Um natal de sorrisos: Projeto de Odontologia que tem a parceria da UNIFASE e da UERJ realiza festa na Escola Municipal Bataillard

12 de dezembro de 2024
Um natal de sorrisos: Projeto de Odontologia que tem a parceria da UNIFASE e da UERJ realiza festa na Escola Municipal Bataillard

A comemoração encantou as crianças, que desde 2016 recebem atendimento odontológico de graça na escola

Na manhã da última quarta-feira (11), a Escola Municipal Battaillard foi palco de muitos sorrisos, magia e solidariedade. Cerca de 50 alunos da educação infantil, com idades entre 4 e 5 anos, aguardavam ansiosos pela chegada de um Papai Noel diferente, neste caso, quem fez a alegria da criançada foi o Mickey Noel.


“A UNIFASE e a UERJ fazem um trabalho com as dentistas na escola e abraçaram a ideia de realizar a festa e ajudar no apadrinhamento das crianças. Hoje foi maravilhoso receber o papai Noel e as lembranças. Nós somos muito gratos e agradecemos a parceria com a escola”, ressaltou a diretora da Escola Municipal Bataillard, Cátia Aparecida Bastos Mendes.


A festa de natal marcou o encerramento das atividades de 2024 do Projeto de Tratamento Restaurador Atraumático. A iniciativa é uma parceria da UNIFASE com a UERJ e é voltado à prevenção e controle de cáries em crianças. A cada semestre cerca de 200 estudantes são atendidos, de forma gratuita, pelos alunos do curso de graduação da Odontologia da UNIFASE, pelos alunos da pós-graduação da UERJ e pelos intercambistas da ACTA Amsterdam.


“O nosso projeto é uma via de mão dupla porque nós procuramos contribuir para uma melhor saúde bucal das crianças, mas a abertura da escola também permite que a gente capacite alunos e pesquisadores. Aqui a gente desenvolve várias atividades que são muito importantes tanto para as nossas práticas da UERJ, como para métodos de ensino da UNIFASE”, comentou Vera Soviero, professora da UERJ e pesquisadora visitante da UNIFASE.


A festa com a entrega do presente foi um sucesso. Os pequenos colocaram todo o carinho em suas cartinhas, recheadas de pedidos que iam de carrinhos a bonecas, passando por chinelos e maquiagem. Para transformar esses sonhos em realidade a ideia contou com o apoio de amigos, parentes e demais voluntários, que abraçaram a campanha, assim como a dentista doutoranda em Odontopediatria pela UERJ, Marcelle de Azevedo.


“Eu fiz um estudo piloto aqui na escola Municipal Bataillard para o ensaio clínico da minha tese de doutorado e foi muito gratificante participar dessa ação de natal em prol dessas crianças que tanto nos ajudam”, finalizou ela.


29 de julho de 2025
Descubra como a fisioterapia na atenção primária à saúde fortalece o SUS e conheça a nova pós-graduação da UNIFASE/FMP com foco em APS.
28 de julho de 2025
Descontos são válidos para nove cursos e funcionários do Hospital Alcides Carneiro também têm condições especiais
25 de julho de 2025
Estudantes extensionistas da UNIFASE/FMP e da Universidade da República (UdelaR), do Uruguai, participaram de uma vivência imersiva no Quilombo Boa Esperança, em Areal/RJ. Entre os dias 14 e 20 de julho, os alunos se dedicaram a ações de escuta, troca de saberes e construção coletiva com os moradores da comunidade quilombola. “Como extensionista uruguaio, vivenciar a relação que a UNIFASE/FMP constrói com a comunidade quilombola nos inspira a aprofundar o diálogo de experiências e saberes em uma perspectiva regional. A UdelaR reconhece a importância da colaboração e da complementaridade para refletirmos sobre o papel da extensão universitária nas sociedades do conhecimento do século XXI”, destaca Kail Márquez García, professor da UdelaR. A atividade fez parte de um projeto de extensão que já acontece há mais de um ano e teve como foco o fortalecimento de vínculos, o reconhecimento das realidades do território e o aprendizado sobre o cuidado em sua dimensão mais ampla — afetiva, social e política. Ao longo da semana, os estudantes foram acolhidos pelas famílias da comunidade, que compartilharam não apenas suas rotinas, mas também seus saberes e histórias. Ao final da vivência, os participantes realizaram uma devolutiva à comunidade, reunindo reflexões e aprendizados construídos de forma coletiva. “Foram dias de troca profunda entre o quilombo e a cidade, onde a beleza da cultura encontrou a dureza da desigualdade. Mostramos nossa resistência, nossas dores e esperanças, e plantamos em cada visitante um olhar mais humano e consciente”, explica Danilo da Silva Barbosa, quilombola. A iniciativa reforça o papel da extensão universitária como espaço de formação integral, valorizando o diálogo com diferentes contextos e promovendo experiências transformadoras dentro e fora da sala de aula. Na UNIFASE/FMP, a extensão é parte viva da formação — criando pontes entre saberes e territórios. "Vivências como essa nos lembram que a universidade não deve apenas formar profissionais, mas cidadãos comprometidos com a realidade social e preparados para escutar e construir junto", comenta a docente de Extensão da UNIFASE/FMP, Gleicielly Braga.