Confira cinco receitas para vencer a ansiedade neste período de quarentena

3 de abril de 2020
Confira cinco receitas para vencer a ansiedade neste período de quarentena

Entre as coisas mais comuns de acontecer neste período de quarentena, estão as crises de ansiedade. Com o mundo mudando diante dessa pandemia do coronavírus, ficar em isolamento social é um grande desafio, mas uma necessidade para garantir a saúde de todos e evitar a transmissão do Covid 19. Por isso, a nutricionista Brigitte Olichon, naturopata e professora do curso de Nutrição da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) separou algumas receitas para auxiliar as famílias contra os sintomas de ansiedade. Além disso, é uma oportunidade para que possam se divertir na cozinha, para não ficarem com tempo ocioso. Confira e aproveite para degustar essas delícias.

A primeira sugestão da nutricionista contra a ansiedade é a granola caseira com iogurte e maçã. A especialista explica que além de saciar a fome por seu teor de fibras, essa receita equilibra os níveis de açúcar no sangue, melhora a qualidade do sono, diminui as palpitações, reduz o cortisol (hormônio do estresse), aumenta a imunidade e ajuda a relaxar.

Ingredientes da granola: 200 g de flocos de aveia; 25 g de germen de trigo; 25 g de flocos de centeio; 25 g de milhete (ou painço); 50 g de avelã picada; 50 g de amêndoas picadas; 50 g de uva passa branca; 50 g de damasco seco picado; 50 g de tâmaras secas picadas.

Modo de fazer: misture tudo, coloque em uma assadeira e leve ao forno preaquecido (180 graus) por 10 minutos. Deixe esfriar. Acrescente as duas maçãs descascadas e raladas, 400 ml de suco de maçã e 2 colheres (chá) de canela em pó e misture bem.

Montagem: divida a granola em 4 tigelas individuais. Cubra com 250 ml de iogurte natural desnatado (ou grego natural) e salpique sementes de linhaça.

A segunda opção vem diretamente da culinária mexicana. O guacamole é uma iguaria típica que faz o maior sucesso em diversas partes do mundo e pode ser servida com uma grande variedade de pratos.  A nutricionista frisa que o abacate melhora a imunidade e contém os nutrientes que auxiliam no sistema nervoso, reduzindo o estresse. 


Ingredientes: 3 abacates maduros; 3 cebolas bem picadas; 1 tomate grande maduro bem picado; 75 g de coentro fresco picado; raspas e suco de 1 limão e 2 dentes de alho amassados.

Modo de fazer: amasse bem o abacate com um garfo e acrescente os demais ingredientes, misturando bem.

Modo de usar: com pão, torradas ou tortillas.

Para quem prefere uma refeição mais leve, a dica é a salada de espinafre. Dentre os benefícios oferecidos ao organismo, a erva acalma e ajuda a relaxar, pois possui alto teor de magnésio, além de outros nutrientes que eliminam o excesso de cortisol (hormônio do estresse),  que atua no sistema nervoso. Os cogumelos estimulam o bom humor e a imunidade por seu alto teor de selênio.

Ingredientes: 1 colher (chá) de azeite; 1 dente de alho amassado; 1 cebola picada; 3 colheres (chá) de vinagre; 1 kg de espinafre lavado e escorrido; 4 ovos cozidos em fatias; 8 cogumelos grandes em fatias; 1 abacate em cubos; sal e pimenta a gosto.

Modo de fazer: refogar no azeite o alho e a cebola, adicionar o vinagre e temperar. Apagar o fogo, juntar o espinafre e misturar delicadamente até que as folhas comecem a murchar. Colocar em uma travessa e completar com os ovos, os cogumelos e o abacate.

Muito utilizada pelos brasileiros, a receita de grão-de-bico com especiarias, leguminosa muito rica em nutrientes, é uma ótima dica que ajuda a melhorar e fortalecer a imunidade, além de estimular os hormônios de prazer.

Ingredientes: 1 colher (sopa) de azeite; 2 dentes de alho amassados; 2 cebolas picadas; 1 pedaço pequeno de gengibre fresco ralado; 1 colher (sopa) de pimenta vermelha em pó; 1 colher (chá) de cominho em pó; 1/2 colher (chá) de coentro em pó; 1/2 colher (chá) de cúrcuma em pó; 1/2 colher (chá) de sal; 500 g de grão-de-bico cozido e escorrido; 400 ml de leite de coco; 75 g de coentro fresco lavado e picado; pimenta do reino.

Modo de fazer: refogue o alho, a cebola e o gengibre no azeite até começar a dourar. Acrescente a pimenta vermelha, o cominho, o coentro em pó, a cúrcuma e o sal, refogue por mais 2 a 3 minutos. Junte o grão-de-bico e o leite de coco. Mexa bem os ingredientes, tampe e deixe cozinhar por 20 minutos. Retire a tampa, deixe cozinhar por mais 10 minutos, amassando parte do grão-de-bico para dar consistência. Tempere com a pimenta em pó e o coentro fresco. Sirva a seguir, se possível com arroz integral.

A última sugestão de receita é a beterraba assada, rica em nutrientes que ajudam a relaxar, promovem a sensação de bem-estar e reduzem a pressão arterial, aumentada pelo estresse.

Ingredientes: 8 beterrabas grandes cortadas em pedaços; 2 colheres (sopa) de azeite; 50 g de amêndoas; 100 g de rúcula; 150 g de queijo branco; 2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico; 4 a 5 folhas de hortelã picadas; sal e pimenta a gosto.

Modo de fazer: coloque as beterrabas em uma assadeira e regue com o azeite. Tempere a gosto, misture bem e asse em forno preaquecido (200 graus), virando uma ou duas vezes, até ficarem macias. Antes de tirar do forno, salpique as amêndoas. Coloque em uma travessa a rúcula, cubra com a beterraba assada e espalhe o queijo por cima. Regue tudo com o vinagre balsâmico e com o azeite da assadeira. Finalize com a hortelã e sirva quente ou fria.

 

 

20 de fevereiro de 2026
O Centro Cultural UNIFASE inaugura, no dia 28 de fevereiro, a exposição coletiva “As Multifaces de Mário de Andrade”, mostra dedicada a revisitar a trajetória e o legado de um dos maiores pensadores da cultura brasileira. A abertura acontece das 15h às 19h, e a exposição segue até dia 24 de abril. A mostra marca os 80 anos de sua ausência, reafirmando a importância de manter viva a memória e a relevância de seu pensamento para as novas gerações. Sob a curadoria de Lia do Rio, a exposição reúne 15 artistas do Movimento de Arte Teia, coletivo criado pela artista visual Regina Helene, com a missão de democratizar a arte contemporânea e ampliar seu alcance para diferentes territórios e públicos. “Essa exposição faz parte do Movimento Teia, que se propõe a levar exposições de arte contemporânea para outras cidades do Brasil, além dos grandes centros. Esta exposição vem fazendo um itinerário, no intuito de levar, ao maior número de pessoas, um conhecimento das inúmeras facetas da pessoa Mário de Andrade, que praticamente só conhecemos por meio de seu livro Macunaíma e da Semana de 22. Na realidade ele nos influencia até hoje, através de seus projetos culturais desconhecidos pela grande maioria dos brasileiros”, ressalta a curadora, Lia do Rio. Cada obra é acompanhada de um breve texto que apresenta o que motivou o artista em seu processo criativo, oferecendo ao visitante uma experiência mais aprofundada e reflexiva. Aberta ao público em geral, a exposição dialoga também com escolas e instituições culturais. Durante a exposição, estão previstos encontros com os artistas e ações educativas, reafirmando o compromisso da instituição com uma formação integral, que compreende a arte como dimensão essencial do processo educativo, como destaca o professor Ricardo Tammela, coordenador de Extensão da UNIFASE/FMP. “Mais do que um tributo a um dos maiores intelectuais brasileiros, a mostra convida nossa comunidade acadêmica a experimentar a arte como espaço de sensibilidade, pensamento crítico e construção de identidade. Mário de Andrade foi múltiplo — poeta, pesquisador, modernista, intérprete do Brasil profundo — e sua trajetória nos lembra que a educação não se faz apenas pela técnica, mas pela ampliação do olhar e pela escuta das diversas vozes que compõem o país. Acreditamos que a arte, quando integrada ao ambiente universitário, não é ornamento, mas fundamento: ela humaniza, inquieta e transforma. É nesse horizonte que acolhemos a exposição, como um gesto de abertura ao diálogo entre cultura, educação e sociedade”, conclui Tammela. A visitação poderá ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 16h. Serviço: Local: Centro Cultural UNIFASE Exposição: As Multifaces de Mário de Andrade Abertura: 28 de fevereiro, das 15h às 19h Período: 28 de fevereiro a 24 de abril, segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 16h. Público: Aberto ao público em geral, escolas e instituições culturais 
19 de fevereiro de 2026
Evento, promovido pela UNIFASE, terá debates, oficinas, ações em territórios e atividades culturais sobre mudanças climáticas
13 de fevereiro de 2026
Curso tem nota máxima no MEC e é parte do seleto grupo com acreditação nacional e internacional pelo SAEME