Observa Infância promove roda de conversa na Semana Científica da UNIFASE/FMP

24 de outubro de 2022
Observa Infância promove roda de conversa na Semana Científica da UNIFASE/FMP
Os coordenadores do Observa Infância (Fiocruz/UNIFASE), Patricia Boccolini e Cristiano Boccolini, participam nesta sexta-feira, 28 de outubro, de 14h às 16h, da roda de conversa Conflito de interesses e alimentação infantil, no Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/ Faculdade de Medicina de Petrópolis (Av. Barão do Rio Branco, 1003 – Petrópolis/RJ). O evento faz parte da programação da XXVIII Semana Científica UNIFASE/FMP, que acontece entre 25 e 28 de outubro no âmbito da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

“A conversa é voltada especialmente para alunos e profissionais de Medicina e Nutrição, que ao atuar no atendimento de bebês e crianças passam a ser alvo de assédio por parte da indústria de alimentos. A oferta de patrocínios e benefícios dessa indústria a profissionais da saúde infantil pode gerar uma situação de conflito de interesses”, afirma Patricia Boccolini, que também é professora da Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP).

O conflito de interesses se caracteriza quando profissionais de saúde recebem benefícios que podem ter impacto em suas decisões no momento de dar orientações a seus pacientes. Um exemplo é o custeio de participações em eventos acadêmicos por parte da indústria de alimentos e substitutos do leite materno.

Cristiano Boccolini é o coordenador nacional do estudo Multi-NBCAL, um inquérito multicêntrico que entrevistou  217 profissionais de saúde em hospitais com maternidade de 6 cidades brasileiras: Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Ouro Preto (MG), Florianópolis (SC), João Pessoa (PB) e Brasília (DF).

A pesquisa mostrou que 7 de cada 10 pediatras entrevistados recebem patrocínio da indústria de substitutos do leite materno durante eventos científicos. Entre nutricionistas, essa proporção é de 2 a cada 5 e entre fonoaudiólogos, 1 a cada 3. Os resultados completos estão disponíveis no artigo Assédio da indústria de alimentos infantis a profissionais de saúde em eventos científicos.

Essas práticas são vedadas pela Lei 11.265/2006, que promove e protege o aleitamento materno no Brasil. De acordo com a lei, fabricantes e distribuidores de fórmulas infantis, fórmulas para crianças de primeira infância, leites, alimentos de transição e produtos de puericultura correlatos não podem conceder patrocínios financeiros ou materiais a pessoas físicas. O Decreto 9.579/2018, que regulamenta a lei, define patrocínio como o custeio de materiais, pesquisas, eventos ou custeio de profissionais de saúde para participação em atividades.

Sobre o Observa Infância:

O Observatório de Saúde na Infância – Observa Infância é uma iniciativa de divulgação científica para levar ao conhecimento da sociedade dados e informações sobre a saúde de crianças de até 5 anos. As evidências científicas trabalhadas são resultado de investigações desenvolvidas pelos pesquisadores Patricia Boccolini e Cristiano Boccolini no âmbito do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP), do Centro Arthur de Sá Earp Neto (UNIFASE), com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação Bill e Melinda Gates.

Patricia Boccolini – Possui graduação em Ciências Sociais (2002) e História (2007) pela Universidade Federal Fluminense. Concluiu o mestrado em Saúde Pública e Meio Ambiente pela ENSP/FIOCRUZ (2010). Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Tem experiência em pesquisa na área de saúde do trabalhador, doenças crônicas não-transmissíveis, bem como na avaliação de políticas públicas em saúde e sistemas de informação em saúde. Atualmente é pesquisadora e professora adjunta da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/UNIFASE) e Pesquisadora colaboradora do ICICT/Fiocruz.

Cristiano Boccolini – Pesquisador em Saúde Pública do Laboratório de Informação em Saúde (LIS/Icict) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), professor colaborador do Programa de Epidemiologia em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz. Se graduou em Nutrição pela UFF, possui doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública (2012) pela ENSP/Fiocruz, com doutorado sanduíche na University of California – Berkeley. Possui experiência na área de Epidemiologia Social e Sistemas de Informação em Saúde, com ênfase Inquéritos em Saúde, além de Big Data e gerenciamento de grandes bancos de dados. Os temas mais recorrentes de estudo são: Saúde Materno Infantil, Epidemiologia Nutricional, Nutrição Materno-Infantil e Aleitamento Materno, incluindo outros temas, como políticas públicas de saúde, sistemas públicos de informação em saúde e séries temporais.

28 de outubro de 2025
Evento reúne especialistas para debater avanços e desafios na saúde da mulher
27 de outubro de 2025
Com projeto sobre sustentabilidade UNIFASE/FMP conquista segundo lugar 
27 de outubro de 2025
Pela primeira vez em Petrópolis, a UNIFASE/FMP foi palco do CBC Itinerante, programa de educação continuada promovido pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), no qual profissionais da saúde puderam atualizar seus conhecimentos em cirurgias de casos clínicos complexos e controversos envolvendo Abdome Agudo, Vias Biliares e Oncologia Gastrointestinal. Com o objetivo de aproximar a capital das cidades do interior do Rio de Janeiro, Petrópolis foi o sexto município a receber o CBC Itinerante. "Petrópolis foi escolhida por ter a UNIFASE/FMP, que é formadora de excelentes profissionais da área de saúde, e também por sabermos que aqui existem médicos de assistência de diversas especialidades cirúrgicas para uma troca enriquecedora de experiências", comenta o cirurgião Guilherme Ravanini, Membro Titular e Diretor do Núcleo Central do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Na ocasião, médicos especialistas em suas áreas de atuação ministraram palestras abordando as últimas atualizações na área de cirurgia em diferentes casos, integrando não só cirurgiões, como também acadêmicos e residentes de Medicina. "Os acadêmicos e residentes puderam vivenciar essa experiência trazida por cirurgiões mais experientes de todo o estado e da cidade, que promoveram essa parte educacional em assuntos super interessantes, como abdome agudo, hérnias da parede abdominal, um pouco de oncologia, principalmente os tumores de cólon e os tumores gástricos", explica o médico cirurgião Thiago Kloh, professor da disciplina de Clínica Cirúrgica da UNIFASE/FMP. Durante o dia todo, os participantes puderam ampliar seus conhecimentos sobre técnicas modernas em casos de diverticulite aguda complicada, obstrução intestinal no pós-operatório imediato, apendicite, câncer de vesícula, câncer gástrico e câncer colorretal. "Entre as minhas opções de residência, estou optando pela clínica cirúrgica, então decidi participar do CBC para poder me informar melhor sobre o campo da cirurgia geral, que eu pretendo atuar no futuro. Esses eventos nos ajudam porque reforçam o que aprendemos na faculdade e oferecem mais informações relacionadas à carreira", disse Heitor Lopes Carvalho, aluno do 10º período de Medicina da UNIFASE/FMP que participou do CBC Itinerante.  Também participaram do evento, os médicos Marcos Filgueiras, Diogo Salles, Marco Antônio Banal Xavier, Rafael Massao da Silva Nagato, Fabio Leonetti, Augusto Cesar de Mesquita, Lécio Carneiro Junior, Fernando B. Ponce Leon Pereira de Castro, Alexandre Ferreira Oliveira, Biazi Ricieri Assis, Marcelo Sá de Araújo, Leonardo Rocha Ferraz, Guilherme Guédon de Oliveira, Julio Cesar Tabares Morales e Julio Vieira de Melo.