Toda a temporada no ar: episódio final do podcast “Rolando os Dados” celebra os 10 anos do NIPPIS

2 de junho de 2025
Toda a temporada no ar: episódio final do podcast “Rolando os Dados” celebra os 10 anos do NIPPIS

O NIPPIS – Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão Social – acaba de lançar o quinto e último episódio da primeira temporada do podcast Rolando os Dados, marcando uma década de atuação em defesa dos direitos humanos e da inclusão social. Com o tema “Evidências que Transformam: 10 Anos do NIPPIS”, o episódio traz reflexões sobre os caminhos trilhados pelo Núcleo, os aprendizados acumulados e os desafios a serem enfrentados no momento.


Ao longo do episódio, o NIPPIS compartilha sua trajetória e apresenta projetos em andamento que reafirmam o compromisso do Núcleo com a produção de evidências para subsidiar políticas públicas mais justas e eficazes, com destaque para as áreas da saúde e dos direitos das pessoas com deficiência. Quem acompanhar o podcast poderá conhecer a importância de transformar dados técnicos em conhecimento acessível, com a participação de pesquisadoras e parceiros que atuam na linha de frente da produção científica comprometida com a redução das desigualdades.


Com a publicação do quinto episódio, a temporada inaugural de “Rolando os Dados” agora está completa e disponível nas principais plataformas de digitais. O episódio pode ser acessado pelo perfil NIPPIS Podcasts no Spotify (https://open.spotify.com/show/59Bv1oQr2ztkG1i3jCXyWe) ou no YouTube (https://www.youtube.com/playlist?list=PLkg9GuAwaC2sNk7k4CENNTSiKoqS8k-gQ).


A produção do podcast é uma iniciativa do NIPPIS (Icict/Fiocruz e UNIFASE) com apoio do PMA/Fiocruz e do CNPq, e conta com a apresentação do comunicador e ativista de direitos humanos Tuca Munhoz.


EM BREVE

Em junho, o NIPPIS retoma a exibição do programa Ecoar – Diálogos de Cidadania, que volta com episódios que vão continuar com os debates sobre direitos humanos, saúde, inclusão e acessibilidade. Astransmissõesserão realizadas pelo canal da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz no YouTube e repostadas no canal da UNIFASE.


Agora, em uma nova proposta de formato, o programa será gravado previamente, mas publicado como estreia no YouTube às 19h, um horário ideal para encerrar o dia com reflexão e informação de qualidade. Essa mudança permite que a equipe do NIPPIS participe ativamente da interação ao vivo por meio do chat, promovendo trocas em tempo real com quem acompanha o conteúdo.


Nesta nova fase, o Ecoar irá debater, dentro dos direitos das pessoas com deficiência, temas como maternidade, institucionalização, enfrentamento da violência, produções culturais de pessoas com deficiência, além de questões relacionadas ao identitarismo.



O NIPPIS convida todas as pessoas interessadas a participarem das estreias comentando no chat ao vivo e contribuindo com essa construção coletiva de saberes. Para mais informações, continue acompanhando os canais de comunicação do Icict, UNIFASE e NIPPIS.



19 de janeiro de 2026
Recém-formadas comemoram a conquista do primeiro emprego e contam como tiveram sucesso nas etapas de seleção
16 de janeiro de 2026
Faltam poucos dias para o encerramento das inscrições para o processo seletivo de transferência externa para o curso de Medicina do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP). Os estudantes interessados em mudar de instituição têm até 19 de janeiro para se candidatar às vagas, com ingresso previsto para o primeiro semestre de 2026. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site oficial da instituição: https://www.unifase-rj.edu.br/transferencia#TransferenciaMedicina . Após a análise da documentação e da situação acadêmica dos candidatos, o resultado será divulgado em 4 de fevereiro. Com quase 60 anos de história, o curso já formou mais de 5 mil médicos em todo o país. Em 2025, o curso recebeu oficialmente a certificação internacional de qualidade do SAEME, concedida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Entre os 494 cursos de Medicina do Brasil, apenas 57 possuem essa acreditação. No estado do Rio de Janeiro, somente três instituições alcançaram esse nível de excelência. Localizada em um campus parque no centro histórico de Petrópolis, a UNIFASE/FMP adota metodologias ativas de ensino e prioriza a prática desde o primeiro período, integrando cenários reais e simulados. A infraestrutura inclui o Centro de Inovação, Pesquisa e Atualização Cirúrgica (CIPAC), o Laboratório de Medicina Regenerativa, o Laboratório Morfofuncional com peças plastinadas e a Mesa de Anatomia Digital. Os estudantes contam ainda com um hospital de ensino conveniado, credenciado pelo MEC e pelo Ministério da Saúde, além de um ambulatório-escola próprio, com mais de 100 mil pacientes cadastrados, e cinco equipes de Saúde da Família geridas diretamente pela instituição, ampliando as oportunidades de prática e estágio.  A instituição mantém parcerias com centros de pesquisa e universidades de excelência no Brasil e no exterior, como Fiocruz, LNCC, Universidad del Desarrollo (Chile), Universidad Nacional de Quilmes (Argentina), universidades da Espanha e a Universidade do Minho (Portugal), fortalecendo o intercâmbio acadêmico e a produção científica.
15 de janeiro de 2026
UNIFASE/FMP oferece dois cursos de Libras, nas modalidades de Aperfeiçoamento e Extensão