Pandemia provoca transformações na área de odontologia

15 de junho de 2020
Pandemia provoca transformações na área de odontologia

Não é novidade que o atual cenário de isolamento social, por conta da pandemia mundial COVID-19, gerou mudanças em vários segmentos profissionais. No entanto, a reação de cada área frente às transformações originadas por este novo vírus será de extrema importância para a atualização dos processos de trabalho, principalmente aos relacionados à saúde. 

Com a área de odontologia não foi diferente. A pandemia trouxe diversas transformações para o segmento. Por isso, na III Semana de Odontologia da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase), que será realizada, on-line, nos dias 18 e 19 de junho, profissionais e acadêmicos da área promoverão debates com o intuito de compreender como a prática odontológica pode se adaptar a um contexto de isolamento social.

“Em situações de surto de determinadas doenças como estamos vivendo hoje com a Covid-19, os cuidados com a prática odontológica se tornam ainda mais necessários, para que tanto os profissionais da área de odontologia quanto os pacientes estejam protegidos, minimizando os riscos de contágio.  A complexidade técnica e a proximidade da cavidade oral, tornam a prática odontológica de alto risco para disseminação do Coronavírus. Por isso, exige atenção e disciplina redobradas aos protocolos de biossegurança e de integralidade de atenção, olhando o paciente como um todo”, explica a mestre e doutora em saúde coletiva, Claudia Ragon, professora do curso de Odontologia da FMP/Fase e uma das organizadoras do evento. 

Baseados numa visão biopsicossocial e de mudanças na implementação do programa de controle de infecção, com o aperfeiçoamento dos protocolos de limpeza, desinfecção, esterilização e manejo de descarte de resíduos nos serviços de saúde, o objetivo da Semana de Odontologia da FMP/Fase é discutir as práticas fundamentais a serem adotadas, para que proporcionem condições mais seguras na realização dos procedimentos odontológicos.

“Hoje, vivemos esse desafio de construir na prática odontológica um novo paradigma, mais comprometido com a visão integral dos pacientes. A frase atribuída a Charles Darwin: ‘não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças’, não poderia ser mais atual. Dessa forma, nos adaptando à nova realidade e buscando vencer os desafios, no sentido de uma prática odontológica segura e com embasamento científico e comprometimento, venceremos esse momento de pandemia, através do aprimoramento acadêmico e profissional, sempre visando a qualidade de vida da população, que é o nosso maior compromisso”, finaliza Claudia Ragon.

A Semana Respira Odonto, organizada pelo curso de Odontologia da FMP/Fase, é um evento gratuito. Para participar e obter mais informações, basta acessar: www.fmpfase.edu.br e efetuar a sua inscrição.

11 de novembro de 2025
Processo seletivo oferece ingresso por prova on-line ou pela nota do ENEM a partir de 2018
10 de novembro de 2025
"Muito além da dor: como conduzir a anamnese e exame físico na suspeita de endometriose" foi o tema da palestra que abriu o II Simpósio de Ginecologia e Obstetrícia realizado na UNIFASE/FMP
6 de novembro de 2025
O mercado da saúde segue em expansão e, com ele, cresce a demanda por profissionais qualificados. Entre as carreiras mais procuradas está a de Técnico em Enfermagem, que oferece alta empregabilidade e oportunidades em diferentes áreas. Nessa perspectiva, a Escola Técnica Irmã Dulce Bastos, está com matrículas abertas para o primeiro semestre de 2026 para o Curso Técnico em Enfermagem. Com 70 vagas disponíveis , sendo 35 para o turno da manhã e 35 para o da noite , o curso tem duração de 24 meses e carga horária total de 1.800 horas, integrando teoria e prática desde o primeiro módulo. Os estudantes têm acesso a laboratórios modernos, metodologias de ensino inovadoras e à expertise da UNIFASE/FMP – instituição referência na área da saúde há quase 60 anos. A formação inclui estágios supervisionados em instituições de referência, como o Hospital Santa Teresa , Hospital Alcides Carneiro , Ambulatório Escola, UPAs e Unidades de Saúde da Família . Os alunos também podem participar de projetos de extensão e eventos científicos , que fortalecem a formação técnica e o compromisso com o cuidado humanizado. As matrículas devem ser realizadas presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, na Secretaria do Campus Barão, que fica na Av. Barão do Rio Branco, nº 1.003 – Centro, Petrópolis. O edital completo está disponível no site: https://www.unifase-rj.edu.br/escolatecnica/tecnico-em-enfermagem .  Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelos telefones (24) 2244-6471 ou (024) 99200-4036 (WhatsApp), ou pelo e-mail contato.tecnico@unifase-rj.edu.br