Projeto “Comunidade Cuida da Vida” da UNIFASE/FMP é premiado no Prêmio Jovem Cientista 2025

Única instituição privada premiada, UNIFASE/FMP reforça compromisso com ciência e impacto social
O projeto “Comunidade Cuida da Vida” foi um dos destaques da 31ª edição do Prêmio Jovem Cientista 2025. A estudante de Medicina Anna Giullia Toledo Hosken, de 21 anos, conquistou o 3º lugar na categoria Estudante do Ensino Superior com o projeto desenvolvido por professores da UNIFASE/FMP em parceria com a Defesa Civil de Petrópolis. Esta edição recebeu 919 inscrições, das quais apenas 10 pesquisadores e duas instituições foram contemplados. O tema de 2025 foi “Resposta às Mudanças Climáticas: Ciência, Tecnologia e Inovação como Aliadas”.
“Quando vi a divulgação do Prêmio Jovem Cientista percebi que o tema tinha tudo a ver com o nosso projeto. Falava sobre mudanças climáticas, os impactos na população e a relação disso com tecnologia. Pensei: é exatamente o que fazemos! Então entrei em contato com a professora Lívia, que topou ser minha orientadora. Fiquei muito feliz por termos conquistado o terceiro lugar na categoria Estudante do Ensino Superior. É uma conquista de toda a equipe”, explicou Anna Giullia, ressaltando que a concepção do Projeto Comunidade que Cuida da Vida é fruto do trabalho em grupo, além da participação contínua de vários alunos, e que a premiação reconhece o esforço coletivo.
O Prêmio Jovem Cientista, promovido pelo CNPq, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, é um dos reconhecimentos mais tradicionais da ciência brasileira. Há mais de 40 anos, a premiação incentiva pesquisas inovadoras e valoriza estudantes e jovens pesquisadores que desenvolvem soluções para desafios da sociedade. O projeto realizado pela UNIFASE/FMP, que foi a única instituição privada do país entre as premiadas este ano, chamou atenção pela proposta inovadora e impacto direto na comunidade petropolitana. A iniciativa é reduzir riscos e fortalecer a segurança das comunidades de Petrópolis.
“Esse reconhecimento dá uma visibilidade fundamental ao trabalho que desenvolvemos. Nosso objetivo é contribuir para políticas públicas voltadas às mudanças climáticas e à prevenção de desastres no Brasil, e futuramente, ampliar essa contribuição para outros países que enfrentam os mesmos desafios. O mundo inteiro sofre com os efeitos das alterações climáticas, e iniciativas como essa tornam-se cada vez mais necessárias. Além disso, a premiação fortalece o engajamento dos alunos, mostrando o quanto é relevante participar de projetos de extensão e pesquisa. Eles percebem, na prática, que o conhecimento acadêmico pode gerar impacto real na vida das pessoas”, comemorou a professora Lívia Teixeira, Coordenadora do Projeto de Extensão.
Mais do que uma solução tecnológica, o “Comunidade Cuida da Vida” evidencia a importância da integração entre ensino, pesquisa e extensão, pilares que fortalecem a formação universitária e aproximam o conhecimento científico das necessidades reais da população.
“Esse prêmio é um reconhecimento individual, mas também coletivo para o projeto. Além de ser, claro, um incentivo. Principalmente considerando o tema deste ano associado à pauta das mudanças climáticas, no qual nosso projeto se enquadra ao promover uma gestão integrada para redução de riscos e desastres”, disse Vitória Custódio, geógrafa da Defesa Civil de Petrópolis.
O Prêmio Jovem Cientista será entregue, em dezembro de 2025, no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença dos vencedores e orientadores, e de autoridades governamentais da área da Ciência, Tecnologia e Inovação e da comunidade científica, tecnológica e empresarial.
Saiba mais sobre o projeto "Comunidade que Cuida da Vida" no programa Conexão UNIFASE – Comunidade que Cuida da Vida, produzido pelo canal educativo da UNIFASE/FMP – TV UNIFASE. Assista: https://youtu.be/sM0QKj5MDvY







