Infraestrutura

Conheça nossos espaços e todos os centros de ensino que oferecemos para a aprendizagem dos nossos alunos.

Infraestrutura

Os cenários de prática da UNIFASE/FMP possibilitam o aprendizado a partir de experiências com foco no aprender fazendo.

Ambulatório Escola - AMBE

Nosso ambulatório desenvolve atividades práticas de ensino, estágios supervisionados e treinamento em serviço ao nível de residência.

Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias – DIP

Um espaço ambulatorial, integrado ao Sistema Único de Saúde - SUS e instalado no Hospital Municipal Nelson de Sá Earp. O DIP é referência regional para doenças infecciosas e parasitárias.

Unidade de Saúde da Família

Possuímos 5 Unidades de Saúde da Família em Petrópolis, importantes cenários de práticas de atenção primária à saúde (atividades e estágios dos cursos de graduação e programas de residência). As unidades oferecem gratuitamente à população adscrita assistência básica à saúde.

Hospital de Ensino

Pavilhão de Ensino localizado no Hospital referência em saúde pública na cidade de Petrópolis.

Redes de Saúde Parceiras

C

• Casa de Saúde Santa Mônica

• Centro de Saúde Coletiva Prof. Manuel Ferreira


H

•Hospital de Ensino Alcides Carneiro

• Hospital Municipal Dr. Nelson de Sá Earp

• Hospital Santa Teresa

• Hospital Unimed Petrópolis

• Hospital Clínico de Corrêas

• Hospital Pró-cardíaco

• Hospital Naval Marcílio Dias

• Hospital SMH - Beneficiência Portuguesa

• Hospital Central do Exército

• Hospital Souza Aguiar

• Hospital Miguel Couto


S

• Sanatório Oswaldo Cruz


U

• UPA Cascatinha

• UPA Centro

• Unidades de Saúde da Família da rede municipal

Laboratórios

Os laboratórios da UNIFASE/FMP destinam-se às atividades de ensino e pesquisa, dando suporte às atividades de extensão sempre que necessário.


Aos estudantes dos cursos da área da saúde são disponibilizados os laboratórios com objetivo de proporcionar a realização das atividades práticas em consonância com o aprendizado teórico-conceitual e metodológico das unidades curriculares. Os laboratórios dispõem de equipamentos próprios, apoio de pessoal técnico, manutenção e conservação.

Laboratório de Medicina Regenerativa

Criado em 2014, trata-se de um centro de ensino, pesquisa e prestação de serviços cuja estruturação está compreendida, em síntese:


UNIDADE I – Antessala (7m², destinado à lavagem de mãos e paramentação de profissionais e estudantes); Laboratório de Cultivo Celular (27 m², destinado à manipulação de células humanas e de materiais biológicos), Laboratório de Controle de Qualidade (17m², destinado à realização de ensaios de controle de qualidade) e BioBanco.


UNIDADES II e III – Centros de Processamento Celular, destinados a receber e processar tecidos ou células humanas, estabelecer culturas primárias de células, proceder à expansão seletiva seguida de caracterização estrutural e funcional, de quantificação, preparo e entrega de células acondicionadas para aplicação nos pacientes e, eventualmente, preservar as células para a sua manutenção em criopreservação, para uso posterior.


A UNIDADE IV - poderá proceder à obtenção de bioprodutos, diretamente a partir de materiais biológicos ou a partir das culturas primárias de células humanas, sua caracterização e acondicionamento para uso; e poderão ser manipulados materiais, de origem biológica ou sintéticos, para uso em bioengenharia.

Laboratório de Imunologia

Laboratório de Pesquisa em Imunologia Básica e Aplicada

Fruto de parceria entre a Fiocruz-RJ e a UNIFASE/FMP, o laboratório contribui para o treinamento científico de estudantes de graduação e pós-graduação. A equipe é formada por seis pesquisadores, dois técnicos e três estudantes de iniciação científica. Instalado em uma área de aproximadamente 60 m² com três bancadas centrais e duas bancadas laterais. O laboratório também contém um espaço independente, utilizado como escritório de 12 m², contendo escrivaninhas, cadeiras, computadores funcionais e ligados à internet.

Instituto Anatômico Prof. Antonio de Souza Queiroz

Laboratório composto por um complexo com 331 m², com sala de preparo, guarda de cadáveres, sistema de exaustão e de descarte de resíduos adequados; ossário; 2 salas para ensino em grupos contendo macas móveis, negatoscópios e peças formolizadas e glicerinadas. Possui capacidade para até 80 (oitenta) estudantes realizarem atividades práticas.

Laboratório de Bioquímica, Bromatologia e Tecnologia de Alimentos

Laboratório composto por um complexo de 209 m² subdividido em 4 (quatro) ambientes: 3 (três) salas para atividades práticas de ensino e 1 (uma) sala de apoio para guarda e preparo de reagentes. A capacidade é de até 90 (noventa) estudantes por atividade.

Laboratório de Histologia e Patologia

Laboratório com área de 129 m² subdividida em 2 (duas) salas para atividades práticas de microscopia, sala de preparo de peças e cortes histológicos, conta com equipamentos modernos, adequados e em número suficiente para as atividades propostas. Projetado para atividades em grupo, com capacidade para até 60 (sessenta) estudantes.

Laboratório de Microbiologia, Parasitologia e Imunologia Básica

Laboratório com área de 165 m² subdividido em sala para atividades práticas de ensino; sala de esterilização de material; sala de preparo de material, sala dos professores. Projetado para atividades de pequeno grupo com capacidade para até 30 (trinta) estudantes.

Complexo de Radiologia

Laboratório com área de 100 m² é composto por 2 (duas) unidades laboratoriais, sala de aula e 2 (duas) salas para estudos.


O espaço é destinado à realização de atividades do curso Superior de Tecnologia em Radiologia.


Possui aparelho de radiologia simulado, bancadas e aparelhos para atividades práticas nas áreas de Física, Dosimetria e Proteção Radiológica e Incidências Radiológicas. Projetado para atividades de pequenos grupos com capacidade para até 60 (sessenta) estudantes.

Centro de Simulação Realística - CSR

Laboratório com área de 400 m², composto por 8 (oito) salas para cenários (centro cirúrgico, sala vermelha de trauma/UTI, maternidade, UTI pediátrica – lactente e escolar, enfermaria, consultório e atendimento domiciliar), consultórios de observação com vidro unidirecional, sistema de captura de áudio e vídeo, salas para debriefing, sala de escovação, camarim, vestiários, almoxarifado, banheiros e sala de coordenação e professores. Projetado para realização de atividades práticas simuladas de baixa fidelidade até simulação realística com manequins de alta performance e atores (pacientes simulados).


O principal objetivo é o treinamento dos estudantes em ambiente controlado, para a segurança no processo assistencial aos pacientes. Os cenários auxiliam a construção do raciocínio clínico da equipe e fortalecem as habilidades técnicas e comportamentais, comunicação e trabalho em equipe, através da discussão (debriefing) com os professores. Estas unidades possuem materiais de uso permanente e insumos descartáveis necessários para a realização dos procedimentos realizados nos ambientes simulados. O Centro tem capacidade para até 100 (cem) estudantes.

Centro de Nutrição e Gastronomia Alcina Saldanha da Gama

O Centro de Nutrição e Gastronomia possui área de 140 m² e composto por 3 (três) unidades laboratoriais: Laboratório de Técnica, Dietética e Culinária - LTDC, Cozinha Experimental e Laboratório de Análise Sensorial.
Possui instalações e sistema de exaustão adequados, equipamentos modernos e capacidade para até 40 (quarenta) estudantes.

Laboratório de Habilidades Pré-clínicas em Odontologia

Composto por 2 (duas) unidades laboratoriais independentes com área de 88 e 45 m² e instalações e equipamentos modernos. Possui capacidade para até 22 (vinte e dois) e 20 (vinte) estudantes, respectivamente, sentados em bancadas, com manequins individuais que atendem às demandas relativas ao treinamento das habilidades psicomotoras relativas às áreas de Anatomia Dental; Fisiologia Oral, Oclusão e ATM; Cariologia; Periodontia e Dentística.

Centro de Inovação, Pesquisa e Atualização Cirúrgica - CIPAC

O CIPAC é o centro de treinamento idealizado para oferecer aos alunos e profissionais de saúde capacitação em procedimentos da área de saúde com a utilização de tecnologias inovadoras.


Está instalado em uma área de 341 m² composto por: 



Um laboratório para realização de procedimentos na área da saúde com capacidade para receber até 60 pessoas, que poderão atuar em oito estações de trabalho equipadas com mesas e focos cirúrgicos, monitores de alta resolução e torres de vídeo 4K que permitem realizar procedimentos minimamente invasivos. As estações estão interligadas por sistema de vídeo que permite a transmissão e compartilhamento de todas as imagens. Além de vestiários, sala de escovação e sala técnica para preparo de peças anatômicas humanas congeladas que completam o ambiente.


O CIPAC conta também com auditório para 100 pessoas com estrutura para realização de tradução simultânea, restaurante e sala de estar, o que completam a infraestrutura moderna e confortável do centro.

Saiba mais
imagem de marcação CIPAC

Laboratório de Informática

Rede de acesso a microcomputadores com servidores e equipamentos permitindo conectividade em laboratórios, bibliotecas, e áreas administrativas. Acesso a informações, bases de dados e compartilhamentos utilizando estrutura de: Servidores de Rede, Servidores de Arquivos, Servidores de Internet e Base de Dados, Estações de trabalho, notebooks.


Também é possível ter o acesso a equipamentos de multimídia e audiovisual.


A rede wi-fi está em processo de expansão para ampliação da

cobertura ofertada.

Infraestrutura de TI

  • Componentes da estrutura

    • Rede de Acesso a microcomputadores com servidores e equipamentos permitindo conectividade em laboratórios, bibliotecas, e áreas administrativas


    • Acesso a informações, bases de dados e compartilhamentos com ampla rede de acesso à internet para os mais diversos dispositivos


  • Equipamentos de multimídia e audiovisual

    Para utilização interna e externa para projeções em sala de aula, eventos etc.


    • Salas equipadas com kits de computadores e projetores multimídia

    • TVs padrão 4K

    • Laboratórios com telas interativas e projetores multimidia


  • Aplicativos de acessibilidade

    • HeadMouse é um programa desenhado para substituir o mouse. Controla o cursor com movimentos da cabeça e aciona botões mediante gestos faciais

    • VirtualKeyboard é um programa que simula um teclado no monitor, as pulsações de teclas efetuam-se com cliques sobre o teclado virtual inclui funções de predição e aprendizado

    • NVDA é uma plataforma para a leitura de tela, que faz a leitura das telas do computador para facilitar a inclusão digital de deficientes visuais

    • XULIA (Xestión Unificada de Lenguaxe con Intelixencia Artificial - Gestão Unificada de Linguagem com Inteligência Artificial) foi desenvolvido especialmente para pessoas tetraplégicas terem controle avançado do computador através de comandos por voz. Este programa substitui integralmente o uso do teclado e do mouse em computadores e dispositivos com ambiente Windows

    • Leitores em voz para arquivos PDF. Utilização de Sistemas Operacionais acessíveis que permitem o aumento dos caracteres e telas, além da aplicação de contrastes nas cores



  • Serviços on-line - Portal Acadêmico e Mobile

    Serviços oferecidos:


    • Financeiro: Consulta da ficha financeira, 2ª via e geração linha digitável

    • Acadêmico: Consulta das avaliações, frequência, horários e outros serviços

    • Secretaria da FMP/UNIFASE: Renovação de matrícula, requerimentos, Central de Avisos e Documentos 


Acervo Acadêmico

logo Abaris by Stoque

O processo de manutenção e guarda do acervo acadêmico da UNIFASE/FMP atende a determinação do Ministério da Educação, estabelecida pela Portaria n.º 1224, de 18 de dezembro de 2013, que instituiu normas sobre a manutenção e guarda do Acervo Acadêmico das Instituições de Ensino Superior (IES) pertencentes ao Sistema Federal de Ensino. Estas normas dispõem sobre a obrigatoriedade da manutenção e guarda dos documentos relativos às atividades das instituições de ensino, permanentemente organizados e em condições adequadas de conservação, fácil acesso e pronta consulta.


Para atender a referida Portaria, a UNIFASE/FMP indicou a sua Secretária Geral como Depositária do Acervo Acadêmico, e constituiu comissão interna, composta por colaboradores de diferentes setores, responsável pelo estudo da implantação das normas sobre preservação do acervo acadêmico, através da Portaria Conjunta FMP/FASE n.º 003/2014. Como resultado das atividades iniciais da Comissão, foi elaborado o Projeto de Gestão Documental, cujo objetivo é auxiliar na implantação de rotinas de gestão documental, estabelecendo atividades a serem realizadas, equipes, prazos, metodologia e locais de arquivamento de documentos acadêmicos.


Atualmente, o arquivo definitivo, denominado Arquivo Central, atende à fase de guarda permanente e está localizado no prédio anexo no Campus Barão do Rio Branco. Para fins de atendimento da Portaria 315, de 4 de abril de 2018, a UNIFASE/FMP contratou o sistema Ábaris Sead, ferramenta de gerenciamento de documentos eletrônicos que garante a preservação, segurança, autenticidade, integridade, validade jurídica e acesso aos documentos acadêmicos. O sistema possibilitou que a Secretaria de Registros Acadêmicos iniciasse uma nova etapa de trabalho, com a produção de grande parte da documentação acadêmica no formato "nato-digital". O documento digital é assinado eletronicamente e enviado ao destinatário por meio eletrônico. A utilização do documento digital deve ser no formato eletrônico e não físico/impresso.
Contudo, quando há demanda de documento acadêmico especificamente na versão física, a Secretaria providencia-o no referido formato.

Mapa do Campus

Share by: