Aproveitando o tempo em família

30 de março de 2020
Aproveitando o tempo em família

Por Ana Helena Tibiriçá Ramos Goldenstein
Psicopedagoga da FMP/Fase.

Diante da pandemia do Covid-19 e a necessidade do isolamento social, a família se depara com o grande desafio de ficar com os filhos, em tempo integral, em casa. Diferentemente do final de semana, onde todos compartilham o almoço de domingo, um passeio no parque, a ida ao cinema, ao teatro ou mesmo uma festa de aniversário, o isolamento social obriga os membros da família a se reorganizarem para um convívio saudável em casa. Para tanto, é importante que os pais mantenham uma rotina parecida com a que a criança tem na escola, com estudos, recreio, roda de conversa, higiene e alimentação, mas que também consigam programar outras atividades envolvendo toda a família.
Sugiro algumas iniciativas, com pequenas orientações, para que este período de quarentena seja agradável e produtivo ao lado dos seus filhos. Começando pelo estudo dirigido ou pela construção de um projeto, que pode ser uma oportunidade única para desenvolver uma pesquisa sobre um país e seus costumes, como a China, por exemplo, ou outro objeto de estudo que seja do interesse da criança, como dinossauros, vulcões, a vida nos castelos, entre outros. O tema escolhido deve ser significativo para a criança, pois das informações colhidas, poderão surgir outros projetos envolvendo artes plásticas, música, culinária, teatro e rodas de leitura, conhecimentos construídos que terão por toda vida.
A atividade de pesquisa ou estudo dirigido demanda leitura e escrita, além de desenvolver a habilidade de localizar, selecionar e usar informações. A criatividade, a psicomotricidade e o desenvolvimento da linguagem estarão sendo desenvolvidos nos projetos que acompanham o tema principal. O estudo pode durar aproximadamente uma semana e poderá ser finalizado com uma apresentação para toda a família. Que tal uma refeição chinesa, com todos a caráter, decoração e músicas típicas?
Estabelecer um tempo para que as crianças possam brincar livremente precisa ser prioridade, pois elas aprendem brincando e, por isso, esse horário livre deve ser respeitado, tal como o recreio na escola. Seria interessante ter um espaço definido e organizado com diversas opções para brincar, com caixas ou prateleiras contendo brinquedos, material de papelaria, livros de histórias, jogos de montar, jogos eletrônicos, fantoches e fantasias.
Reciclar materiais também é uma atividade muito educativa, pois trabalha com o reaproveitamento de matérias que podem se transformar em jogos, brinquedos ou outros artefatos. A criatividade não tem limite. Junte tampas, rolos de papel, linhas, palitos, embalagens plásticas, latas e tudo que achar pela casa que possa ser reaproveitado. A higienização do material é fundamental. Depois, os materiais podem ser classificados e armazenados para o momento da atividade.
É claro que desenhos e programas de televisão, assim como jogos eletrônicos, fazem parte do dia a dia dessa nova geração, mas ressalto que devem ser utilizados de acordo com os horários preestabelecidos.
Lembre-se: diante da correria habitual no nosso dia a dia, esse momento de quarentena se torna único para revermos nossos valores e prioridades. É uma oportunidade para os pais acompanharem integralmente o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos seus filhos. Para terminar, seria interessante fazer uma avaliação do que foi positivo, do que pode melhorar e o que não se repetirá. A comunicação entre pais e filhos é fundamental para uma boa saúde mental de ambas as partes.

The post Aproveitando o tempo em família appeared first on Unifase.

20 de dezembro de 2025
Nutricionista ensina como montar uma ceia natalina econômica, leve e nutritiva, com substituições simples para ingredientes tradicionais mais caros
19 de dezembro de 2025
O Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE) está com inscrições abertas para transferência de matrícula de estudantes interessados em ingressar na instituição no primeiro semestre de 2026. A iniciativa é voltada para alunos que já cursam o ensino superior e desejam dar continuidade à formação acadêmica numa instituição reconhecida pela qualidade do ensino. De acordo com o edital, os candidatos contam com condições especiais, incluindo descontos que podem chegar a 50%, conforme critérios estabelecidos no processo de transferência externa. A oportunidade representa uma alternativa atrativa para quem procura excelência acadêmica aliada a benefícios financeiros. A UNIFASE oferece vagas para os seguintes cursos de graduação: Administração, Enfermagem (Bacharelado), Enfermagem (Licenciatura), Nutrição, Odontologia, Psicologia e Curso Superior de Tecnologia em Radiologia. Todos os detalhes sobre o processo seletivo, documentação exigida e critérios de concessão dos descontos estão disponíveis nos editais de transferência e da campanha "Vai de Transferência, Vai de UNIFASE".  Para mais informações, os candidatos podem acessar o site https://www.unifase-rj.edu.br/transferencia#TransferenciaUNIFASE
18 de dezembro de 2025
Campanha nacional chama atenção para o autocuidado e a consulta anual com o dermatologista, especialmente com a proximidade do verão