A gestão do crescente mercado cervejeiro e seu destaque no cenário internacional

9 de dezembro de 2019
A gestão do crescente mercado cervejeiro e seu destaque no cenário internacional

por Thaís Rocha, da Escola do Cervejeiro Empreendedor

 

Dados oficiais do mercado demonstram que o número de cervejarias registradas no Brasil cresceu 91% nos últimos 3 anos, saltando de 356 em 2014 para 679 em 2017. No ano de 2018 mais 186 empreendimentos foram registrados e, na primeira semana de junho deste ano, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) registrou a cervejaria de número mil no país .

 

Fonte: http://www.agricultura.gov.br/assuntos/inspecao/produtos-vegetal/a-cerveja-no-brasil

Os números apontam que, só em 2019, foram 111 novas fábricas autorizadas em 150 dias – uma média de 22 ao mês. De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), Carlo Lapolli, as marcas independentes que produzem cerveja artesanal são, claramente, as responsáveis por essa expansão. “As grandes fábricas multinacionais não anunciaram um número significativo de novas plantas neste período. Por outro lado, ganharam notoriedade, espaço de gôndola e conquistaram o consumidor as empresas que prezam por um produto de qualidade, com matérias-primas superiores e atributos sensoriais que essas marcas não entregam”, diz”. (por Revista da Cerveja, 10/06/19).

Além de um mercado crescente, mesmo diante da crise econômica que afeta o país nos últimos anos, a visibilidade internacional das cervejas brasileiras é um fator que chama a atenção para a qualidade e inovação do produto no país, além de gerar desenvolvimento econômico para as cidades onde estão situadas.

As cervejas brasileiras foram as mais premiadas na Copa Cervezas de América. “ Ao todo, foram distribuídas 180 medalhas, sendo que 67 vieram para o Brasil.  O júri julgou 1.844 rótulos de 459 cervejarias, que contabilizaram 16 países diferentes. O Brasil foi o primeiro colocado no ranking de premiações, ficando à frente da Argentina (41), Estados Unidos (27) e Chile (14)” (por Revista da Cerveja, 03/09/19).

Quando uma cerveja ganha um prêmio, esse prêmio diz sobre a qualidade do produto, ou seja, é um forte indicador de mercado que dá destaque à cervejaria que desenvolveu a receita. Quando este prêmio é de um campeonato internacional, significa que a abrangência de concorrentes foi maior, ou seja, a cervejaria disputou com um maior número de participantes e maior diversidade de nacionalidades. Grande parte dessas cervejas são artesanais e/ou independentes. Assim, essas cervejarias não apenas colocam o Brasil no cenário internacional, como atraem público para suas cidades de produção, contribuindo para o desenvolvimento econômico local.

Os eventos brasileiros que apresentam banca de jurados para premiações, como o Mondial de La Biére SP e RJ, a Brasil Brau e a Expo Brew de 2019, também têm sinalizado o alto nível e a internacionalização de nossas cervejarias. No entanto, o negócio não é uma alquimia. Criatividade é fator primordial para inovação e identidade, mas sem a combinação de gestão da produção e processos, não há garantia de qualidade para a cerveja.

Nesse cenário, surgiu a ECE, a Escola do Cervejeiro Empreendedor, em Petrópolis/RJ. Seu primeiro curso, Planejamento e Gestão de Cervejarias, em parceria com a FASE e Nano Laboratório da Bohemia (no prédio de origem da cervejaria), tem como objetivo formar profissionais para o ramo cervejeiro com conhecimentos e habilidades que os tornem capazes de gerir e tomar decisões a partir de uma visão holística desse mercado em que as minúcias se revelam fatores estratégicos. O conhecimento profundo do mercado junto a conhecimentos técnicos de gestão agrega valor a este profissional e é o caminho para tornar os empreendimentos cervejeiros sustentáveis e eficientes. O curso tem requisito mínimo de escolaridade de nível médio completo. Pessoas que desejem empreender e/ou gerir um negócio ou departamento, próprio ou de terceiros, do ramo cervejeiro (de pequenas à grandes empresas) são muito bem-vindos!

Petrópolis é referência em experiência cervejeira nacional. A cidade abriga o prédio original e em funcionamento da primeira cervejaria do Brasil (Bohemia) e faz parte da Rota Cervejeira do Estado do Rio de Janeiro (Accerj-Tur). Rodeada por outras cidades da rota e por uma diversidade cervejeira que conta com produtores artesanais e indústria do setor, os cursos da Escola do Cervejeiro Empreendedor – ECE são agregados por vivência cultural e experiência prática com foco na gestão sustentável do negócio, permitindo ao cervejeiro ou profissional de gestão do ramo conhecimento customizado para auxiliar na tomada de decisões eficientes para prosperar em diversos cenários (de crises a oportunidades). Conheça a ECE: www.escoladocervejeiroempreendedor.com.

12 de setembro de 2025
Em celebração ao Dia do Administrador, o corpo docente e os egressos do curso de Administração da UNIFASE foram homenageados no dia 8 de setembro, durante uma sessão solene realizada na Câmara Municipal de Petrópolis. A iniciativa, proposta pelo vereador Tiago Damaceno, reconheceu a importância da instituição e de seus profissionais para a formação de gestores comprometidos com a sociedade.  Legenda: Aluisio Pinheiro, diretor do Ambulatório Escola da UNIFASE/FMP; Ana Maria Auler, coordenadora do curso de Administração da UNIFASE; Calebe Leite, egresso do curso de Administração da UNIFASE; Fátima Lima, professora do curso de Administração da UNIFASE; Marcelo Silveira, egresso do curso de Administração da UNIFASE; Thiago Damaceno, vereador; Thiago Pires e Wellington Gusmão, egressos do curso de Administração da UNIFASE.
12 de setembro de 2025
A PNDES vai ordenar e apontar estrategicamente o que é importante para a educação superior no Brasil
11 de setembro de 2025
A Avenida Barão do Rio Branco vai se transformar mais uma vez em um espaço de promoção da saúde. Neste domingo, 14 de setembro, acontece a 2ª edição do Movimenta Saúde: Educação, Esporte e Bem-Estar para Todos, uma iniciativa da UNIFASE/FMP em parceria com a Escola Técnica Irmã Dulce Bastos. As atividades estão programadas para ocorrer das 8h às 12h, próximo à American Pet. Nesta edição será realizada a Campanha “A Vida Continua” que marca o “Setembro Verde”, mês de conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. Outra novidade é o tema “Saúde & Sol”: Proteção Solar em Movimento, que vai explicar a necessidade de se expor ao sol com proteção adequada. Além disso, a comunidade poderá contar com atendimentos gratuitos, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, frequência cardíaca, avaliação nutricional, orientações sobre saúde bucal e primeiros socorros. Também serão oferecidas atividades educativas, incluindo exposição de imagens radiológicas com patologias e dinâmicas voltadas para o autocuidado. Mais do que serviços de saúde, o Movimenta Saúde busca aproximar estudantes, professores e população, estimulando hábitos saudáveis e fortalecendo a integração entre conhecimento, bem-estar e responsabilidade social. Serviço: Data: Domingo, 14 de setembro Horário: 8h às 12h Local: Avenida Barão do Rio Branco – próximo à American Pet