Residentes da UNIFASE/FMP participam do 3º Seminário de Saúde do Adolescente no Colégio Estadual Rui Barbosa

Evento reforça integração entre saúde, escola e formação multiprofissional na atenção ao adolescente
Os residentes da Residência Multiprofissional em Atenção Básica (R1 e R2) da UNIFASE/FMP participaram, a convite da Equipe I da Estratégia Saúde da Família do Alto da Serra, do 3º Seminário de Saúde do Adolescente, no Colégio Estadual Rui Barbosa.
O evento, promovido no formato de salas temáticas, reuniu profissionais da Atenção Primária, áreas técnicas da Secretaria de Saúde e estudantes da instituição para desenvolver atividades educativas voltadas a temas fundamentais para o bem-estar dos adolescentes como saúde mental, alimentação saudável, saúde reprodutiva, vacinação, saúde ambiental, prevenção às ISTs, saúde da população negra, uso de álcool e drogas, LGBTQIAPN+, entre outros.
A participação dos residentes reforça a importância da formação prática, intersetorial e integrada, ampliando as experiências em promoção da saúde, prevenção de agravos e cuidado integral ao adolescente.
“É um evento fundamental porque aproxima a unidade de saúde dos adolescentes — um público que, em geral, permanece mais distante do cuidado. É importante variar estratégias para alcançar esse grupo, abordando temas relevantes em uma linguagem acessível, inclusive com participação de jovens profissionais recém-formados. Precisamos ir além do folder e da palestra, usando metodologias que deem voz aos estudantes”, salientou o professor Norhan Sumar, coordenador do programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica da UNIFASE/FMP.
A enfermeira Gisele Coutinho, responsável pela sala de Saúde Reprodutiva e uma das organizadoras, explica como o seminário evoluiu ao longo dos anos:
“O primeiro foi em 2022. Inicialmente, criamos o evento para atender a uma solicitação da escola, que precisava de ações de educação em saúde sobre temas específicos. É um evento que buscamos fazer anualmente dentro das ações do Programa de Saúde na Escola. Para esse ano montamos 14 salas temáticas, com atividades educativas e interativas, em parceria com vários departamentos da Secretaria de Saúde: Saúde da Criança, Saúde da Mulher, IST/AIDS, Saúde da População Negra, LGBTQIA+, Imunização, Epidemiologia, entre outros. Até o escritório estadual de apoio ao movimento LGBTQIA+ participou. Os residentes de enfermagem, psicologia, nutrição, além dos residentes e internos de medicina, dividiram-se entre as salas e contribuíram para as atividades”, explicou Gisele, enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde e preceptora do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica da UNIFASE/FMP.







