Rolando os Dados: Benefício de Prestação Continuada (BPC) é tema do terceiro episódio do podcast do NIPPIS

14 de fevereiro de 2025
Rolando os Dados: Benefício de Prestação Continuada (BPC) é tema do terceiro episódio do podcast do NIPPIS

O Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão Social (NIPPIS – Icict/Fiocruz e UNIFASE) lança, no dia 17 de fevereiro, o terceiro episódio do podcast “Rolando os Dados”. O programa aborda o Benefício de Prestação Continuada (BPC), um direito fundamental que garante um salário-mínimo a pessoas com deficiência ou idosas em situação de vulnerabilidade social. 


Apresentado pelo comunicador e ativista de direitos humanos Tuca Munhoz, o episódio traz uma conversa franca sobre os desafios do acesso ao BPC, destacando a importância de debater esse assunto para ampliar a conscientização. 


O primeiro tema abordado é o BPC na Escola, programa implementado em 2007 pela Portaria Interministerial nº 18, que busca garantir o acesso e a permanência na escola de crianças e adolescentes com deficiência que recebem o benefício. A especialista Martinha Clarete, que atuou como diretora de Políticas de Educação Especial do Ministério da Educação entre 2008 e 2016, comenta sobre a implementação do programa, seus resultados até 2013 e os desafios atuais para sua retomada. 


O pesquisador Miguel Marcelino, perito médico federal aposentado, professor da UNIFASE e integrante do NIPPIS, comenta o funcionamento do instrumento utilizado para a avaliação da deficiência no âmbito do BPC. Ele também destaca os indicadores disponíveis no SISDEF (https://nippis.icict.fiocruz.br/sisdef/) voltados especificamente para o BPC, oferecendo dados fundamentais para o acompanhamento de políticas públicas. 



Por fim, o último tema abordado é a realidade das mães cuidadoras, que enfrentam dificuldades para conciliar trabalho e assistência a seus filhos com deficiência. Uma política eficaz deve considerar tanto quem recebe o cuidado quanto quem cuida, assegurando condições para que essas mães possam ser protagonistas de suas próprias vidas, retomando projetos de estudo, trabalho e outros objetivos. A assistente social Sildesia Cardoso de Oliveira, que atua na Associação Fluminense de Reabilitação, enfatiza que, para que essa retomada seja viável, é fundamental que o poder público adote medidas específicas de apoio a essas mulheres. 

 

Ficamos por aqui... Mas tem mais! 

Esse foi o terceiro episódio do podcast "Rolando os Dados". Inicialmente, ele encerraria uma trilogia, mas a temporada foi ampliada e ainda contará com mais dois episódios! Fiquem ligados! 

“Rolando os Dados” é uma produção do NIPPIS (Icict/Fiocruz e UNIFASE), realizada em parceria com o Canal Saúde Podcasts e com o apoio da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, e do Programa de Políticas Públicas, Modelos de Atenção e Gestão do Sistema e Serviços de Saúde (PMA/Fiocruz). 

 

Onde ouvir: https://open.spotify.com/show/59Bv1oQr2ztkG1i3jCXyWe?si=497ef35efa2e41b5 

Inscreva-se no canal do NIPPIS no YouTube: https://www.youtube.com/@nippis.nucleo 

Acompanhe novidades no Informativo mensal: https://nippis.substack.com/ 

Contato: nippis@fiocruz.br 

 


17 de setembro de 2025
Acordo firmado em abril amplia a cooperação em pesquisa, ensino e extensão, fortalecendo a internacionalização
17 de setembro de 2025
A UNIFASE/FMP esteve presente no 63º Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM), realizado entre os dias 11 e 13 de setembro, em Natal (RN). O encontro, promovido pela Associação Brasileira de Educação Médica, trouxe como tema central “Do mar ao sertão: os novos paradigmas da educação médica”, estimulando reflexões sobre os desafios e transformações na formação médica no país. Durante o congresso, a residente do programa Medicina de Família e Comunidade, Ramila Cristina Lopes Tostes representou a UNIFASE/FMP na mesa-redonda “Impacto da graduação na formação de especialistas para Atenção Primária à Saúde”. A discussão destacou como a inserção precoce dos estudantes na Atenção Primária, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), pode despertar maior interesse pela Medicina de Família e Comunidade e contribuir para a consolidação de um cuidado em saúde mais integral e humanizado. No mesmo evento, o professor Jaime Charret tomou posse como Delegado Educador da regional RJ/ES da ABEM (Associação Brasileira de Educação Médica), reforçando o protagonismo da instituição nos debates nacionais sobre a formação médica.  Além de propor um olhar crítico e reflexivo sobre a educação médica, o COBEM 2025 reforçou a necessidade de alinhar a formação dos futuros profissionais às realidades locais e regionais, valorizando a diversidade cultural e territorial do Brasil, sem perder a conexão com os contextos globais, características que vem de encontro com as diretrizes da UNIFASE/FMP. O evento reuniu educadores, gestores e estudantes em um ambiente de diálogo, acolhimento e troca de experiências, com o objetivo de fortalecer práticas mais inclusivas e alinhadas às demandas da população.
16 de setembro de 2025
A professora Leninha Valério, coordenadora do curso de Pós-Graduação em Dermatologia da UNIFASE/FMP, foi homenageada durante o 78º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), realizado de 3 a 6 de setembro, no Rio de Janeiro. Leninha foi a presidente de honra do encontro, que reuniu especialistas renomados do Brasil e do mundo para debater avanços e práticas na área da dermatologia. Na foto, da esquerda para a direita: Drª Leninha Valério, coordenadora da Pós-graduação em Dermatologia da UNIFASE/FMP, Dr. Gilvan Alves, dermatologista de Brasília e Dra. Leandra Metsavaht, presidente do 78º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia.