Reportagem da TV UNIFASE recebe menção honrosa no Prêmio ABMES de Jornalismo

Reconhecimento destaca projeto de extensão universitária que capacita moradores e profissionais de saúde para enfrentar desastres naturais em Petrópolis
A reportagem “Conexão UNIFASE – Comunidade que cuida da vida”, produzida pelos jornalistas Fátima Medeiros de Almeida Menna Barreto e Mateus Carvalho para a TV UNIFASE, receberá menção honrosa na categoria Projeto de Extensão Universitária durante a 8ª edição do Prêmio ABMES de Jornalismo, que ocorrerá no dia 5 de agosto, em Brasília. O prêmio, promovido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, bateu recorde de inscrições este ano, com 320 reportagens de todo o país. Pela primeira vez, a premiação incluiu menções honrosas em sua estrutura, reforçando o compromisso com pautas que evidenciam o papel transformador da educação na sociedade.
A reportagem da TV UNIFASE retrata um projeto de extensão desenvolvido pela UNIFASE/FMP, em parceria com a Defesa Civil de Petrópolis, voltado à capacitação de moradores e profissionais de saúde de áreas vulneráveis a desastres naturais. A iniciativa teve início na comunidade da Estrada da Saudade. O objetivo é expandir o projeto para outros bairros da cidade, com foco em prevenção, planejamento comunitário e redução de riscos. A reportagem mostrou o impacto das chuvas em Petrópolis ao longo das últimas décadas e apresentou não apenas a atuação técnica das equipes do projeto, mas também as histórias de vida de quem já enfrentou perdas e traumas causados pelas chuvas. Um dos destaques é a trajetória da agente comunitária Zélia Maria de Jesus, moradora da Estrada da Saudade que há décadas é testemunha das múltiplas tragédias que assolaram a cidade, como a de 2022, que deixou 244 mortos e mais de 4 mil desabrigados.
"Nosso foco foi mostrar a importância da informação correta no dia a dia, especialmente no contexto das mudanças climáticas e dos eventos extremos cada vez mais frequentes. Dar voz às pessoas que vivem nas áreas de risco é essencial para entender as dificuldades enfrentadas por elas e poder construir juntos soluções viáveis para a redução de riscos", ressaltou Fátima Medeiros, diretora da TV UNIFASE e uma das autoras da matéria premiada.
Além do impacto comunitário, a reportagem evidencia a integração entre ensino, pesquisa e extensão, ao mostrar estudantes de Medicina e Enfermagem atuando junto às famílias em ações de mapeamento, prevenção e acolhimento. Para a Defesa Civil, esse levantamento detalhado das necessidades da população vulnerável é estratégico na criação de pontos de apoio e planos emergenciais.
"Receber essa menção honrosa é um reconhecimento importante, mas mais do que isso, é uma oportunidade de dar visibilidade a iniciativas que conectam o conhecimento acadêmico com soluções reais para os problemas da sociedade. Projetos como esse mostram, na prática, como a educação pode transformar vidas e fortalecer comunidades", destaca Fátima.
Nesta 8ª edição, os finalistas foram avaliados por um júri formado por membros da Academia Brasileira de Letras (ABL): Arnaldo Niskier, Antonio Carlos Secchin e Merval Pereira. A matéria ganhadora está disponível no canal do Youtube da UNIFASE/FMP: https://www.youtube.com/watch?v=sM0QKj5MDvY
TV UNIFASE - Conhecimento que inspira
No ar desde 2013, a TV UNIFASE é o canal educativo da Faculdade de Medicina de Petrópolis e do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto, levando informação de qualidade com linguagem leve e acessível.
Com 15 programas em exibição, 24 horas por dia, o canal conecta a comunidade ao universo acadêmico, com produções originais e parcerias com instituições como a Fiocruz, ONU e TV UFMA.
A programação pode ser assistida no
canal do YouTube da UNIFASE/FMP. A TV UNIFASE também produz
podcasts no Spotify.
