De olho na formação dos médicos do futuro

mar. 27, 2024
De olho na formação dos médicos do futuro

Faculdade de Medicina de Petrópolis prepara profissionais para que sejam agentes de transformação

O sonho de seguir a carreira médica no Brasil tem esbarrado em uma preocupação: com a multiplicação das Escolas de Medicina pelo país, como encontrar instituições que ofereçam formação de qualidade, capaz de garantir não apenas o conhecimento técnico, mas também o aspecto humano, assegurando aos seus alunos vivência no campo de trabalho e estimulando o olhar cuidadoso ao paciente e a tudo o que está ao seu redor? Instalada na Região Serrana do Estado do Rio, em uma das cidades mais seguras do país, a Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) tem este compromisso.

Com 56 anos de história, a Faculdade de Medicina de Petrópolis já formou mais de 5 mil profissionais. Tem nota máxima no Ministério da Educação e é parte do seleto grupo de Instituições de Ensino Superior com a qualidade reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, que concedeu à instituição a acreditação SAEME. Para se ter uma ideia da importância da certificação, apenas 10% das Faculdades de Medicina do Brasil têm esse reconhecimento, sendo 4 delas no Estado do Rio.

Referência nacional na graduação, pós-graduação, especialização e residência na área de Saúde, a Faculdade de Medicina de Petrópolis tem infraestrutura de ponta, com campus integrado à natureza e tecnologia a serviço do ensino. Tem um dos mais modernos centros de simulação realística do país e o Centro de Inovação, Pesquisa e Atualização Cirúrgica (CIPAC), um dos mais modernos do país, que tem protagonismo na qualificação de profissionais de toda a América Latina, assegurando treinamento e o desenvolvimento de estudos em técnicas cirúrgicas inovadoras.

Também tem um dos mais modernos Laboratórios de Medicina Regenerativa, referência em pesquisas científicas relacionadas às terapias com o uso de células tronco, e o Laboratório de Pesquisa em Imunologia Básica e Aplicada, uma parceria com a Fiocruz.

No dia a dia, os alunos são preparados para uma atuação multiprofissional. Eles contam com um corpo docente altamente qualificado – mais de 80% são Mestres e Doutores – e com espaços de prática próprios e conveniados, incluindo um hospital de ensino (o maior de Petrópolis e referência na saúde pública da Região Serrana), que é credenciado junto ao Ministério da Saúde e o Ministério da Educação, um ambulatório escola com mais de 100 mil pacientes cadastrados e unidades de saúde da família.

“Na UNIFASE/FMP, desde o primeiro semestre, somos imersos em um ambiente de aprendizado dinâmico e prático, com acesso a um campus deslumbrante, uma biblioteca excepcional e o anatômico sempre acessíveis. A dedicação e disponibilidade dos professores e profissionais são incomparáveis. Nos incentivam a buscar uma qualidade superior e novas oportunidades de aprendizado. É uma instituição onde encontramos mais do que uma educação de qualidade. Encontramos uma experiência universitária que nos prepara para o sucesso em todas as áreas da vida”, atesta João Caffaro, que chegou a Petrópolis vindo de Niterói e hoje cursa o 5° período de Medicina.

A UNIFASE/FMP também mantém diversas parcerias com instituições nacionais e internacionais a fim de realizar pesquisas, intercâmbios e estágios. Entre os parceiros estão o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), a Fiocruz, o Hospital Central do Exército, a PUC ada República Dominicana, o Instituto Cochrane do Brasil, a Marinha do Brasil, a Universidad Nacional de Quilmes, a Unidad Docente de Medicina Familiar y Comunidad Sectro II de Zaragoza, a Universidad de Sevila e a Universidade do Minho.

As inscrições para o vestibular de Medina da UNIFASE/FMP estão abertas até o dia 20 de maio e devem ser feitas no site www.unifase-rj.edu.br/vestibular-fmp-medicina. Para usar a nota do ENEM, é preciso registrar o interesse até 22 de abril. A prova será aplicada em 26 de maio. É possível obter mais informações sobre a UNIFASE/FMP no site www.unifase-rj.edu.br.

26 abr., 2024
Nos grupos mais vulneráveis, deve-se buscar atendimento médico o mais rápido possível
24 abr., 2024
O Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE) vai sediar nesta quinta-feira, dia 25 de abril, o seminário “Existem soluções para as inundações em Petrópolis?”. O encontro, promovido pelo Comitê Piabanha, Ministério Público Estadual, Rede de Resiliência da Região Serrana (Rede Serra) e Vigilantes da Chuva, será no Auditório UNIFASE (Prédio Anexo), das 8h30 às 18h. O objetivo é discutir possíveis soluções para evitar catástrofes envolvendo deslizamentos e inundações em Petrópolis. A programação do evento conta com painéis mostrando como tem sido o trabalho para evitar as tragédias e projetando como deverá ser, apresentando as soluções propostas. Para finalizar, haverá uma Mesa de Debates com o tema “Prós e contras das soluções propostas”. O seminário, cujas inscrições já foram encerradas, será transmitido ao vivo pelo YouTube em: https://www.youtube.com/watch?v=YkfJGJD65e8