5 DE OUTUBRO: ECOAR COMPLETA 1 ANO COM PROGRAMA SOBRE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, DIREITOS SOCIAIS E INCLUSÃO 

3 de outubro de 2022
5 DE OUTUBRO: ECOAR COMPLETA 1 ANO COM PROGRAMA SOBREPESSOAS COM DEFICIÊNCIA, DIREITOS SOCIAIS E INCLUSÃO

Programa de entrevistas com foco em direitos de pessoas com deficiência é produzido pelo Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão Social (NIPPIS), da Fiocruz e UNIFASE

O décimo episódio do programa Ecoar – Diálogos de Cidadania vai ao ar na próxima quarta-feira, 5 de outubro, às 14h, data em que a iniciativa completa 1 ano. Nesta edição, o apresentador Tuca Munhoz volta à cena e entrevista a psicóloga Liliane Garcez, idealizadora e articuladora do COLETIVXS, e a assistente social Fernanda Vicari, presidente da Associação Gaúcha de Distrofia Muscular (AGADIM). O programa é transmitido ao vivo pelos canais da VideoSaude Distribuidora da Fiocruz e da UNIFASE no YouTube. Com o tema “E agora? Pessoas com Deficiência, Direitos Sociais e Inclusão”, o episódio comemorativo promove o debate e a reflexão sobre o que podemos esperar em relação às políticas públicas que afirmam os direitos das pessoas com deficiência no momento pós-eleição. “A proposta é pensar coletivamente como experiências do passado, como o Viver sem limite, podem embasar novas políticas sociais”, adianta Tuca.  

As produtoras do programa, Daniele Novaes e Cristina Rabelais, lembram que em 1 ano 26 especialistas, pesquisadores e profissionais de diversas áreas, além de militantes de movimentos sociais a favor dos direitos humanos, já passaram pelo programa. “Com eles tivemos a oportunidade de conversar sobre temáticas importantes para luta pelos direitos das pessoas com deficiência, como capacitismo, desenho universal para aprendizagem, acessibilidade, masculinidade, tomada de decisão apoiada, violência policial, entre outros. No último episódio, o programa apresentou um debate sobre democracia, acessibilidade e eleições. Agora, vamos discutir o que esperar dos políticos que elegeremos este ano”, comenta Cristina Rabelais, pesquisadora do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), que também é professora da Faculdade de Medicina do Centro Arthur de Sá Earp Neto (Unifase) e coordenadora do NIPPIS.

 

 

Sobre o programa Ecoar – Diálogos de Cidadania  

O programa “Ecoar – Diálogos de Cidadania” é um projeto cultural-informativo do Núcleo de Informações, Políticas Públicas e Inclusão Social (NIPPIS), uma iniciativa conjunta da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), e do Centro Arthur de Sá Earp Neto (Unifase). A iniciativa busca reverberar informações sobre direitos humanos e cidadania e integra estratégia de divulgação de informações e tradução do conhecimento para a implementação de políticas públicas e empoderamento da população, com foco no segmento de pessoas com deficiência e em temáticas de inclusão social. P roduzido por Cristina Rabelais, Tuca Munhoz e Daniele Novaes, é apoiado pelo Sistema Nacional de Informação sobre Deficiência (SISDEF) . Assista a todos os episódios do Ecoar. .  

SERVIÇO
Programa Ecoar – Diálogos de Cidadania completa 1 ano
Tema: E agora? Pessoas com Deficiência, Direitos Sociais e Inclusão
Data: 5 de outubro (quarta-feira), às 14h
Como assistir: transmissão ao vivo pelos canais da VideoSaude Distribuidora da Fiocruz e da Unifase no YouTube  

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Bel Levy – 21 97240 4488
pautasdesaude@gmail.com  

 

28 de julho de 2025
Descontos são válidos para nove cursos e funcionários do Hospital Alcides Carneiro também têm condições especiais
25 de julho de 2025
Estudantes extensionistas da UNIFASE/FMP e da Universidade da República (UdelaR), do Uruguai, participaram de uma vivência imersiva no Quilombo Boa Esperança, em Areal/RJ. Entre os dias 14 e 20 de julho, os alunos se dedicaram a ações de escuta, troca de saberes e construção coletiva com os moradores da comunidade quilombola. “Como extensionista uruguaio, vivenciar a relação que a UNIFASE/FMP constrói com a comunidade quilombola nos inspira a aprofundar o diálogo de experiências e saberes em uma perspectiva regional. A UdelaR reconhece a importância da colaboração e da complementaridade para refletirmos sobre o papel da extensão universitária nas sociedades do conhecimento do século XXI”, destaca Kail Márquez García, professor da UdelaR. A atividade fez parte de um projeto de extensão que já acontece há mais de um ano e teve como foco o fortalecimento de vínculos, o reconhecimento das realidades do território e o aprendizado sobre o cuidado em sua dimensão mais ampla — afetiva, social e política. Ao longo da semana, os estudantes foram acolhidos pelas famílias da comunidade, que compartilharam não apenas suas rotinas, mas também seus saberes e histórias. Ao final da vivência, os participantes realizaram uma devolutiva à comunidade, reunindo reflexões e aprendizados construídos de forma coletiva. “Foram dias de troca profunda entre o quilombo e a cidade, onde a beleza da cultura encontrou a dureza da desigualdade. Mostramos nossa resistência, nossas dores e esperanças, e plantamos em cada visitante um olhar mais humano e consciente”, explica Danilo da Silva Barbosa, quilombola. A iniciativa reforça o papel da extensão universitária como espaço de formação integral, valorizando o diálogo com diferentes contextos e promovendo experiências transformadoras dentro e fora da sala de aula. Na UNIFASE/FMP, a extensão é parte viva da formação — criando pontes entre saberes e territórios. "Vivências como essa nos lembram que a universidade não deve apenas formar profissionais, mas cidadãos comprometidos com a realidade social e preparados para escutar e construir junto", comenta a docente de Extensão da UNIFASE/FMP, Gleicielly Braga.
24 de julho de 2025
Reconhecimento destaca projeto de extensão universitária que capacita moradores e profissionais de saúde para enfrentar desastres naturais em Petrópolis