Reportagem da TV UNIFASE recebe menção honrosa no Prêmio ABMES de Jornalismo

24 de julho de 2025
Reportagem da TV UNIFASE recebe menção honrosa no Prêmio ABMES de Jornalismo

Reconhecimento destaca projeto de extensão universitária que capacita moradores e profissionais de saúde para enfrentar desastres naturais em Petrópolis

A reportagem “Conexão UNIFASE – Comunidade que cuida da vida”, produzida pelos jornalistas Fátima Medeiros de Almeida Menna Barreto e Mateus Carvalho para a TV UNIFASE, receberá menção honrosa na categoria Projeto de Extensão Universitária durante a 8ª edição do Prêmio ABMES de Jornalismo, que ocorrerá no dia 5 de agosto, em Brasília. O prêmio, promovido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, bateu recorde de inscrições este ano, com 320 reportagens de todo o país. Pela primeira vez, a premiação incluiu menções honrosas em sua estrutura, reforçando o compromisso com pautas que evidenciam o papel transformador da educação na sociedade.

A reportagem da TV UNIFASE retrata um projeto de extensão desenvolvido pela UNIFASE/FMP, em parceria com a Defesa Civil de Petrópolis, voltado à capacitação de moradores e profissionais de saúde de áreas vulneráveis a desastres naturais. A iniciativa teve início na comunidade da Estrada da Saudade. O objetivo é expandir o projeto para outros bairros da cidade, com foco em prevenção, planejamento comunitário e redução de riscos. A reportagem mostrou o impacto das chuvas em Petrópolis ao longo das últimas décadas e apresentou não apenas a atuação técnica das equipes do projeto, mas também as histórias de vida de quem já enfrentou perdas e traumas causados pelas chuvas. Um dos destaques é a trajetória da agente comunitária Zélia Maria de Jesus, moradora da Estrada da Saudade que há décadas é testemunha das múltiplas tragédias que assolaram a cidade, como a de 2022, que deixou 244 mortos e mais de 4 mil desabrigados.

"Nosso foco foi mostrar a importância da informação correta no dia a dia, especialmente no contexto das mudanças climáticas e dos eventos extremos cada vez mais frequentes. Dar voz às pessoas que vivem nas áreas de risco é essencial para entender as dificuldades enfrentadas por elas e poder construir juntos soluções viáveis para a redução de riscos", ressaltou Fátima Medeiros, diretora da TV UNIFASE e uma das autoras da matéria premiada.

Além do impacto comunitário, a reportagem evidencia a integração entre ensino, pesquisa e extensão, ao mostrar estudantes de Medicina e Enfermagem atuando junto às famílias em ações de mapeamento, prevenção e acolhimento. Para a Defesa Civil, esse levantamento detalhado das necessidades da população vulnerável é estratégico na criação de pontos de apoio e planos emergenciais.

"Receber essa menção honrosa é um reconhecimento importante, mas mais do que isso, é uma oportunidade de dar visibilidade a iniciativas que conectam o conhecimento acadêmico com soluções reais para os problemas da sociedade. Projetos como esse mostram, na prática, como a educação pode transformar vidas e fortalecer comunidades", destaca Fátima.

Nesta 8ª edição, os finalistas foram avaliados por um júri formado por membros da Academia Brasileira de Letras (ABL): Arnaldo Niskier, Antonio Carlos Secchin e Merval Pereira. A matéria ganhadora está disponível no canal do Youtube da UNIFASE/FMP: 
https://www.youtube.com/watch?v=sM0QKj5MDvY 

TV UNIFASE - Conhecimento que inspira

No ar desde 2013, a TV UNIFASE é o canal educativo da Faculdade de Medicina de Petrópolis e do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto, levando informação de qualidade com linguagem leve e acessível.
Com 15 programas em exibição, 24 horas por dia, o canal conecta a comunidade ao universo acadêmico, com produções originais e parcerias com instituições como a Fiocruz, ONU e TV UFMA.
A programação pode ser assistida no
canal do YouTube da UNIFASE/FMP. A TV UNIFASE também produz podcasts no Spotify.

28 de outubro de 2025
Evento reúne especialistas para debater avanços e desafios na saúde da mulher
27 de outubro de 2025
Com projeto sobre sustentabilidade UNIFASE/FMP conquista segundo lugar 
27 de outubro de 2025
Pela primeira vez em Petrópolis, a UNIFASE/FMP foi palco do CBC Itinerante, programa de educação continuada promovido pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), no qual profissionais da saúde puderam atualizar seus conhecimentos em cirurgias de casos clínicos complexos e controversos envolvendo Abdome Agudo, Vias Biliares e Oncologia Gastrointestinal. Com o objetivo de aproximar a capital das cidades do interior do Rio de Janeiro, Petrópolis foi o sexto município a receber o CBC Itinerante. "Petrópolis foi escolhida por ter a UNIFASE/FMP, que é formadora de excelentes profissionais da área de saúde, e também por sabermos que aqui existem médicos de assistência de diversas especialidades cirúrgicas para uma troca enriquecedora de experiências", comenta o cirurgião Guilherme Ravanini, Membro Titular e Diretor do Núcleo Central do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Na ocasião, médicos especialistas em suas áreas de atuação ministraram palestras abordando as últimas atualizações na área de cirurgia em diferentes casos, integrando não só cirurgiões, como também acadêmicos e residentes de Medicina. "Os acadêmicos e residentes puderam vivenciar essa experiência trazida por cirurgiões mais experientes de todo o estado e da cidade, que promoveram essa parte educacional em assuntos super interessantes, como abdome agudo, hérnias da parede abdominal, um pouco de oncologia, principalmente os tumores de cólon e os tumores gástricos", explica o médico cirurgião Thiago Kloh, professor da disciplina de Clínica Cirúrgica da UNIFASE/FMP. Durante o dia todo, os participantes puderam ampliar seus conhecimentos sobre técnicas modernas em casos de diverticulite aguda complicada, obstrução intestinal no pós-operatório imediato, apendicite, câncer de vesícula, câncer gástrico e câncer colorretal. "Entre as minhas opções de residência, estou optando pela clínica cirúrgica, então decidi participar do CBC para poder me informar melhor sobre o campo da cirurgia geral, que eu pretendo atuar no futuro. Esses eventos nos ajudam porque reforçam o que aprendemos na faculdade e oferecem mais informações relacionadas à carreira", disse Heitor Lopes Carvalho, aluno do 10º período de Medicina da UNIFASE/FMP que participou do CBC Itinerante.  Também participaram do evento, os médicos Marcos Filgueiras, Diogo Salles, Marco Antônio Banal Xavier, Rafael Massao da Silva Nagato, Fabio Leonetti, Augusto Cesar de Mesquita, Lécio Carneiro Junior, Fernando B. Ponce Leon Pereira de Castro, Alexandre Ferreira Oliveira, Biazi Ricieri Assis, Marcelo Sá de Araújo, Leonardo Rocha Ferraz, Guilherme Guédon de Oliveira, Julio Cesar Tabares Morales e Julio Vieira de Melo.