"Rolando os Dados": Tecnologia Assistiva é Tema do Segundo Episódio do Podcast do NIPPIS

20 de janeiro de 2025
"Rolando os Dados": Tecnologia Assistiva é Tema do Segundo Episódio do Podcast do NIPPIS

O Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão Social (NIPPIS – Icict/Fiocruz e UNIFASE) lançou o segundo episódio do podcast “Rolando os Dados”, no dia 20 de janeiro. O programa explora o conceito de tecnologia assistiva, sua importância na promoção da autonomia e da qualidade de vida, seu papel na saúde, na educação e na vida diária e questões de custo e de acesso a esses recursos. 


Apresentado pelo comunicador e ativista de direitos humanos Tuca Munhoz, o episódio conta com a participação de Maria de Melo, terapeuta ocupacional, que afirma: "A tecnologia assistiva é uma ferramenta poderosa nesse processo, pois permite que alunos com deficiência de qualquer faixa etária, participe ativamente das atividades escolares e alcance seu pleno potencial acadêmico e social."  


Outra participante foi a pesquisadora Camila de Souza, que ressalta os desafios do acesso no SUS: "(...) é doença que determina o recurso de tecnologia assistiva e, não o cotidiano, a funcionalidade, a relação dela com a comunidade, com as atividades que ela tem que desempenhar. Isso é um fator bastante limitante e que deixa muitas necessidades em saúde de fora dessa lista de concessão de recursos”. 


Entre os destaques do episódio, estão exemplos de tecnologia assistiva como o aplicativo Be My Eyes, que conecta pessoas cegas ou com baixa visão a voluntários por videochamada, e o leitor de telas NVDA, que oferece acesso gratuito a conteúdos digitais para pessoas com deficiência visual. Laércio Sant’anna, analista de sistemas, consultor em acessibilidade digital e usuário do NVDA, compartilha sua experiência com o programa. 



Também, Cleudmar Araujo, professor da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia, e coordenador do Centro Brasileiro de Referência em Inovação Tecnológica Assistiva (CINTESP.BR), detalhou o trabalho do centro. Para fechar o episódio, Milton Carvalho, coordenador geral de tecnologia assistiva do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, falou sobre a importância do Plano Nacional de Tecnologia Assistiva. 

 

Próximos Episódios 

Em fevereiro, o podcast apresentará um episódio dedicado ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), abordando os direitos e desafios enfrentados por pessoas com deficiência no Brasil. 

"Rolando os Dados" é uma produção do NIPPIS (Icict/Fiocruz e UNIFASE), em colaboração com o Canal Saúde Podcasts. Este projeto tem o apoio do Programa de Políticas Públicas, Modelos de Atenção e Gestão do Sistema e Serviço de Saúde (PMA/Fiocruz). Novos episódios são disponibilizados mensalmente nas principais plataformas de streaming. 

 

Onde ouvir: https://open.spotify.com/show/59Bv1oQr2ztkG1i3jCXyWe?si=497ef35efa2e41b5 

Inscreva-se no canal do NIPPIS no YouTube: https://www.youtube.com/@nippis.nucleo 

Acompanhe novidades no Informativo mensal: https://nippis.substack.com/ 

Contato: nippis@fiocruz.br 


29 de julho de 2025
Descubra como a fisioterapia na atenção primária à saúde fortalece o SUS e conheça a nova pós-graduação da UNIFASE/FMP com foco em APS.
28 de julho de 2025
Descontos são válidos para nove cursos e funcionários do Hospital Alcides Carneiro também têm condições especiais
25 de julho de 2025
Estudantes extensionistas da UNIFASE/FMP e da Universidade da República (UdelaR), do Uruguai, participaram de uma vivência imersiva no Quilombo Boa Esperança, em Areal/RJ. Entre os dias 14 e 20 de julho, os alunos se dedicaram a ações de escuta, troca de saberes e construção coletiva com os moradores da comunidade quilombola. “Como extensionista uruguaio, vivenciar a relação que a UNIFASE/FMP constrói com a comunidade quilombola nos inspira a aprofundar o diálogo de experiências e saberes em uma perspectiva regional. A UdelaR reconhece a importância da colaboração e da complementaridade para refletirmos sobre o papel da extensão universitária nas sociedades do conhecimento do século XXI”, destaca Kail Márquez García, professor da UdelaR. A atividade fez parte de um projeto de extensão que já acontece há mais de um ano e teve como foco o fortalecimento de vínculos, o reconhecimento das realidades do território e o aprendizado sobre o cuidado em sua dimensão mais ampla — afetiva, social e política. Ao longo da semana, os estudantes foram acolhidos pelas famílias da comunidade, que compartilharam não apenas suas rotinas, mas também seus saberes e histórias. Ao final da vivência, os participantes realizaram uma devolutiva à comunidade, reunindo reflexões e aprendizados construídos de forma coletiva. “Foram dias de troca profunda entre o quilombo e a cidade, onde a beleza da cultura encontrou a dureza da desigualdade. Mostramos nossa resistência, nossas dores e esperanças, e plantamos em cada visitante um olhar mais humano e consciente”, explica Danilo da Silva Barbosa, quilombola. A iniciativa reforça o papel da extensão universitária como espaço de formação integral, valorizando o diálogo com diferentes contextos e promovendo experiências transformadoras dentro e fora da sala de aula. Na UNIFASE/FMP, a extensão é parte viva da formação — criando pontes entre saberes e territórios. "Vivências como essa nos lembram que a universidade não deve apenas formar profissionais, mas cidadãos comprometidos com a realidade social e preparados para escutar e construir junto", comenta a docente de Extensão da UNIFASE/FMP, Gleicielly Braga.