Qual a sua dúvida sobre o Covid-19?

28 de março de 2020
Qual a sua dúvida sobre o Covid-19?

Aqui vamos postar algumas das principais dúvidas que surgiram em nossas redes sociais nos últimos dias. Mande a sua pergunta que vamos fazer de tudo para respondê-la.

  • A máscara protege você de pegar o vírus ou somente evita que ele seja transmitido?

Não. A máscara não é um meio de proteção para você não pegar o vírus. A máscara não permite que a pessoa contaminada passe o vírus para outras. A máscara deve ser usada somente por aqueles que estão doentes ou com suspeita da doença, evitando assim o contágio. Além disso, o uso da máscara deve ser feito por todos os profissionais da saúde que estão em atendimento.

  • Quais as medidas preventivas de vocês em relação às pessoas que precisam levam documentação?

Durante a entrega de documentação do PROUNI, na última semana, nossa instituição se preparou (1) orientando os setores sobre as medidas para evitar contágio, (2) reduzindo a circulação de pessoas, (3) implementando distância mínima de 1 metro para atendimento presencial e (4) reforçando a higiene dos locais de atendimento.

  • Quando vocês irão avisar se o treinamento para os internos será presencial ou não?

Todas as informações e decisões referentes a treinamentos devem ser consultados com seu coordenador de curso e também no Portal do Aluno.

  • Como o assintomático passa o vírus?

O vírus é passado através de gotículas que saem da nossa boca.  Sendo assim, como ela é e assintomática, as pessoas conversam próximo e tocam uma nas outras. Então você não sabe quem tá ali assintomático e está ali expelindo o vírus, por isso o isolamento é necessário.

  • Posso usar a máscara quanto tempo antes de saturar?

Normalmente vai depender de cada pessoa. Uma vez que tem pessoa que exala muita umidade e tem gente que não exala tanta umidade. Sendo assim, o que vai determinar é a umidade da máscara. Quando ela começa a ficar úmida, você tem que retirar e trocar. Isso dá mais ou menos um período de 3 a 4 horas, mas depende. Pessoas que tem muita umidade, elas em 2 horas tem que trocar de máscara. Muita umidade por que? Porque elas têm congestão, elas são alérgicas, fazem muita secreção de mucosa. Então elas expelem muita umidade e a máscara fica úmida mais rápido. E a umidade retém o líquido das gotículas da água, que ajudam no vetor da transmissão do vírus. Então, quando ela começa a ficar úmida, mais ou menos nesse prazo, de 2 a 4 horas, você deve trocar. Não troque a máscara segurando-a pela frente. Você tira segurando pelos elásticos e nem deve jogar e nem balançar a máscara, deposite-a delicadamente no lixo, para ela não exalar aquelas gotículas ou o vírus ficar em suspensão no ar. 

  • Quanto tempo o vírus permanece vivo no ambiente?

Em média, o vírus permanece vivo por 72 horas, mas ele pode ficar vivo até 9 dias. E isso, varia de objeto para objeto, vai depender do material e das condições do ambiente (luminosidade, umidade e etc). Tem objetos que em poucas horas ele morre se tiver muito quente e tem objeto que ele dura mais tempo. Superfícies metálicas é onde ele tem mais durabilidade. Por isso, a necessidade de manter limpa as maçanetas, os corrimões e instrumentos de metal que você pega.  

  • O vírus pode ser pego se eu estiver com a pele lesionada e encostar em local contaminado?

Não se tem essa resposta. Na verdade, o que transmite é mucosa, contato de mucosa. Todavia sempre que houver secreção na ferida é  um potencial contaminante, mas não se tem uma firmeza quanto a isso. Se você tiver com a pele lesionada e encostar em local contaminado, lavar a ferida com água e sabão, é  a melhor maneira que você tem para conter o processo de contaminação.

  • Como um asmático saberá que tem que procurar um médico?

Uma pessoa asmática tem que estar sempre em contato com um médico. Quando ele contrair uma gripe é obrigatório que ele procure um médico, pois ele é um grupo de risco.

  • Se sentir sintoma de gripe, devemos nos isolar? E como justificar no trabalho?

Sim. Procure um médico para constatar que está doente e obter um atestado médico.  Você deve escanear o atestado e enviar para o trabalho. Depois quando tudo voltar ao normal, você comprova com a apresentação do documento original.

  • Não há risco para recém-nascido? Vi que eles não estão na relação do Ministério da Saúde. 

Ainda não existem estudos que comprovem a ausência de risco para recém-nascido. Neste caso, a orientação é continuar com o protocolo de isolamento social. 

 

The post Qual a sua dúvida sobre o Covid-19? appeared first on Unifase.

8 de agosto de 2025
Unidade funciona no Ambulatório Escola e alia atendimento à comunidade com ensino e pesquisa
7 de agosto de 2025
Ainda dá tempo de garantir uma vaga na UNIFASE para o segundo semestre de 2025 por meio da transferência externa com condições especiais. Estudantes que desejam continuar sua graduação com qualidade de ensino e infraestrutura de excelência têm até o dia 15 de agosto para se inscrever no processo. A campanha oferece descontos que podem chegar a 50%, conforme previsto no edital disponível no site da instituição: https://www.unifase-rj.edu.br/transferencia . Há vagas disponíveis para os cursos de Administração, Enfermagem (bacharelado e licenciatura), Nutrição, Odontologia, Psicologia e Radiologia. A UNIFASE é reconhecida nacionalmente por sua excelência acadêmica e tem nota máxima no MEC. O curso de Radiologia foi o mais bem avaliado do Estado do Rio no ENADE, e outros cursos, como Administração, Odontologia e Nutrição, mantêm-se entre os melhores do país. Administração, por exemplo, aparece há dez anos entre os cursos com melhor desempenho; Odontologia ocupa o 1º lugar entre as instituições privadas e Nutrição, o 2º lugar. Além da transferência, a instituição oferece outras formas de ingresso: segunda graduação, vestibular on-line, ENEM, Prouni e Fies. A formação prática e a estrutura moderna da UNIFASE são grandes diferenciais, com foco em preparar os estudantes para os desafios do mercado de trabalho.  Mais informações estão disponíveis no site da UNIFASE www.unifase-rj.edu.br ou via WhatsApp pelos números: (24) 98865‑0693, (24) 99211‑2542 e (24) 99200‑4036.
6 de agosto de 2025
A jornalista Fátima Medeiros de Almeida Menna Barreto esteve nesta terça-feira (5) em Brasília, na cerimônia de premiação da 8ª edição do Prêmio ABMES de Jornalismo. A reportagem assinada por ela e pelo jornalista Mateus Carvalho, “Conexão UNIFASE – Comunidade que cuida da vida” da TV UNIFASE, recebeu a menção honrosa, na categoria Projeto de Extensão Universitária. A matéria premiada retrata a força da extensão universitária e destaca o impacto do projeto Comunidade que Cuida da Vida, desenvolvido pela UNIFASE/FMP em parceria com a Defesa Civil de Petrópolis. Quer conferir a matéria? Ela está disponível no canal UNIFASE no Youtube: https://youtu.be/sM0QKj5MDvY . Legenda da foto: Beatriz Eckert-Hoff, Vice-presidente da ABMES; Fátima Medeiros, jornalista da TV UNIFASE e Henrique Sartori, Vice-presidente da ABMES.