Em Dia com a Saúde: O impacto da Covid-19 no organismo

3 de abril de 2020
Em Dia com a Saúde:  O impacto da Covid-19 no organismo

O pneumologista Ruy Kux, professor da Faculdade de Medicina de Petrópolis, fala sobre o impacto da Covid-19 no corpo humano. O novo coronavírus (SARS-CoV-2) afeta principalmente os pulmões, podendo levar a uma pneumonia grave que atinge não só os alvéolos (onde ocorre a troca gasosa entre o meio ambiente e o organismo), mas também os interstícios (a rede de fibras entre os alvéolos). No estágio mais avançado, o quadro pode evoluir para uma infecção generalizada. É um vírus novo para a ciência e, por isso, muitas perguntas ainda não têm respostas. Mas já se sabe que os pacientes graves precisam de um tempo maior de utilização dos chamados respiradores artificiais, o que sobrecarrega o sistema de saúde. Outro dado que vem chamando a atenção da comunidade científica é a mudança da faixa etária mais afetada pela doença. Nos Estados Unidos, por exemplo, boa parte dos pacientes que precisam de internação tem menos idade do que os casos verificados na Itália. O Brasil também tem apresentado quadros graves em pessoas mais jovens. O pneumologista alerta que a manutenção do isolamento social é primordial para evitar o agravamento da pandemia.

5 de agosto de 2025
Se você pretende seguir carreira na área de Técnico em Enfermagem, aqui está uma oportunidade imperdível. A Escola Técnica Irmã Dulce Bastos vai promover no dia 7 de agosto, o workshop “Técnico em Enfermagem por Um Dia”, onde será possível vivenciar de forma prática os princípios fundamentais da atuação profissional na área. O evento será realizado no Campus Barão, localizado na Avenida Barão do Rio Branco, 1003. Serão duas turmas: manhã de 9h às 10h30 e noite de 18h30 às 20h. As vagas são gratuitas e limitadas, e as inscrições estarão abertas até a data do evento em unifase-rj.edu.br/extensao/cursos-de-extensao . Durante o workshop, os participantes terão a oportunidade de conhecer de perto a rotina do técnico em enfermagem no atendimento de emergência. A programação inclui apresentação da atuação profissional em situações críticas como parada cardiorrespiratória, casos de engasgo e transporte de pacientes em cenários de urgência.  A proposta é promover uma imersão em práticas de qualidade dentro de ambientes simulados, oferecendo ao aluno uma experiência realista e fundamentada. Este tipo de formação é essencial para quem deseja entender na prática o impacto do técnico em enfermagem no cuidado ao paciente e no trabalho em equipes de saúde.
5 de agosto de 2025
A Semana de Desenvolvimento Docente 2025.2 , realizada de 28 de julho a 1º de agosto , reuniu professores da UNIFASE/FMP e da Escola Técnica Irmã Dulce Bastos em uma programação intensa de oficinas, rodas de conversa e atividades formativas. Com o tema "EM FOCO... Trilhas que transformam" , o evento reforçou o papel do(a) docente como protagonista da formação acadêmica e cidadã. A abertura oficial, no dia 28, contou com a presença da reitora Profª Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves , que realizou o lançamento do projeto institucional EM FOCO — uma iniciativa voltada à valorização do fazer docente e ao fortalecimento de projetos estruturantes da instituição. Entre os destaques da programação estiveram oficinas sobre métodos ativos , feedback reflexivo , avaliação por competências , uso da inteligência artificial na educação , extensão universitária , provas digitais com o Prova Fácil , ferramentas como flashcards e muito mais. Os temas abordaram desde aspectos pedagógicos e curriculares até a formação continuada e o cuidado com o planeta , como na oficina “Emergência Climática e Saúde Planetária: Cuidar do Mundo é Cuidar de Nós”. As atividades envolveram todos os cursos da instituição — Medicina, Enfermagem, Nutrição, Administração, Psicologia, Radiologia e Odontologia — além da Escola Técnica, que desenvolveu uma programação noturna focada em planejamento pedagógico , avaliação da aprendizagem e o papel do professor nas novas gerações . Um dos pontos altos da semana foi o momento coletivo “Trilhas que Transformam: Nossos Programas Curriculares de Sucesso” , em que cada curso apresentou experiências inovadoras em ensino, extensão e práticas pedagógicas integradas, como o PIN e PROTEIN da Nutrição, o PITCH de Administração, e o PISC da Odontologia.  A Semana de Desenvolvimento Docente é uma iniciativa da Coordenação do Programa de Desenvolvimento Docente (PDD) e integra o calendário acadêmico da instituição como espaço de escuta, troca e construção coletiva.
4 de agosto de 2025
Dados do IBGE mostram que o Brasil vive uma nova realidade demográfica, a expectativa de vida subiu de 71,1 anos em 2000 para 76,4 anos em 2023, superando inclusive os níveis pré‑pandemia. Esse aumento representa um avanço em bem-estar, mas também impõe desafios para a saúde pública e a qualidade de vida na terceira idade. Nesse contexto, a UNIFASE/FMP vai promover gratuitamente o workshop “Envelhecimento Ativo: Um Olhar Interprofissional para a Longevidade” que será realizado no dia 9 de agosto, de 9h às 11h, no campus Barão, que fica na Avenida Barão do Rio Branco, 1.003. A proposta é desmistificar o envelhecer, valorizando essa fase como parte natural da trajetória humana. A enfermeira e professora da UNIFASE/FMP, Carolina Laranja, especializada em Enfermagem Gerontológica pela UFF, conduzirá o evento voltado a estudantes, profissionais da saúde, educadores, agentes comunitários, pessoas idosas e familiares, todos convidados a refletir e repensar o envelhecimento como oportunidade de plenitude. “Falar sobre longevidade é essencial para preparar a sociedade para um cenário em que viver mais também signifique viver melhor. É uma oportunidade de ampliar a consciência sobre os desafios e as possibilidades dessa etapa da vida, promovendo respeito, inclusão e qualidade de vida para as pessoas idosas”, ressalta Carolina. Durante o workshop, serão abordadas estratégias para promover uma maturidade mais ativa e saudável, reconhecimento da experiência acumulada ao longo da vida, estímulo ao compartilhamento de vivências multidisciplinares e incentivo a atitudes mais positivas diante da própria história. A ideia é que o participante compreenda que envelhecer não significa perder, mas ganhar novos significados, sabedoria e força interior. “O workshop propõe um espaço de reflexão interprofissional, baseado em evidências e experiências práticas, que desconstrói mitos e estigmas relacionados ao envelhecimento. Por meio de debates e troca de saberes, será possível compreender o envelhecer como um processo natural e potente, repleto de possibilidades”, explica a professora. Ainda de acordo com Carolina, ter profissionais qualificados para cuidar dos idosos tem um impacto direto na qualidade de vida dessas pessoas. “O cuidado à pessoa idosa exige sensibilidade, conhecimento técnico e uma visão integral do ser humano. Profissionais capacitados são fundamentais para identificar necessidades específicas, promover a autonomia, prevenir agravos e garantir um atendimento ético e humanizado, respeitando a individualidade de cada idoso”, explica ela.  As inscrições para o workshop são gratuitas e podem ser feitas até dia 8 de agosto no site https://www.unifase-rj.edu.br/extensao/curso-de-extensao/curso/workshop-envelhecimento-%20ativo-um-olhar-interprofissional-para-a-longevidade