UNIFASE promove sustentabilidade e alimentação saudável com projeto do curso de Nutrição, o PROTEIN

1 de novembro de 2024
UNIFASE promove sustentabilidade e alimentação saudável com projeto do curso de Nutrição, o PROTEIN

Canteiros do Colégio Estadual Dom Pedro II ganham vida com a implantação de horta

Alunos do 2° período do curso de Nutrição da UNIFASE realizaram, nesta quinta-feira (31), a instalação de uma horta no Colégio Estadual Dom Pedro II. A iniciativa faz parte do PROTEIN - Projeto de Temas Integrados na Nutrição, e promove uma integração entre práticas alimentares saudáveis e ações sustentáveis.

“O PROTEIN é um projeto de curricularização da extensão do curso de Nutrição e abrange alunos do 1° ao 4° período. Eles realizam atividades temáticas pensando em sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Nossos alunos, em parceria com os alunos do ensino médio do Colégio Estadual D. Pedro II estão construindo a horta, e ao final do semestre, eles colhem o que produziram”, falou a coordenadora do PROTEIN, a professora da UNIFASE, Paula Normando.

A implantação das hortas proporciona aos alunos uma experiência prática e educativa de como produzir e consumir alimentos de forma consciente. Os estudantes participam do processo de cultivo e observam de perto os benefícios desse hábito para a saúde e o meio ambiente, já que são eles os responsáveis pelo cuidado com as hortaliças.

“O projeto é feito por etapas, num primeiro encontro, os alunos de nutrição fazem um conhecimento de campo e entrevistam os estudantes do ensino médio que vão participar do plantio. Depois eles realizam o cultivo da horta. Na fase seguinte, os estudantes desenvolvem material educativo e de sensibilização de uso da horta. Na etapa final, eles produzem receitas. Todo o processo é compartilhado com os alunos do Colégio D. Pedro II”, explicou a professora do curso de Nutrição da UNIFASE, Nathalia Barreiras.

Essa é a terceira vez que a ação é promovida na escola, e todas as jardineiras da instituição receberam mudas. Ao todo, 500 mudas de hortaliças e temperos foram doadas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

“É um projeto bem interessante. As nossas jardineiras estavam paradas e o projeto trouxe vida para a nossa horta. O trabalho de cuidado é complicado, mas aprendemos bastante e nos divertimos também”, relatou Beatriz Augusto Macedo, aluna do 2° ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Dom Pedro II.

O PROTEIN é um exemplo de como o ensino superior pode impactar positivamente as gerações mais jovens. Além do aprendizado prático, a integração dos alunos forma jovens mais conscientes e preparados para lidar com questões alimentares e ambientais.

“Quando a gente trabalha ações de educação alimentar e nutricional, nós temos uma troca. Todos estão aprendendo e todos vão ensinar em algum momento. Temos a possibilidade de formar nutricionistas mais atentos à questão da sustentabilidade, alimentação saudável, e também de engajar os alunos do ensino médio, que vão levar esse conhecimento para além do ambiente escolar”, relatou a coordenadora do curso de Nutrição da UNIFASE, Thaise Gasser.

Aluna do curso de Nutrição, Raquel Wayand falou sobre essa interação entre os alunos.

“No primeiro contato com os alunos eles ficaram com muito receio, mas ao longo da conversa, os estudantes viram que é algo muito maior. Não é só plantar, eles participam de todo o processo e acompanham o desenvolvimento da horta. Muitos ficam curiosos sobre o que faz um nutricionista. É uma troca bem legal!”, disse Raquel.

O projeto foi “abraçado” por todos da escola e por conta disso, professores de várias disciplinas realizam atividades em torno dessa temática, como conta a professora de biologia, Carla Pinto.

“As jardineiras estão sendo ressignificadas, elas foram instaladas aqui para evitar que os alunos sentassem nessa mureta. Quando surgiu o projeto nós pensamos em usar esse espaço para a horta. Tem uma integração curricular muito interessante, hoje as disciplinas de geografia, espanhol, literatura, artes, biologia, química e até matemática usam a horta nos trabalhos. Os alunos estão muito empolgados e contagiou todos da escola”, ressaltou a professora Carla.

29 de outubro de 2025
Até quinta-feira (30) acontece a 31ª Semana Científica da UNIFASE/FMP, que neste ano tem como tema "Entre a serra e o mar - interfaces entre saúde, ecossistemas e tecnologias", promovendo uma troca de ideias entre os conhecimentos acadêmicos e a sociedade. "Toda escola é uma casa de aprendizado, mas é um aprendizado que não pode jamais ser desconectado da realidade da sociedade. Saúde é um conceito muito amplo, que fala do bem-estar global das pessoas, mas está diretamente ligada ao meio ambiente, onde nós vivemos e nos desenvolvemos. O nosso aprendizado, nosso fazer e nossa tecnologia não podem jamais estar descolados desse bem-estar do cuidado com os outros e da própria existência. A Semana Científica da UNIFASE/FMP tem que ser vista sob essa perspectiva de trazer os nossos saberes para a construção de uma sociedade inclusiva, justa e saudável", comenta Jorge D á u, presidente da Fundação Octacílio Gualberto, mantenedora da UNIFASE/FMP e da Escola Técnica Irmã Dulce Bastos. São mais de 1.100 inscritos, 234 trabalhos aprovados e mais de 70 palestrantes em um dos eventos acadêmicos mais tradicionais da instituição. "É muito importante trazermos para a nossa reflexão esse tema, que é o assunto do momento. Estamos a poucas semanas da COP30, que vai justamente discutir como estamos tratando a vida. Desejo que durante a Semana, os participantes vejam, reflitam e tirem as suas conclusões sobre que lado estamos no processo", acrescenta o professor Abílio Aranha, pró-reitor de Ensino e Extensão da UNIFASE/FMP. A programação conta com mesas-redondas, oficinas temáticas, palestras, mostras de trabalhos e apresentações culturais , abordando questões como inovação tecnológica, sustentabilidade e políticas públicas em saúde. "Num mundo onde o acesso à informação é ilimitado, seja ela verídica ou não, e que as respostas estão todas aí, é cada vez mais importante a gente conhecer quais são as perguntas relevantes, que podem mudar a qualidade de vida da população e melhorar o ambiente em que vivemos. Não é possível reconhecer as perguntas sem uma escuta atenta, sem uma interlocução, sem uma troca, e essa Semana é o espaço para isso", completa o professor Ricardo Tesch, pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UNIFASE/FMP. A professora Thaise Gasser, coordenadora do curso de Nutrição e da Comissão de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde da UNIFASE/FMP , foi a mediadora da mesa de abertura, que contou com a participação de Luana Pinho, professora associada da Faculdade de Oceanografia da UERJ, e Vitória Custódio, geógrafa e gerente de Prevenção e Preparação da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis. A professora Luana falou sobre como o aumento da temperatura dos oceanos impacta a região serrana. "Se associarmos as mudanças globais, como o aumento de C02 e o aumento da temperatura dos oceanos, consequentemente teremos o aumento da evaporação, das nuvens que vão se condensando, e o aumento das chuvas. É a partir daí que começamos a visualizar e a entender mais diretamente como as mudanças climáticas e as alterações nos oceanos podem também impactar quem mora na serra", explica. Já Vitória mostrou o mapa de risco geológico de Petrópolis e a topografia da bacia do Rio Quitandinha, que é a que mais sofre com risco hidrológico. "Para além de todas as condições naturais que já tínhamos para essa inundação ser tão severa, ainda temos a ocupação urbana e todas as questões antrópicas que influenciam ainda mais esse processo, como a impermeabilização do solo, a quantidade de construções, o esgotamento sanitário sendo despejado, enfim, tudo isso piora ainda mais o nosso cenário de risco", analisa. De acordo com a geógrafa, os riscos e desastres estão associados à população e sua exposição às ameaças presentes, podendo ser desencadeados por ameaças naturais ou antrópicas (atividades humanas), sendo sempre classificados como socioambientais por seus impactos. Além das ações comunitárias promovidas pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil, Vitória mencionou ainda o projeto "Comunidade que cuida da vida", em parceria com a UNIFASE/FMP, na qual os estudantes juntos à equipe da Unidade de Saúde da Família da Estrada da Saudade, coletam informações fundamentais sobre vulnerabilidades da população para uma resposta mais eficiente em situações de desastres. A programação, que segue até quinta-feira (30), está disponível no site da instituição: https://www.even3.com.br/xxxi-semana-cientifica-unifasefmp-596978/ Câmara entrega título de utilidade pública municipal à UNIFASE/FMP Durante a abertura do evento, o vereador Dr. Aloisio Barbosa Filho entregou o Título de Utilidade Pública à Fundação Octacílio Gualberto, mantenedora da UNIFASE/FMP e da Escola Técnica Irmã Dulce Bastos. "É uma honra estar aqui como representante do Legislativo e poder homenagear a instituição que me formou. Todo gestor público deve honrar essa instituição, porque a saúde pública que temos hoje em Petrópolis deve muito à UNIFASE/FMP, através dessa parceria com o município", disse o vereador. "Não havia um melhor momento para fazer essa entrega do que na abertura da Semana Científica. Fico lisonjeada de receber esse reconhecimento público, mas mais do que a formalidade que tem implicações jurídicas legais, poder ouvir uma palavra daquele que tem uma tradição de vivenciar a FMP", destacou a reitora Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves. 
28 de outubro de 2025
Evento reúne especialistas para debater avanços e desafios na saúde da mulher
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Com projeto sobre sustentabilidade UNIFASE/FMP conquista segundo lugar