"Saúde Sem Barreiras": novo projeto da UNIFASE promove educação em saúde de forma inclusiva

24 de outubro de 2024
"Saúde Sem Barreiras": novo projeto da UNIFASE promove educação em saúde de forma inclusiva

A UNIFASE lançará o projeto pioneiro "Saúde Sem Barreiras: Educação em Saúde Acessível para Todos", que tem como objetivo promover conteúdos educativos sobre saúde de forma acessível e inclusiva para toda a comunidade, especialmente para pessoas com deficiência. O primeiro vídeo do projeto traz como tema “Acessibilidade nos serviços de Saúde” e vai ao ar, no próximo dia 30 de outubro, às 13h, pelo perfil do projeto no Instagram (@saudesembarreirasunifase) e pelos canais oficiais da instituição.

A proposta deste projeto de extensão inovador inclui vídeos curtos adaptados com legendas, linguagem simples, janela em Libras e audiodescrição, que serão publicados semanalmente às quartas-feiras no perfil do projeto no Instagram (@saudesembarreirasunifase) e nas redes sociais da UNIFASE (@unifaseoficial) no destaque de acessibilidade no Instagram e no shorts do canal da instituição no YouTube (
https://www.youtube.com/@UNIFASE/shorts). Os conteúdos serão produzidos pelos alunos de enfermagem com supervisão de professores, para garantir que as informações de saúde sejam seguras e que contribuam para que a população seja corretamente orientada. 


De acordo com a professora Clévia Sies, coordenadora docente do projeto, "O 'Saúde Sem Barreiras' é uma inovação, pois nenhuma outra instituição de ensino superior tem um projeto voltado para a educação em saúde, que seja completamente acessível a toda a comunidade, especialmente às pessoas com deficiência. Nossa missão é democratizar o acesso à informação de saúde, garantindo que todos possam ser beneficiados, independentemente de suas limitações", destaca.


A aluna de enfermagem Thayná Martins, coordenadora discente do projeto, frisa a importância do envolvimento dos alunos na iniciativa. "Esse projeto nos permite contribuir com a comunidade e aplicar o que aprendemos em sala de aula. Estamos trabalhando para produzir materiais que não apenas informam, mas que também acolhem e respeitam as necessidades de cada indivíduo. É um desafio gratificante poder fazer a diferença", afirma.


O “Saúde Sem Barreiras” reforça o compromisso da UNIFASE com a inclusão e a educação em saúde, sendo uma referência no desenvolvimento de projetos sociais que promovem o bem-estar de toda a população, independentemente de suas condições físicas ou sensoriais.


“Estamos muito entusiasmados com o lançamento do 'Saúde Sem Barreiras'. Esse projeto tem um enorme potencial para impactar positivamente não apenas a nossa comunidade em Petrópolis, mas também alcançar um público muito maior, já que será amplamente divulgado pelas redes sociais. Além de promover conteúdos de saúde confiáveis e acessíveis, o projeto também prepara nossos alunos para oferecer um atendimento mais qualificado e humanizado. É um passo importante para garantir que a informação chegue a todos, sem exceção”, destaca a professora Isabelle Geoffroy, coordenadora do curso de Enfermagem da UNIFASE.



Siga o perfil do projeto no Instagram @saudesembarreirasunifase e fique por dentro das novidades e cuidados em saúde.


17 de setembro de 2025
Acordo firmado em abril amplia a cooperação em pesquisa, ensino e extensão, fortalecendo a internacionalização
17 de setembro de 2025
A UNIFASE/FMP esteve presente no 63º Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM), realizado entre os dias 11 e 13 de setembro, em Natal (RN). O encontro, promovido pela Associação Brasileira de Educação Médica, trouxe como tema central “Do mar ao sertão: os novos paradigmas da educação médica”, estimulando reflexões sobre os desafios e transformações na formação médica no país. Durante o congresso, a residente do programa Medicina de Família e Comunidade, Ramila Cristina Lopes Tostes representou a UNIFASE/FMP na mesa-redonda “Impacto da graduação na formação de especialistas para Atenção Primária à Saúde”. A discussão destacou como a inserção precoce dos estudantes na Atenção Primária, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), pode despertar maior interesse pela Medicina de Família e Comunidade e contribuir para a consolidação de um cuidado em saúde mais integral e humanizado. No mesmo evento, o professor Jaime Charret tomou posse como Delegado Educador da regional RJ/ES da ABEM (Associação Brasileira de Educação Médica), reforçando o protagonismo da instituição nos debates nacionais sobre a formação médica.  Além de propor um olhar crítico e reflexivo sobre a educação médica, o COBEM 2025 reforçou a necessidade de alinhar a formação dos futuros profissionais às realidades locais e regionais, valorizando a diversidade cultural e territorial do Brasil, sem perder a conexão com os contextos globais, características que vem de encontro com as diretrizes da UNIFASE/FMP. O evento reuniu educadores, gestores e estudantes em um ambiente de diálogo, acolhimento e troca de experiências, com o objetivo de fortalecer práticas mais inclusivas e alinhadas às demandas da população.
16 de setembro de 2025
A professora Leninha Valério, coordenadora do curso de Pós-Graduação em Dermatologia da UNIFASE/FMP, foi homenageada durante o 78º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), realizado de 3 a 6 de setembro, no Rio de Janeiro. Leninha foi a presidente de honra do encontro, que reuniu especialistas renomados do Brasil e do mundo para debater avanços e práticas na área da dermatologia. Na foto, da esquerda para a direita: Drª Leninha Valério, coordenadora da Pós-graduação em Dermatologia da UNIFASE/FMP, Dr. Gilvan Alves, dermatologista de Brasília e Dra. Leandra Metsavaht, presidente do 78º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia.