Nutricionista destaca receitas saudáveis para celebrar festas caipiras

15 de junho de 2020
Nutricionista destaca receitas saudáveis para celebrar festas caipiras

Estamos vivenciando um momento de isolamento social por conta da pandemia Covid-19, mas o fato é que os meses de junho e julho são especialmente celebrados pelos brasileiros com as famosas festas caipiras. Além das danças típicas das festas juninas, quem resiste a tantas iguarias na culinária durante essas comemorações? Mesmo sem poder realizar uma festa, é possível que algumas receitas saudáveis possam contribuir para que o sabor desse período esteja presente nas mesas de cada família. Pensando nisso, a nutricionista Brigitte Olichon, professora do curso de nutrição da UNIFASE, separou cinco receitas que prometem fazer jus aos conhecidos quitutes tradicionais. Confira e aproveite para se aventurar com a sua família no preparo desses saborosos pratos: 

Cupcake de abóbora com coco  (de caneca, no micro-ondas – rende 1 porção)  

Ingredientes: 50 g de abóbora cozida e amassada; 2 colheres de sopa de farinha de coco (ou outra farinha); 1 ovo; 1 colher de sopa de açúcar demerara ou adoçante culinário; 1 colher de sopa de azeite extra virgem ou manteiga; 1 pitada de fermento em pó; coco ralado fresco sem açúcar para polvilhar.

Modo de fazer: misture todos os ingredientes em uma caneca e leve para o micro-ondas por 2 minutos. Desenforme, polvilhe o coco ralado fresco e sirva.

Curau de milho em conserva

Ingredientes: 1 lata de milho verde (200g peso drenado); 2 xícaras de leite desnatado; 1/2 xícara de açúcar demerara ou adoçante culinário; 1 colher de sopa de maisena (amido de milho); canela a gosto.

Modo de fazer: coloque o milho no liquidificador, já sem a água. Junte o leite e bata por 2 minutos. Coe essa mistura e passe para uma panela apenas o líquido. Adicione o açúcar e o amido de milho dissolvido em um pouquinho de água (2 colheres (sopa) de água). Misture tudo e leve ao fogo médio. Mexa sem parar até levantar fervura. Depois que levantar fervura, abaixe o fogo e mexa por mais 15 minutos. Despeje numa travessa, tigelas ou taças individuais. Aguarde esfriar, salpique canela a gosto e sirva.

Bolo de Aipim

Ingredientes: 500g aipim ralado (cru); 1 garrafinha leite de coco sem açúcar e desengordurado (200 ml); 1 xícara de açúcar; 2 ovos; 2 colheres (sopa) manteiga.

Modo de fazer: Numa tigela grande, junte o açúcar, os ovos e a manteiga. Misture tudo muito bem com a ajuda de um batedor de arame. Em seguida, junte o leite de coco e o aipim ralado. Misture tudo, batendo com o batedor de arame até que a mistura fique bem homogênea. Despeje numa forma untada com manteiga. Leve para assar em forno preaquecido, 180ºC, por cerca de 40 a 50 minutos.

Brigadeiro de Batata Doce

Ingredientes: 1 xíc. (chá) de leite desnatado; 1 col. (sopa) de farinha de trigo; 4 col. (sopa) de chocolate 70% cacau (no mínimo!) ralado; 1 xíc. (chá) de batata doce cozida e amassada

Modo de fazer: Em uma panela, antes de levar ao fogo, misture o leite, a farinha e o chocolate. Quando estiver homogêneo (sem bolinhas de farinha), leve ao fogo e acrescente a batata doce. Mexa bem até desgrudar do fundo da panela. Leve à geladeira por 1 hora. Retire da geladeira e, com as mãos úmidas de água, faça bolinhas e passe em raspas de chocolate ou amaranto em grãos.

Pão Fácil de Abóbora com queijo

Ingredientes: 1 tablete de fermento biológico (15g); 1 colher (chá) de açúcar; 1 colher (sopa) de sal; 500 gramas de abóbora cozida, escorrida e passada no espremedor; 1 ovo; 4 colheres (sopa) de azeite; 2 xícaras (chá) de farinha de trigo; 200 gramas de queijo minas (ou branco) ralado grosso; salsa (ou salsinha) picada a gosto

Modo de fazer: Em uma tigela, dissolva o fermento com o açúcar e o sal. Acrescente a abóbora, o ovo, o azeite e, aos poucos, a farinha de trigo. Mexa com uma colher até ficar uma massa mole e uniforme. Unte uma forma retangular com óleo e, com o auxílio de uma colher, coloque metade da massa. Distribua o queijo ralado misturado com a salsa. Por cima, coloque o restante da massa, cubra com um pano e deixe descansar durante 20 minutos. Asse no forno alto, a 200 ºC, preaquecido, por aproximadamente 45 minutos ou até dourar.

17 de julho de 2025
O curso de Odontologia da UNIFASE, reconhecido como um dos melhores do Estado do Rio de Janeiro, abre as portas para quem deseja vivenciar, na prática, a profissão e suas inovações tecnológicas. No dia 22 de julho, das 14h às 18h, acontece o workshop gratuito “Odonto 3.0: prática na era digital”, no Ambulatório Escola da instituição, localizado na Rua Hyvio Naliato, 869 – Cascatinha. Durante quatro horas, os participantes poderão experimentar a rotina da odontologia contemporânea, com foco no uso de tecnologias digitais aplicadas ao diagnóstico e atendimento clínico. A atividade será conduzida pelos professores do curso de Odontologia da UNIFASE, Paulo Belo, mestrando em Prótese Dentária na UERJ, Andreia Machado, mestre em Odontologia pela UERJ e Suzana Kind, especialista em Ortodontia, Ortopedia Funcional dos Maxilares e Estomatologia. Com vagas limitadas, o workshop representa uma excelente oportunidade para conhecer de perto os diferenciais da graduação em Odontologia da UNIFASE, tais como: • Scanner intraoral e fresadoras digitais de última geração • Mais de 50 consultórios totalmente equipados • Prontuário eletrônico com tecnologia de ponta • Materiais para procedimentos fornecidos pela instituição, com qualidade garantida • Formação prática desde o início do curso As inscrições estão abertas até 21 de julho e devem ser feitas pelo site: unifase-rj.edu.br/extensao/curso-de-extensao/curso/odonto-3.0-pratica-na-era-digital
16 de julho de 2025
Novo episódio vai ao ar em 24 de julho, às 19h, com transmissão no YouTube da VideoSaúde e da UNIFASE
16 de julho de 2025
A professora Dra. Maria Regina Bortolini, da UNIFASE/FMP, representou com excelência a instituição e a cidade de Petrópolis na 17ª Conferência Internacional sobre Representações Sociais, realizada em Brest, na França, entre os dias 7 e 12 de julho de 2025. A conferência é uma das mais importantes do mundo na área de Psicologia Social, reunindo pesquisadores de diversas partes do planeta.  Com sensibilidade e profundidade, a docente apresentou o trabalho “Tristes, Loucas e Más: refletindo sobre a construção das subjetividades femininas”, desenvolvido em coautoria com Ana Beatriz Gonçalves Mello, egressa do curso de Psicologia da UNIFASE. O estudo é fruto das ações do LERS (Laboratório de Estudos em Representações Sociais e Saúde) e do Coletivo Feminista (COFEM) da universidade.