UNIFASE promove maratona de ideias com foco em soluções sustentáveis

3 de junho de 2025
UNIFASE promove maratona de ideias com foco em soluções sustentáveis

O Ideathon conectou alunos, comunidade e mercado na busca por um futuro mais consciente

Um movimento de inovação, propósito e impacto social tomou forma na UNIFASE com a realização do Ideathon – Soluções Sustentáveis para um Futuro Melhor, promovido pelo curso de Administração da instituição, com apoio da ACEP (Associação Comercial e Empresarial de Petrópolis) e do Serratec - Parque Tecnológico da Região Serrana. Sob coordenação dos professores Luciene Lopes Baptista e Humberto Medrado, o evento mobilizou estudantes do primeiro ao oitavo período em uma imersão de criatividade, empreendedorismo e compromisso com o planeta.


Durante dois dias, os participantes vivenciaram oficinas de Design Thinking, Modelagem de Negócios, mentorias com especialistas e empresários convidados, e apresentaram pitches com propostas criativas para desafios reais de Petrópolis. As temáticas giraram em torno da saúde humana, sustentabilidade ambiental e sistemas sociais e econômicos, alinhadas aos conceitos de Saúde Planetária e Cultura Regenerativa — apresentados na palestra de abertura pelo professor e médico Paulo Sá.


“O Ideathon representa uma ruptura com os modelos tradicionais de ensino. Ele transforma a teoria em prática, mobilizando os nossos alunos para aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula na resolução de desafios reais. É uma iniciativa que conecta os estudantes ao mercado de trabalho, aproximando-os de empresários e profissionais que compartilham demandas concretas”, destacou Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, reitora da UNIFASE.


Divididos em seis equipes — Guardião Verde, EcoVita, Biosfera Viva, Terra Sustentável, Equilíbrio Azul e RenovaMundo — os alunos foram desafiados a propor soluções nas áreas de alimentação sustentável, gestão da água, desastres climáticos e economia circular. Mais do que uma competição, o Ideathon proporcionou uma vivência colaborativa e despertou nos estudantes a consciência sobre o papel social do administrador na transformação do mundo.


“O evento foi muito importante, principalmente por promover essa integração entre os alunos, os professores e também profissionais da área. Além disso, houve uma conscientização sobre atitudes sustentáveis que a gente pode aplicar no dia a dia, algo essencial para qualquer futuro administrador”, relatou Guilherme Faria Haas, aluno do 8º período e integrante da equipe Biosfera Viva, que ficou em primeiro lugar junto com o grupo Guardião Verde.


Um dos diferenciais do Ideathon foi o envolvimento dos mentores convidados — Leonardo Faver, José Luiz Rocha, Roberto Musser, Thaís Ferreira, Thaís Rocha e Zeina Justen — que contribuíram com orientações valiosas, conectando os alunos com o universo empreendedor e com a realidade da cidade.


“Fiquei positivamente impressionada com o engajamento dos alunos e a profundidade das discussões, especialmente no grupo em que trabalhei com foco nos impactos das chuvas e os riscos de desastre. Eles partiram do zero, construindo vínculos, compartilhando vivências e, a partir disso, conseguiram desenvolver propostas alinhadas à realidade de Petrópolis. Em pouco tempo, transformaram informação técnica em soluções criativas e aplicáveis. Ver essa troca entre estudantes e profissionais do mercado é enriquecedor. É nesse diálogo que o conhecimento acadêmico se conecta com a prática, gerando impacto direto na sociedade”, afirma Thaís Ferreira, Diretora executiva do Serratec, mestre em sustentabilidade e mentora da equipe Guardião Verde. 



As propostas elaboradas serão reunidas em um documento que poderá ser apresentado a empresas e organizações locais, como sugestões viáveis de ações sustentáveis para Petrópolis.

“Mais do que desenvolver soluções, os alunos vivenciaram na prática o poder da colaboração, da escuta e da criatividade voltada para o bem comum. O Ideathon mostrou que a formação em Administração pode – e deve – estar conectada com os desafios reais da sociedade. É esse tipo de experiência que forma profissionais mais conscientes, preparados e comprometidos com um futuro melhor para todos”, frisa a coordenadora do curso de Administração, Ana Maria Auler. 


19 de janeiro de 2026
Recém-formadas comemoram a conquista do primeiro emprego e contam como tiveram sucesso nas etapas de seleção
16 de janeiro de 2026
Faltam poucos dias para o encerramento das inscrições para o processo seletivo de transferência externa para o curso de Medicina do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP). Os estudantes interessados em mudar de instituição têm até 19 de janeiro para se candidatar às vagas, com ingresso previsto para o primeiro semestre de 2026. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site oficial da instituição: https://www.unifase-rj.edu.br/transferencia#TransferenciaMedicina . Após a análise da documentação e da situação acadêmica dos candidatos, o resultado será divulgado em 4 de fevereiro. Com quase 60 anos de história, o curso já formou mais de 5 mil médicos em todo o país. Em 2025, o curso recebeu oficialmente a certificação internacional de qualidade do SAEME, concedida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Entre os 494 cursos de Medicina do Brasil, apenas 57 possuem essa acreditação. No estado do Rio de Janeiro, somente três instituições alcançaram esse nível de excelência. Localizada em um campus parque no centro histórico de Petrópolis, a UNIFASE/FMP adota metodologias ativas de ensino e prioriza a prática desde o primeiro período, integrando cenários reais e simulados. A infraestrutura inclui o Centro de Inovação, Pesquisa e Atualização Cirúrgica (CIPAC), o Laboratório de Medicina Regenerativa, o Laboratório Morfofuncional com peças plastinadas e a Mesa de Anatomia Digital. Os estudantes contam ainda com um hospital de ensino conveniado, credenciado pelo MEC e pelo Ministério da Saúde, além de um ambulatório-escola próprio, com mais de 100 mil pacientes cadastrados, e cinco equipes de Saúde da Família geridas diretamente pela instituição, ampliando as oportunidades de prática e estágio.  A instituição mantém parcerias com centros de pesquisa e universidades de excelência no Brasil e no exterior, como Fiocruz, LNCC, Universidad del Desarrollo (Chile), Universidad Nacional de Quilmes (Argentina), universidades da Espanha e a Universidade do Minho (Portugal), fortalecendo o intercâmbio acadêmico e a produção científica.
15 de janeiro de 2026
UNIFASE/FMP oferece dois cursos de Libras, nas modalidades de Aperfeiçoamento e Extensão