Confira cinco receitas para vencer a ansiedade neste período de quarentena

3 de abril de 2020
Confira cinco receitas para vencer a ansiedade neste período de quarentena

Entre as coisas mais comuns de acontecer neste período de quarentena, estão as crises de ansiedade. Com o mundo mudando diante dessa pandemia do coronavírus, ficar em isolamento social é um grande desafio, mas uma necessidade para garantir a saúde de todos e evitar a transmissão do Covid 19. Por isso, a nutricionista Brigitte Olichon, naturopata e professora do curso de Nutrição da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) separou algumas receitas para auxiliar as famílias contra os sintomas de ansiedade. Além disso, é uma oportunidade para que possam se divertir na cozinha, para não ficarem com tempo ocioso. Confira e aproveite para degustar essas delícias.

A primeira sugestão da nutricionista contra a ansiedade é a granola caseira com iogurte e maçã. A especialista explica que além de saciar a fome por seu teor de fibras, essa receita equilibra os níveis de açúcar no sangue, melhora a qualidade do sono, diminui as palpitações, reduz o cortisol (hormônio do estresse), aumenta a imunidade e ajuda a relaxar.

Ingredientes da granola: 200 g de flocos de aveia; 25 g de germen de trigo; 25 g de flocos de centeio; 25 g de milhete (ou painço); 50 g de avelã picada; 50 g de amêndoas picadas; 50 g de uva passa branca; 50 g de damasco seco picado; 50 g de tâmaras secas picadas.

Modo de fazer: misture tudo, coloque em uma assadeira e leve ao forno preaquecido (180 graus) por 10 minutos. Deixe esfriar. Acrescente as duas maçãs descascadas e raladas, 400 ml de suco de maçã e 2 colheres (chá) de canela em pó e misture bem.

Montagem: divida a granola em 4 tigelas individuais. Cubra com 250 ml de iogurte natural desnatado (ou grego natural) e salpique sementes de linhaça.

A segunda opção vem diretamente da culinária mexicana. O guacamole é uma iguaria típica que faz o maior sucesso em diversas partes do mundo e pode ser servida com uma grande variedade de pratos.  A nutricionista frisa que o abacate melhora a imunidade e contém os nutrientes que auxiliam no sistema nervoso, reduzindo o estresse. 


Ingredientes: 3 abacates maduros; 3 cebolas bem picadas; 1 tomate grande maduro bem picado; 75 g de coentro fresco picado; raspas e suco de 1 limão e 2 dentes de alho amassados.

Modo de fazer: amasse bem o abacate com um garfo e acrescente os demais ingredientes, misturando bem.

Modo de usar: com pão, torradas ou tortillas.

Para quem prefere uma refeição mais leve, a dica é a salada de espinafre. Dentre os benefícios oferecidos ao organismo, a erva acalma e ajuda a relaxar, pois possui alto teor de magnésio, além de outros nutrientes que eliminam o excesso de cortisol (hormônio do estresse),  que atua no sistema nervoso. Os cogumelos estimulam o bom humor e a imunidade por seu alto teor de selênio.

Ingredientes: 1 colher (chá) de azeite; 1 dente de alho amassado; 1 cebola picada; 3 colheres (chá) de vinagre; 1 kg de espinafre lavado e escorrido; 4 ovos cozidos em fatias; 8 cogumelos grandes em fatias; 1 abacate em cubos; sal e pimenta a gosto.

Modo de fazer: refogar no azeite o alho e a cebola, adicionar o vinagre e temperar. Apagar o fogo, juntar o espinafre e misturar delicadamente até que as folhas comecem a murchar. Colocar em uma travessa e completar com os ovos, os cogumelos e o abacate.

Muito utilizada pelos brasileiros, a receita de grão-de-bico com especiarias, leguminosa muito rica em nutrientes, é uma ótima dica que ajuda a melhorar e fortalecer a imunidade, além de estimular os hormônios de prazer.

Ingredientes: 1 colher (sopa) de azeite; 2 dentes de alho amassados; 2 cebolas picadas; 1 pedaço pequeno de gengibre fresco ralado; 1 colher (sopa) de pimenta vermelha em pó; 1 colher (chá) de cominho em pó; 1/2 colher (chá) de coentro em pó; 1/2 colher (chá) de cúrcuma em pó; 1/2 colher (chá) de sal; 500 g de grão-de-bico cozido e escorrido; 400 ml de leite de coco; 75 g de coentro fresco lavado e picado; pimenta do reino.

Modo de fazer: refogue o alho, a cebola e o gengibre no azeite até começar a dourar. Acrescente a pimenta vermelha, o cominho, o coentro em pó, a cúrcuma e o sal, refogue por mais 2 a 3 minutos. Junte o grão-de-bico e o leite de coco. Mexa bem os ingredientes, tampe e deixe cozinhar por 20 minutos. Retire a tampa, deixe cozinhar por mais 10 minutos, amassando parte do grão-de-bico para dar consistência. Tempere com a pimenta em pó e o coentro fresco. Sirva a seguir, se possível com arroz integral.

A última sugestão de receita é a beterraba assada, rica em nutrientes que ajudam a relaxar, promovem a sensação de bem-estar e reduzem a pressão arterial, aumentada pelo estresse.

Ingredientes: 8 beterrabas grandes cortadas em pedaços; 2 colheres (sopa) de azeite; 50 g de amêndoas; 100 g de rúcula; 150 g de queijo branco; 2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico; 4 a 5 folhas de hortelã picadas; sal e pimenta a gosto.

Modo de fazer: coloque as beterrabas em uma assadeira e regue com o azeite. Tempere a gosto, misture bem e asse em forno preaquecido (200 graus), virando uma ou duas vezes, até ficarem macias. Antes de tirar do forno, salpique as amêndoas. Coloque em uma travessa a rúcula, cubra com a beterraba assada e espalhe o queijo por cima. Regue tudo com o vinagre balsâmico e com o azeite da assadeira. Finalize com a hortelã e sirva quente ou fria.

 

 

5 de agosto de 2025
A Semana de Desenvolvimento Docente 2025.2 , realizada de 28 de julho a 1º de agosto , reuniu professores da UNIFASE/FMP e da Escola Técnica Irmã Dulce Bastos em uma programação intensa de oficinas, rodas de conversa e atividades formativas. Com o tema "EM FOCO... Trilhas que transformam" , o evento reforçou o papel do(a) docente como protagonista da formação acadêmica e cidadã. A abertura oficial, no dia 28, contou com a presença da reitora Profª Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves , que realizou o lançamento do projeto institucional EM FOCO — uma iniciativa voltada à valorização do fazer docente e ao fortalecimento de projetos estruturantes da instituição. Entre os destaques da programação estiveram oficinas sobre métodos ativos , feedback reflexivo , avaliação por competências , uso da inteligência artificial na educação , extensão universitária , provas digitais com o Prova Fácil , ferramentas como flashcards e muito mais. Os temas abordaram desde aspectos pedagógicos e curriculares até a formação continuada e o cuidado com o planeta , como na oficina “Emergência Climática e Saúde Planetária: Cuidar do Mundo é Cuidar de Nós”. As atividades envolveram todos os cursos da instituição — Medicina, Enfermagem, Nutrição, Administração, Psicologia, Radiologia e Odontologia — além da Escola Técnica, que desenvolveu uma programação noturna focada em planejamento pedagógico , avaliação da aprendizagem e o papel do professor nas novas gerações . Um dos pontos altos da semana foi o momento coletivo “Trilhas que Transformam: Nossos Programas Curriculares de Sucesso” , em que cada curso apresentou experiências inovadoras em ensino, extensão e práticas pedagógicas integradas, como o PIN e PROTEIN da Nutrição, o PITCH de Administração, e o PISC da Odontologia.  A Semana de Desenvolvimento Docente é uma iniciativa da Coordenação do Programa de Desenvolvimento Docente (PDD) e integra o calendário acadêmico da instituição como espaço de escuta, troca e construção coletiva.
4 de agosto de 2025
Dados do IBGE mostram que o Brasil vive uma nova realidade demográfica, a expectativa de vida subiu de 71,1 anos em 2000 para 76,4 anos em 2023, superando inclusive os níveis pré‑pandemia. Esse aumento representa um avanço em bem-estar, mas também impõe desafios para a saúde pública e a qualidade de vida na terceira idade. Nesse contexto, a UNIFASE/FMP vai promover gratuitamente o workshop “Envelhecimento Ativo: Um Olhar Interprofissional para a Longevidade” que será realizado no dia 9 de agosto, de 9h às 11h, no campus Barão, que fica na Avenida Barão do Rio Branco, 1.003. A proposta é desmistificar o envelhecer, valorizando essa fase como parte natural da trajetória humana. A enfermeira e professora da UNIFASE/FMP, Carolina Laranja, especializada em Enfermagem Gerontológica pela UFF, conduzirá o evento voltado a estudantes, profissionais da saúde, educadores, agentes comunitários, pessoas idosas e familiares, todos convidados a refletir e repensar o envelhecimento como oportunidade de plenitude. “Falar sobre longevidade é essencial para preparar a sociedade para um cenário em que viver mais também signifique viver melhor. É uma oportunidade de ampliar a consciência sobre os desafios e as possibilidades dessa etapa da vida, promovendo respeito, inclusão e qualidade de vida para as pessoas idosas”, ressalta Carolina. Durante o workshop, serão abordadas estratégias para promover uma maturidade mais ativa e saudável, reconhecimento da experiência acumulada ao longo da vida, estímulo ao compartilhamento de vivências multidisciplinares e incentivo a atitudes mais positivas diante da própria história. A ideia é que o participante compreenda que envelhecer não significa perder, mas ganhar novos significados, sabedoria e força interior. “O workshop propõe um espaço de reflexão interprofissional, baseado em evidências e experiências práticas, que desconstrói mitos e estigmas relacionados ao envelhecimento. Por meio de debates e troca de saberes, será possível compreender o envelhecer como um processo natural e potente, repleto de possibilidades”, explica a professora. Ainda de acordo com Carolina, ter profissionais qualificados para cuidar dos idosos tem um impacto direto na qualidade de vida dessas pessoas. “O cuidado à pessoa idosa exige sensibilidade, conhecimento técnico e uma visão integral do ser humano. Profissionais capacitados são fundamentais para identificar necessidades específicas, promover a autonomia, prevenir agravos e garantir um atendimento ético e humanizado, respeitando a individualidade de cada idoso”, explica ela.  As inscrições para o workshop são gratuitas e podem ser feitas até dia 8 de agosto no site https://www.unifase-rj.edu.br/extensao/curso-de-extensao/curso/workshop-envelhecimento-%20ativo-um-olhar-interprofissional-para-a-longevidade
MBA saúde, gestão hospitalar, inovação na saúde, pós-graduação em saúde, UNIFASE FMP, curso híbrido
2 de agosto de 2025
Forme-se como líder na área da saúde com o MBA em Gestão e Inovação da UNIFASE/FMP. Curso híbrido, com imersões presenciais, corpo docente experiente e projeto final aplicado. Início em março de 2026.