes que vem da experiência, saberes populares, saberes científicos. Além disso, ofertamos diversos cursos de extensão e eventos para o seu maior aprendizado.

Cursos

Conheça todos os cursos de extensão que a UNIFASE/FMP oferece para aprimorar o seu aprendizado.

Acessar cursos

Eventos

Confira a agenda de eventos ofertados pela UNIFASE/FMP.

Acessar eventos

Programas e Projetos

Fique por dentro dos programas e projetos desenvolvidos na Extensão Universitária da UNIFASE/FMP.

Acessar programas e projetos

NÚCLEO DE EXTENSÃO

O Núcleo Docente e Discente de Extensão é um órgão consultivo e de assessoramento, vinculado à Coordenação de Projetos e Extensão (CPE), que tem como objetivo aprofundar a discussão sobre a Extensão na UNIFASE, suas políticas, sua abrangência, sua normatização e sua avaliação.

O grupo é composto por docentes e preceptores indicados pela equipe CPE, discentes de graduação e pós graduação eleitos na Assembleia de Extensão, encontro que acontece anualmente. 


Coordenação Geral

Ricardo Bragança Pinheiro Tammela

Representantes Docente

Eliane Dantas Rocha
Gleicielly Zopelaro Braga
Nathalia Matola Lima
Raphael Curioni Raia
Patrícia Papoula Gorni dos Reis

Representantes Discente  (Graduação)

Andressa Cristina Englet J. Soares
Camille Ramalho Fonteneles
Felipe Estevam
Lucas Cariboni Fontaine

Representantes Discente  (Pós-Graduação)


Bárbara de Souza Piulats

Curricularização

A Curricularização da Extensão, estratégia prevista no Plano Nacional da Educação (PNE) e regulamentada pela Resolução n°7 de 18 de Dezembro de 2018, é o processo de inclusão de atividades de extensão no currículo dos Cursos de graduação. Em seu artigo 4º da Resolução temos: “As atividades de extensão devem compor, no mínimo, 10% (dez por cento) do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação, as quais deverão fazer parte da matriz curricular dos cursos”.


Diante desse desafio, o assunto foi discutido desde 2019 com a comunidade acadêmica, e, mais intensamente a partir de 2020. Com objetivo de integrar a extensão aos cursos respeitando suas particularidades, trabalhamos com a orientação, condução e implementação do fazer sob a luz do diálogo, onde cada curso de graduação elaborou estratégias de aplicação em sua grade curricular, alcançando sua respectiva singularidade e em conformidade com a Resolução institucional da Curricularização da Extensão. A partir dessa caminhada, em 2023, deu-se início a implementação na grade curricular dos cursos da UNIFASE.

Complexo Esportivo

A UNIFASE/FMP vem investindo na ampliação da oferta de atividades que proporcionem maior qualidade de vida universitária. Para tanto, criou o Complexo Esportivo composto de quadra, vestiários e piscina aquecida, localizados no campus.


Entre em contato conosco e agende o espaço para as atividades de sua empresa ou escola.

Contato

Centro Cultural

O Centro Cultural UNIFASE/FMP – é um espaço de diálogo com a sociedade, usando como linguagem a arte e a cultura. O Centro Cultural assume também o papel de elemento integrador da comunidade interna, formada por alunos de diferentes cidades, professores, colaboradores e parceiros, pretendendo ser um espaço acessível aos profissionais da arte e cultura da cidade de Petrópolis e região.


Com infraestrutura para exposições, cursos, palestras, recitais de poesia, cineclube e shows, o Centro Cultural conta ainda com o Teatro Arthur de Sá Earp Neto, com capacidade para 300 pessoas.

Centro Cultural
Auditório da UNIFASE ocorrendo um evento

Faça um evento na UNIFASE/FMP

Nossos Espaços Para Eventos

A UNIFASE/FMP é cercada pela Mata Atlântica e fica próximo ao Centro Histórico de Petrópolis.


Com uma estrutura incomparável na cidade, a instituição dispõe de alguns espaços para locação e possui ainda estacionamento terceirizado.

Saiba mais

Ligas Acadêmicas

Conheça as nossas ligas e faça parte!

A instituição conta com diversas ligas acadêmicas formadas por alunos e professores que promovem cursos, eventos, treinamentos, etc.

Infectologia

Endocrinologia e metabologia

Saúde da Mulher

Terapia Intensiva

Semiologia Médica

Fisiologia e Fisiopatologia Humana

Saúde da Família e Comunidade

Slow Medicine

Liga Acadêmica de Imunologia

Deseja abrir uma liga?

Use os contatos abaixo para iniciar uma nova liga

Contate-nos

Confira nosso blog
e fique informado

No Blog da UNIFASE/FMP, você encontra tudo sobre o que está acontecendo no mercado, dicas de desenvolvimento de carreira e como crescer profissionalmente.

26 abr., 2024
Nos grupos mais vulneráveis, deve-se buscar atendimento médico o mais rápido possível
24 abr., 2024
O Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE) vai sediar nesta quinta-feira, dia 25 de abril, o seminário “Existem soluções para as inundações em Petrópolis?”. O encontro, promovido pelo Comitê Piabanha, Ministério Público Estadual, Rede de Resiliência da Região Serrana (Rede Serra) e Vigilantes da Chuva, será no Auditório UNIFASE (Prédio Anexo), das 8h30 às 18h. O objetivo é discutir possíveis soluções para evitar catástrofes envolvendo deslizamentos e inundações em Petrópolis. A programação do evento conta com painéis mostrando como tem sido o trabalho para evitar as tragédias e projetando como deverá ser, apresentando as soluções propostas. Para finalizar, haverá uma Mesa de Debates com o tema “Prós e contras das soluções propostas”. O seminário, cujas inscrições já foram encerradas, será transmitido ao vivo pelo YouTube em: https://www.youtube.com/watch?v=YkfJGJD65e8

Alguma dúvida?

Contatos da Extensão

Use nossos canais de contato para falar a gente!

Share by: