Pesquisadora da UNIFASE/FMP participa da Semana da Avaliação 2025 e destaca importância das evidências para políticas públicas

10 de junho de 2025
Pesquisadora da UNIFASE/FMP participa da Semana da Avaliação 2025 e destaca importância das evidências para políticas públicas

A pesquisadora e professora do Centro Universitário Arthur de Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP), Cristina Rabelais, marcou presença na Semana da Avaliação 2025, promovida entre os dias 20 e 22 de maio pela Fiocruz Brasília. Representando o NEv NIPPIS – Núcleo de Evidências do Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão Social, a coordenadora do núcleo, Cristina participou ativamente das discussões e reforçou a relevância do uso de evidências na formulação e avaliação de políticas públicas.


Com o tema “Práticas, conhecimentos e evidências em políticas públicas”, o evento teve uma programação diversificada que contou com mesas-redondas, oficinas e miniaulas, reunindo especialistas, gestores, pesquisadores e representantes da sociedade civil. Entre os temas debatidos estiveram os desafios da institucionalização de práticas avaliativas, a importância da colaboração interinstitucional, os impactos da desinformação e as consequências das mudanças climáticas sobre a saúde pública.



Para Cristina Rabelais, “a Semana de Avaliação 2025 foi um evento muito expressivo para consolidar o uso de evidências para informar políticas públicas e fortalecer a cooperação entre instituições. Foi uma excelente oportunidade de aprendizado e troca de experiências”. Ela ainda destacou que a participação do NEv NIPPIS reforça o compromisso com o aprimoramento de políticas públicas voltadas à inclusão e aos direitos humanos, com foco especial na área da saúde.


25 de julho de 2025
Estudantes extensionistas da UNIFASE/FMP e da Universidade da República (UdelaR), do Uruguai, participaram de uma vivência imersiva no Quilombo Boa Esperança, em Areal/RJ. Entre os dias 14 e 20 de julho, os alunos se dedicaram a ações de escuta, troca de saberes e construção coletiva com os moradores da comunidade quilombola. “Como extensionista uruguaio, vivenciar a relação que a UNIFASE/FMP constrói com a comunidade quilombola nos inspira a aprofundar o diálogo de experiências e saberes em uma perspectiva regional. A UdelaR reconhece a importância da colaboração e da complementaridade para refletirmos sobre o papel da extensão universitária nas sociedades do conhecimento do século XXI”, destaca Kail Márquez García, professor da UdelaR. A atividade fez parte de um projeto de extensão que já acontece há mais de um ano e teve como foco o fortalecimento de vínculos, o reconhecimento das realidades do território e o aprendizado sobre o cuidado em sua dimensão mais ampla — afetiva, social e política. Ao longo da semana, os estudantes foram acolhidos pelas famílias da comunidade, que compartilharam não apenas suas rotinas, mas também seus saberes e histórias. Ao final da vivência, os participantes realizaram uma devolutiva à comunidade, reunindo reflexões e aprendizados construídos de forma coletiva. “Foram dias de troca profunda entre o quilombo e a cidade, onde a beleza da cultura encontrou a dureza da desigualdade. Mostramos nossa resistência, nossas dores e esperanças, e plantamos em cada visitante um olhar mais humano e consciente”, explica Danilo da Silva Barbosa, quilombola. A iniciativa reforça o papel da extensão universitária como espaço de formação integral, valorizando o diálogo com diferentes contextos e promovendo experiências transformadoras dentro e fora da sala de aula. Na UNIFASE/FMP, a extensão é parte viva da formação — criando pontes entre saberes e territórios. "Vivências como essa nos lembram que a universidade não deve apenas formar profissionais, mas cidadãos comprometidos com a realidade social e preparados para escutar e construir junto", comenta a docente de Extensão da UNIFASE/FMP, Gleicielly Braga.
24 de julho de 2025
Reconhecimento destaca projeto de extensão universitária que capacita moradores e profissionais de saúde para enfrentar desastres naturais em Petrópolis
22 de julho de 2025
O trabalho “Prática assistencial na Odontologia: uma reflexão necessária”, apresentado pela professora e coordenadora do curso de Odontologia da UNIFASE, Maria Isabel Bastos Valente, foi classificado em primeiro lugar na categoria "Rodas Saberes e Experiências", durante a 60ª Reunião da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO), realizada entre os dias 15 e 18 de julho, em Manaus (AM). O estudo foi desenvolvido em coautoria com a subcoordenadora do curso de Odontologia da UNIFASE, Natália Araújo Silva Prado, da professora do curso de Odontologia da UNIFASE, Kátia Mendes de Souza e da ex-coordenadora do curso de Odontologia da UNIFASE, Vera Lígia Vieira Mendes Soviero.  Inserido no eixo temático de “Estrutura curricular e projetos pedagógicos”, o trabalho trouxe uma reflexão sobre a importância da atenção integral à saúde, da humanização da assistência e do papel da saúde bucal no cuidado multiprofissional, com foco na formação crítica e sensível de futuros profissionais de Odontologia. A apresentação integrou a participação do curso de Odontologia da UNIFASE na 60ª edição do evento, considerado um dos mais relevantes encontros acadêmicos do país na área. Realizada no Centro de Convenções Vasco Vasques - Manaus, a reunião da ABENO reuniu professores, coordenadores, estudantes e profissionais da rede de saúde de todas as regiões brasileiras, sob o tema: “Protagonismo estudantil, atividades práticas curriculares e docência criativa na formação em odontologia”.