Método para controle da osteoartrite na ATM desenvolvido na UNIFASE/FMP é apresentado no Congresso da Academia Americana de Dor Orofacial

12 de junho de 2025
Método para controle da osteoartrite na ATM desenvolvido na UNIFASE/FMP é apresentado no Congresso da Academia Americana de Dor Orofacial

Pró-reitor de Pesquisa e Inovação e Diretor do Laboratório de Medicina Regenerativa da instituição, professor Ricardo Tesch, foi convidado a ministrar workshop com sua equipe

Um método inovador para o tratamento da osteoartrite da articulação temporomandibular (ATM), desenvolvido no Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP), foi destaque no pré-congresso de um dos maiores encontros mundiais na área de Dor Orofacial, realizado no estado da Virgínia, Estados Unidos, no mês de maio. A técnica, baseada em injeções intra-articulares de agregados plaquetários guiadas por ultrassonografia em tempo real, foi apresentada em um workshop ministrado pelo professor Ricardo Tesch, Pró-reitor de Pesquisa e Inovação e diretor do Laboratório de Medicina Regenerativa da instituição. A atividade foi uma das mais concorridas do evento, sendo necessário abrir uma segunda turma para atender à alta demanda, o que gerou um novo convite para repetição do evento no próximo ano.


O professor Ricardo Tesch explica que o convite partiu da própria Academia Americana de Dor Orofacial (AAOP). “Trata-se do 49º Encontro Científico da AAOP, que reuniu alguns dos principais nomes da área em nível mundial. O workshop que apresentamos foi uma versão simplificada e condensada do curso que oferecemos no Brasil, em nosso Centro de Inovação, Pesquisa e Atualização Cirúrgica (CIPAC), localizado no campus Barão da UNIFASE/FMP, voltado ao Diagnóstico e Controle das Osteoartrites Temporomandibulares”, detalha. Ele acrescenta que há também um segundo curso, no qual os profissionais que já concluíram a primeira etapa participam de uma imersão clínica. “Muitos participantes demonstraram interesse em vir ao Brasil para realizar o curso completo”, complementa.


A técnica desenvolvida na UNIFASE/FMP para aplicação de injeções no tratamento da osteoartrite da ATM surgiu como resposta a uma necessidade clínica concreta. “É o resultado de um trabalho que teve início há mais de dez anos, com pesquisas voltadas ao desenvolvimento de Produtos de Terapia Avançada (PTA), utilizando cultura de células-tronco para o enfrentamento da osteoartrite. Já dominávamos a tecnologia, mas era necessário aumentar a segurança do procedimento — foi aí que surgiu a ideia da injeção guiada por ultrassom”, recorda o professor Ricardo Tesch. Atualmente, ele e sua equipe conduzem ensaios clínicos no Ambulatório Escola da instituição, com o objetivo de identificar quais pacientes têm maior propensão de responder a essa abordagem terapêutica.




UNIFASE/FMP bate recorde de trabalhos apresentados 


O 49º Encontro Clínico e Científico da Academia Americana de Dor Orofacial (AAOP), contou, ainda, com a participação de alunos e professores da UNIFASE/FMP. Oito trabalhos foram aprovados para apresentação, número que evidencia o protagonismo científico da instituição na área.


Os trabalhos foram assinados por docentes, egressos e alunos dos cursos de Medicina e Odontologia da UNIFASE/FMP, destacando a integração entre formação acadêmica e produção científica de ponta.


“A internacionalização da nossa produção científica é fundamental não só para o crescimento profissional individual, mas principalmente para destacar o trabalho de excelência que vem sendo realizado na UNIFASE/FMP. Estar presente num evento dessa magnitude, contribuindo com um workshop próprio e levando trabalhos consistentes, é uma forma de mostrar ao mundo a qualidade da pesquisa e da prática clínica que desenvolvemos no Brasil", finalizou Tesch.


28 de outubro de 2025
Evento reúne especialistas para debater avanços e desafios na saúde da mulher
27 de outubro de 2025
Com projeto sobre sustentabilidade UNIFASE/FMP conquista segundo lugar 
27 de outubro de 2025
Pela primeira vez em Petrópolis, a UNIFASE/FMP foi palco do CBC Itinerante, programa de educação continuada promovido pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), no qual profissionais da saúde puderam atualizar seus conhecimentos em cirurgias de casos clínicos complexos e controversos envolvendo Abdome Agudo, Vias Biliares e Oncologia Gastrointestinal. Com o objetivo de aproximar a capital das cidades do interior do Rio de Janeiro, Petrópolis foi o sexto município a receber o CBC Itinerante. "Petrópolis foi escolhida por ter a UNIFASE/FMP, que é formadora de excelentes profissionais da área de saúde, e também por sabermos que aqui existem médicos de assistência de diversas especialidades cirúrgicas para uma troca enriquecedora de experiências", comenta o cirurgião Guilherme Ravanini, Membro Titular e Diretor do Núcleo Central do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Na ocasião, médicos especialistas em suas áreas de atuação ministraram palestras abordando as últimas atualizações na área de cirurgia em diferentes casos, integrando não só cirurgiões, como também acadêmicos e residentes de Medicina. "Os acadêmicos e residentes puderam vivenciar essa experiência trazida por cirurgiões mais experientes de todo o estado e da cidade, que promoveram essa parte educacional em assuntos super interessantes, como abdome agudo, hérnias da parede abdominal, um pouco de oncologia, principalmente os tumores de cólon e os tumores gástricos", explica o médico cirurgião Thiago Kloh, professor da disciplina de Clínica Cirúrgica da UNIFASE/FMP. Durante o dia todo, os participantes puderam ampliar seus conhecimentos sobre técnicas modernas em casos de diverticulite aguda complicada, obstrução intestinal no pós-operatório imediato, apendicite, câncer de vesícula, câncer gástrico e câncer colorretal. "Entre as minhas opções de residência, estou optando pela clínica cirúrgica, então decidi participar do CBC para poder me informar melhor sobre o campo da cirurgia geral, que eu pretendo atuar no futuro. Esses eventos nos ajudam porque reforçam o que aprendemos na faculdade e oferecem mais informações relacionadas à carreira", disse Heitor Lopes Carvalho, aluno do 10º período de Medicina da UNIFASE/FMP que participou do CBC Itinerante.  Também participaram do evento, os médicos Marcos Filgueiras, Diogo Salles, Marco Antônio Banal Xavier, Rafael Massao da Silva Nagato, Fabio Leonetti, Augusto Cesar de Mesquita, Lécio Carneiro Junior, Fernando B. Ponce Leon Pereira de Castro, Alexandre Ferreira Oliveira, Biazi Ricieri Assis, Marcelo Sá de Araújo, Leonardo Rocha Ferraz, Guilherme Guédon de Oliveira, Julio Cesar Tabares Morales e Julio Vieira de Melo.