Reportagem da TV UNIFASE recebe menção honrosa no Prêmio ABMES de Jornalismo

24 de julho de 2025
Reportagem da TV UNIFASE recebe menção honrosa no Prêmio ABMES de Jornalismo

Reconhecimento destaca projeto de extensão universitária que capacita moradores e profissionais de saúde para enfrentar desastres naturais em Petrópolis

A reportagem “Conexão UNIFASE – Comunidade que cuida da vida”, produzida pelos jornalistas Fátima Medeiros de Almeida Menna Barreto e Mateus Carvalho para a TV UNIFASE, receberá menção honrosa na categoria Projeto de Extensão Universitária durante a 8ª edição do Prêmio ABMES de Jornalismo, que ocorrerá no dia 5 de agosto, em Brasília. O prêmio, promovido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, bateu recorde de inscrições este ano, com 320 reportagens de todo o país. Pela primeira vez, a premiação incluiu menções honrosas em sua estrutura, reforçando o compromisso com pautas que evidenciam o papel transformador da educação na sociedade.

A reportagem da TV UNIFASE retrata um projeto de extensão desenvolvido pela UNIFASE/FMP, em parceria com a Defesa Civil de Petrópolis, voltado à capacitação de moradores e profissionais de saúde de áreas vulneráveis a desastres naturais. A iniciativa teve início na comunidade da Estrada da Saudade. O objetivo é expandir o projeto para outros bairros da cidade, com foco em prevenção, planejamento comunitário e redução de riscos. A reportagem mostrou o impacto das chuvas em Petrópolis ao longo das últimas décadas e apresentou não apenas a atuação técnica das equipes do projeto, mas também as histórias de vida de quem já enfrentou perdas e traumas causados pelas chuvas. Um dos destaques é a trajetória da agente comunitária Zélia Maria de Jesus, moradora da Estrada da Saudade que há décadas é testemunha das múltiplas tragédias que assolaram a cidade, como a de 2022, que deixou 244 mortos e mais de 4 mil desabrigados.

"Nosso foco foi mostrar a importância da informação correta no dia a dia, especialmente no contexto das mudanças climáticas e dos eventos extremos cada vez mais frequentes. Dar voz às pessoas que vivem nas áreas de risco é essencial para entender as dificuldades enfrentadas por elas e poder construir juntos soluções viáveis para a redução de riscos", ressaltou Fátima Medeiros, diretora da TV UNIFASE e uma das autoras da matéria premiada.

Além do impacto comunitário, a reportagem evidencia a integração entre ensino, pesquisa e extensão, ao mostrar estudantes de Medicina e Enfermagem atuando junto às famílias em ações de mapeamento, prevenção e acolhimento. Para a Defesa Civil, esse levantamento detalhado das necessidades da população vulnerável é estratégico na criação de pontos de apoio e planos emergenciais.

"Receber essa menção honrosa é um reconhecimento importante, mas mais do que isso, é uma oportunidade de dar visibilidade a iniciativas que conectam o conhecimento acadêmico com soluções reais para os problemas da sociedade. Projetos como esse mostram, na prática, como a educação pode transformar vidas e fortalecer comunidades", destaca Fátima.

Nesta 8ª edição, os finalistas foram avaliados por um júri formado por membros da Academia Brasileira de Letras (ABL): Arnaldo Niskier, Antonio Carlos Secchin e Merval Pereira. A matéria ganhadora está disponível no canal do Youtube da UNIFASE/FMP: 
https://www.youtube.com/watch?v=sM0QKj5MDvY 

TV UNIFASE - Conhecimento que inspira

No ar desde 2013, a TV UNIFASE é o canal educativo da Faculdade de Medicina de Petrópolis e do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto, levando informação de qualidade com linguagem leve e acessível.
Com 15 programas em exibição, 24 horas por dia, o canal conecta a comunidade ao universo acadêmico, com produções originais e parcerias com instituições como a Fiocruz, ONU e TV UFMA.
A programação pode ser assistida no
canal do YouTube da UNIFASE/FMP. A TV UNIFASE também produz podcasts no Spotify.

25 de julho de 2025
Estudantes extensionistas da UNIFASE/FMP e da Universidade da República (UdelaR), do Uruguai, participaram de uma vivência imersiva no Quilombo Boa Esperança, em Areal/RJ. Entre os dias 14 e 20 de julho, os alunos se dedicaram a ações de escuta, troca de saberes e construção coletiva com os moradores da comunidade quilombola. “Como extensionista uruguaio, vivenciar a relação que a UNIFASE/FMP constrói com a comunidade quilombola nos inspira a aprofundar o diálogo de experiências e saberes em uma perspectiva regional. A UdelaR reconhece a importância da colaboração e da complementaridade para refletirmos sobre o papel da extensão universitária nas sociedades do conhecimento do século XXI”, destaca Kail Márquez García, professor da UdelaR. A atividade fez parte de um projeto de extensão que já acontece há mais de um ano e teve como foco o fortalecimento de vínculos, o reconhecimento das realidades do território e o aprendizado sobre o cuidado em sua dimensão mais ampla — afetiva, social e política. Ao longo da semana, os estudantes foram acolhidos pelas famílias da comunidade, que compartilharam não apenas suas rotinas, mas também seus saberes e histórias. Ao final da vivência, os participantes realizaram uma devolutiva à comunidade, reunindo reflexões e aprendizados construídos de forma coletiva. “Foram dias de troca profunda entre o quilombo e a cidade, onde a beleza da cultura encontrou a dureza da desigualdade. Mostramos nossa resistência, nossas dores e esperanças, e plantamos em cada visitante um olhar mais humano e consciente”, explica Danilo da Silva Barbosa, quilombola. A iniciativa reforça o papel da extensão universitária como espaço de formação integral, valorizando o diálogo com diferentes contextos e promovendo experiências transformadoras dentro e fora da sala de aula. Na UNIFASE/FMP, a extensão é parte viva da formação — criando pontes entre saberes e territórios. "Vivências como essa nos lembram que a universidade não deve apenas formar profissionais, mas cidadãos comprometidos com a realidade social e preparados para escutar e construir junto", comenta a docente de Extensão da UNIFASE/FMP, Gleicielly Braga.
22 de julho de 2025
O trabalho “Prática assistencial na Odontologia: uma reflexão necessária”, apresentado pela professora e coordenadora do curso de Odontologia da UNIFASE, Maria Isabel Bastos Valente, foi classificado em primeiro lugar na categoria "Rodas Saberes e Experiências", durante a 60ª Reunião da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO), realizada entre os dias 15 e 18 de julho, em Manaus (AM). O estudo foi desenvolvido em coautoria com a subcoordenadora do curso de Odontologia da UNIFASE, Natália Araújo Silva Prado, da professora do curso de Odontologia da UNIFASE, Kátia Mendes de Souza e da ex-coordenadora do curso de Odontologia da UNIFASE, Vera Lígia Vieira Mendes Soviero.  Inserido no eixo temático de “Estrutura curricular e projetos pedagógicos”, o trabalho trouxe uma reflexão sobre a importância da atenção integral à saúde, da humanização da assistência e do papel da saúde bucal no cuidado multiprofissional, com foco na formação crítica e sensível de futuros profissionais de Odontologia. A apresentação integrou a participação do curso de Odontologia da UNIFASE na 60ª edição do evento, considerado um dos mais relevantes encontros acadêmicos do país na área. Realizada no Centro de Convenções Vasco Vasques - Manaus, a reunião da ABENO reuniu professores, coordenadores, estudantes e profissionais da rede de saúde de todas as regiões brasileiras, sob o tema: “Protagonismo estudantil, atividades práticas curriculares e docência criativa na formação em odontologia”.
22 de julho de 2025
Conferência em Brest, na França, reuniu especialistas de todo o mundo para discutir os futuros possíveis nas representações sociais