Segundo Comunicado Oficial da Direção da FMP/Fase à comunidade Acadêmica sobre o Coronavírus -16/03/2020

16 de março de 2020
Segundo Comunicado Oficial da Direção da FMP/Fase à comunidade Acadêmica sobre o Coronavírus -16/03/2020

Ref.: Internato Médico

O Grupo de Trabalho da Faculdade de Medicina de Petrópolis sobre o novo Coronavírus tomou as seguintes decisões em relação ao Internato Médico:

1)    Suspensão das atividades assistenciais realizadas pelos alunos do Internato, em todas as unidades, por 7 dias, a partir da terça-feira (17/3), sujeita à reavaliação ao final do período.

2)    Os internos devem ter atenção constante no Portal do Aluno e nos e-mails, pois esses serão nossos canais oficiais de comunicação.

3)    Durante esse período haverá treinamento escalonado de docentes e discentes sobre a atuação frente a provável epidemia de Coronavírus na cidade de Petrópolis. A data e horário do treinamento de cada aluno será divulgado no Portal / e-mail.

4) As atividades à distância serão mantidas, e novas atividades poderão ser desenvolvidas nesse formato.

Assim sendo, a Coordenação de Curso e do Internato recomenda:

A permanência dos discentes em seus domicílios, mantendo distanciamento social, o que implica evitar aglomerações de qualquer natureza.

O Grupo de Trabalho continuará funcionando e se reunindo e, sempre que necessário, emitirá novas orientações.

Petrópolis, 16 de março de 2020.

Paulo Cesar Guimarães – Diretor da FMP

Maria Isabel de Sá Earp de R. Chaves – Diretora da FASE

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Na manhã desta quarta-feira (12), o Ambulatório Escola da UNIFASE/FMP recebeu 96 estudantes de escolas públicas de Petrópolis para participar do evento “Se Cuida, Garoto!”, uma ação educativa promovida pelo curso de Enfermagem, que contou com a parceria dos cursos de Nutrição e Odontologia. A atividade faz parte do Novembrinho Azul, uma campanha inspirada no Novembro Azul, mês dedicado à prevenção do câncer de próstata, mas voltada especialmente para os adolescentes do sexo masculino. O objetivo é despertar desde cedo a consciência sobre autocuidado, saúde preventiva e responsabilidade com o corpo e as emoções. “As atividades educativas do evento “Se cuida, garoto” foram planejadas e elaboradas com foco no público adolescente, de forma dinâmica e lúdica, utilizando metodologias ativas como a gamificação - por meio de quiz, jogos de tabuleiro, tempestades de ideias, entre outras estratégias. Essas metodologias favoreceram a interação e o engajamento dos participantes, promovendo a troca de experiências, o esclarecimento de dúvidas e o acesso a orientações fundamentadas em conhecimento científico, contribuindo para a promoção e prevenção da saúde dos adolescentes”, explicou a Enfermeira Simone Fátima de Azevedo, Preceptora responsável pelo Módulo Saúde do adolescente do Ambulatório Escola da UNIFASE/FMP. Durante toda a manhã, os participantes passaram por estações educativas com diferentes temáticas: saúde sexual e reprodutiva, vacinação contra o HPV, gravidez e paternidade na adolescência, prevenção ao uso de álcool e drogas, alimentação saudável para prevenção de doenças, além de orientações odontológicas. A Preceptora responsável pelo Módulo Saúde do Adulto, a Enfermeira Lívia Firmino ressaltou que o foco do Novembrinho Azul é criar um espaço de diálogo acessível e acolhedor. “O cuidado com a saúde do homem precisa ser estimulado desde a adolescência. Por isso, oportunizar momentos como esse do Novembrinho Azul - "Se cuida, Garoto!" é fundamental para orientar e sanar dúvidas. As atividades sensibilizaram os adolescentes sobre a importância da prevenção e promoção da saúde, através das escolhas diárias, para obter uma vida saudável e um futuro promissor”, afirma.  O evento integra as atividades de extensão da UNIFASE/FMP, fortalecendo a missão da instituição de formar profissionais com olhar humano, técnico e socialmente responsável. “Para os estudantes de graduação em Enfermagem, o desenvolvimento dessas ações de educação em saúde representou uma oportunidade de vivenciar a atuação do enfermeiro como educador, estimulando o desenvolvimento de competências essenciais à prática profissional, como o acolhimento, a escuta ativa, a comunicação eficaz, a capacidade de interação, a resolutividade e o trabalho em equipe. Essas experiências também reforçaram os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) - universalidade, equidade e integralidade do cuidado, fortalecendo a integração entre os pilares Educação e Saúde, por meio da parceria entre a "Escola e o Ambulatório Escola", concluiu Simone.