Projeto pedagógico inclui programa de Humanidades para formar os médicos do futuro

24 de janeiro de 2025
Projeto pedagógico inclui programa de Humanidades para formar os médicos do futuro

O que faz uma escola de Medicina ser realmente transformadora? Em tempos de crescente oferta de cursos pelo Brasil, a busca por uma formação que vá além do conhecimento técnico é essencial. A Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP), situada em uma das cidades mais seguras do país, destaca-se por unir excelência acadêmica, inovação e um olhar profundamente humano para a prática médica.

“É fundamental formar profissionais humanizados, que compreendam o paciente para além do diagnóstico”, avalia a professora Camila Aloisio Alves, coordenadora do Programa de Desenvolvimento das Humanidades da UNIFASE/FMP. Ela explica que, desde 2021, a instituição tem o compromisso de transformar o aprendizado ao incluir, transversalmente na sua grade curricular, as abordagens das narrativas biográficas, da prática reflexiva e da comunicação em saúde: “Nossa meta é expandir o programa até o internato, capacitando professores e conectando teoria e prática”.

A aluna Maria Victoria Palazzo, que cursa o último período de Medicina, relata as contribuições deste aprendizado: “Desde que fomos apresentados às narrativas biográficas, eu utilizo em todos os atendimentos e nas oportunidades que eu tenho. Mudou muito a forma como eu atendia, como eu vi a questão médica. Foi uma forma de humanizar ainda mais o cuidado, abordando todas as questões psicossociais”.

Com quase 60 anos de história e mais de 5 mil médicos formados, a FMP é reconhecida nacional e internacionalmente por sua qualidade. A nota máxima no MEC e a acreditação SAEME pelo Conselho Federal de Medicina são testemunhos desse compromisso. Mas o diferencial vai além: a instituição investe na preparação dos seus alunos para enxergar, acolher e cuidar dos pacientes na sua integralidade, com sensibilidade e ética.

A reitora Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves explica que a vivência prática no SUS é um dos grandes trunfos da FMP. “A vivência profissional dos nossos estudantes, com supervisão de nossos professores e preceptores, em nossos cenários de prática somada à qualidade do nosso corpo docente e da nossa infraestrutura, sem dúvida garante uma formação mais completa aos alunos”, afirma, destacando a experiência adquirida pelos futuros médicos no dia a dia do Hospital de Ensino Alcides Carneiro - que é o maior hospital público da região -, no ambulatório escola e nas unidades de Saúde da Família, administradas pela Instituição.

“A FMP tem uma relação muito próxima com o sistema público de saúde, iniciada antes mesmo da criação do SUS. Formamos médicos para que tenhamos um sistema melhor e mais qualificado, para que as pessoas tenham acesso a assistência humanizada e de qualidade”, frisa o Diretor Álvaro Veiga.

A inovação também é protagonista na Faculdade de Medicina de Petrópolis. O Laboratório Morfofuncional e o de Anatomia Digital fazem parte da nova metodologia de ensino e oferecem recursos tecnológicos avançados e metodologias pedagógicas integradas, que revolucionam o ensino.

Para proporcionar um ambiente propício à inovação e ao desenvolvimento humano e social, o campus parque abriga os modernos centros de Simulação Realística e de Inovação, Pesquisa e Atualização Cirúrgica (CIPAC), que tem protagonismo na qualificação de profissionais de toda a América Latina, assegurando treinamento e o desenvolvimento de estudos em técnicas cirúrgicas inovadoras. Além dos laboratórios de pesquisa de Medicina Regenerativa e o de Imunologia Básica e Aplicada, em parceria com a Fiocruz.

E não para por aí: parcerias com instituições nacionais e internacionais, como LNCC, Hospital Central do Exército, Instituto Cochrane do Brasil e universidades europeias, ampliam o acesso a intercâmbios, estágios e colaborações científicas, garantindo que os alunos estejam conectados às tendências globais da Medicina.


Na Faculdade de Medicina de Petrópolis, a formação médica é uma experiência completa, que une conhecimento, inovação e humanidade. Quer saber mais? Acesse www.unifase-rj.edu.br.

28 de outubro de 2025
Evento reúne especialistas para debater avanços e desafios na saúde da mulher
27 de outubro de 2025
Com projeto sobre sustentabilidade UNIFASE/FMP conquista segundo lugar 
27 de outubro de 2025
Pela primeira vez em Petrópolis, a UNIFASE/FMP foi palco do CBC Itinerante, programa de educação continuada promovido pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), no qual profissionais da saúde puderam atualizar seus conhecimentos em cirurgias de casos clínicos complexos e controversos envolvendo Abdome Agudo, Vias Biliares e Oncologia Gastrointestinal. Com o objetivo de aproximar a capital das cidades do interior do Rio de Janeiro, Petrópolis foi o sexto município a receber o CBC Itinerante. "Petrópolis foi escolhida por ter a UNIFASE/FMP, que é formadora de excelentes profissionais da área de saúde, e também por sabermos que aqui existem médicos de assistência de diversas especialidades cirúrgicas para uma troca enriquecedora de experiências", comenta o cirurgião Guilherme Ravanini, Membro Titular e Diretor do Núcleo Central do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Na ocasião, médicos especialistas em suas áreas de atuação ministraram palestras abordando as últimas atualizações na área de cirurgia em diferentes casos, integrando não só cirurgiões, como também acadêmicos e residentes de Medicina. "Os acadêmicos e residentes puderam vivenciar essa experiência trazida por cirurgiões mais experientes de todo o estado e da cidade, que promoveram essa parte educacional em assuntos super interessantes, como abdome agudo, hérnias da parede abdominal, um pouco de oncologia, principalmente os tumores de cólon e os tumores gástricos", explica o médico cirurgião Thiago Kloh, professor da disciplina de Clínica Cirúrgica da UNIFASE/FMP. Durante o dia todo, os participantes puderam ampliar seus conhecimentos sobre técnicas modernas em casos de diverticulite aguda complicada, obstrução intestinal no pós-operatório imediato, apendicite, câncer de vesícula, câncer gástrico e câncer colorretal. "Entre as minhas opções de residência, estou optando pela clínica cirúrgica, então decidi participar do CBC para poder me informar melhor sobre o campo da cirurgia geral, que eu pretendo atuar no futuro. Esses eventos nos ajudam porque reforçam o que aprendemos na faculdade e oferecem mais informações relacionadas à carreira", disse Heitor Lopes Carvalho, aluno do 10º período de Medicina da UNIFASE/FMP que participou do CBC Itinerante.  Também participaram do evento, os médicos Marcos Filgueiras, Diogo Salles, Marco Antônio Banal Xavier, Rafael Massao da Silva Nagato, Fabio Leonetti, Augusto Cesar de Mesquita, Lécio Carneiro Junior, Fernando B. Ponce Leon Pereira de Castro, Alexandre Ferreira Oliveira, Biazi Ricieri Assis, Marcelo Sá de Araújo, Leonardo Rocha Ferraz, Guilherme Guédon de Oliveira, Julio Cesar Tabares Morales e Julio Vieira de Melo.