NIPPIS promove conversa sobre a importância das Tecnologias Assistivas na garantia dos Direitos Humanos na SNCT 2023

13 de outubro de 2023
NIPPIS promove conversa sobre a importância das Tecnologias Assistivas na garantia dos Direitos Humanos na SNCT 2023

O programa Ecoar vai ao ar no dia 18 de outubro, às 14h, no YouTube


O acesso equitativo à tecnologia assistiva ainda é um desafio e, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), até o momento, um bilhão de pessoas precisam de serviços e equipamentos para terem vidas produtivas e participativas.¹ Até 2050, estima-se que esse número deve dobrar e que as necessidades não atendidas de tecnologia assistiva chegarão a alcançar 90%.² 

Para debater essa situação, o 19º “Ecoar – Diálogos de Cidadania” vai ao ar no dia 18 de outubro, às 14h, com o tema “Como as tecnologias assistivas podem garantir direitos humanos?”. Os convidados serão Alisson Levi, gerente da Oficina ortopédica do Centro de Reabilitação e Readaptação Henrique Santillo (Goiás), que atuou como consultor do Ministério da Saúde (2012 a 2016) no Programa “Viver sem Limite” e Luciene Gomes, professora na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no curso de Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade onde coordena o Projeto de Extensão Pipoca e Paisagem e integra o ProETAA - Programa de Extensão Universitária.

O programa terá transmissão ao vivo nos canais da
Videosaúde Distribuidora da Fiocruz e da UNIFASE no YouTube.


Essa edição do Ecoar – Diálogos de Cidadania, um projeto do Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão Social – NIPPIS (LIS/ICICT/Fiocruz & UNIFASE/FMP), fará parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que acontecerá na Fiocruz, com o tema "Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável" e oferecerá um momento único para abordar à inclusão social e o papel fundamental da Ciência e da Tecnologia nesse contexto. O tema foi inspirado no terceiro eixo do Plano Viver sem Limite que destaca a relevância das Tecnologias Assistivas na promoção da participação social e da qualidade de vida das pessoas com deficiência, na perspectiva de uma sociedade mais justa e inclusiva, onde todos tenham acesso igualitário a direitos e oportunidades. 

 

¹ Assistive technology key facts [website]. Geneva: World Health Organization; 18 May 2018 (https:// www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/assistive-technology, accessed 15 August 2019) 

 
² Convention on the Rights of Persons with Disabilities. New York: United Nations; 2006 (https://www.un.org/development/desa/disabilities/convention-on-the-rights-of-personswith-disabilities.html, accessed 7 August 2019). 


Realização: Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão Social (NIPPIS), uma iniciativa conjunta do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e do Centro Universitário Arthur de Sá Earp Neto (UNIFASE) 

 

Apoio: Sistema Nacional de Informações sobre Deficiência (SISDEF)   

Acessibilidade: autodescrição feitas pelos participantes do programa, intérprete de LIBRAS e estenotipia (legendagem ao vivo).   

17 de setembro de 2025
Acordo firmado em abril amplia a cooperação em pesquisa, ensino e extensão, fortalecendo a internacionalização
17 de setembro de 2025
A UNIFASE/FMP esteve presente no 63º Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM), realizado entre os dias 11 e 13 de setembro, em Natal (RN). O encontro, promovido pela Associação Brasileira de Educação Médica, trouxe como tema central “Do mar ao sertão: os novos paradigmas da educação médica”, estimulando reflexões sobre os desafios e transformações na formação médica no país. Durante o congresso, a residente do programa Medicina de Família e Comunidade, Ramila Cristina Lopes Tostes representou a UNIFASE/FMP na mesa-redonda “Impacto da graduação na formação de especialistas para Atenção Primária à Saúde”. A discussão destacou como a inserção precoce dos estudantes na Atenção Primária, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), pode despertar maior interesse pela Medicina de Família e Comunidade e contribuir para a consolidação de um cuidado em saúde mais integral e humanizado. No mesmo evento, o professor Jaime Charret tomou posse como Delegado Educador da regional RJ/ES da ABEM (Associação Brasileira de Educação Médica), reforçando o protagonismo da instituição nos debates nacionais sobre a formação médica.  Além de propor um olhar crítico e reflexivo sobre a educação médica, o COBEM 2025 reforçou a necessidade de alinhar a formação dos futuros profissionais às realidades locais e regionais, valorizando a diversidade cultural e territorial do Brasil, sem perder a conexão com os contextos globais, características que vem de encontro com as diretrizes da UNIFASE/FMP. O evento reuniu educadores, gestores e estudantes em um ambiente de diálogo, acolhimento e troca de experiências, com o objetivo de fortalecer práticas mais inclusivas e alinhadas às demandas da população.
16 de setembro de 2025
A professora Leninha Valério, coordenadora do curso de Pós-Graduação em Dermatologia da UNIFASE/FMP, foi homenageada durante o 78º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), realizado de 3 a 6 de setembro, no Rio de Janeiro. Leninha foi a presidente de honra do encontro, que reuniu especialistas renomados do Brasil e do mundo para debater avanços e práticas na área da dermatologia. Na foto, da esquerda para a direita: Drª Leninha Valério, coordenadora da Pós-graduação em Dermatologia da UNIFASE/FMP, Dr. Gilvan Alves, dermatologista de Brasília e Dra. Leandra Metsavaht, presidente do 78º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia.