UNIFASE/FMP levará ao Uruguai experiência de extensão universitária crítica desenvolvida no Vale do Carangola

21 de fevereiro de 2025
UNIFASE/FMP levará ao Uruguai experiência de extensão universitária crítica desenvolvida no Vale do Carangola
Metodologia usada por professores e estudantes nos campos de prática de Petrópolis será multiplicada na América Latina

A experiência bem-sucedida de extensão universitária, baseada na vivência e na escuta, desenvolvida pelo Centro Universitário Artur Sá Earp Neto e a Faculdade de Medicina de Petrópolis em um projeto no Vale do Carangola, será apresentada na próxima semana no Uruguai, como parte dos cursos de verão da Universidad de La República. A oficina "Ação Extensionista: Uma Experiência Sentipensante" será ministrada em três dias, de 26 a 28 de fevereiro, reunindo estudantes, professores e líderes comunitários. 


Coordenador de Projetos e Extensão da UNIFASE/FMP, o professor Ricardo Tammela, que vai ministrar a oficina, explica que o convite para o curso no Uruguai resultou de uma conversa iniciada em 2022, no Fórum de Extensão das Instituições de Ensino Superior Privadas (FOREXP). “Na ocasião, tivemos a oportunidade de conversar com o professor Humberto Tommasino, professor e pesquisador da Universidad de La República, que é um dos formuladores da proposta de extensão crítica, e apresentar o trabalho que desenvolvemos em Petrópolis”, detalha.


Surgiram, então, os convites para apresentação do trabalho. Em 2023, a UNIFASE/FMP participou pela primeira vez da Escola de Verão no Uruguai e, em 2024, foi convidada para apresentar o projeto na Argentina. "Agora, voltamos ao Uruguai para uma oficina de extensão sentipensante. A proposta é multiplicar essa metodologia de trabalho pela América Latina, assim como trazer para cá exemplos que deram certo nos países vizinhos”, explica Tammela. 


Na UNIFASE/FMP, a proposta é integrar o conhecimento acadêmico com saberes populares e vivências cotidianas, promovendo um espaço de diálogo e cocriação de saberes. O curso que será levado ao Uruguai vai explorar as experiências de campo e as narrativas como formas de comunicar e construir conhecimento de maneira coletiva.



“Esta ação extensionista representa uma oportunidade de fortalecer as relações entre universidade e sociedade, ao mesmo tempo em que fomenta a reflexão e o desenvolvimento de práticas que podem ser replicadas em outras comunidades”, finaliza o coordenador de Projetos e Extensão.

17 de setembro de 2025
Acordo firmado em abril amplia a cooperação em pesquisa, ensino e extensão, fortalecendo a internacionalização
17 de setembro de 2025
A UNIFASE/FMP esteve presente no 63º Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM), realizado entre os dias 11 e 13 de setembro, em Natal (RN). O encontro, promovido pela Associação Brasileira de Educação Médica, trouxe como tema central “Do mar ao sertão: os novos paradigmas da educação médica”, estimulando reflexões sobre os desafios e transformações na formação médica no país. Durante o congresso, a residente do programa Medicina de Família e Comunidade, Ramila Cristina Lopes Tostes representou a UNIFASE/FMP na mesa-redonda “Impacto da graduação na formação de especialistas para Atenção Primária à Saúde”. A discussão destacou como a inserção precoce dos estudantes na Atenção Primária, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), pode despertar maior interesse pela Medicina de Família e Comunidade e contribuir para a consolidação de um cuidado em saúde mais integral e humanizado. No mesmo evento, o professor Jaime Charret tomou posse como Delegado Educador da regional RJ/ES da ABEM (Associação Brasileira de Educação Médica), reforçando o protagonismo da instituição nos debates nacionais sobre a formação médica.  Além de propor um olhar crítico e reflexivo sobre a educação médica, o COBEM 2025 reforçou a necessidade de alinhar a formação dos futuros profissionais às realidades locais e regionais, valorizando a diversidade cultural e territorial do Brasil, sem perder a conexão com os contextos globais, características que vem de encontro com as diretrizes da UNIFASE/FMP. O evento reuniu educadores, gestores e estudantes em um ambiente de diálogo, acolhimento e troca de experiências, com o objetivo de fortalecer práticas mais inclusivas e alinhadas às demandas da população.
16 de setembro de 2025
A professora Leninha Valério, coordenadora do curso de Pós-Graduação em Dermatologia da UNIFASE/FMP, foi homenageada durante o 78º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), realizado de 3 a 6 de setembro, no Rio de Janeiro. Leninha foi a presidente de honra do encontro, que reuniu especialistas renomados do Brasil e do mundo para debater avanços e práticas na área da dermatologia. Na foto, da esquerda para a direita: Drª Leninha Valério, coordenadora da Pós-graduação em Dermatologia da UNIFASE/FMP, Dr. Gilvan Alves, dermatologista de Brasília e Dra. Leandra Metsavaht, presidente do 78º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia.