Um natal de sorrisos: Projeto de Odontologia que tem a parceria da UNIFASE e da UERJ realiza festa na Escola Municipal Bataillard

12 de dezembro de 2024
Um natal de sorrisos: Projeto de Odontologia que tem a parceria da UNIFASE e da UERJ realiza festa na Escola Municipal Bataillard

A comemoração encantou as crianças, que desde 2016 recebem atendimento odontológico de graça na escola

Na manhã da última quarta-feira (11), a Escola Municipal Battaillard foi palco de muitos sorrisos, magia e solidariedade. Cerca de 50 alunos da educação infantil, com idades entre 4 e 5 anos, aguardavam ansiosos pela chegada de um Papai Noel diferente, neste caso, quem fez a alegria da criançada foi o Mickey Noel.


“A UNIFASE e a UERJ fazem um trabalho com as dentistas na escola e abraçaram a ideia de realizar a festa e ajudar no apadrinhamento das crianças. Hoje foi maravilhoso receber o papai Noel e as lembranças. Nós somos muito gratos e agradecemos a parceria com a escola”, ressaltou a diretora da Escola Municipal Bataillard, Cátia Aparecida Bastos Mendes.


A festa de natal marcou o encerramento das atividades de 2024 do Projeto de Tratamento Restaurador Atraumático. A iniciativa é uma parceria da UNIFASE com a UERJ e é voltado à prevenção e controle de cáries em crianças. A cada semestre cerca de 200 estudantes são atendidos, de forma gratuita, pelos alunos do curso de graduação da Odontologia da UNIFASE, pelos alunos da pós-graduação da UERJ e pelos intercambistas da ACTA Amsterdam.


“O nosso projeto é uma via de mão dupla porque nós procuramos contribuir para uma melhor saúde bucal das crianças, mas a abertura da escola também permite que a gente capacite alunos e pesquisadores. Aqui a gente desenvolve várias atividades que são muito importantes tanto para as nossas práticas da UERJ, como para métodos de ensino da UNIFASE”, comentou Vera Soviero, professora da UERJ e pesquisadora visitante da UNIFASE.


A festa com a entrega do presente foi um sucesso. Os pequenos colocaram todo o carinho em suas cartinhas, recheadas de pedidos que iam de carrinhos a bonecas, passando por chinelos e maquiagem. Para transformar esses sonhos em realidade a ideia contou com o apoio de amigos, parentes e demais voluntários, que abraçaram a campanha, assim como a dentista doutoranda em Odontopediatria pela UERJ, Marcelle de Azevedo.


“Eu fiz um estudo piloto aqui na escola Municipal Bataillard para o ensaio clínico da minha tese de doutorado e foi muito gratificante participar dessa ação de natal em prol dessas crianças que tanto nos ajudam”, finalizou ela.


20 de fevereiro de 2026
O Centro Cultural UNIFASE inaugura, no dia 28 de fevereiro, a exposição coletiva “As Multifaces de Mário de Andrade”, mostra dedicada a revisitar a trajetória e o legado de um dos maiores pensadores da cultura brasileira. A abertura acontece das 15h às 19h, e a exposição segue até dia 24 de abril. A mostra marca os 80 anos de sua ausência, reafirmando a importância de manter viva a memória e a relevância de seu pensamento para as novas gerações. Sob a curadoria de Lia do Rio, a exposição reúne 15 artistas do Movimento de Arte Teia, coletivo criado pela artista visual Regina Helene, com a missão de democratizar a arte contemporânea e ampliar seu alcance para diferentes territórios e públicos. “Essa exposição faz parte do Movimento Teia, que se propõe a levar exposições de arte contemporânea para outras cidades do Brasil, além dos grandes centros. Esta exposição vem fazendo um itinerário, no intuito de levar, ao maior número de pessoas, um conhecimento das inúmeras facetas da pessoa Mário de Andrade, que praticamente só conhecemos por meio de seu livro Macunaíma e da Semana de 22. Na realidade ele nos influencia até hoje, através de seus projetos culturais desconhecidos pela grande maioria dos brasileiros”, ressalta a curadora, Lia do Rio. Cada obra é acompanhada de um breve texto que apresenta o que motivou o artista em seu processo criativo, oferecendo ao visitante uma experiência mais aprofundada e reflexiva. Aberta ao público em geral, a exposição dialoga também com escolas e instituições culturais. Durante a exposição, estão previstos encontros com os artistas e ações educativas, reafirmando o compromisso da instituição com uma formação integral, que compreende a arte como dimensão essencial do processo educativo, como destaca o professor Ricardo Tammela, coordenador de Extensão da UNIFASE/FMP. “Mais do que um tributo a um dos maiores intelectuais brasileiros, a mostra convida nossa comunidade acadêmica a experimentar a arte como espaço de sensibilidade, pensamento crítico e construção de identidade. Mário de Andrade foi múltiplo — poeta, pesquisador, modernista, intérprete do Brasil profundo — e sua trajetória nos lembra que a educação não se faz apenas pela técnica, mas pela ampliação do olhar e pela escuta das diversas vozes que compõem o país. Acreditamos que a arte, quando integrada ao ambiente universitário, não é ornamento, mas fundamento: ela humaniza, inquieta e transforma. É nesse horizonte que acolhemos a exposição, como um gesto de abertura ao diálogo entre cultura, educação e sociedade”, conclui Tammela. A visitação poderá ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 16h. Serviço: Local: Centro Cultural UNIFASE Exposição: As Multifaces de Mário de Andrade Abertura: 28 de fevereiro, das 15h às 19h Período: 28 de fevereiro a 24 de abril, segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 16h. Público: Aberto ao público em geral, escolas e instituições culturais 
19 de fevereiro de 2026
Evento, promovido pela UNIFASE, terá debates, oficinas, ações em territórios e atividades culturais sobre mudanças climáticas
13 de fevereiro de 2026
Curso tem nota máxima no MEC e é parte do seleto grupo com acreditação nacional e internacional pelo SAEME