Aproveitando o tempo em família

30 de março de 2020
Aproveitando o tempo em família

Por Ana Helena Tibiriçá Ramos Goldenstein
Psicopedagoga da FMP/Fase.

Diante da pandemia do Covid-19 e a necessidade do isolamento social, a família se depara com o grande desafio de ficar com os filhos, em tempo integral, em casa. Diferentemente do final de semana, onde todos compartilham o almoço de domingo, um passeio no parque, a ida ao cinema, ao teatro ou mesmo uma festa de aniversário, o isolamento social obriga os membros da família a se reorganizarem para um convívio saudável em casa. Para tanto, é importante que os pais mantenham uma rotina parecida com a que a criança tem na escola, com estudos, recreio, roda de conversa, higiene e alimentação, mas que também consigam programar outras atividades envolvendo toda a família.
Sugiro algumas iniciativas, com pequenas orientações, para que este período de quarentena seja agradável e produtivo ao lado dos seus filhos. Começando pelo estudo dirigido ou pela construção de um projeto, que pode ser uma oportunidade única para desenvolver uma pesquisa sobre um país e seus costumes, como a China, por exemplo, ou outro objeto de estudo que seja do interesse da criança, como dinossauros, vulcões, a vida nos castelos, entre outros. O tema escolhido deve ser significativo para a criança, pois das informações colhidas, poderão surgir outros projetos envolvendo artes plásticas, música, culinária, teatro e rodas de leitura, conhecimentos construídos que terão por toda vida.
A atividade de pesquisa ou estudo dirigido demanda leitura e escrita, além de desenvolver a habilidade de localizar, selecionar e usar informações. A criatividade, a psicomotricidade e o desenvolvimento da linguagem estarão sendo desenvolvidos nos projetos que acompanham o tema principal. O estudo pode durar aproximadamente uma semana e poderá ser finalizado com uma apresentação para toda a família. Que tal uma refeição chinesa, com todos a caráter, decoração e músicas típicas?
Estabelecer um tempo para que as crianças possam brincar livremente precisa ser prioridade, pois elas aprendem brincando e, por isso, esse horário livre deve ser respeitado, tal como o recreio na escola. Seria interessante ter um espaço definido e organizado com diversas opções para brincar, com caixas ou prateleiras contendo brinquedos, material de papelaria, livros de histórias, jogos de montar, jogos eletrônicos, fantoches e fantasias.
Reciclar materiais também é uma atividade muito educativa, pois trabalha com o reaproveitamento de matérias que podem se transformar em jogos, brinquedos ou outros artefatos. A criatividade não tem limite. Junte tampas, rolos de papel, linhas, palitos, embalagens plásticas, latas e tudo que achar pela casa que possa ser reaproveitado. A higienização do material é fundamental. Depois, os materiais podem ser classificados e armazenados para o momento da atividade.
É claro que desenhos e programas de televisão, assim como jogos eletrônicos, fazem parte do dia a dia dessa nova geração, mas ressalto que devem ser utilizados de acordo com os horários preestabelecidos.
Lembre-se: diante da correria habitual no nosso dia a dia, esse momento de quarentena se torna único para revermos nossos valores e prioridades. É uma oportunidade para os pais acompanharem integralmente o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos seus filhos. Para terminar, seria interessante fazer uma avaliação do que foi positivo, do que pode melhorar e o que não se repetirá. A comunicação entre pais e filhos é fundamental para uma boa saúde mental de ambas as partes.

The post Aproveitando o tempo em família appeared first on Unifase.

25 de junho de 2025
Projeto do curso de Administração desenvolveu o aplicativo PetroAlerta, que integra comunidade, autoridades e tecnologia para tornar a cidade mais segura
22 de junho de 2025
Crianças e adolescentes receberão atendimentos de saúde no Ambulatório Escola da instituição, no Samambaia
21 de junho de 2025
A Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP), referência em ensino médico no Brasil, passa a aceitar, a partir do segundo semestre de 2025, o ingresso de estudantes por meio do Diploma Internacional Baccalaureate (IB). O processo seletivo, com edital já publicado, oferece cinco vagas para o curso de graduação em Medicina. As inscrições estão abertas até o dia 6 de julho, exclusivamente pelo site https://www.unifase-rj.edu.br/baccalaureate-fmp. O Baccalaureate é um programa de ensino reconhecido internacionalmente por seu currículo acadêmico rigoroso e interdisciplinar. Com a adesão ao processo, a Faculdade de Medicina de Petrópolis amplia as possibilidades de acesso ao curso de Medicina, valorizando trajetórias escolares de excelência em instituições nacionais e estrangeiras. Para participar, o candidato deve ter concluído o IB a partir de 2023 e indicar a Faculdade de Medicina de Petrópolis como instituição de destino no momento da liberação do certificado oficial. A seleção será feita com base na nota final obtida no Exame IB, respeitando os critérios de classificação previstos no edital. A divulgação do resultado está prevista para o dia 9 de julho, com matrículas nos dias 10 e 11 de julho. As aulas têm início em 11 de agosto de 2025. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo Whatsapp, pelos números (24) 98865-0693 ou (024) 99200-4036. Sobre a Faculdade de Medicina Com quase 60 anos de história, a Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) é referência na formação de médicos no país. Tem nota máxima no MEC (conceito institucional) e ficou entre as melhores instituições do Estado do Rio de Janeiro no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Destaca-se pela qualidade técnica e também pela formação de excelência voltada ao desenvolvimento humano. A instituição, que funciona em um campus parque na região central de Petrópolis, promove uma abordagem multiprofissional e interativa, que valoriza tanto o conhecimento científico como a sensibilidade no cuidado ao paciente. Com infraestrutura de ponta, tem um dos mais modernos centros de simulação realística do país, mesa de anatomia digital e laboratório morfofuncional com peças humanas plastinadas e dissecadas - importadas da Alemanha, com alta qualidade de dissecção e sem formol. Outros destaques são o Centro de Inovação, Pesquisa e Atualização Cirúrgica (CIPAC), com cursos em cadáver lab, e o Laboratório de Medicina Regenerativa, entre outros. Os estudantes têm à disposição um hospital de ensino conveniado, que é credenciado pelo Ministério da Educação e pelo Ministério da Saúde, um Ambulatório Escola próprio com mais de 100 mil pacientes cadastrados, e unidades de Saúde da Família geridas diretamente pela instituição. Todos são cenários de estágios e práticas. Mais de 80% do corpo docente é composto por mestres e doutores, garantindo uma formação de alto nível acadêmico e técnico. A Faculdade de Medicina de Petrópolis também mantém parcerias com instituições de renome nacional e internacional, como a Fiocruz, o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), a Universidad del Desarrollo (Chile), a Universidad Nacional de Quilmes (Argentina) e a Universidade do Minho (Portugal), entre outras.