PROTEIN promove integração entre saberes e práticas sustentáveis na Nutrição

3 de junho de 2025
PROTEIN promove integração entre saberes e práticas sustentáveis na Nutrição

Nesta segunda-feira, 02 de junho, aconteceu mais uma edição do PROTEIN – Projeto de Temas Integrados na Nutrição, uma iniciativa que articula as unidades curriculares do 1º ao 4º período com foco em metodologias ativas, abordagem transdisciplinar e sustentabilidade. O projeto é uma estratégia de integração entre ensino e extensão, proporcionando uma imersão dos estudantes em práticas educativas que dialogam com os desafios contemporâneos da alimentação e da saúde.


O 1º período trabalhou o eixo "cozinha sem desperdício", com ações voltadas à valorização da horta universitária, elaboração de um e-book com preparações que utilizam os alimentos de forma integral e dicas para montagem de hortas domésticas — integrando as disciplinas de Sistemas Alimentares, Introdução à Nutrição, Gastronomia e Desenvolvimento Sustentável.


No 2º período, a proposta foi implementar uma horta no Colégio Estadual Dom Pedro II, conectando os saberes ecológicos e científicos na unidade curricular Composição dos Alimentos.


O 3º período desenvolveu jogos educativos que promovem a valorização cultural e alimentar com foco na sustentabilidade e na comensalidade, integrando as unidades curriculares de Administração de Unidades de Alimentação e Nutrição I e Antropologia.


Já o 4º período elaborou materiais didáticos como POPs e informativos sobre boas práticas de manipulação, voltados para o controle e garantia da qualidade nas Unidades de Alimentação, dentro da disciplina de Administração de Unidades de Alimentação e Nutrição II.


O PROTEIN é coordenado por uma equipe de seis professores:

  • Carlos Eduardo de Faria Cardoso (coordenador do projeto e docente de Sistemas Alimentares – 1º período)
  • Elenice Maria (Introdução à Nutrição – 1º período; Administração de Unidades de Alimentação e Nutrição I e II – 3º e 4º períodos)
  • Pedro Coimbra (Composição dos Alimentos – 2º período)
  • Regina Bortolini (Antropologia – 3º período)
  • Nathalia Barreiros (Sistemas Alimentares – 1º período; Administração de Unidades de Alimentação e Nutrição II – 4º período)
  • Caroline Geoffroy (Gastronomia – 1º período)



Com práticas criativas e conectadas à realidade, o PROTEIN mostra como a formação em Nutrição pode (e deve) ser transformadora desde os primeiros períodos do curso.

"As atividades desenvolvidas nos diferentes períodos do curso integram o tripé ensino, pesquisa e extensão, articulando o compromisso do futuro profissional com a sociedade. Esses produtos, representam formas concretas de devolução à sociedade, contribuindo com dimensões ambientais, valorização e cultura alimentar local e também fomenta à educação alimentar e nutricional, representando uma estratégia institucional valiosa para estimular o protagonismo estudantil", comenta o coordenador do PROTEIN, Carlos Eduardo de Faria Cardoso. 

19 de janeiro de 2026
Recém-formadas comemoram a conquista do primeiro emprego e contam como tiveram sucesso nas etapas de seleção
16 de janeiro de 2026
Faltam poucos dias para o encerramento das inscrições para o processo seletivo de transferência externa para o curso de Medicina do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP). Os estudantes interessados em mudar de instituição têm até 19 de janeiro para se candidatar às vagas, com ingresso previsto para o primeiro semestre de 2026. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site oficial da instituição: https://www.unifase-rj.edu.br/transferencia#TransferenciaMedicina . Após a análise da documentação e da situação acadêmica dos candidatos, o resultado será divulgado em 4 de fevereiro. Com quase 60 anos de história, o curso já formou mais de 5 mil médicos em todo o país. Em 2025, o curso recebeu oficialmente a certificação internacional de qualidade do SAEME, concedida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Entre os 494 cursos de Medicina do Brasil, apenas 57 possuem essa acreditação. No estado do Rio de Janeiro, somente três instituições alcançaram esse nível de excelência. Localizada em um campus parque no centro histórico de Petrópolis, a UNIFASE/FMP adota metodologias ativas de ensino e prioriza a prática desde o primeiro período, integrando cenários reais e simulados. A infraestrutura inclui o Centro de Inovação, Pesquisa e Atualização Cirúrgica (CIPAC), o Laboratório de Medicina Regenerativa, o Laboratório Morfofuncional com peças plastinadas e a Mesa de Anatomia Digital. Os estudantes contam ainda com um hospital de ensino conveniado, credenciado pelo MEC e pelo Ministério da Saúde, além de um ambulatório-escola próprio, com mais de 100 mil pacientes cadastrados, e cinco equipes de Saúde da Família geridas diretamente pela instituição, ampliando as oportunidades de prática e estágio.  A instituição mantém parcerias com centros de pesquisa e universidades de excelência no Brasil e no exterior, como Fiocruz, LNCC, Universidad del Desarrollo (Chile), Universidad Nacional de Quilmes (Argentina), universidades da Espanha e a Universidade do Minho (Portugal), fortalecendo o intercâmbio acadêmico e a produção científica.
15 de janeiro de 2026
UNIFASE/FMP oferece dois cursos de Libras, nas modalidades de Aperfeiçoamento e Extensão