Confira as tendências e como conduzir sua carreira no mercado de trabalho

4 de janeiro de 2021
Confira as tendências e como conduzir sua carreira no mercado de trabalho

Ninguém poderia imaginar que 2020 entraria para a história como um ano tão delicado para a humanidade, marcado pela pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), que alterou completamente a rotina mundial. Tivemos que nos adaptar às mudanças, desde a maneira de nos cumprimentarmos, em prol da prevenção, até ao novo formato imposto nas relações no mercado de trabalho.

Agora, em 2021, seguiremos nesse ritmo de mudanças, à espera da eficácia da vacina para que possamos voltar à normalidade. Uma coisa é certa, a vida não para! As ações presentes serão responsáveis por inúmeros resultados positivos ao longo da vida e, consequentemente, da trajetória profissional. Diante de tantas mudanças, muitos profissionais se sentem perdidos e não sabem o que fazer para se manterem ativos no mercado de trabalho.

“A pandemia afetou diretamente o processo de trabalho, mas isso não significa que as mudanças tenham sido negativas. Inúmeras oportunidades surgem em meio à crise, principalmente nas áreas da tecnologia, saúde, gestão e finanças. Várias empresas passaram por momentos delicados através de uma repaginação, abrindo novos caminhos. Houve também um grande avanço no ensino a distância e nos cursos disponibilizados na internet, para que os profissionais possam aperfeiçoar suas habilidades. É um período novo para todos, mas quem se preocupa em estar antenado, com certeza, terá vantagens no mercado de trabalho”, explica a gerente de Recursos Humanos da UNIFASE, Luciana Magalhães.

A área da saúde se destacou durante a pandemia. Algumas mudanças foram necessárias, como adotar ainda mais as ferramentas tecnológicas na rotina dos profissionais. Hoje, é possível ser atendido por médicos, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos através de uma teleconsulta, realidade que não era cogitada no Brasil até então, por conta da burocracia.

“Com certeza a área da saúde, que sempre foi muito importante, ganhou protagonismo ainda maior durante a pandemia. Novas tecnologias foram introduzidas e, sim, essa tendência veio para ficar. Muitos processos, que giram em torno do atendimento em si, estão se tornando mais ágeis, com melhores controles, graças à tecnologia”, destaca.

Misturando gestão e saúde, as áreas que estarão em evidência nos próximos anos são administração, com ênfase em gestão hospitalar e gestão pública, além dos cursos tecnológicos de Gestão Ambiental e Gestão de Recursos Humanos.

“Sem dúvida, num mundo tão dinâmico e global, é preciso estar atento e buscar a formação desejada, que irá proporcionar conhecimentos adequados para atuação em um novo cenário daqui a cinco anos. Se você já é formado em alguma área da saúde ou pensa em ingressar no ensino superior para estudar algo relacionado, saiba que essas são carreiras em alta para 2021, com demandas previstas no pós-pandemia”, destaca Luciana Magalhães.

A rapidez com que o mundo muda não impede que algumas projeções certeiras sobre o que vem por aí no campo profissional sejam feitas. Afinal, quais são os profissionais que ganharão destaque no futuro pós-pandemia? O que fazer para trilhar uma carreira de sucesso?
“As tendências no mercado de trabalho pós-pandemia se darão através da transformação digital, flexibilização com novas modalidades de trabalho, profissionais buscando cada vez mais conhecimento e desenvolvimento, gestores mais qualificados. Neste contexto, eu destacaria algumas habilidades essenciais para o profissional do futuro, como autonomia, gestão do tempo, adaptabilidade, conhecimento da tecnologia, comunicação clara e eficiente, inteligência emocional e responsabilidade na tomada de decisão”, finaliza a gerente de Recursos Humanos.

28 de outubro de 2025
Evento reúne especialistas para debater avanços e desafios na saúde da mulher
27 de outubro de 2025
Com projeto sobre sustentabilidade UNIFASE/FMP conquista segundo lugar 
27 de outubro de 2025
Pela primeira vez em Petrópolis, a UNIFASE/FMP foi palco do CBC Itinerante, programa de educação continuada promovido pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), no qual profissionais da saúde puderam atualizar seus conhecimentos em cirurgias de casos clínicos complexos e controversos envolvendo Abdome Agudo, Vias Biliares e Oncologia Gastrointestinal. Com o objetivo de aproximar a capital das cidades do interior do Rio de Janeiro, Petrópolis foi o sexto município a receber o CBC Itinerante. "Petrópolis foi escolhida por ter a UNIFASE/FMP, que é formadora de excelentes profissionais da área de saúde, e também por sabermos que aqui existem médicos de assistência de diversas especialidades cirúrgicas para uma troca enriquecedora de experiências", comenta o cirurgião Guilherme Ravanini, Membro Titular e Diretor do Núcleo Central do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Na ocasião, médicos especialistas em suas áreas de atuação ministraram palestras abordando as últimas atualizações na área de cirurgia em diferentes casos, integrando não só cirurgiões, como também acadêmicos e residentes de Medicina. "Os acadêmicos e residentes puderam vivenciar essa experiência trazida por cirurgiões mais experientes de todo o estado e da cidade, que promoveram essa parte educacional em assuntos super interessantes, como abdome agudo, hérnias da parede abdominal, um pouco de oncologia, principalmente os tumores de cólon e os tumores gástricos", explica o médico cirurgião Thiago Kloh, professor da disciplina de Clínica Cirúrgica da UNIFASE/FMP. Durante o dia todo, os participantes puderam ampliar seus conhecimentos sobre técnicas modernas em casos de diverticulite aguda complicada, obstrução intestinal no pós-operatório imediato, apendicite, câncer de vesícula, câncer gástrico e câncer colorretal. "Entre as minhas opções de residência, estou optando pela clínica cirúrgica, então decidi participar do CBC para poder me informar melhor sobre o campo da cirurgia geral, que eu pretendo atuar no futuro. Esses eventos nos ajudam porque reforçam o que aprendemos na faculdade e oferecem mais informações relacionadas à carreira", disse Heitor Lopes Carvalho, aluno do 10º período de Medicina da UNIFASE/FMP que participou do CBC Itinerante.  Também participaram do evento, os médicos Marcos Filgueiras, Diogo Salles, Marco Antônio Banal Xavier, Rafael Massao da Silva Nagato, Fabio Leonetti, Augusto Cesar de Mesquita, Lécio Carneiro Junior, Fernando B. Ponce Leon Pereira de Castro, Alexandre Ferreira Oliveira, Biazi Ricieri Assis, Marcelo Sá de Araújo, Leonardo Rocha Ferraz, Guilherme Guédon de Oliveira, Julio Cesar Tabares Morales e Julio Vieira de Melo.