Guia prático do Vestibular de Medicina 2023 da FMP

30 de agosto de 2022
Guia prático do Vestibular de Medicina 2023 da FMP
Graduanda em Medicina
Vestibular de medicina – FMP

O Guia Prático do Vestibular de Medicina 2023 da Faculdade de Medicina de Petrópolis  foi criado para você conhecer melhor as formas de ingresso do curso e da instituição. 

Aqui você vai encontrar informações sobre como funciona o vestibular, as formas de ingresso, toda estrutura que temos e os programas que poderá participar como acadêmico de Medicina da FMP .

Tradição e história

O curso de Medicina da FMP soma 55 anos de tradição. Tudo começou quando o Reitor Arthur de Sá Earp Neto acompanhado de um grupo de médicos formou a Fundação Octacílio Gualberto (FOG). Desde o início o interesse era criar o que futuramente viria ser a Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP) .

Apenas no dia 31 de outubro de 1967 que esse desejo se concretizou, e as práticas de medicina de fato começaram. Alguns anos depois, Neto e seus colegas que até então só tinham um sonho viram ele se concretizar, com acadêmicos se tornando médicos. 

O sucesso foi tanto que em 1998 a FOG expandiu, lançando a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FASE) . A partir desse momento, elas se tornaram uma única instituição de ensino. 

Mais novidades surgiram em 2020. Essa época foi marcada pelo surgimento e a propagação de uma doença infectocontagiosa nomeada por SARS-CoV-2, popularmente conhecida como novo coronavírus.

Ao mesmo tempo em que isso acontecia, a instituição passava pelo processo de se tornar um Centro Universitário, foi então que se viu a oportunidade de renomeá-la para Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto – UNIFASE.

Desde quando surgiu, o nome da Faculdade de Medicina de Petrópolis compõe o diploma de muitos profissionais.

O vestibular de Medicina 2023 da FMP

O Vestibular de Medicina 2023 da FMP está oferecendo 150 (cento e cinquenta) vagas para o curso de Medicina com validade, somente, para o ANO LETIVO DE 2023. 

Desse total de vagas, 75 (setenta e cinco) serão para o 1º semestre e as outras 75 (setenta e cinco) serão para o 2º semestre.  

Do total de 75 (setenta e cinco) vagas, de cada semestre, 38 (trinta e oito) serão reservadas para preenchimento por meio das Provas Objetiva, Discursiva e de Redação e 37 (trinta e sete) vagas para preenchimento através dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM dos anos 2020 ou 2021, em cada semestre.

Como se inscrever no vestibular de Medicina 2023?

As inscrições para o Vestibular de Medicina 2023 devem ser realizadas no ambiente on-line da instituição, na página institucional clicando aqui , do dia 18/08 a 23/09/2022.

Ao acessar o site, você encontrará o “Requerimento de Inscrição” . Ele precisa ser preenchido juntamente com as demais informações pessoais solicitadas. 

Qual o valor da inscrição?

A taxa de inscrição do vestibular de Medicina 2023  é de R$380,00. Caso o pagamento não seja realizado até a data de vencimento, ela é cancelada automaticamente.

A prova

O processo de seleção da FMP é realizado pela Fundação Cesgranrio e tem como foco estudantes que tenham terminado o Ensino Médio ou equivalente, e conta com algumas provas de conhecimentos gerais. 

As questões são divididas pelas disciplinas existentes no Ensino Médio: Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Física, Química, Biologia e Redação.

As perguntas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Espanhola ou Inglesa; Biologia; Química; Física; Matemática; Geografia; História são objetivas .

Já as disciplinas de Biologia e Química têm questões discursivas.

Vale lembrar que serão eliminados deste Concurso Vestibular Isolado os candidatos que: 

  1. a) FALTAREM às provas; 
  2. b) Obtiverem ZERO na Redação; 
  3. c) Obtiverem ZERO na Prova Discursiva (Biologia/Química); 
  4. d) Obtiverem ZERO na soma do número de pontos nas Provas Objetivas.

A redação

A prova de Redação constará de uma proposta de:

  • Produção de texto em prosa, 
  • em modalidade e limites solicitados, 
  • acerca de tema escolhido a critério da Banca Examinadora. 

Na Redação, será avaliada a capacidade de o candidato construir um texto dissertativo-argumentativo que mostre coerência e reflexão crítica, além do domínio da norma padrão da língua portuguesa. 

Data e local de prova

A prova presencial será realizada no dia 16 de outubro de 2022, domingo, em endereço a ser confirmado pelo cartão de confirmação de inscrição. 

As Provas Objetivas , Discursiva e de Redação terão, ao todo, duração de 4 (quatro) horas e 30 (trinta) minutos .

O local da prova estará definido em seu Cartão de Confirmação de Inscrição ou informado, através da internet, no site da FUNDAÇÃO CESGRANRIO

Cartão de Confirmação de Inscrição

CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO, contendo os principais dados dos mesmos, será disponibilizado somente pela internet, no site da FUNDAÇÃO CESGRANRIO para impressão no dia 11/10/2022, a partir das 10 horas.

O CANCELAMENTO da inscrição e a consequente ELIMINAÇÃO do presente Concurso Vestibular isolado ocorrerá caso a não integralização dos procedimentos de inscrição, que envolvem o preenchimento correto do Requerimento de Inscrição próprio e o envio através da internet, a impressão do boleto bancário e o pagamento da inscrição nas agências bancárias autorizadas, a impressão e conferência do Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível no site da FUNDAÇÃO CESGRANRIO, a partir do dia 11/10/2022.

O resultado

O resultado do vestibular de Medicina 2023 estará disponível somente via internet, através do site da FUNDAÇÃO CESGRANRIO (www.cesgranrio.org.br), no dia 13 de dezembro, a partir das 10h.

A matrícula

  • Nos dias 14, 15 e 16/12/2022 estará aberto o período de matrículas referentes à 1ª convocação – diretamente na FACULDADE DE MEDICINA DE PETRÓPOLIS – FMP 
  • Nos dias 09 e 10/01/2023 Matrículas referentes à 2ª Convocação (1ª Reclassificação) do CONCURSO VESTIBULAR ISOLADO DA FMP – ANO LETIVO DE 2023 – diretamente na FACULDADE DE MEDICINA DE PETRÓPOLIS – FMP , na  Secretaria do Campus Barão do Rio Branco, 1003, Centro, Petrópolis/RJ, no horário das 8h30 às 17h30.

Importante : Se o candidato classificado não respeitar os horários e datas, isso implicará na perda da vaga.

Vantagens de estudar na FMP 

A Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP) tem 56 anos de tradição, e ao longo deste tempo, já formou pessoas de todas as regiões do Brasil. 

Além de sua bagagem histórica, a instituição soma várias indicações e premiações na área da saúde, que só confirmam o compromisso da FMP de desenvolver profissionais de excelência.

Estudar na FMP também significa ter uma formação que vai além da sala de aula, pois a instituição sempre promove seminários, palestras, cursos de extensão e outras práticas que vão permitir com que o acadêmico esteja emergido ao que há de mais novo no mercado. 

Procedimentos inovadores, ferramentas de ponta, estudo para curar ou prevenir doenças que até hoje se encontram sem tratamento, fazem parte do ecossistema de estudo da FMP. 

Ora, além de ter contato com as práticas que todo médico generalista deve dominar, o aluno ainda sai preparado e a par do que está acontecendo de mais novo no mundo da ciência humana.

Instalação e infraestrutura

A FMP é referência no Brasil e parte disso se dá às instalações destinadas para o desenvolvimento de atividades de ensino teóricas e práticas, estágios supervisionados e treinamentos. Na Faculdade de Medicina de Petrópolis você encontra:

  • Ambulatório Escola – AMBE;
  • Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias – DIP;
  • Unidades de Saúde da Família – PSF;
  • Instituto Anatômico Prof. Antônio de Souza Queiroz;
  • Laboratório de Histologia e Patologia;
  • Laboratório de Microbiologia, Parasitologia e Imunologia Básica;
  • Complexo de Radiologia;
  • Centro de Simulação Realística.

Representações estudantis

A FMP ainda conta com representações estudantis que buscam tornar a experiência acadêmica ainda mais significativa.

  • Associação Atlética de Medicina;
  • Associação Atlética Fase Petrópolis;
  • Representantes de turma;
  • Ligas Acadêmicas.

Unifase das profissões

O Unifase das Profissões é um evento que acontece todo ano e tem como foco estudantes do Ensino Médio que querem adentrar no ensino superior. 

Nele, acadêmicos e professores de todos os cursos da Unifase se reúnem para esclarecer dúvidas de alunos que ainda não sabem ao certo que curso de graduação fazer.

A ideia é que neste evento esses alunos conheçam opções de carreira dos cursos e tirem suas dúvidas para que, assim, consiga ter maior clareza de qual escolha profissional optar.

Além disso, o Unifase das Profissões busca inserir os estudantes no contexto da vida universitária, compartilhando as demais oportunidades que a vida universitária pode proporcionar para ele.

O que a Faculdade de Medicina de Petrópolis oferece?

A FMP tem como pilar preparar o acadêmico para as necessidades do mercado , portanto tudo o que ela oferece está voltado para isso.

Equipamentos modernos

As instalações dedicadas para os estudantes do curso de Medicina, como os consultórios, as salas de pequenas cirurgias e ambientes para exames são todas equipadas com tecnologias de última geração.

Centro de referência na saúde pública de Petrópolis

Ao se formar na FMC, o estudante de medicina garante no seu currículo a experiência de atuar em um dos maiores centros médicos de referência no atendimento à população da cidade. Esse centro se destaca, principalmente, na área de curativos e glaucoma. 

Integração com demais áreas da saúde

Na Faculdade de Medicina de Petrópolis é possível integrar o curso de Medicina com demais cursos da área da saúde, Nutrição, Enfermagem, Radiologia, Psicologia e Odontologia, permitindo que a experiência da sala de aula seja similar à de um centro médico.

Supervisão de professores altamente qualificados

O corpo docente do curso de Medicina é composto por mais de 80% de mestres e doutores e todos têm larga experiência no seu ramo de atuação. 

Além disso, eles estão familiarizados com a prática do ensinar, trabalham com diferentes metodologias e ferramentas para que o processo de ensino-aprendizagem seja o mais facilitador possível.

Inclusive fazem o acompanhamento de perto do aprendizado no Ambulatório Escola, e estão sempre disponíveis nos canais de relacionamento professor/aluno.

Prontuário eletrônico para pacientes

O sistema integrado da faculdade permite com que as informações e o histórico dos pacientes estejam de fácil acesso para os acadêmicos, docentes e funcionários.

Por que optar pela FMP?

A FMP oferece uma experiência acadêmica única , que é toda pensada na construção de carreira do estudante, pois ela entende que a graduação é apenas uma etapa para o desenvolvimento de um profissional de sucesso.

Na instituição de ensino superior FMP você está o tempo todo em contato com pessoas importantes do mundo da ciência humana, além disso, pode estar o tempo todo envolvido com pesquisas científicas de grande porte, que são portas de entrada para descobertas importantes deste âmbito.

A própria estrutura é pensada e projetada para que o acadêmico possa viver os melhores anos da sua vida. Petrópolis é considerada um dos pólos universitários da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro.

O campus está em uma região onde há grande vegetação, sendo um ambiente com muito silêncio, ideal para os estudos.

29 de outubro de 2025
Até quinta-feira (30) acontece a 31ª Semana Científica da UNIFASE/FMP, que neste ano tem como tema "Entre a serra e o mar - interfaces entre saúde, ecossistemas e tecnologias", promovendo uma troca de ideias entre os conhecimentos acadêmicos e a sociedade. "Toda escola é uma casa de aprendizado, mas é um aprendizado que não pode jamais ser desconectado da realidade da sociedade. Saúde é um conceito muito amplo, que fala do bem-estar global das pessoas, mas está diretamente ligada ao meio ambiente, onde nós vivemos e nos desenvolvemos. O nosso aprendizado, nosso fazer e nossa tecnologia não podem jamais estar descolados desse bem-estar do cuidado com os outros e da própria existência. A Semana Científica da UNIFASE/FMP tem que ser vista sob essa perspectiva de trazer os nossos saberes para a construção de uma sociedade inclusiva, justa e saudável", comenta Jorge D á u, presidente da Fundação Octacílio Gualberto, mantenedora da UNIFASE/FMP e da Escola Técnica Irmã Dulce Bastos. São mais de 1.100 inscritos, 234 trabalhos aprovados e mais de 70 palestrantes em um dos eventos acadêmicos mais tradicionais da instituição. "É muito importante trazermos para a nossa reflexão esse tema, que é o assunto do momento. Estamos a poucas semanas da COP30, que vai justamente discutir como estamos tratando a vida. Desejo que durante a Semana, os participantes vejam, reflitam e tirem as suas conclusões sobre que lado estamos no processo", acrescenta o professor Abílio Aranha, pró-reitor de Ensino e Extensão da UNIFASE/FMP. A programação conta com mesas-redondas, oficinas temáticas, palestras, mostras de trabalhos e apresentações culturais , abordando questões como inovação tecnológica, sustentabilidade e políticas públicas em saúde. "Num mundo onde o acesso à informação é ilimitado, seja ela verídica ou não, e que as respostas estão todas aí, é cada vez mais importante a gente conhecer quais são as perguntas relevantes, que podem mudar a qualidade de vida da população e melhorar o ambiente em que vivemos. Não é possível reconhecer as perguntas sem uma escuta atenta, sem uma interlocução, sem uma troca, e essa Semana é o espaço para isso", completa o professor Ricardo Tesch, pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UNIFASE/FMP. A professora Thaise Gasser, coordenadora do curso de Nutrição e da Comissão de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde da UNIFASE/FMP , foi a mediadora da mesa de abertura, que contou com a participação de Luana Pinho, professora associada da Faculdade de Oceanografia da UERJ, e Vitória Custódio, geógrafa e gerente de Prevenção e Preparação da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis. A professora Luana falou sobre como o aumento da temperatura dos oceanos impacta a região serrana. "Se associarmos as mudanças globais, como o aumento de C02 e o aumento da temperatura dos oceanos, consequentemente teremos o aumento da evaporação, das nuvens que vão se condensando, e o aumento das chuvas. É a partir daí que começamos a visualizar e a entender mais diretamente como as mudanças climáticas e as alterações nos oceanos podem também impactar quem mora na serra", explica. Já Vitória mostrou o mapa de risco geológico de Petrópolis e a topografia da bacia do Rio Quitandinha, que é a que mais sofre com risco hidrológico. "Para além de todas as condições naturais que já tínhamos para essa inundação ser tão severa, ainda temos a ocupação urbana e todas as questões antrópicas que influenciam ainda mais esse processo, como a impermeabilização do solo, a quantidade de construções, o esgotamento sanitário sendo despejado, enfim, tudo isso piora ainda mais o nosso cenário de risco", analisa. De acordo com a geógrafa, os riscos e desastres estão associados à população e sua exposição às ameaças presentes, podendo ser desencadeados por ameaças naturais ou antrópicas (atividades humanas), sendo sempre classificados como socioambientais por seus impactos. Além das ações comunitárias promovidas pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil, Vitória mencionou ainda o projeto "Comunidade que cuida da vida", em parceria com a UNIFASE/FMP, na qual os estudantes juntos à equipe da Unidade de Saúde da Família da Estrada da Saudade, coletam informações fundamentais sobre vulnerabilidades da população para uma resposta mais eficiente em situações de desastres. A programação, que segue até quinta-feira (30), está disponível no site da instituição: https://www.even3.com.br/xxxi-semana-cientifica-unifasefmp-596978/ Câmara entrega título de utilidade pública municipal à UNIFASE/FMP Durante a abertura do evento, o vereador Dr. Aloisio Barbosa Filho entregou o Título de Utilidade Pública à Fundação Octacílio Gualberto, mantenedora da UNIFASE/FMP e da Escola Técnica Irmã Dulce Bastos. "É uma honra estar aqui como representante do Legislativo e poder homenagear a instituição que me formou. Todo gestor público deve honrar essa instituição, porque a saúde pública que temos hoje em Petrópolis deve muito à UNIFASE/FMP, através dessa parceria com o município", disse o vereador. "Não havia um melhor momento para fazer essa entrega do que na abertura da Semana Científica. Fico lisonjeada de receber esse reconhecimento público, mas mais do que a formalidade que tem implicações jurídicas legais, poder ouvir uma palavra daquele que tem uma tradição de vivenciar a FMP", destacou a reitora Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves. 
28 de outubro de 2025
Evento reúne especialistas para debater avanços e desafios na saúde da mulher
27 de outubro de 2025
Com projeto sobre sustentabilidade UNIFASE/FMP conquista segundo lugar