Observa Infância promove roda de conversa na Semana Científica da UNIFASE/FMP

24 de outubro de 2022
Observa Infância promove roda de conversa na Semana Científica da UNIFASE/FMP
Os coordenadores do Observa Infância (Fiocruz/UNIFASE), Patricia Boccolini e Cristiano Boccolini, participam nesta sexta-feira, 28 de outubro, de 14h às 16h, da roda de conversa Conflito de interesses e alimentação infantil, no Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/ Faculdade de Medicina de Petrópolis (Av. Barão do Rio Branco, 1003 – Petrópolis/RJ). O evento faz parte da programação da XXVIII Semana Científica UNIFASE/FMP, que acontece entre 25 e 28 de outubro no âmbito da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

“A conversa é voltada especialmente para alunos e profissionais de Medicina e Nutrição, que ao atuar no atendimento de bebês e crianças passam a ser alvo de assédio por parte da indústria de alimentos. A oferta de patrocínios e benefícios dessa indústria a profissionais da saúde infantil pode gerar uma situação de conflito de interesses”, afirma Patricia Boccolini, que também é professora da Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP).

O conflito de interesses se caracteriza quando profissionais de saúde recebem benefícios que podem ter impacto em suas decisões no momento de dar orientações a seus pacientes. Um exemplo é o custeio de participações em eventos acadêmicos por parte da indústria de alimentos e substitutos do leite materno.

Cristiano Boccolini é o coordenador nacional do estudo Multi-NBCAL, um inquérito multicêntrico que entrevistou  217 profissionais de saúde em hospitais com maternidade de 6 cidades brasileiras: Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Ouro Preto (MG), Florianópolis (SC), João Pessoa (PB) e Brasília (DF).

A pesquisa mostrou que 7 de cada 10 pediatras entrevistados recebem patrocínio da indústria de substitutos do leite materno durante eventos científicos. Entre nutricionistas, essa proporção é de 2 a cada 5 e entre fonoaudiólogos, 1 a cada 3. Os resultados completos estão disponíveis no artigo Assédio da indústria de alimentos infantis a profissionais de saúde em eventos científicos.

Essas práticas são vedadas pela Lei 11.265/2006, que promove e protege o aleitamento materno no Brasil. De acordo com a lei, fabricantes e distribuidores de fórmulas infantis, fórmulas para crianças de primeira infância, leites, alimentos de transição e produtos de puericultura correlatos não podem conceder patrocínios financeiros ou materiais a pessoas físicas. O Decreto 9.579/2018, que regulamenta a lei, define patrocínio como o custeio de materiais, pesquisas, eventos ou custeio de profissionais de saúde para participação em atividades.

Sobre o Observa Infância:

O Observatório de Saúde na Infância – Observa Infância é uma iniciativa de divulgação científica para levar ao conhecimento da sociedade dados e informações sobre a saúde de crianças de até 5 anos. As evidências científicas trabalhadas são resultado de investigações desenvolvidas pelos pesquisadores Patricia Boccolini e Cristiano Boccolini no âmbito do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP), do Centro Arthur de Sá Earp Neto (UNIFASE), com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação Bill e Melinda Gates.

Patricia Boccolini – Possui graduação em Ciências Sociais (2002) e História (2007) pela Universidade Federal Fluminense. Concluiu o mestrado em Saúde Pública e Meio Ambiente pela ENSP/FIOCRUZ (2010). Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Tem experiência em pesquisa na área de saúde do trabalhador, doenças crônicas não-transmissíveis, bem como na avaliação de políticas públicas em saúde e sistemas de informação em saúde. Atualmente é pesquisadora e professora adjunta da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/UNIFASE) e Pesquisadora colaboradora do ICICT/Fiocruz.

Cristiano Boccolini – Pesquisador em Saúde Pública do Laboratório de Informação em Saúde (LIS/Icict) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), professor colaborador do Programa de Epidemiologia em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz. Se graduou em Nutrição pela UFF, possui doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública (2012) pela ENSP/Fiocruz, com doutorado sanduíche na University of California – Berkeley. Possui experiência na área de Epidemiologia Social e Sistemas de Informação em Saúde, com ênfase Inquéritos em Saúde, além de Big Data e gerenciamento de grandes bancos de dados. Os temas mais recorrentes de estudo são: Saúde Materno Infantil, Epidemiologia Nutricional, Nutrição Materno-Infantil e Aleitamento Materno, incluindo outros temas, como políticas públicas de saúde, sistemas públicos de informação em saúde e séries temporais.

12 de setembro de 2025
Em celebração ao Dia do Administrador, o corpo docente e os egressos do curso de Administração da UNIFASE foram homenageados no dia 8 de setembro, durante uma sessão solene realizada na Câmara Municipal de Petrópolis. A iniciativa, proposta pelo vereador Tiago Damaceno, reconheceu a importância da instituição e de seus profissionais para a formação de gestores comprometidos com a sociedade.  Legenda: Aluisio Pinheiro, diretor do Ambulatório Escola da UNIFASE/FMP; Ana Maria Auler, coordenadora do curso de Administração da UNIFASE; Calebe Leite, egresso do curso de Administração da UNIFASE; Fátima Lima, professora do curso de Administração da UNIFASE; Marcelo Silveira, egresso do curso de Administração da UNIFASE; Thiago Damaceno, vereador; Thiago Pires e Wellington Gusmão, egressos do curso de Administração da UNIFASE.
12 de setembro de 2025
A PNDES vai ordenar e apontar estrategicamente o que é importante para a educação superior no Brasil
11 de setembro de 2025
A Avenida Barão do Rio Branco vai se transformar mais uma vez em um espaço de promoção da saúde. Neste domingo, 14 de setembro, acontece a 2ª edição do Movimenta Saúde: Educação, Esporte e Bem-Estar para Todos, uma iniciativa da UNIFASE/FMP em parceria com a Escola Técnica Irmã Dulce Bastos. As atividades estão programadas para ocorrer das 8h às 12h, próximo à American Pet. Nesta edição será realizada a Campanha “A Vida Continua” que marca o “Setembro Verde”, mês de conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. Outra novidade é o tema “Saúde & Sol”: Proteção Solar em Movimento, que vai explicar a necessidade de se expor ao sol com proteção adequada. Além disso, a comunidade poderá contar com atendimentos gratuitos, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, frequência cardíaca, avaliação nutricional, orientações sobre saúde bucal e primeiros socorros. Também serão oferecidas atividades educativas, incluindo exposição de imagens radiológicas com patologias e dinâmicas voltadas para o autocuidado. Mais do que serviços de saúde, o Movimenta Saúde busca aproximar estudantes, professores e população, estimulando hábitos saudáveis e fortalecendo a integração entre conhecimento, bem-estar e responsabilidade social. Serviço: Data: Domingo, 14 de setembro Horário: 8h às 12h Local: Avenida Barão do Rio Branco – próximo à American Pet