Promovendo o protagonismo de pessoas com deficiência intelectual: um bate-papo sobre os bastidores do programa Ecoar

4 de maio de 2022
Promovendo o protagonismo de pessoas com deficiência intelectual: um bate-papo sobre os bastidores do programa Ecoar

Em abril, o Ecoar – Diálogos de Cidadania lançou um episódio especial que contou com o protagonismo de pessoas com deficiência intelectual. Dayana Conceição Souza, Gabriel Nascimento e Thiago Rodrigues compartilharam suas experiências e opiniões sobre preconceito, capacitismo, mercado de trabalho, acessibilidade e mobilidade.  Para que este episódio fosse ao ar, a produção do Ecoar – Diálogos de Cidadania articulou durante três meses com profissionais que atuam em projetos voltados para pessoas com deficiência intelectual, e estas serão as convidadas do próximo episódio ao vivo no canais do YouTube da Videosaúde e da UNIFASE, no dia 11/05, às 14 horas , com intérpretes de LIBRAS.

Uma das principais preocupações da equipe envolvida neste projeto era desenvolver estratégias que deixassem os convidados à vontade para se expressarem e que eles fossem protagonistas em suas falas. Entre as convidadas do episódio de maio estão: Daniela Karmeli , psicóloga que vem atuando desde 1993 nas áreas social e da pessoa com deficiência; Débora Goldzveig , publicitária que idealizou o Projeto Irmãos, que há 7 anos trabalha com o acolhimento e escuta de irmãos de pessoas com necessidades específicas, e atua no Instituto Serendipidade, que propõe a inclusão como solução e ferramenta de inovação; e as psicólogas do Programa Acompanhante da Pessoa com Deficiência, do CER Freguesia do Ó, Adriana Barbosa e Marina Lane

Mediado por Tuca Munhoz, o sétimo episódio do programa informativo-cultural do Núcleo de Informações, Políticas Públicas e Inclusão Social (NIPPIS), tem como pauta os bastidores da produção do episódio “Deficiência Intelectual: preconceito e dignidade”. A audiência será convidada a refletir sobre a importância do apoio da família, projetos sociais de inclusão e do serviço público, como o Programa Acompanhante da Pessoa com Deficiência, na promoção da autonomia e do protagonismo das pessoas com deficiência intelectual e como o preconceito é um fator limitador de suas potencialidades. 

O Ecoar – Diálogos de Cidadania é um projeto cultural-informativo do Núcleo de Informações, Políticas Públicas e Inclusão Social (NIPPIS/Fiocruz&UNIFASE) produzido por Cristina Rabelais e Daniele Novaes, que busca reverberar informações sobre direitos humanos e cidadania. Apoiado pelo Sistema Nacional de Informação sobre Deficiência (SISDEF) , que será lançado em breve, como parte da estratégia de divulgação de informações e apoio ao uso de evidências para a implementação de políticas públicas e para subsidiar o controle social, com ênfase para o segmento de pessoas com deficiência e para a temática da inclusão social. 

Entre os outros parceiros que contribuem para a viabilização do programa estão: a ASCOM ICICT, ASCOM Unifase, Videosaúde Distribuidora e a Coordenação de Cooperação de Social da Presidência da Fiocruz. Os interessados podem entrar em contato com a equipe de comunicação do NIPPIS por meio do email: ecoar.nippis@gmail.com .

12 de setembro de 2025
Em celebração ao Dia do Administrador, o corpo docente e os egressos do curso de Administração da UNIFASE foram homenageados no dia 8 de setembro, durante uma sessão solene realizada na Câmara Municipal de Petrópolis. A iniciativa, proposta pelo vereador Tiago Damaceno, reconheceu a importância da instituição e de seus profissionais para a formação de gestores comprometidos com a sociedade.  Legenda: Aluisio Pinheiro, diretor do Ambulatório Escola da UNIFASE/FMP; Ana Maria Auler, coordenadora do curso de Administração da UNIFASE; Calebe Leite, egresso do curso de Administração da UNIFASE; Fátima Lima, professora do curso de Administração da UNIFASE; Marcelo Silveira, egresso do curso de Administração da UNIFASE; Thiago Damaceno, vereador; Thiago Pires e Wellington Gusmão, egressos do curso de Administração da UNIFASE.
12 de setembro de 2025
A PNDES vai ordenar e apontar estrategicamente o que é importante para a educação superior no Brasil
11 de setembro de 2025
A Avenida Barão do Rio Branco vai se transformar mais uma vez em um espaço de promoção da saúde. Neste domingo, 14 de setembro, acontece a 2ª edição do Movimenta Saúde: Educação, Esporte e Bem-Estar para Todos, uma iniciativa da UNIFASE/FMP em parceria com a Escola Técnica Irmã Dulce Bastos. As atividades estão programadas para ocorrer das 8h às 12h, próximo à American Pet. Nesta edição será realizada a Campanha “A Vida Continua” que marca o “Setembro Verde”, mês de conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. Outra novidade é o tema “Saúde & Sol”: Proteção Solar em Movimento, que vai explicar a necessidade de se expor ao sol com proteção adequada. Além disso, a comunidade poderá contar com atendimentos gratuitos, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, frequência cardíaca, avaliação nutricional, orientações sobre saúde bucal e primeiros socorros. Também serão oferecidas atividades educativas, incluindo exposição de imagens radiológicas com patologias e dinâmicas voltadas para o autocuidado. Mais do que serviços de saúde, o Movimenta Saúde busca aproximar estudantes, professores e população, estimulando hábitos saudáveis e fortalecendo a integração entre conhecimento, bem-estar e responsabilidade social. Serviço: Data: Domingo, 14 de setembro Horário: 8h às 12h Local: Avenida Barão do Rio Branco – próximo à American Pet