O que esperar do mercado de trabalho em 2021?

21 de dezembro de 2020
O que esperar do mercado de trabalho em 2021?

Por Luciana Magalhães
Gerente de Recursos Humanos da UNIFASE.

 

A chegada da Pandemia fez com que tudo mudasse. O mercado precisou, literalmente, de um dia para o outro se adaptar às novas condições impostas para evitar a disseminação do vírus, sem que o distanciamento social prejudicasse drasticamente a economia.

Dentro deste cenário de muitos desafios, as empresas tiveram que se reinventar e criar novas formas de oferecer seus produtos e serviços. Em alguns casos, até mudar completamente seu modelo operacional. Por outro lado, os profissionais passaram a desenvolver novas competências.

O fato é que muitas empresas aceleraram projetos que estavam sendo planejados para os próximos anos, principalmente, com as implementações tecnológicas e a automação dos processos. Isso não terá volta, dificuldades antes levantadas, foram superadas de alguma forma trazendo, em muitos casos, resultados surpreendentes.

O Home Office surgiu como uma possibilidade real, muitas empresas perceberam as vantagens desta modalidade, assim como muitos profissionais também adotaram esse formato e não querem mais abrir mão desta possibilidade. Além de modelos híbridos, que também estão sendo implementados, bem como a flexibilização das jornadas de trabalho, em alguns casos.

Para se manter nesse mercado em 2021, ainda durante e pós a pandemia, algumas competências serão fundamentais para que os profissionais desenvolvam seu trabalho, como por exemplo: autonomia, gestão do tempo, adaptabilidade, conhecimento da tecnologia, comunicação clara e eficiente, inteligência emocional, tomada de decisão, entre outras. Mais do que nunca, os profissionais precisam se qualificar, se manter atualizados e informados, sair da “zona de conforto”, para que possam encarar os novos desafios.

 

As empresas e os profissionais que conseguiram passar por todas as dificuldades impostas até aqui, precisam continuar atentos às novidades tecnológicas, às tendências de mercado e à sua capacidade de produzir cada vez mais, com mais qualidade. Realmente é um novo momento, com muitos desafios, mas também com muitas oportunidades. Saber se adaptar às mudanças fará toda a diferença!

 

28 de outubro de 2025
Evento reúne especialistas para debater avanços e desafios na saúde da mulher
27 de outubro de 2025
Com projeto sobre sustentabilidade UNIFASE/FMP conquista segundo lugar 
27 de outubro de 2025
Pela primeira vez em Petrópolis, a UNIFASE/FMP foi palco do CBC Itinerante, programa de educação continuada promovido pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), no qual profissionais da saúde puderam atualizar seus conhecimentos em cirurgias de casos clínicos complexos e controversos envolvendo Abdome Agudo, Vias Biliares e Oncologia Gastrointestinal. Com o objetivo de aproximar a capital das cidades do interior do Rio de Janeiro, Petrópolis foi o sexto município a receber o CBC Itinerante. "Petrópolis foi escolhida por ter a UNIFASE/FMP, que é formadora de excelentes profissionais da área de saúde, e também por sabermos que aqui existem médicos de assistência de diversas especialidades cirúrgicas para uma troca enriquecedora de experiências", comenta o cirurgião Guilherme Ravanini, Membro Titular e Diretor do Núcleo Central do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Na ocasião, médicos especialistas em suas áreas de atuação ministraram palestras abordando as últimas atualizações na área de cirurgia em diferentes casos, integrando não só cirurgiões, como também acadêmicos e residentes de Medicina. "Os acadêmicos e residentes puderam vivenciar essa experiência trazida por cirurgiões mais experientes de todo o estado e da cidade, que promoveram essa parte educacional em assuntos super interessantes, como abdome agudo, hérnias da parede abdominal, um pouco de oncologia, principalmente os tumores de cólon e os tumores gástricos", explica o médico cirurgião Thiago Kloh, professor da disciplina de Clínica Cirúrgica da UNIFASE/FMP. Durante o dia todo, os participantes puderam ampliar seus conhecimentos sobre técnicas modernas em casos de diverticulite aguda complicada, obstrução intestinal no pós-operatório imediato, apendicite, câncer de vesícula, câncer gástrico e câncer colorretal. "Entre as minhas opções de residência, estou optando pela clínica cirúrgica, então decidi participar do CBC para poder me informar melhor sobre o campo da cirurgia geral, que eu pretendo atuar no futuro. Esses eventos nos ajudam porque reforçam o que aprendemos na faculdade e oferecem mais informações relacionadas à carreira", disse Heitor Lopes Carvalho, aluno do 10º período de Medicina da UNIFASE/FMP que participou do CBC Itinerante.  Também participaram do evento, os médicos Marcos Filgueiras, Diogo Salles, Marco Antônio Banal Xavier, Rafael Massao da Silva Nagato, Fabio Leonetti, Augusto Cesar de Mesquita, Lécio Carneiro Junior, Fernando B. Ponce Leon Pereira de Castro, Alexandre Ferreira Oliveira, Biazi Ricieri Assis, Marcelo Sá de Araújo, Leonardo Rocha Ferraz, Guilherme Guédon de Oliveira, Julio Cesar Tabares Morales e Julio Vieira de Melo.