Nota oficial da FMP/Fase em relação ao Coronavírus

14 de março de 2020
Nota oficial da FMP/Fase em relação ao Coronavírus

A Faculdade de Medicina de Petrópolis e a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase), em face das orientações expedidas pelo Ministério da Saúde e demais autoridades sanitárias de enfrentamento da pandemia do COVID-19, em atendimento às determinações do Decreto nº 46.970/2020, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, e ao apelo do Ministro da Saúde quanto à colaboração dos cursos da área da saúde no combate à epidemia e ao fortalecimento do SUS, vem comunicar aos se us alunos que:

A. Estão suspensas as aulas presenciais de todos os cursos de graduação, pós-graduação e extensão pelo período de 15 (quinze) dias, a partir do dia 16/03, com o objetivo de reduzir o nível de circulação e contato entre as pessoas.

B. Estão suspensos todos os eventos internos e de terceiros, programados para o mesmo período nas dependências da FMP/Fase.

C. Estão mantidas todas as atividades de ensino a distância, seguindo o planejamento curricular.

D. Estão mantidas as atividades de estágio curricular/internato/residência médica, residência multiprofissional e em área profissional de saúde, tendo em vista a importância da manutenção plena do funcionamento das unidades de saúde, atendendo as determinações das autoridades sanitárias. Os internos/estagiários e residentes deverão seguir as orientações das referidas unidades e cenários de aprendizagem aos quais estão vinculados.

E. Permanecerão integralmente mantidas as atividades administrativas, recomendando-se às unidades acadêmicas e de gestão os devidos cuidados com a saúde e a capacitação de seus colaboradores para o enfrentamento desse período de crise.

F. Os docentes serão orientados em suas atividades, neste período, pelas respectivas coordenações.

Os alunos devem ficar atentos aos comunicados enviados pelo Portal do Aluno e demais canais de comunicação da FMP/FASE para acompanhamento e atualização das orientações, e para o encaminhamento das atividades e tarefas acadêmicas.

A FMP/Fase vem tomando todas as medidas preventivas necessárias à proteção e orientação de sua comunidade acadêmica. As providências e ações implementadas com este objetivo vem sendo estabelecidas pelos seus órgãos diretivos, assessorados pelo seu Grupo de Trabalho de Acompanhamento da Pandemia COVID 19 e vem sendo divulgadas pelos canais competentes.

A Direção e Grupo de Trabalho de Ações e acompanhamento da Pandemia COVID 19 FMP/FASE permanecem atentas à evolução do quadro e às recomendações das autoridades sanitárias, prontas para o anúncio de novas providências.

Petrópolis, 14 de março de 2020.

Paulo Cesar Guimarães – Diretor da FMP
Maria Isabel de Sá Earp de R. Chaves – Diretora da FASE

2 de outubro de 2025
O evento coloca em pauta o conhecimento científico em sintonia com os desafios que o mundo enfrenta
1 de outubro de 2025
A UNIFASE/FMP vai promover no dia 9 de outubro, das 14h às 17h, o curso de extensão “Análise Corporal, um novo olhar para Psicologia”, voltado para alunos de Psicologia e áreas ligadas ao desenvolvimento humano. A proposta é apresentar os fundamentos teóricos da obra de Wilhelm Reich no campo da psicoterapia corporal, estimulando a percepção do corpo como expressão emocional e psicológica. O curso também vai proporcionar vivências que favoreçam o autoconhecimento e a escuta do corpo no processo terapêutico, além de desenvolver um novo repertório clínico baseado na leitura corporal e na energia vital. O conteúdo será ministrado pelo psicólogo Luis Paulo da Silva Pinto, que vai conduzir os participantes em atividades práticas e reflexões que ampliam a compreensão da integração entre corpo, emoção e mente. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site: https://www.unifase-rj.edu.br/extensao/curso-de-extensao/curso/analise-corporal-um-novo-olhar-para-psicologia Serviço: Curso: Análise Corporal, um novo olhar para Psicologia Data: 09 de outubro de 2025 Horário: 14h às 17h Local: UNIFASE/FMP – Campus Barão – Avenida Barão do Rio Branco, 1.003, Centro – Petrópolis
30 de setembro de 2025
No dia 4 de outubro, o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto e a Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) será palco do “1º Simpósio de Alergia Alimentar: Ampliando a Visão do Pediatra”, promovido pela Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (SOPERJ). O encontro vai reunir médicos, residentes e acadêmicos de medicina em uma manhã de debates científicos sobre um dos temas mais relevantes da prática pediátrica. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site www.soperj.org.br “O tema “Alergias Alimentares” têm ganhado cada vez mais destaque na pediatria, tanto pela frequência crescente de casos descritos na literatura quanto pela complexidade do diagnóstico e do tratamento. Diante desse cenário, o Departamento Científico de Alergia e Imunologia da SOPERJ propôs o 1º Simpósio de Alergia Alimentar para oferecer um espaço de atualização científica, troca de experiências e discussão prática entre especialistas e pediatras que lidam com essa realidade no dia a dia”, esclareceu Nathalia Veiga Moliterno, professora de Pediatria da FMP e diretora de cursos e eventos da SOPERJ. A abertura ficará a cargo da Dra. Mara Morelo, do Dr. Álvaro Veiga, do Dr. Ney Bartolomeu e do Dr. Felipe Moliterno, que explicou como o simpósio pode impactar diretamente na qualidade de vida dos pacientes pediátricos com alergias alimentares. “Acredito que em 3 níveis: 1) Aumentando o aprendizado para suspeita diagnóstica dos quadros de alergia alimentar que podem se manifestar de várias formas e intensidade; 2) Instruindo os profissionais a quais exames solicitarem e como, de acordo com cada quadro e suspeita; 3) Tratando as crianças adequadamente a luz das evidências científicas mais robustas e atuais”, disse Moliterno, professor da FMP e Presidente da Regional Serrana da SOPERJ. As palestras vão abordar desde os erros mais comuns na interpretação diagnóstica da alergia alimentar, tema apresentado pela Dra. Lucila Camargo, até o teste de provocação oral, explicado pelo Dr. José Luiz Rios, que trará orientações sobre o que é e quando deve ser indicado. Na sequência, o Dr. Evandro Prado discutirá a relação entre dermatite atópica e alergia alimentar, enquanto a Dra. Norma Rubini apresentará estratégias de condução para casos de esofagite eosinofílica. Doutora Nathalia ressalta ainda a importância de manter os profissionais atualizados sobre esse tema. “As alergias alimentares têm impacto direto na saúde e na qualidade de vida das crianças e de suas famílias. Uma abordagem bem fundamentada previne diagnósticos equivocados, restrições alimentares desnecessárias e riscos de reações graves. Atualizar os pediatras significa capacitá-los para reconhecer manifestações variadas, indicar exames de forma criteriosa e orientar condutas que sigam protocolos atuais, fortalecendo a prática baseada em evidências”, destaca ela.  O evento contará ainda com sessões de discussão garantindo uma troca dinâmica de experiências entre especialistas e participantes.