PROTEIN promove integração entre saberes e práticas sustentáveis na Nutrição

3 de junho de 2025
PROTEIN promove integração entre saberes e práticas sustentáveis na Nutrição

Nesta segunda-feira, 02 de junho, aconteceu mais uma edição do PROTEIN – Projeto de Temas Integrados na Nutrição, uma iniciativa que articula as unidades curriculares do 1º ao 4º período com foco em metodologias ativas, abordagem transdisciplinar e sustentabilidade. O projeto é uma estratégia de integração entre ensino e extensão, proporcionando uma imersão dos estudantes em práticas educativas que dialogam com os desafios contemporâneos da alimentação e da saúde.


O 1º período trabalhou o eixo "cozinha sem desperdício", com ações voltadas à valorização da horta universitária, elaboração de um e-book com preparações que utilizam os alimentos de forma integral e dicas para montagem de hortas domésticas — integrando as disciplinas de Sistemas Alimentares, Introdução à Nutrição, Gastronomia e Desenvolvimento Sustentável.


No 2º período, a proposta foi implementar uma horta no Colégio Estadual Dom Pedro II, conectando os saberes ecológicos e científicos na unidade curricular Composição dos Alimentos.


O 3º período desenvolveu jogos educativos que promovem a valorização cultural e alimentar com foco na sustentabilidade e na comensalidade, integrando as unidades curriculares de Administração de Unidades de Alimentação e Nutrição I e Antropologia.


Já o 4º período elaborou materiais didáticos como POPs e informativos sobre boas práticas de manipulação, voltados para o controle e garantia da qualidade nas Unidades de Alimentação, dentro da disciplina de Administração de Unidades de Alimentação e Nutrição II.


O PROTEIN é coordenado por uma equipe de seis professores:

  • Carlos Eduardo de Faria Cardoso (coordenador do projeto e docente de Sistemas Alimentares – 1º período)
  • Elenice Maria (Introdução à Nutrição – 1º período; Administração de Unidades de Alimentação e Nutrição I e II – 3º e 4º períodos)
  • Pedro Coimbra (Composição dos Alimentos – 2º período)
  • Regina Bortolini (Antropologia – 3º período)
  • Nathalia Barreiros (Sistemas Alimentares – 1º período; Administração de Unidades de Alimentação e Nutrição II – 4º período)
  • Caroline Geoffroy (Gastronomia – 1º período)



Com práticas criativas e conectadas à realidade, o PROTEIN mostra como a formação em Nutrição pode (e deve) ser transformadora desde os primeiros períodos do curso.

"As atividades desenvolvidas nos diferentes períodos do curso integram o tripé ensino, pesquisa e extensão, articulando o compromisso do futuro profissional com a sociedade. Esses produtos, representam formas concretas de devolução à sociedade, contribuindo com dimensões ambientais, valorização e cultura alimentar local e também fomenta à educação alimentar e nutricional, representando uma estratégia institucional valiosa para estimular o protagonismo estudantil", comenta o coordenador do PROTEIN, Carlos Eduardo de Faria Cardoso. 

4 de setembro de 2025
Eduardo Ronchetti vai ensinar a tornar um imóvel comercial acessível a todos
3 de setembro de 2025
Por Fernanda Amordivino O 30º episódio do programa Ecoar – Diálogos de Cidadania, iniciativa do NIPPIS – Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão Social, aborda o tema “Violência contra as pessoas com deficiência: uma dor invisível”. O debate traz reflexões sobre os diferentes tipos de violência enfrentados por esse grupo na sociedade. O episódio será exibido no dia 04 de setembro (quinta-feira), às 19h, nos canais da Video Saúde Distribuidora da Fiocruz e da UNIFASE no YouTube, com tradução em LIBRAS e legendas em português. Participam da conversa a mestra em direitos humanos e pesquisadora no campo dos estudos feministas da deficiência, Thaís Becker, e o cientista social e professor da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UnB), Everton Pereira. A apresentação e mediação fica a cargo de Tuca Munhoz, consultor em políticas públicas e acessibilidade. Entre os pontos abordados estão a relação entre estigmatização e discriminação nas experiências de violência sofridas por pessoas com deficiência, além de estratégias para superar a invisibilidade desse cenário. Também entrou em pauta a preparação das delegacias especializadas para o acolhimento de mulheres com deficiência e as pesquisas conduzidas pelo Observatório das Deficiências da UnB, que aprofundam a produção de dados sobre o tema. O Ecoar recebe o apoio do Programa de Políticas Públicas, Modelos de Atenção e Gestão do Sistema (PMA/Fiocruz). 📌 Reserve na sua agenda! 📅 Data: 21 de agosto ⏰ Horário: 19h 📍 Onde assistir: YouTube da VideoSaúde Fiocruz e da UNIFASE 🎧 Acessibilidade garantida: tradução em LIBRAS e legendas em português Aproveite para conhecer também o Rolando os Dados , podcast do NIPPIS disponível nas principais plataformas de áudio: 🎙️ Ouça no YouTube 🎙️ Ouça no Spotify Inscreva-se no canal @NIPPIS.NUCLEO para acompanhar os próximos episódios. https://www.youtube.com/@nippis.nucleo
1 de setembro de 2025
Instituição, que nasceu há 57 com a Faculdade de Medicina, no Cascatinha, hoje é referência nacional. Oferece 10 cursos de graduação, além de cursos de extensão, atualização e pós-graduação