Referências na área de cirurgias minimamente invasivas apresentam técnicas inovadoras em evento na UNIFASE/FMP

22 de setembro de 2025
Referências na área de cirurgias minimamente invasivas apresentam técnicas inovadoras em evento na UNIFASE/FMP

Profissionais da saúde, estudantes e residentes tiveram a oportunidade de se atualizar sobre o que há de mais moderno em diversas áreas da cirurgia

Pela primeira vez, o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) foi palco da Sobracil Itinerante, um evento voltado às últimas tendências de cirurgias minimamente invasivas. Durante uma manhã inteira, profissionais da saúde, estudantes e residentes tiveram a oportunidade de trocar experiências e conhecimentos sobre técnicas e táticas cirúrgicas inovadoras.


Promovido pela Sociedade Brasileira de Videocirurgia Robótica e Digital (Sobracil), a realização do evento em Petrópolis é uma iniciativa dos médicos Marco Banal e Vitor Banal. "É de grande importância recebermos um evento desses na UNIFASE/FMP, junto à Sobracil, no qual conseguimos trazer grandes nomes de referências nacionais e internacionais em diversas áreas da cirurgia. Isso vem agregar bastante tanto aos acadêmicos quanto aos residentes e também aos médicos da cidade, para que a gente possa trazer cada vez mais novas tecnologias e poder abordar melhor nossos pacientes", analisa o professor Vitor Banal, que é titular da Sobracil e docente da Faculdade de Medicina de Petrópolis.

O evento contou ainda com a presença do presidente da Sobracil RJ, o médico Leonardo Castro. "Para nós, da Sobracil, é muito importante a congregação da capital do Rio de Janeiro com as cidades do interior, então é um prazer estar aqui em Petrópolis e poder participar de um evento como esse, em comunhão com a Faculdade de Medicina de Petrópolis", comenta Leonardo, que ministrou uma palestra sobre a linfadenectomia lateral no câncer de reto por laparoscopia.

Através de uma série de palestras ministradas por profissionais com vasta experiência no ramo, que exibiram vídeos das cirurgias, explicando as técnicas utilizadas, os participantes puderam se atualizar sobre a evolução de procedimentos em áreas como ginecologia, oncologia, urologia e proctologia.

As alunas Yasmin Miranda e Luisa Ferraz, ambas do 6º período da Faculdade de Medicina de Petrópolis, participaram do evento por terem interesse na área cirúrgica. "Ainda não temos muito contato com a área de cirurgia e é algo que me interessa. Então ter essa oportunidade, paralela à grade curricular e dentro da faculdade, é bem interessante. Estou bem animada para aprender e absorver o máximo possível", disse Yasmin. "A gente sabe que por ser realizado dentro da faculdade seria um evento de qualidade, com palestrantes escolhidos a dedo, então ficamos bem animadas com esse evento", completa Luisa.

Romualdo Gama, doutor em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia pela UNESP, também foi um dos palestrantes e falou da relevância de iniciativas como essa. "Sinto-me honrado de ter sido convidado, porque esses eventos são fundamentais para trazer a Sobracil e o conhecimento para perto das pessoas. Fico feliz em poder participar disso".

Professor Romualdo abriu o evento com uma palestra sobre linfadenectomia pélvica no câncer de endométrio, reforçando a importância do conhecimento em anatomia para os cirurgiões, além de falar sobre as vantagens das videocirurgias para os pacientes. "Os benefícios dessas técnicas são enormes. Para se ter uma ideia, 90% dos nossos pacientes são operados em cirurgias de alta complexidade, inclusive de câncer, e recebem alta no dia seguinte. Os poucos que não recebem alta no dia seguinte são aqueles que, porventura, a doença exigiu que a cirurgia não pudesse ser feita por vídeo, tendo que ser aberta, ou o que é mais comum, acabam indo parar na UTI por comorbidades, e não por complicações da cirurgia", explica.

Em sua palestra sobre cirurgia de endometriose profunda, o médico ginecologista Marco Aurélio Pinho também endossou a importância do conhecimento em anatomia, que "torna o cirurgião mais confiante e torna a cirurgia mais segura".

Também participaram da Sobracil Itinerante, os médicos Diogo Salles, Antonio Eckardt, Dyego Benevenuto, Raul Macedo, Rafael Albagli, Thiago Borges, Diler Pereira, Armando Porto, Paulo Reis, Guilherme Guedon, Bernardo Lasmar, Márcio Moura, Nathalie Xavier, Claudia Joaquim, Aniela Barros, Fernanda Vieira, Ricardo Lasmar, Elza Santana, Gustavo Gama, Ricardo Freire, Matheus Nunes, Rafael Gabrich, Pedro Gabrich, André Lima, Thiago Kloh, Pedro Badini, Marcos Figueiras, Márcio Cavallieri, Armando Porto e Marco Banal.


20 de fevereiro de 2026
O Centro Cultural UNIFASE inaugura, no dia 28 de fevereiro, a exposição coletiva “As Multifaces de Mário de Andrade”, mostra dedicada a revisitar a trajetória e o legado de um dos maiores pensadores da cultura brasileira. A abertura acontece das 15h às 19h, e a exposição segue até dia 24 de abril. A mostra marca os 80 anos de sua ausência, reafirmando a importância de manter viva a memória e a relevância de seu pensamento para as novas gerações. Sob a curadoria de Lia do Rio, a exposição reúne 15 artistas do Movimento de Arte Teia, coletivo criado pela artista visual Regina Helene, com a missão de democratizar a arte contemporânea e ampliar seu alcance para diferentes territórios e públicos. “Essa exposição faz parte do Movimento Teia, que se propõe a levar exposições de arte contemporânea para outras cidades do Brasil, além dos grandes centros. Esta exposição vem fazendo um itinerário, no intuito de levar, ao maior número de pessoas, um conhecimento das inúmeras facetas da pessoa Mário de Andrade, que praticamente só conhecemos por meio de seu livro Macunaíma e da Semana de 22. Na realidade ele nos influencia até hoje, através de seus projetos culturais desconhecidos pela grande maioria dos brasileiros”, ressalta a curadora, Lia do Rio. Cada obra é acompanhada de um breve texto que apresenta o que motivou o artista em seu processo criativo, oferecendo ao visitante uma experiência mais aprofundada e reflexiva. Aberta ao público em geral, a exposição dialoga também com escolas e instituições culturais. Durante a exposição, estão previstos encontros com os artistas e ações educativas, reafirmando o compromisso da instituição com uma formação integral, que compreende a arte como dimensão essencial do processo educativo, como destaca o professor Ricardo Tammela, coordenador de Extensão da UNIFASE/FMP. “Mais do que um tributo a um dos maiores intelectuais brasileiros, a mostra convida nossa comunidade acadêmica a experimentar a arte como espaço de sensibilidade, pensamento crítico e construção de identidade. Mário de Andrade foi múltiplo — poeta, pesquisador, modernista, intérprete do Brasil profundo — e sua trajetória nos lembra que a educação não se faz apenas pela técnica, mas pela ampliação do olhar e pela escuta das diversas vozes que compõem o país. Acreditamos que a arte, quando integrada ao ambiente universitário, não é ornamento, mas fundamento: ela humaniza, inquieta e transforma. É nesse horizonte que acolhemos a exposição, como um gesto de abertura ao diálogo entre cultura, educação e sociedade”, conclui Tammela. A visitação poderá ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 16h. Serviço: Local: Centro Cultural UNIFASE Exposição: As Multifaces de Mário de Andrade Abertura: 28 de fevereiro, das 15h às 19h Período: 28 de fevereiro a 24 de abril, segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 16h. Público: Aberto ao público em geral, escolas e instituições culturais 
19 de fevereiro de 2026
Evento, promovido pela UNIFASE, terá debates, oficinas, ações em territórios e atividades culturais sobre mudanças climáticas
13 de fevereiro de 2026
Curso tem nota máxima no MEC e é parte do seleto grupo com acreditação nacional e internacional pelo SAEME