Aproveitando o tempo em família

30 de março de 2020
Aproveitando o tempo em família

Por Ana Helena Tibiriçá Ramos Goldenstein
Psicopedagoga da FMP/Fase.

Diante da pandemia do Covid-19 e a necessidade do isolamento social, a família se depara com o grande desafio de ficar com os filhos, em tempo integral, em casa. Diferentemente do final de semana, onde todos compartilham o almoço de domingo, um passeio no parque, a ida ao cinema, ao teatro ou mesmo uma festa de aniversário, o isolamento social obriga os membros da família a se reorganizarem para um convívio saudável em casa. Para tanto, é importante que os pais mantenham uma rotina parecida com a que a criança tem na escola, com estudos, recreio, roda de conversa, higiene e alimentação, mas que também consigam programar outras atividades envolvendo toda a família.
Sugiro algumas iniciativas, com pequenas orientações, para que este período de quarentena seja agradável e produtivo ao lado dos seus filhos. Começando pelo estudo dirigido ou pela construção de um projeto, que pode ser uma oportunidade única para desenvolver uma pesquisa sobre um país e seus costumes, como a China, por exemplo, ou outro objeto de estudo que seja do interesse da criança, como dinossauros, vulcões, a vida nos castelos, entre outros. O tema escolhido deve ser significativo para a criança, pois das informações colhidas, poderão surgir outros projetos envolvendo artes plásticas, música, culinária, teatro e rodas de leitura, conhecimentos construídos que terão por toda vida.
A atividade de pesquisa ou estudo dirigido demanda leitura e escrita, além de desenvolver a habilidade de localizar, selecionar e usar informações. A criatividade, a psicomotricidade e o desenvolvimento da linguagem estarão sendo desenvolvidos nos projetos que acompanham o tema principal. O estudo pode durar aproximadamente uma semana e poderá ser finalizado com uma apresentação para toda a família. Que tal uma refeição chinesa, com todos a caráter, decoração e músicas típicas?
Estabelecer um tempo para que as crianças possam brincar livremente precisa ser prioridade, pois elas aprendem brincando e, por isso, esse horário livre deve ser respeitado, tal como o recreio na escola. Seria interessante ter um espaço definido e organizado com diversas opções para brincar, com caixas ou prateleiras contendo brinquedos, material de papelaria, livros de histórias, jogos de montar, jogos eletrônicos, fantoches e fantasias.
Reciclar materiais também é uma atividade muito educativa, pois trabalha com o reaproveitamento de matérias que podem se transformar em jogos, brinquedos ou outros artefatos. A criatividade não tem limite. Junte tampas, rolos de papel, linhas, palitos, embalagens plásticas, latas e tudo que achar pela casa que possa ser reaproveitado. A higienização do material é fundamental. Depois, os materiais podem ser classificados e armazenados para o momento da atividade.
É claro que desenhos e programas de televisão, assim como jogos eletrônicos, fazem parte do dia a dia dessa nova geração, mas ressalto que devem ser utilizados de acordo com os horários preestabelecidos.
Lembre-se: diante da correria habitual no nosso dia a dia, esse momento de quarentena se torna único para revermos nossos valores e prioridades. É uma oportunidade para os pais acompanharem integralmente o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos seus filhos. Para terminar, seria interessante fazer uma avaliação do que foi positivo, do que pode melhorar e o que não se repetirá. A comunicação entre pais e filhos é fundamental para uma boa saúde mental de ambas as partes.

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25 de setembro de 2025
Seis alunos do curso de pós-graduação em Dermatologia da UNIFASE/FMP, realizado no Serviço de Dermatologia Tropical do Hospital Central do Exército/HCE, marcaram presença no congresso da Academia Europeia de Dermatologia e Venereologia (EADV/2025), realizado entre os dias 17 e 20 de setembro, em Paris, França. Neste evento, são discutidos diagnóstico, tratamentos avançados das doenças da pele, anexos e mucosas, com diversos especialistas da Europa e das Américas, com trocas de experiências na clínica, pesquisa e nas inovações. Danilo Marins, Isabela Anuda Brum de Andrade, Isabela Freire Pedrini, Letícia Silva Andrade, Millena de Freitas Ribeiro e Flávia Pina apresentaram pôsteres e relatos de casos clínicos que chamaram a atenção pela relevância e pelo impacto na prática médica. Entre os temas apresentados, estiveram: Líquen plano ungueal isolado em um paciente idoso: uma verdadeira emergência ungueal Mpox no Brasil: apresentação clínica, investigação diagnóstica e manejo do paciente Ceratose liquenóide crônica: um caso raro com depressões palmares Caso raro de granuloma glúteo infantil associado a tinea incognita em criança pequena: desafios de diagnóstico e implicações para a prática clínica Infiltração cutânea atípica de mieloma múltiplo: relato de caso Neurofibromatose segmentar suspeita em um homem adulto: um dilema diagnóstico em lesões nodulares cutâneas Dermatose cinzenta em uma criança: um caso raro e desafio diagnóstico Nesta edição do congresso foram realizadas mais de 180 sessões científicas, com 600 palestrantes internacionais e dezenas de apresentações de trabalhos. O congresso foi palco para a difusão do conhecimento e o avanço científico em dermatologia. A importância da participação dos pós-graduandos neste evento reforça a qualidade e abrangência da formação oferecida pelo Serviço de Dermatologia Tropical do HCE/UNIFASE/FMP. Sobre o curso Coordenado pela professora Leninha Valério do Nascimento, PhD em Dermatologia, o curso de Pós-graduação em Dermatologia da UNIFASE/FMP tem duração de 36 meses (5.940 horas) e é reconhecido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). A formação combina aulas teóricas e práticas, com destaque para o atendimento supervisionado em ambulatórios e na enfermaria de Dermatologia do Hospital Central do Exército (RJ), proporcionando uma vivência clínica completa. O processo seletivo inclui prova objetiva de conhecimentos médicos gerais e inglês, análise curricular e entrevista. Mais informações: www.unifase-rj.edu.br/posgraduacao/dermatologia
24 de setembro de 2025
A UNIFASE marcou presença no encontro de reativação do Grupo de Trabalho para revisão do Guia de Pontos de Apoio, realizado na última terça-feira (23). A professora Lívia Teixeira, coordenadora do Projeto Comunidade que Cuida da Vida e das Unidades de Saúde da Família geridas pela UNIFASE/FMP (Estrada da Saudade, Nova Cascatinha, Boa Vista e Machado Fagundes), agora também passa a integrar oficialmente o grupo. O convite para sua participação está diretamente ligado à parceria entre o Projeto Comunidade que Cuida da Vida e a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil (SEMPDEC). A iniciativa, coordenada pela Prefeitura de Petrópolis, tem como objetivo atualizar os protocolos de mobilização, acolhimento e desmobilização dos pontos de apoio em caso de chuvas intensas na cidade, fortalecendo a integração entre as áreas de saúde, educação, assistência social e defesa civil. O Guia de Pontos de Apoio foi elaborado para garantir a organização e eficiência na gestão dos locais de acolhimento em situações de emergência. Atualmente, o município conta com 68 pontos de apoio, distribuídos nos cinco distritos: Petrópolis, Cascatinha, Itaipava, Pedro do Rio e Posse.
24 de setembro de 2025
O pneumologista Marcus Conte, Professor Titular de Pesquisa Clínica e coordenador do Curso de Pós-graduação em Medicina Legal e Perícia Médica da UNIFASE/ FMP, foi um dos colaboradores da 9ª edição do livro Semiologia Médica do Porto (Celmo Celeno Porto e Arnaldo Lemos Porto), lançado em agosto de 2025 pela editora Guanabara Koogan. A obra, referência nacional, segue como o livro de semiologia médica mais adotado pelas faculdades de Medicina no Brasil, incluindo a Faculdade de Medicina de Petrópolis. O professor Marcus colabora desde a 7ª edição, em 2013, no capítulo dedicado ao Sistema Respiratório. Sua participação nessa importante obra demonstra o compromisso da UNIFASE/FMP com a produção científica de excelência e a formação médica qualificada. “A semiologia médica é o estudo e a interpretação dos sinais e sintomas que são a base do conhecimento médico necessário para o diagnóstico e, consequentemente, tratamento adequado das doenças. São técnicas muito específicas e, por vezes, sutis que visam a coleta adequada dos dados de forma a permitir o raciocínio clínico que leva ao diagnóstico correto”, destacou o professor Conte. O livro híbrido "Semiologia Médica de Porto & Porto 2025" vai muito além de uma leitura acadêmica, ele é a base da prática clínica e já ajudou na formação de muitas gerações de médicos de excelência em todo o país. Nesta nova edição, o conteúdo foi atualizado com aprimoramentos didáticos e avanços tecnológicos, organizados de forma a facilitar o aprendizado. Cada parte da obra inicia com os fundamentos de anatomia e fisiologia, segue para a análise dos sinais e sintomas e, em seguida, aborda os exames complementares e as principais doenças de cada sistema. O objetivo permanece o mesmo: preparar médicos para exercer uma medicina científica e humanizada, onde o exame clínico é insubstituível como ponto de partida para o diagnóstico preciso e para o cuidado integral do paciente. Como acessar o livro Semiologia Médica Porto 2025? Se você é aluno ou professor da UNIFASE/FMP, procure a Biblioteca e solicite seus dados de login e senha (E-mail: biblioteca@unifase-rj.edu.br) na plataforma Minha Biblioteca. A consulta pode ser feita a qualquer hora do dia, em qualquer lugar, podendo utilizar seu computador, notebook, tablet ou smartphone.