Nutrição e o fortalecimento do sistema imunológico

9 de abril de 2020
Nutrição e o fortalecimento do sistema imunológico

Por Nathalia Ferreira de Almeida, nutricionista e  professora da FMP/Fase

A relação entre a nutrição e o fortalecimento do sistema imunológico é pouco debatida no contexto da saúde pública. Atualmente somos bombardeados por receitas de shots ou combinações milagrosas de alimentos e suplementos para desenvolver de forma rápida a imunidade, mas, será que tudo que encontramos nas redes sociais é realmente verdadeiro? Existe uma forma de turbinar rapidamente o sistema imune e se transformar em um organismo blindado para qualquer agente patogênico?

Uma recente publicação disponível no site da Sociedade Internacional de Imunonutrição ( International Society fo Immunonutrition – ISIN ) escrita por Calder e colaboradores (2020), destacou o importante papel de alguns micronutrientes na modulação do sistema imunológico, entre eles as vitaminas A, B6, B12, C, D, E e folato; e oligoelementos, incluindo zinco, ferro, selênio, magnésio e cobre. Esses nutrientes desempenham papéis importantes e complementares no apoio ao sistema imunológico, e quadros de deficiências ou status marginal afetam negativamente a função imune e podem diminuir a resistência às infecções. Além desses, podemos incluir o ômega 3, um tipo gordura potente contra processos inflamatórios, e aminoácidos como arginina e glutamina que auxiliam no fortalecimento da barreira intestinal e no aumento do número de células imunológicas, como os linfócitos e macrófagos.  

Para adequação desses nutrientes e para que tenhamos o efeito protetor do sistema imunológico potencializado, precisamos manter uma alimentação saudável frequente, prevendo principalmente a inclusão das fontes dos nutrientes anteriormente citados. A suplementação, caso seja necessária, deve ser conduzida por um nutricionista junto a um plano alimentar equilibrado e prática de atividade física. 

Alguns exemplos de alimentos ricos em nutrientes imunomoduladores:

– Vitamina A: Vegetais e frutas amarelo-alaranjados (damasco, manga, cenoura, abóbora), verde-escuros (brócolis, couve) e vermelhos (tomate, frutas vermelhas). 

– Vitamina C: Frutas cítricas (laranja, limão, tangerina), acerola, caju, morango, tomate, pimentão, repolho e vegetais verde-escuros.

 – Vitamina E: Gérmen de trigo, óleos vegetais (girassol, algodão, soja, azeite de oliva), abacate, oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes), gema de ovo, grãos.

– Vitamina B6: Batata inglesa, aveia, banana, gérmen de trigo, abacate, levedo de cerveja, cereais integrais, sementes e nozes.

– Vitamina B12: Peixes de águas frias e profundas (salmão, truta e atum), fígado, carne de porco, leite e derivados, ovos e ostras. 

– Ácido fólico: Vegetais verde-escuros (agrião, couve, brócolis) e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha).

 – Zinco: Ostras, peixes, carne bovina, aves, produtos com grãos e cereais integrais, nozes, leguminosas.

– Ferro: Fígado, peito de frango, marisco, ostras, leguminosas (feijões, lentilha), vegetais verde-escuros, (couve, agrião, rúcula e espinafre), grão integrais, pistache, tofu.

 – Selênio: Oleaginosas – especialmente a castanha do Brasil ou do Pará, frutos do mar, gérmen de trigo, grãos e cereais integrais.

– Magnésio: Frutas (uva, banana e abacate), grãos integrais; sementes e nozes, leite, soja, grão de bico, peixes, batata, beterraba, couve e espinafre.

– Cobre: fígado bovino, mexilhões, ostras cruas ou cozidas, cereais integrais, caju, amendoim, amêndoa, nozes e chocolate.

– Ômega 3: Peixe de água fria (salmão, sardinha, atum fresco), nozes, óleo de linhaça, canola e soja, chia, algas. 

A nutrição é capaz de promover o fortalecimento do sistema imune, assim como Hipócrates (460 – 377 a. C.) determinou “Que teu alimento seja teu remédio e que teu remédio seja teu alimento”. 

Referências: 

– CALDER PC et al. Optimal Nutritional Status for a Well-Functioning Immune System is an Important Factor to Protect Against Viral Infections. Disponível em:  < http://www.immunonutrition-isin.org/docs/covidEvidence/General%20Overview.pdf >. Acesso em: 30 mar 2020.

ROGERO, MM. Nutrição e Sistema Imune. In: COZZOLINO, SMF. Biodisponibilidade de Nutrientes. 5. ed. rev. e atual. — Barueri, SP : Manole, 2016.

– Antunes, MM; Diniz, AB; Menezes, G.  O fino equilíbrio entre nutrição e imunidade. Disponível em: < https://sbi.org.br/2019/04/30/o-fino-equilibrio-entre-nutricao-e-imunidade/ > Acesso em: 31 mar 2020.

25 de setembro de 2025
Seis alunos do curso de pós-graduação em Dermatologia da UNIFASE/FMP, realizado no Serviço de Dermatologia Tropical do Hospital Central do Exército/HCE, marcaram presença no congresso da Academia Europeia de Dermatologia e Venereologia (EADV/2025), realizado entre os dias 17 e 20 de setembro, em Paris, França. Neste evento, são discutidos diagnóstico, tratamentos avançados das doenças da pele, anexos e mucosas, com diversos especialistas da Europa e das Américas, com trocas de experiências na clínica, pesquisa e nas inovações. Danilo Marins, Isabela Anuda Brum de Andrade, Isabela Freire Pedrini, Letícia Silva Andrade, Millena de Freitas Ribeiro e Flávia Pina apresentaram pôsteres e relatos de casos clínicos que chamaram a atenção pela relevância e pelo impacto na prática médica. Entre os temas apresentados, estiveram: Líquen plano ungueal isolado em um paciente idoso: uma verdadeira emergência ungueal Mpox no Brasil: apresentação clínica, investigação diagnóstica e manejo do paciente Ceratose liquenóide crônica: um caso raro com depressões palmares Caso raro de granuloma glúteo infantil associado a tinea incognita em criança pequena: desafios de diagnóstico e implicações para a prática clínica Infiltração cutânea atípica de mieloma múltiplo: relato de caso Neurofibromatose segmentar suspeita em um homem adulto: um dilema diagnóstico em lesões nodulares cutâneas Dermatose cinzenta em uma criança: um caso raro e desafio diagnóstico Nesta edição do congresso foram realizadas mais de 180 sessões científicas, com 600 palestrantes internacionais e dezenas de apresentações de trabalhos. O congresso foi palco para a difusão do conhecimento e o avanço científico em dermatologia. A importância da participação dos pós-graduandos neste evento reforça a qualidade e abrangência da formação oferecida pelo Serviço de Dermatologia Tropical do HCE/UNIFASE/FMP. Sobre o curso Coordenado pela professora Leninha Valério do Nascimento, PhD em Dermatologia, o curso de Pós-graduação em Dermatologia da UNIFASE/FMP tem duração de 36 meses (5.940 horas) e é reconhecido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). A formação combina aulas teóricas e práticas, com destaque para o atendimento supervisionado em ambulatórios e na enfermaria de Dermatologia do Hospital Central do Exército (RJ), proporcionando uma vivência clínica completa. O processo seletivo inclui prova objetiva de conhecimentos médicos gerais e inglês, análise curricular e entrevista. Mais informações: www.unifase-rj.edu.br/posgraduacao/dermatologia
24 de setembro de 2025
A UNIFASE marcou presença no encontro de reativação do Grupo de Trabalho para revisão do Guia de Pontos de Apoio, realizado na última terça-feira (23). A professora Lívia Teixeira, coordenadora do Projeto Comunidade que Cuida da Vida e das Unidades de Saúde da Família geridas pela UNIFASE/FMP (Estrada da Saudade, Nova Cascatinha, Boa Vista e Machado Fagundes), agora também passa a integrar oficialmente o grupo. O convite para sua participação está diretamente ligado à parceria entre o Projeto Comunidade que Cuida da Vida e a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil (SEMPDEC). A iniciativa, coordenada pela Prefeitura de Petrópolis, tem como objetivo atualizar os protocolos de mobilização, acolhimento e desmobilização dos pontos de apoio em caso de chuvas intensas na cidade, fortalecendo a integração entre as áreas de saúde, educação, assistência social e defesa civil. O Guia de Pontos de Apoio foi elaborado para garantir a organização e eficiência na gestão dos locais de acolhimento em situações de emergência. Atualmente, o município conta com 68 pontos de apoio, distribuídos nos cinco distritos: Petrópolis, Cascatinha, Itaipava, Pedro do Rio e Posse.
24 de setembro de 2025
O pneumologista Marcus Conte, Professor Titular de Pesquisa Clínica e coordenador do Curso de Pós-graduação em Medicina Legal e Perícia Médica da UNIFASE/ FMP, foi um dos colaboradores da 9ª edição do livro Semiologia Médica do Porto (Celmo Celeno Porto e Arnaldo Lemos Porto), lançado em agosto de 2025 pela editora Guanabara Koogan. A obra, referência nacional, segue como o livro de semiologia médica mais adotado pelas faculdades de Medicina no Brasil, incluindo a Faculdade de Medicina de Petrópolis. O professor Marcus colabora desde a 7ª edição, em 2013, no capítulo dedicado ao Sistema Respiratório. Sua participação nessa importante obra demonstra o compromisso da UNIFASE/FMP com a produção científica de excelência e a formação médica qualificada. “A semiologia médica é o estudo e a interpretação dos sinais e sintomas que são a base do conhecimento médico necessário para o diagnóstico e, consequentemente, tratamento adequado das doenças. São técnicas muito específicas e, por vezes, sutis que visam a coleta adequada dos dados de forma a permitir o raciocínio clínico que leva ao diagnóstico correto”, destacou o professor Conte. O livro híbrido "Semiologia Médica de Porto & Porto 2025" vai muito além de uma leitura acadêmica, ele é a base da prática clínica e já ajudou na formação de muitas gerações de médicos de excelência em todo o país. Nesta nova edição, o conteúdo foi atualizado com aprimoramentos didáticos e avanços tecnológicos, organizados de forma a facilitar o aprendizado. Cada parte da obra inicia com os fundamentos de anatomia e fisiologia, segue para a análise dos sinais e sintomas e, em seguida, aborda os exames complementares e as principais doenças de cada sistema. O objetivo permanece o mesmo: preparar médicos para exercer uma medicina científica e humanizada, onde o exame clínico é insubstituível como ponto de partida para o diagnóstico preciso e para o cuidado integral do paciente. Como acessar o livro Semiologia Médica Porto 2025? Se você é aluno ou professor da UNIFASE/FMP, procure a Biblioteca e solicite seus dados de login e senha (E-mail: biblioteca@unifase-rj.edu.br) na plataforma Minha Biblioteca. A consulta pode ser feita a qualquer hora do dia, em qualquer lugar, podendo utilizar seu computador, notebook, tablet ou smartphone.