2º Colóquio do LNCC & UNIFASE marca a abertura da SNCT em Petrópolis

4 de outubro de 2022
2º Colóquio do LNCC & UNIFASE marca a abertura da SNCT em Petrópolis

O LNCC e a UNIFASE participam da 19ª Edição a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que tem como tema anual o Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil. Para a abertura da SNCT em Petrópolis teremos a presença do Prof. Ildeu Moreira com a palestra “O petropolitano Peter Brian Medawar: Um Nobel Brasileiro?”

Este evento será realizado na modalidade híbrida. Presencial no Auditório da UNIFASE e transmitido pelo Canal Oficial da UNIFASE no  Youtube. Serão emitidos certificados pelo LNCC aos participantes  inscritos pelo Sympla.

Auditório UNIFASE: Av. Barão do Rio Branco, 1003 – Centro, Petrópolis – RJ.
Capacidade máxima do auditório: 250 pessoas.

A palestra “O petropolitano Peter Brian Medawar:  Um Nobel Brasileiro” será apresentada por Ildeu de Castro Moreira, professor do Instituto de Física da UFRJ.

CV do palestrante:

Ildeu de Castro Moreira é professor do Instituto de Física da UFRJ e de programas de PG em História e Ensino de Física e Comunicação Pública da Ciência. É vice-coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia  – Comunicação Pública da C&T. Foi diretor do Departamento de Popularização da C&T do MCTI e coordenador da Semana Nacional de CT (2004 a 2012). Foi editor científico da Ciência Hoje e membro de conselhos da SBF, SBPC e SBHC, do Conselho Superior da CAPES e de CA do CNPq. Recebeu, em 2013, o Prêmio José Reis de Divulgação Científica do CNPq e, em 2021, a Medalha Henrique Morize da ABC. Foi presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC (2017-2021). É Presidente de Honra da SBPC.

Resumo da palestra:

Peter Brian Medawar (Petrópolis, 28/2/1915 – Londres, 1987) ganhou o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1960 pela descoberta da tolerância imunológica adquirida. Seu trabalho foi decisivo para evitar a rejeição em transplantes de órgãos. Medawar era cidadão brasileiro, nascido em Petrópolis, e, também, cidadão britânico. Sua mãe era inglesa e seu pai, de origem libanesa, foi dono da Óptica Ingleza, no centro do Rio de Janeiro. Medawar permaneceu no Rio até os 6 ou 7 anos de idade, morando com os pais em Copacabana, e depois foi estudar na Inglaterra onde fez toda sua carreira. Além de excepcional cientista, foi um grande escritor e divulgador da ciência. Vamos discutir aspectos da vida e da obra de Medawar, com ênfase em suas relações com o Brasil, e tentar esclarecer informações incorretas sobre ele, que circulam na internet.

11 de setembro de 2025
A Avenida Barão do Rio Branco vai se transformar mais uma vez em um espaço de promoção da saúde. Neste domingo, 14 de setembro, acontece a 2ª edição do Movimenta Saúde: Educação, Esporte e Bem-Estar para Todos, uma iniciativa da UNIFASE/FMP em parceria com a Escola Técnica Irmã Dulce Bastos. As atividades estão programadas para ocorrer das 8h às 12h, próximo à American Pet. Nesta edição será realizada a Campanha “A Vida Continua” que marca o “Setembro Verde”, mês de conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. Outra novidade é o tema “Saúde & Sol”: Proteção Solar em Movimento, que vai explicar a necessidade de se expor ao sol com proteção adequada. Além disso, a comunidade poderá contar com atendimentos gratuitos, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, frequência cardíaca, avaliação nutricional, orientações sobre saúde bucal e primeiros socorros. Também serão oferecidas atividades educativas, incluindo exposição de imagens radiológicas com patologias e dinâmicas voltadas para o autocuidado. Mais do que serviços de saúde, o Movimenta Saúde busca aproximar estudantes, professores e população, estimulando hábitos saudáveis e fortalecendo a integração entre conhecimento, bem-estar e responsabilidade social. Serviço: Data: Domingo, 14 de setembro Horário: 8h às 12h Local: Avenida Barão do Rio Branco – próximo à American Pet
11 de setembro de 2025
Falar sobre o envelhecimento ganha cada vez mais relevância num país em rápida transição demográfica. Segundo dados do último Censo do IBGE, o número de pessoas com 60 anos ou mais no Brasil chegou a 32,1 milhões, equivalendo a 15,8 % da população nacional. Pensando nessa temática, a UNIFASE está ampliando sua atuação na área da gerontologia com a realização de dois cursos de extensão voltados ao envelhecimento e aos direitos da pessoa idosa. As atividades fazem parte do projeto “Percurso da Pessoa Idosa”, uma trilha de cursos que busca oferecer conhecimento acessível e integrado para diferentes públicos. “O envelhecimento populacional é uma realidade global e compreender esse processo é fundamental para promover saúde, prevenir agravos e assegurar condições que favoreçam um envelhecimento ativo, saudável e digno”, destaca Carolina Laranja, especialista em Enfermagem Gerontológica e professora de ambos os cursos. O primeiro curso, “Envelhecendo com Sabedoria – desmistificando o processo do envelhecer”, será realizado nos dias 20 e 27 de setembro, das 8h às 12h. A proposta é promover uma reflexão sobre o processo de envelhecimento, abordando desde conceitos básicos sobre quem é a pessoa idosa até estratégias de promoção da saúde, hábitos de alimentação e atividade física. O objetivo é ajudar a desconstruir preconceitos e estimular uma visão positiva e saudável sobre essa etapa da vida. Na sequência, será realizado o curso “Desmistificando os Direitos das Pessoas Idosas”, nos dias 18 e 25 de outubro de 2025, também das 8h às 12h. Essa formação vai aprofundar o conhecimento sobre o Estatuto da Pessoa Idosa e os direitos fundamentais garantidos por lei, com destaque para o direito à saúde e a forma de acessar serviços dentro do SUS. Os cursos são voltados para estudantes, profissionais de diversas áreas, educadores, líderes comunitários, agentes comunitários de saúde, pessoas idosas, pessoas que cuidam e familiares de pessoas idosas, profissionais da saúde. Segundo a professora da UNIFASE, Carolina Laranja, capacitar profissionais para os cuidados com a pessoa idosa, além de trazer novas oportunidades de inserção no mercado de trabalho, pode proporcionar para esse grupo qualidade de vida nessa fase. “O crescimento da população idosa amplia a demanda por serviços especializados, pesquisas, políticas públicas e inovação, configurando um campo em expansão e com múltiplas oportunidades em áreas como saúde, educação, assistência social e tecnologia. Além disso, a capacitação garante profissionais cada vez mais qualificados para uma atenção integral e humanizada à pessoa idosa. Isso promove o cuidado adequado, e também o fortalecimento da autonomia, do bem-estar e da qualidade de vida nessa etapa da vida”, finaliza ela. Os dois cursos serão realizados no campus Barão, que fica na Avenida Barão do Rio Branco, 1.003. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site: https://www.unifase-rj.edu.br/extensao/cursos-de-extensao
10 de setembro de 2025
A FMP marcou presença na solenidade de abertura das comemorações dos 80 anos do Conselho Federal de Medicina, realizada nesta quarta (10), em Brasília, com a participação de importantes lideranças médicas, políticas e acadêmicas de todo o país. Na foto, o Diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis, Álvaro Veiga e a professora, Eneida Veiga representando nossa instituição neste momento histórico para a saúde brasileira.