Telemedicina: o que temos de novo?

7 de junho de 2022
Telemedicina: o que temos de novo?

Dra. Simone Farah

Mestre em Telemedicina e Telessaúde, responsável pela atividade de Telemedicina da Disciplina de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP).  

  A Telemedicina, medicina a distância com o uso de recursos e tecnologias digitais, tem como principal pilar levar assistência médica de qualidade aos pacientes, permitindo maior acesso ao sistema de saúde. Além disso, a Telemedicina tem como objetivos a promoção de saúde, com foco na prevenção, e Educação em saúde, com capacitação de alunos da graduação em medicina, residentes e profissionais médicos, assim como de levar informação em saúde aos pacientes.

Apesar de regulamentada em nosso país, desde 2002, foi com a pandemia da COVID-19 que houve um maior entendimento da relevância da Telemedicina para os cuidados em saúde, tornando sua aplicação ainda mais indispensável. No dia 05 de maio desde ano, o Conselho Federal de Medicina publicou uma nova Resolução de Telemedicina, ampliando ainda mais a sua utilização no Brasil. Certamente, uma grande conquista para todos nós.

Todos esses avanços de inovação na área da saúde nas últimas décadas têm ampliado ainda mais as oportunidades, permitindo até mesmo o suporte médico remoto aos astronautas em expedições espaciais. A Telemedicina Aeroespacial também é uma das áreas de aplicação, permitindo atendimento médico remoto no espaço, como debatido recentemente em um evento internacional que tive a honra de moderar com experts da NASA, Reino Unido e Estados Unidos. Interessante, não?

São muitas as potencialidades da Telemedicina. E para garantir que a sua prática ocorra com qualidade, ética e responsabilidade é fundamental a capacitação dos alunos na graduação de medicina e residência médica. Desde 2020, a Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP), acompanhando toda inovação que vem acontecendo na saúde, vem proporcionando esse aprendizado em Telemedicina e Saúde Digital aos alunos, através da disciplina de Clínica Médica, estando na vanguarda do ensino e garantindo uma formação ainda mais completa para esses futuros profissionais.   Ficou interessado em saber mais? Entre em contato conosco. Será um prazer ampliar ainda mais a nossa discussão sobre esse tema.

The post Telemedicina: o que temos de novo? appeared first on Unifase.

17 de setembro de 2025
Acordo firmado em abril amplia a cooperação em pesquisa, ensino e extensão, fortalecendo a internacionalização
17 de setembro de 2025
A UNIFASE/FMP esteve presente no 63º Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM), realizado entre os dias 11 e 13 de setembro, em Natal (RN). O encontro, promovido pela Associação Brasileira de Educação Médica, trouxe como tema central “Do mar ao sertão: os novos paradigmas da educação médica”, estimulando reflexões sobre os desafios e transformações na formação médica no país. Durante o congresso, a residente do programa Medicina de Família e Comunidade, Ramila Cristina Lopes Tostes representou a UNIFASE/FMP na mesa-redonda “Impacto da graduação na formação de especialistas para Atenção Primária à Saúde”. A discussão destacou como a inserção precoce dos estudantes na Atenção Primária, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), pode despertar maior interesse pela Medicina de Família e Comunidade e contribuir para a consolidação de um cuidado em saúde mais integral e humanizado. No mesmo evento, o professor Jaime Charret tomou posse como Delegado Educador da regional RJ/ES da ABEM (Associação Brasileira de Educação Médica), reforçando o protagonismo da instituição nos debates nacionais sobre a formação médica.  Além de propor um olhar crítico e reflexivo sobre a educação médica, o COBEM 2025 reforçou a necessidade de alinhar a formação dos futuros profissionais às realidades locais e regionais, valorizando a diversidade cultural e territorial do Brasil, sem perder a conexão com os contextos globais, características que vem de encontro com as diretrizes da UNIFASE/FMP. O evento reuniu educadores, gestores e estudantes em um ambiente de diálogo, acolhimento e troca de experiências, com o objetivo de fortalecer práticas mais inclusivas e alinhadas às demandas da população.
16 de setembro de 2025
A professora Leninha Valério, coordenadora do curso de Pós-Graduação em Dermatologia da UNIFASE/FMP, foi homenageada durante o 78º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), realizado de 3 a 6 de setembro, no Rio de Janeiro. Leninha foi a presidente de honra do encontro, que reuniu especialistas renomados do Brasil e do mundo para debater avanços e práticas na área da dermatologia. Na foto, da esquerda para a direita: Drª Leninha Valério, coordenadora da Pós-graduação em Dermatologia da UNIFASE/FMP, Dr. Gilvan Alves, dermatologista de Brasília e Dra. Leandra Metsavaht, presidente do 78º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia.