PROTEIN promove integração entre saberes e práticas sustentáveis na Nutrição

3 de junho de 2025
PROTEIN promove integração entre saberes e práticas sustentáveis na Nutrição

Nesta segunda-feira, 02 de junho, aconteceu mais uma edição do PROTEIN – Projeto de Temas Integrados na Nutrição, uma iniciativa que articula as unidades curriculares do 1º ao 4º período com foco em metodologias ativas, abordagem transdisciplinar e sustentabilidade. O projeto é uma estratégia de integração entre ensino e extensão, proporcionando uma imersão dos estudantes em práticas educativas que dialogam com os desafios contemporâneos da alimentação e da saúde.


O 1º período trabalhou o eixo "cozinha sem desperdício", com ações voltadas à valorização da horta universitária, elaboração de um e-book com preparações que utilizam os alimentos de forma integral e dicas para montagem de hortas domésticas — integrando as disciplinas de Sistemas Alimentares, Introdução à Nutrição, Gastronomia e Desenvolvimento Sustentável.


No 2º período, a proposta foi implementar uma horta no Colégio Estadual Dom Pedro II, conectando os saberes ecológicos e científicos na unidade curricular Composição dos Alimentos.


O 3º período desenvolveu jogos educativos que promovem a valorização cultural e alimentar com foco na sustentabilidade e na comensalidade, integrando as unidades curriculares de Administração de Unidades de Alimentação e Nutrição I e Antropologia.


Já o 4º período elaborou materiais didáticos como POPs e informativos sobre boas práticas de manipulação, voltados para o controle e garantia da qualidade nas Unidades de Alimentação, dentro da disciplina de Administração de Unidades de Alimentação e Nutrição II.


O PROTEIN é coordenado por uma equipe de seis professores:

  • Carlos Eduardo de Faria Cardoso (coordenador do projeto e docente de Sistemas Alimentares – 1º período)
  • Elenice Maria (Introdução à Nutrição – 1º período; Administração de Unidades de Alimentação e Nutrição I e II – 3º e 4º períodos)
  • Pedro Coimbra (Composição dos Alimentos – 2º período)
  • Regina Bortolini (Antropologia – 3º período)
  • Nathalia Barreiros (Sistemas Alimentares – 1º período; Administração de Unidades de Alimentação e Nutrição II – 4º período)
  • Caroline Geoffroy (Gastronomia – 1º período)



Com práticas criativas e conectadas à realidade, o PROTEIN mostra como a formação em Nutrição pode (e deve) ser transformadora desde os primeiros períodos do curso.

"As atividades desenvolvidas nos diferentes períodos do curso integram o tripé ensino, pesquisa e extensão, articulando o compromisso do futuro profissional com a sociedade. Esses produtos, representam formas concretas de devolução à sociedade, contribuindo com dimensões ambientais, valorização e cultura alimentar local e também fomenta à educação alimentar e nutricional, representando uma estratégia institucional valiosa para estimular o protagonismo estudantil", comenta o coordenador do PROTEIN, Carlos Eduardo de Faria Cardoso. 

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