Professora e aluna da UNIFASE/FMP participam da 2ª edição da Flipetrópolis

Festival recebe duas gerações de autoras da instituição, unindo ficção, pesquisa e paixão pela escrita
A segunda edição da Flipetrópolis, Feira Literária Internacional de Petrópolis, que será realizada de 27 a 30 de novembro, no Palácio de Cristal, contará com a presença especial de dois talentos da UNIFASE/FMP: a estudante de Medicina Mariana Julianelli e a professora Andrea Moreli, que participam pela primeira vez do evento como autoras convidadas.
Mariana Julianelli, aluna do 4º período de Medicina, fará uma sessão de autógrafos do seu primeiro livro, no dia 29/11, às 18h. A jovem escritora celebra a realização de um sonho que começou ainda na infância, quando descobriu, com incentivo da família, sua paixão pela leitura e pela escrita.
“Desde criança, fui extremamente incentivada pela minha família a ler. Minha mãe me alfabetizou em casa e a paixão pelas palavras se tornou amor pela leitura e, posteriormente, pela escrita! Comecei a escrever aos 10 anos… Aos 14, decidi que produziria uma história completa. Comecei a escrever “Viatorum Temporales: Cara a cara com dinossauros”, e o concluí aos 16 anos”, relembra Mariana.
O livro, uma ficção científica infanto-juvenil, apresenta uma trama repleta de aventura, mistério e amizade. “O livro conta a história de um grupo de colegas que deveria participar de uma excursão ao Museu Nacional dos Fósseis, mas acaba num lugar desconhecido, com insetos gigantes, vegetação atípica e dinossauros. A história mostra como pessoas tão diferentes conseguem se unir em busca de um objetivo maior: descobrir onde estão e como voltar para casa”, revela ela.
Participar da Flipetrópolis tem um significado especial para Mariana:
“É o primeiro festival literário em que participo como autora e o fato de ser nessa cidade que ganhou o meu coração me faz muito feliz. Tenho certeza de que será uma experiência maravilhosa, estou muito animada!”, falou Mariana que é do Rio de Janeiro, mas hoje vive em Petrópolis por conta dos estudos na Faculdade de Medicina de Petrópolis.
Além da jovem escritora, a professora Andrea Moreli, que leciona nos cursos de Medicina, Psicologia e Radiologia da UNIFASE/FMP, também estará presente no evento com seu livro “Um dia podemos ser só lembranças: suicídio e pensamentos suicidas em estudantes de medicina”, publicado pela Editora Appris. Ela fará uma sessão de autógrafos no dia 28/11, às 19h.
A professora explica que o tema surgiu durante seu doutorado, quando refletia sobre os impactos da super modernidade na saúde mental e nas experiências dos estudantes.
“Percebi a urgência em discutir cultura, educação, saúde mental e seus entrelaçamentos. Mudei completamente o meu projeto e decidi discutir suicídio. Minha formação em Ciências Sociais e a especialização em Intervenção na Autolesão e Prevenção do Suicídio guiaram meu olhar no desenvolvimento do trabalho. Após a defesa, a tese foi indicada ao prêmio Capes e surgiu a oportunidade de transformá-la em livro”, comentou ela.
Petropolitana, Andrea celebra a participação no evento literário da sua cidade:
“Estou muito animada porque a Flipetrópolis é importante para a cidade! Ter a oportunidade de divulgar minha obra no lugar onde cresci é maravilhoso”, comemora Andrea.








