FMP/Fase oferece treinamento de intubação orotraqueal aos médicos da Unimed Petrópolis

11 de maio de 2020
FMP/Fase oferece treinamento de intubação orotraqueal aos médicos da Unimed Petrópolis

Empenhada em auxiliar o município na luta contra a disseminação do Coronavírus, a Faculdade de Medicina de Petrópolis/Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) realizou treinamento para intubação orotraqueal, nas últimas duas semanas, com o objetivo de capacitar os profissionais da área da saúde que atuam no pronto atendimento do Hospital Unimed Petrópolis, em casos suspeitos ou confirmados de Covid-19. 

“Nesse momento, é ainda mais importante fortalecer esta parceria com troca de conhecimentos, o que aproxima ainda mais os profissionais dos serviços de assistência médica da instituição de ensino. O treinamento realizado foi totalmente customizado de acordo com os protocolos desenvolvidos pela Unimed, de tal forma que os médicos treinaram exatamente o que realizarão em suas atividades assistenciais. Este acompanhamento pelo instrutor permitiu a correção de todas as fases do procedimento a partir do uso de checklist”, explica Cláudia Vasconcellos, médica e professora responsável pelos laboratórios e pelo Centro de Simulação Realística da FMP/Fase e pelo treinamento.

O treinamento teve início após uma solicitação da diretoria da Unimed Petrópolis e foi realizado, entre os dias 30 de abril e 08 de maio, no Centro de Simulação Realística da FMP/Fase. Ao todo, 25 médicos da cooperativa participaram das atividades propostas. 

“Enxergamos a FMP/Fase como uma instituição de extrema importância na formação de profissionais da área da saúde na Região Serrana. Fortalecer esse vínculo de parceria, através de treinamentos para os nossos profissionais, é essencial para um atendimento de qualidade. Também reforçarmos a capacitação desses profissionais que muitas vezes atuam como preceptores dos alunos da FMP/Fase. Então, é uma via de mão dupla. Acredito que seja cada vez mais interessante para ambas as partes a realização de treinamentos em prol do fortalecimento da assistência médica no município”, destaca Alexandre Bretas, coordenador do Pronto Atendimento do Hospital Unimed Petrópolis.

A capacitação ocorreu de forma prática e individual, com o objetivo de fortalecer o conhecimento dos profissionais que estão na linha de frente no combate à pandemia. Cada um teve 40 minutos de treinamento, com supervisão e orientação na realização da intubação orotraqueal. 

“O treinamento nada mais é do que o aperfeiçoamento da prática. Muitas vezes sabemos a teoria completa e na prática não conseguimos executar 100% da forma correta. Neste momento de pandemia, há também uma mudança na técnica de intubação para a segurança da equipe e do paciente, o que foi reforçado durante o treinamento”, ressalta Alexandre Midão, médico supervisor do treinamento e professor da FMP/Fase. 

A proposta do treinamento garante mais segurança e tranquilidade aos profissionais da área da saúde, que neste momento estão sob pressão na unidade hospitalar, com a alta demanda de atendimentos e com a chegada de novos casos suspeitos e também confirmados de infecção pelo novo Coronavírus. 

“Me sinto mais preparada para atender os meus pacientes. Estar no papel de ‘aluna’, sendo supervisionada, faz com que a gente perceba em quais momentos precisamos melhorar para aprimorar a técnica e garantir o melhor atendimento. Acredito que esta parceria seja fundamental e que outros tipos de treinamentos serão necessários para o reforço da prática clínica”, comenta Mayara Toledo, professora da FMP/Fase e médica da Unimed Petrópolis. 

Da esquerda para a direita: Dr. Alexandre Bretas, coordenador do Pronto Atendimento do Hospital Unimed Petrópolis, Claudia Vasconcellos, médica e professora responsável pelo Centro de Simulação Realística da FMP/Fase e pelo treinamento, e Dr. Alexandre Midão, médico supervisor do treinamento e professor da FMP/Fase, no Centro de Simulação Realística da instituição.

 

8 de agosto de 2025
Unidade funciona no Ambulatório Escola e alia atendimento à comunidade com ensino e pesquisa
7 de agosto de 2025
Ainda dá tempo de garantir uma vaga na UNIFASE para o segundo semestre de 2025 por meio da transferência externa com condições especiais. Estudantes que desejam continuar sua graduação com qualidade de ensino e infraestrutura de excelência têm até o dia 15 de agosto para se inscrever no processo. A campanha oferece descontos que podem chegar a 50%, conforme previsto no edital disponível no site da instituição: https://www.unifase-rj.edu.br/transferencia . Há vagas disponíveis para os cursos de Administração, Enfermagem (bacharelado e licenciatura), Nutrição, Odontologia, Psicologia e Radiologia. A UNIFASE é reconhecida nacionalmente por sua excelência acadêmica e tem nota máxima no MEC. O curso de Radiologia foi o mais bem avaliado do Estado do Rio no ENADE, e outros cursos, como Administração, Odontologia e Nutrição, mantêm-se entre os melhores do país. Administração, por exemplo, aparece há dez anos entre os cursos com melhor desempenho; Odontologia ocupa o 1º lugar entre as instituições privadas e Nutrição, o 2º lugar. Além da transferência, a instituição oferece outras formas de ingresso: segunda graduação, vestibular on-line, ENEM, Prouni e Fies. A formação prática e a estrutura moderna da UNIFASE são grandes diferenciais, com foco em preparar os estudantes para os desafios do mercado de trabalho.  Mais informações estão disponíveis no site da UNIFASE www.unifase-rj.edu.br ou via WhatsApp pelos números: (24) 98865‑0693, (24) 99211‑2542 e (24) 99200‑4036.
6 de agosto de 2025
A jornalista Fátima Medeiros de Almeida Menna Barreto esteve nesta terça-feira (5) em Brasília, na cerimônia de premiação da 8ª edição do Prêmio ABMES de Jornalismo. A reportagem assinada por ela e pelo jornalista Mateus Carvalho, “Conexão UNIFASE – Comunidade que cuida da vida” da TV UNIFASE, recebeu a menção honrosa, na categoria Projeto de Extensão Universitária. A matéria premiada retrata a força da extensão universitária e destaca o impacto do projeto Comunidade que Cuida da Vida, desenvolvido pela UNIFASE/FMP em parceria com a Defesa Civil de Petrópolis. Quer conferir a matéria? Ela está disponível no canal UNIFASE no Youtube: https://youtu.be/sM0QKj5MDvY . Legenda da foto: Beatriz Eckert-Hoff, Vice-presidente da ABMES; Fátima Medeiros, jornalista da TV UNIFASE e Henrique Sartori, Vice-presidente da ABMES.