UNIFASE promove sustentabilidade e alimentação saudável com projeto do curso de Nutrição, o PROTEIN

1 de novembro de 2024
UNIFASE promove sustentabilidade e alimentação saudável com projeto do curso de Nutrição, o PROTEIN

Canteiros do Colégio Estadual Dom Pedro II ganham vida com a implantação de horta

Alunos do 2° período do curso de Nutrição da UNIFASE realizaram, nesta quinta-feira (31), a instalação de uma horta no Colégio Estadual Dom Pedro II. A iniciativa faz parte do PROTEIN - Projeto de Temas Integrados na Nutrição, e promove uma integração entre práticas alimentares saudáveis e ações sustentáveis.

“O PROTEIN é um projeto de curricularização da extensão do curso de Nutrição e abrange alunos do 1° ao 4° período. Eles realizam atividades temáticas pensando em sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Nossos alunos, em parceria com os alunos do ensino médio do Colégio Estadual D. Pedro II estão construindo a horta, e ao final do semestre, eles colhem o que produziram”, falou a coordenadora do PROTEIN, a professora da UNIFASE, Paula Normando.

A implantação das hortas proporciona aos alunos uma experiência prática e educativa de como produzir e consumir alimentos de forma consciente. Os estudantes participam do processo de cultivo e observam de perto os benefícios desse hábito para a saúde e o meio ambiente, já que são eles os responsáveis pelo cuidado com as hortaliças.

“O projeto é feito por etapas, num primeiro encontro, os alunos de nutrição fazem um conhecimento de campo e entrevistam os estudantes do ensino médio que vão participar do plantio. Depois eles realizam o cultivo da horta. Na fase seguinte, os estudantes desenvolvem material educativo e de sensibilização de uso da horta. Na etapa final, eles produzem receitas. Todo o processo é compartilhado com os alunos do Colégio D. Pedro II”, explicou a professora do curso de Nutrição da UNIFASE, Nathalia Barreiras.

Essa é a terceira vez que a ação é promovida na escola, e todas as jardineiras da instituição receberam mudas. Ao todo, 500 mudas de hortaliças e temperos foram doadas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

“É um projeto bem interessante. As nossas jardineiras estavam paradas e o projeto trouxe vida para a nossa horta. O trabalho de cuidado é complicado, mas aprendemos bastante e nos divertimos também”, relatou Beatriz Augusto Macedo, aluna do 2° ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Dom Pedro II.

O PROTEIN é um exemplo de como o ensino superior pode impactar positivamente as gerações mais jovens. Além do aprendizado prático, a integração dos alunos forma jovens mais conscientes e preparados para lidar com questões alimentares e ambientais.

“Quando a gente trabalha ações de educação alimentar e nutricional, nós temos uma troca. Todos estão aprendendo e todos vão ensinar em algum momento. Temos a possibilidade de formar nutricionistas mais atentos à questão da sustentabilidade, alimentação saudável, e também de engajar os alunos do ensino médio, que vão levar esse conhecimento para além do ambiente escolar”, relatou a coordenadora do curso de Nutrição da UNIFASE, Thaise Gasser.

Aluna do curso de Nutrição, Raquel Wayand falou sobre essa interação entre os alunos.

“No primeiro contato com os alunos eles ficaram com muito receio, mas ao longo da conversa, os estudantes viram que é algo muito maior. Não é só plantar, eles participam de todo o processo e acompanham o desenvolvimento da horta. Muitos ficam curiosos sobre o que faz um nutricionista. É uma troca bem legal!”, disse Raquel.

O projeto foi “abraçado” por todos da escola e por conta disso, professores de várias disciplinas realizam atividades em torno dessa temática, como conta a professora de biologia, Carla Pinto.

“As jardineiras estão sendo ressignificadas, elas foram instaladas aqui para evitar que os alunos sentassem nessa mureta. Quando surgiu o projeto nós pensamos em usar esse espaço para a horta. Tem uma integração curricular muito interessante, hoje as disciplinas de geografia, espanhol, literatura, artes, biologia, química e até matemática usam a horta nos trabalhos. Os alunos estão muito empolgados e contagiou todos da escola”, ressaltou a professora Carla.

17 de setembro de 2025
Acordo firmado em abril amplia a cooperação em pesquisa, ensino e extensão, fortalecendo a internacionalização
17 de setembro de 2025
A UNIFASE/FMP esteve presente no 63º Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM), realizado entre os dias 11 e 13 de setembro, em Natal (RN). O encontro, promovido pela Associação Brasileira de Educação Médica, trouxe como tema central “Do mar ao sertão: os novos paradigmas da educação médica”, estimulando reflexões sobre os desafios e transformações na formação médica no país. Durante o congresso, a residente do programa Medicina de Família e Comunidade, Ramila Cristina Lopes Tostes representou a UNIFASE/FMP na mesa-redonda “Impacto da graduação na formação de especialistas para Atenção Primária à Saúde”. A discussão destacou como a inserção precoce dos estudantes na Atenção Primária, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), pode despertar maior interesse pela Medicina de Família e Comunidade e contribuir para a consolidação de um cuidado em saúde mais integral e humanizado. No mesmo evento, o professor Jaime Charret tomou posse como Delegado Educador da regional RJ/ES da ABEM (Associação Brasileira de Educação Médica), reforçando o protagonismo da instituição nos debates nacionais sobre a formação médica.  Além de propor um olhar crítico e reflexivo sobre a educação médica, o COBEM 2025 reforçou a necessidade de alinhar a formação dos futuros profissionais às realidades locais e regionais, valorizando a diversidade cultural e territorial do Brasil, sem perder a conexão com os contextos globais, características que vem de encontro com as diretrizes da UNIFASE/FMP. O evento reuniu educadores, gestores e estudantes em um ambiente de diálogo, acolhimento e troca de experiências, com o objetivo de fortalecer práticas mais inclusivas e alinhadas às demandas da população.
16 de setembro de 2025
A professora Leninha Valério, coordenadora do curso de Pós-Graduação em Dermatologia da UNIFASE/FMP, foi homenageada durante o 78º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), realizado de 3 a 6 de setembro, no Rio de Janeiro. Leninha foi a presidente de honra do encontro, que reuniu especialistas renomados do Brasil e do mundo para debater avanços e práticas na área da dermatologia. Na foto, da esquerda para a direita: Drª Leninha Valério, coordenadora da Pós-graduação em Dermatologia da UNIFASE/FMP, Dr. Gilvan Alves, dermatologista de Brasília e Dra. Leandra Metsavaht, presidente do 78º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia.