Graduação na maturidade: devo ingressar na faculdade após os 50 anos?

19 de outubro de 2021
Graduação na maturidade: devo ingressar na faculdade após os 50 anos?

Está pensando em ingressar na faculdade, mas se preocupa com a idade? Então saiba que nunca é tarde para estudar e, cada vez mais, pessoas com 40, 50, 60 ou mais anos procuram por um curso universitário.

Os motivos para isso são variados e vão desde mudar a área de atuação profissional até o fato de quererem conquistar o sonho de terminar uma graduação. Seja qual for o seu caso, saiba que o momento certo de ingressar na faculdade é agora! 

E se você ainda se preocupa com o fator idade, siga a sua leitura e descubra as vantagens de começar uma graduação depois dos 50 anos!  

Por que o brasileiro está voltando à faculdade depois dos 50? 

Desde o ano de 2018 as instituições de ensino já estão notando um aumento no número de pessoas com mais de 40 anos fazendo a matrícula em um curso universitário

Segundo o Censo Escolar, o destaque foi para estudantes com mais de 65 anos. O número de matrículas de pessoas dessa faixa etária  chegou a subir quase 42% . Mas porque isso acontece? O que leva uma pessoa a ingressar na faculdade depois dos 50 anos?

Os motivos variam muito, mas certamente a mudança do mercado tem grande participação nisso. Nas últimas décadas, muitas tecnologias surgiram e a maneira como as pessoas trabalham mudou.

Há até profissões que desapareceram, como é o caso, por exemplo, do datilógrafo. Todas essas mudanças acabam exigindo que profissionais de todas as idades se reinventem e se atualizem. 

Assim, o mercado influencia diretamente no fato da pessoa de mais de 50 decidir ingressar na faculdade. Afinal, ela pode usar o curso para se atualizar, mas também para evoluir e descobrir um novo caminho para a sua profissão. 

Devo ingressar na faculdade após os 50?

Mas é claro que não é só isso. Há pessoas que acabaram parando de estudar por problemas financeiros ou até para se dedicar à família. Aos 50 anos, com a vida mais estável, elas encontram o momento certo para ingressar na faculdade.

Já outras, quando eram mais novas acabaram fazendo um curso de menor interesse pessoal, pois era o que havia perto de casa. No entanto, não era a profissão dos sonhos. Com a maturidade e vida mais estável, também encontram a oportunidade de estudar o que sempre desejaram e voltam para a universidade.

No entanto, é preciso considerar também que quando a pessoa termina o ensino médio e para de estudar, provavelmente ela não consegue conquistar cargos mais altos na empresa. Assim, fazer uma nova graduação acaba abrindo portas para essa ascensão profissional. 

Além disso, por vezes, amplia as chances de concorrer a um cargo público, que tenha um salário melhor. Assim, a pessoa decide ingressar na faculdade para se formar, prestar um concurso e ter uma remuneração mais alta. Sem contar a vantagem da estabilidade.

Os benefícios de estudar depois dos 50

Ingressar na faculdade depois dos 50 é realmente vantajoso? A resposta para essa dúvida, que é muito frequente em pessoas que ainda não decidiram se voltam a estudar ou não, é “sim”. Há vários benefícios que uma graduação depois dos 50 anos pode oferecer. Conheça os principais! 

1- Permite uma mudança de profissão

Enjoou de fazer a mesma coisa? As oportunidades para a sua profissão são poucas, pois as mudanças devido à tecnologia foram grandes? Seja qual for o caso, sempre é hora de trocar de área de atuação. E a melhor maneira de fazer isso é realizando um curso universitário.

Ele permite que você adquira novos conhecimentos e foque na profissão que sempre sonhou. Isso, sem contar que com os avanços da tecnologia, muitas carreiras novas foram surgindo. Se interessou por alguma delas? Então volte a estudar! 

2- Mantém a mente ativa e ocupada

Tudo bem que você já trabalha bastante, mas é fato que, com o tempo, na maioria das vezes, o serviço se torna uma grande rotina. Os processos são os mesmos, as tarefas também. Com isso, tudo se torna mecânico.

Para a mente isso não é bom! É preciso colocar o cérebro para funcionar e aprender coisas novas. Uma ótima maneira de fazer isso é voltando a estudar, ou seja, é hora de ingressar na faculdade.

Isso, sem contar que, por vezes, a pessoa está sem projetos. Apenas chega em casa e liga a TV. Um curso universitário vai acabar com essa rotina! Além de manter a mente ocupada, certamente trará novas perspectivas. 

3- Oferece realização pessoal e profissional após ingressar na faculdade

É muito bom se manter ativo e passar a vida inteira buscando e conquistando os sonhos. Ingressar na faculdade também ajuda com isso, ou seja, permite que a pessoa se sinta realizada. Afinal, ela estará conquistando o sonhado diploma ou até poderá, finalmente, cursar a graduação que sempre quis. 

Além dessa realização pessoal, é preciso lembrar também que ao ingressar na faculdade a pessoa fica mais perto de benefícios profissionais. Até mesmo um cargo mais alto se torna viável após terminar uma graduação. 

4- Traz novos caminhos e possibilidades

Quem precisou parar de trabalhar para cuidar da família, ao ingressar na faculdade encontrará novos caminhos no mercado de trabalho. Afinal, além de sair com um currículo atualizado e mais atrativo para as empresas, a pessoa também pode se tornar um profissional autônomo.

Dessa forma, tudo dependerá da área escolhida. As possibilidades são inúmeras!  

5- Faz novos contatos profissionais ao ingressar na faculdade

Ao ingressar na faculdade a pessoa tem contato com os colegas de turma, mas também com professores. Assim, logo no começo do estudo o discente já pode aproveitar os novos contatos profissionais para fazer parcerias, por exemplo.

Dessa forma, além de enriquecer o currículo, a oportunidade pode ajudar você a se destacar em sua área de atuação ou até mesmo a alavancar o seu negócio.

Afinal, seja para levar um empreendimento para frente ou para conquistar uma posição no mercado de trabalho, ter bons contatos sempre ajuda! 

Vantagens de fazer graduação após os 50

Agora que você já viu quantos benefícios pode aproveitar ao ingressar na faculdade aos 50 anos, é válido recordar que também há vantagens que só esse tempo de vida pode oferecer. Recorde algumas delas! 

1- Maturidade

Aos 17 anos o jovem está passando por muitas transformações. Muitas vezes, está deixando a casa dos pais pela primeira vez. Com isso, acaba se dividindo entre festas, a descoberta da vida adulta e o estudo. 

Já aos 50 anos a pessoa está mais madura e isso influencia em tudo. Para começar o foco nos estudos será maior, visto que já conhece bem como é a vida de adulto.

Além disso, com toda a experiência, tanto laboral quanto de vida, a pessoa já consegue relacionar o conteúdo e sua aplicabilidade prática com mais facilidade. Consequentemente, acaba aproveitando mais a vida acadêmica.

2- Contribuição

Dependendo da área de atuação e do curso escolhido, a sua própria experiência de vida e profissional vai ajudar a tornar as aulas mais ricas.

Isso é válido tanto para o desenvolvimento do autoconhecimento e da autoestima, visto que notará o quão importante os seus anos de carreira são, quanto para os colegas de turma. 

3- Foco e objetivo para ingressar na faculdade

Quando o curso universitário é iniciado quando a pessoa já é um adulto experiente, o acadêmico entra em sala sabendo o que quer. Dessa forma, acaba conseguindo focar mais nos estudos. Afinal, já se matriculou tendo um objetivo a ser conquistado e sabe muito bem o quão difícil foi chegar até essa fase de estudo. 

Em suma, não há um único momento certo para ingressar na faculdade. A cada etapa da vida o curso universitário pode proporcionar uma melhoria. Assim, se você quer voltar para o mercado de trabalho, mudar de área de atuação ou simplesmente realizar o sonho de ter um diploma universitário, não deixe para depois. Matricule-se já! 

Pesquise sobre os cursos, escute o seu coração e, claro, pense na sua carreira. Assim certamente fará a melhor escolha. 

Quer deixar esse processo todo ainda mais simples? Então conheça o programa 50+ da Unifase e conquiste um desconto incrível para você começar a estudar já! 

12 de dezembro de 2025
Durante a cerimônia nacional do SAEME-CFM, realizada no dia 3 de dezembro em Brasília, o diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP), Dr. Álvaro Veiga, recebeu a certificação de acreditação das mãos de um egresso da casa, o médico Mauro Luiz de Britto Ribeiro, atual coordenador do SAEME-CFM. Também participaram da entrega a secretária executiva do SAEME-CFM, Patricia Tempski, e o coordenador executivo do SAEME-CFM, Milton de Arruda Martins.
12 de dezembro de 2025
O Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto e a Faculdade de Medicina de Petrópolis iniciarão o ano de 2026 com novidades em seus Programas de Residência. A Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) acaba de aprovar a criação de dois novos programas de residência médica - Infectologia e Medicina de Família e Comunidade (Ano Adicional em Saúde Mental). Paralelamente, a Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS) autorizou a expansão das especialidades do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica, que passa a incluir Odontologia e Fisioterapia. A reitora do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, destaca que a ampliação reafirma a missão acadêmica da instituição. “A ampliação da oferta de residências reforça nosso compromisso com uma formação conectada às necessidades sociais e às políticas públicas de saúde. Investir na formação de especialistas em áreas estratégicas como infectologia e saúde mental significa formar profissionais preparados para atuar onde a população mais precisa, fortalecendo o SUS e contribuindo diretamente para o desenvolvimento regional e nacional. Também avançamos ao expandir a Residência Multiprofissional, fortalecendo a formação integrada entre diferentes áreas da saúde e ampliando nossa capacidade de oferecer um cuidado mais completo, humano e alinhado às demandas reais dos serviços de saúde”, destacou. Os novos programas de residência médica ampliam ainda mais a capacidade da UNIFASE/FMP de responder às necessidades reais de saúde do município e do país. A infectologia ganhou protagonismo durante a pandemia e segue essencial, especialmente diante de conquistas recentes, como a eliminação da transmissão vertical do HIV no Brasil, um marco que reforça a relevância dessa especialidade. Já a saúde mental integrada à atenção básica é um pilar estratégico do SUS, garantindo acesso, continuidade do cuidado e uma visão mais humana e longitudinal do paciente. O coordenador de Residência Médica da UNIFASE/FMP, professor Miguel Koury Filho, destaca que as novas formações reforçam o compromisso institucional com uma medicina alinhada às demandas contemporâneas.“Esses programas chegam para qualificar ainda mais a formação médica, preparando profissionais capazes de atuar com excelência nos diferentes níveis de atenção, tanto em doenças infecciosas quanto em saúde mental. É um avanço importante para o cuidado integral da população”, afirmou. A coordenadora de Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde da UNIFASE/FMP, Thaise Gasser Gouvêa, lembra que a proximidade com a rede municipal é um diferencial na formação. “A UNIFASE/FMP é uma Instituição de Ensino Superior que está fortemente alinhada com a rede de saúde do Município, o que confere aos nossos Residentes a certeza da formação de qualidade e vivência prática nos equipamentos de saúde de nossa região. É uma iniciativa que potencializa a formação em saúde e a assistência das demandas de saúde nacionais e locais”, pontuou. Programas de Residência Médica, Residência Multiprofissional e Residência em Enfermagem A UNIFASE/FMP oferece, por meio do Programa de Residências Médicas, as especializações em Anestesiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Oncológica, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina de Família e Comunidade, Medicina Intensiva, Pediatria, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Radiologia e Diagnóstico por Imagem - Ano Adicional, Neonatologia, Endoscopia, Urologia e o mais novos programas de Infectologia e de Medicina de Família e Comunidade – Ano Adicional em Saúde Mental. Há, ainda, o Programa de Residência em Enfermagem, com especializações em Terapia Intensiva, Oncologia e Obstetrícia. Já o Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica passa a contar com vagas para profissionais das áreas de Odontologia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Enfermagem. Os profissionais da área da saúde que desejam fazer uma especialização na Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP) e no Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE) devem ficar atentos aos processos seletivos do ENARE (Exame Nacional de Residência em Saúde). O processo seletivo 2025/2026 já encerrou as inscrições e, em janeiro, será iniciada a fase de escolha dos cenários, com divulgação dos programas já disponíveis. A UNIFASE/FMP está cadastrada como Fundação Octacílio Gualberto, com cenários de prática no Hospital Alcides Carneiro para a área médica e uniprofissional, e na Secretaria Municipal de Saúde para a multiprofissional. Outras informações estão disponíveis no site www.unifase-rj.edu.br/pos-unifase/programas-de-residencia .
10 de dezembro de 2025
Pelo 12º ano consecutivo, o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) recebeu o Selo de Instituição Socialmente Responsável, concedido pela Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior (ABMES). A certificação reconhece iniciativas que fortalecem o bem-estar social, a promoção da saúde, a sustentabilidade e o desenvolvimento da comunidade. A UNIFASE/FMP se destaca por ações que ultrapassam os limites da sala de aula, envolvendo projetos de extensão e programas voltados para acessibilidade, educação ambiental, cuidado com a saúde e inclusão. Tais iniciativas evidenciam o compromisso institucional com práticas solidárias e sustentáveis que impactam diretamente o território. “Cuidar das pessoas e das comunidades faz parte da essência da UNIFASE/FMP e isso orienta toda a nossa prática pedagógica”, afirma o coordenador de Extensão da instituição, Ricardo Tammela. A reitora da UNIFASE/FMP, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, ressalta a relevância desse reconhecimento. “Receber o Selo de Instituição Socialmente Responsável pela 12ª vez evidencia nosso compromisso com a formação cidadã e com o cuidado com a comunidade na qual estamos inseridos. Esse reconhecimento nos inspira a continuar investindo em ações que promovam um futuro mais justo e sustentável”, destaca. Resultados que mostram o impacto coletivo Ao longo de 2024 e 2025, a instituição alcançou importantes avanços ambientais graças ao engajamento de estudantes, colaboradores e da comunidade. Entre os resultados mais expressivos: • 9 toneladas de resíduos reciclados desde janeiro de 2024 • 180 quilos de tampinhas plásticas destinados ao projeto Dog’s Heaven • 242 litros de óleo de cozinha arrecadados em apenas oito meses para o projeto INCluir Petrópolis Além das campanhas de lacres (Anel de Solidariedade), tampinhas da esperança e óleo de cozinha usado, a UNIFASE/FMP ampliou seu ecoponto, passando a coletar também vidro, pilhas e baterias, lâmpadas e embalagens de medicamento (blister). Na instituição, além da separação adequada dos resíduos, todo o material recebe a destinação correta para garantir reutilização segura e redução de impactos ambientais. “Nossa preocupação vai além da segregação. Nosso foco é garantir que os resíduos tenham a destinação correta para evitar que poluam o meio ambiente e que sejam reciclados ou reutilizados corretamente”, explicou a engenheira Thamyres Marcolino, presidente da Comissão de Sustentabilidade da UNIFASE/FMP. Onde doar O ecoponto principal fica localizado no Campus Barão, no estacionamento coberto, na Avenida Barão do Rio Branco, 1003 – Centro e funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h. A instituição também disponibiliza suas unidades de saúde como pontos de coleta de tampinhas plásticas e óleo de cozinha usado, de segunda a sexta, das 8h às 17h, com intervalo de almoço das 12h às 13h: Ambulatório Escola: Rua Hyvio Naliato, 869, Samambaia. PSF Estrada da Saudade: Rua Estrada da Saudade, 160. PSF Machado Fagundes: Rua Drº Paulo Rudge, 238. PSF Nova Cascatinha: Rua Hyvio Naliato, 951. PSF Boa Vista: Rua Henrique João da Cruz, 300.