Perícia Médica – uma especialidade em ascensão ainda pouco conhecida

26 de agosto de 2019
Perícia Médica – uma especialidade em ascensão ainda pouco conhecida

Você já deve ter ouvido falar em Perícia Médica em seriados criminais famosos, como CSI e Lei e Ordem. Mas você sabia que essa é uma especialidade real e pouco conhecida aqui no Brasil?

Para entender o que é Perícia Médica, confira o texto de Marcus B. Conde, doutor em Clínica Médica pela UFRJ e professor da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP).

 

 

 

A especialidade Perícia Médica ainda é pouco conhecida por muitos aplicadores do Direito e até por colegas médicos.

É frequente, por exemplo, que o advogado ao solicitar uma perícia defina a especialidade médica que lhe parece adequada ao caso, independentemente de fundamentos técnicos.

Assim, muitas vezes com base na sua avaliação, o advogado solicita uma perícia ortopédica ou cardiológica quando de fato o processo envolve uma questão médica ligada à reumatologia ou aos pulmões, por exemplo.

É senso comum que para uma boa avaliação médica é necessário extenso conhecimento de Medicina clínico-cirúrgica.

Entretanto, para a realização de uma perícia médica adequada e a produção de um laudo pericial médico de qualidade, é também necessário o conhecimento profundo das nuances das diferentes áreas periciais, a saber, Perícia Cível, Perícia Securitária, Perícia Médica Previdenciária, entre outras.

 

 

De fato, a partir da Resolução CFM 1.973/ 2011, a área de atuação denominada Perícia Médica foi incorporada à especialidade Medicina Legal e se tornou a especialidade médica reconhecida pela Associação Médica Brasileira e pelo Conselho Federal de Medicina como Medicina Legal e Perícia Médica.

Assim, embora qualquer médico com CRM ativo possa realizar Perícias Médicas, é o profissional com especialização em Perícias Médicas o que reúne as melhores condições para elaboração de um laudo pericial apropriado para cada caso.

Por outro lado, recentemente foi divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) um estudo realizado pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (INSP) demonstrando um aumento de 130% nos processos judiciais em primeira instância envolvendo o tema “saúde”. Estes dados traduzem o que se convencionou chamar de judicialização da saúde.

Mais ainda, os dados da pesquisa apontam que este fenômeno é crescente, ou seja, o volume de demandas judiciais relacionadas à saúde está aumentando a cada ano.

Assim, a judicialização da saúde se constitui atualmente um problema do sistema Judiciário brasileiro, que tem de lidar com centenas de milhares de processos relacionados a este tema.

É esperado que estes dados causem diferentes consequências nos próximos anos. No Judiciário, propostas como a criação de varas especializadas em saúde, por exemplo, já estão em andamento.

Na Medicina, a procura cada vez maior por peritos médicos certamente incentivará a formação de novos especialistas e a maior visibilidade desta fascinante e ainda pouco conhecida área de atuação médica.

 

Marcus B. Conde
Médico
Perito Judicial TJRJ e Justiça Federal   

 

Referências bibliográficas:

 

 

 

12 de setembro de 2025
Em celebração ao Dia do Administrador, o corpo docente e os egressos do curso de Administração da UNIFASE foram homenageados no dia 8 de setembro, durante uma sessão solene realizada na Câmara Municipal de Petrópolis. A iniciativa, proposta pelo vereador Tiago Damaceno, reconheceu a importância da instituição e de seus profissionais para a formação de gestores comprometidos com a sociedade.  Legenda: Aluisio Pinheiro, diretor do Ambulatório Escola da UNIFASE/FMP; Ana Maria Auler, coordenadora do curso de Administração da UNIFASE; Calebe Leite, egresso do curso de Administração da UNIFASE; Fátima Lima, professora do curso de Administração da UNIFASE; Marcelo Silveira, egresso do curso de Administração da UNIFASE; Thiago Damaceno, vereador; Thiago Pires e Wellington Gusmão, egressos do curso de Administração da UNIFASE.
12 de setembro de 2025
A PNDES vai ordenar e apontar estrategicamente o que é importante para a educação superior no Brasil
11 de setembro de 2025
A Avenida Barão do Rio Branco vai se transformar mais uma vez em um espaço de promoção da saúde. Neste domingo, 14 de setembro, acontece a 2ª edição do Movimenta Saúde: Educação, Esporte e Bem-Estar para Todos, uma iniciativa da UNIFASE/FMP em parceria com a Escola Técnica Irmã Dulce Bastos. As atividades estão programadas para ocorrer das 8h às 12h, próximo à American Pet. Nesta edição será realizada a Campanha “A Vida Continua” que marca o “Setembro Verde”, mês de conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. Outra novidade é o tema “Saúde & Sol”: Proteção Solar em Movimento, que vai explicar a necessidade de se expor ao sol com proteção adequada. Além disso, a comunidade poderá contar com atendimentos gratuitos, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, frequência cardíaca, avaliação nutricional, orientações sobre saúde bucal e primeiros socorros. Também serão oferecidas atividades educativas, incluindo exposição de imagens radiológicas com patologias e dinâmicas voltadas para o autocuidado. Mais do que serviços de saúde, o Movimenta Saúde busca aproximar estudantes, professores e população, estimulando hábitos saudáveis e fortalecendo a integração entre conhecimento, bem-estar e responsabilidade social. Serviço: Data: Domingo, 14 de setembro Horário: 8h às 12h Local: Avenida Barão do Rio Branco – próximo à American Pet