Projeto Protein da UNIFASE implementa horta sustentável e realiza atividades de alimentação saudável no Ensino Médio

11 de outubro de 2023
Projeto Protein da UNIFASE implementa horta sustentável e realiza atividades de alimentação saudável no Ensino Médio

Incentivar hábitos saudáveis, cultivar os próprios alimentos e cuidar do meio ambiente através de práticas sustentáveis, são apenas alguns benefícios que o curso de Nutrição do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE) oferece para a comunidade escolar, através do Projeto de Temas Integrados na Nutrição - PROTEIN.

“O Protein faz parte da curricularização da extensão na UNIFASE  e perpassa pelas disciplinas do 1º ao 4º período do curso de Nutrição, abordando a temática nutrição e sustentabilidade. A ideia é que a cada semestre, os acadêmicos possam desenvolver ações que envolvam essa temática com a participação dos alunos e dos professores do Ensino Médio”, explica Paula Normando, professora do curso de Nutrição da UNIFASE, responsável pelo projeto. 

Na fase inicial, os estudantes de graduação visitaram o Colégio Estadual Dom Pedro II para conversarem com os alunos e professores da escola. No diagnóstico do território foram avaliados os conhecimentos prévios dos alunos sobre o plantio de horta e o aproveitamento integral dos alimentos.

“A ideia da contribuição é justamente levar essa discussão para a sociedade sobre a importância da sustentabilidade e como a nutrição está envolvida nesse processo. Na criação da horta, por exemplo, reaproveitamos garrafas pet e o adubo de farinha foi feito pelos próprios acadêmicos com restos de alimentos, como cascas e talos. Todos estão empolgados com a construção da horta e envolvidos com o cultivo”, frisa a professora. 


As práticas da sustentabilidade dentro do conceito de alimentação têm sido cada vez mais discutidas. Além de evitar o desperdício de alimentos, garantir refeições adequadas e saudáveis para toda a população, o projeto estimula cuidados mais adequados com o meio ambiente.


“Eu estou adorando participar desse projeto! Acho muito importante termos conhecimento de onde vem o alimento que está na nossa mesa todos os dias, se ele é produzido de forma sustentável e se é saudável para o consumo. A horta é uma ótima alternativa para estarmos 100% em contato com toda a produção, desde qual alimento plantar até o momento de colher. Os alunos do colégio podem aplicar o que aprenderam com o projeto em casa, proporcionando e incentivando uma alimentação ainda mais saudável para suas famílias”, comenta Maria Clara Fernandes, aluna do 1º período do curso de Nutrição da UNIFASE. 


A implantação e os cuidados com a horta evidenciam muitos benefícios acadêmicos para os alunos do Ensino Médio. A integração com os estudantes de nível superior oportuniza um novo olhar que busca soluções em referências científicas. 



“Os alunos tiveram que se dividir em grupos, aprender a fazer um trabalho colaborativo, a preencher tabelas, a observar as modificações que acontecem na horta. Esse projeto estimula os adolescentes, diante de todas as análises e observações, desenvolvendo um olhar científico. Eles levantam hipóteses e refletem sobre o que acontece no plantio para poder responder essas questões. É uma metodologia que está fazendo com que eles busquem respostas em fontes científicas para tentar compreender os processos durante o cultivo da horta”, destaca a professora de Biologia do CENIP, Carla de Assunção Pinto. 


17 de setembro de 2025
Acordo firmado em abril amplia a cooperação em pesquisa, ensino e extensão, fortalecendo a internacionalização
17 de setembro de 2025
A UNIFASE/FMP esteve presente no 63º Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM), realizado entre os dias 11 e 13 de setembro, em Natal (RN). O encontro, promovido pela Associação Brasileira de Educação Médica, trouxe como tema central “Do mar ao sertão: os novos paradigmas da educação médica”, estimulando reflexões sobre os desafios e transformações na formação médica no país. Durante o congresso, a residente do programa Medicina de Família e Comunidade, Ramila Cristina Lopes Tostes representou a UNIFASE/FMP na mesa-redonda “Impacto da graduação na formação de especialistas para Atenção Primária à Saúde”. A discussão destacou como a inserção precoce dos estudantes na Atenção Primária, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), pode despertar maior interesse pela Medicina de Família e Comunidade e contribuir para a consolidação de um cuidado em saúde mais integral e humanizado. No mesmo evento, o professor Jaime Charret tomou posse como Delegado Educador da regional RJ/ES da ABEM (Associação Brasileira de Educação Médica), reforçando o protagonismo da instituição nos debates nacionais sobre a formação médica.  Além de propor um olhar crítico e reflexivo sobre a educação médica, o COBEM 2025 reforçou a necessidade de alinhar a formação dos futuros profissionais às realidades locais e regionais, valorizando a diversidade cultural e territorial do Brasil, sem perder a conexão com os contextos globais, características que vem de encontro com as diretrizes da UNIFASE/FMP. O evento reuniu educadores, gestores e estudantes em um ambiente de diálogo, acolhimento e troca de experiências, com o objetivo de fortalecer práticas mais inclusivas e alinhadas às demandas da população.
16 de setembro de 2025
A professora Leninha Valério, coordenadora do curso de Pós-Graduação em Dermatologia da UNIFASE/FMP, foi homenageada durante o 78º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), realizado de 3 a 6 de setembro, no Rio de Janeiro. Leninha foi a presidente de honra do encontro, que reuniu especialistas renomados do Brasil e do mundo para debater avanços e práticas na área da dermatologia. Na foto, da esquerda para a direita: Drª Leninha Valério, coordenadora da Pós-graduação em Dermatologia da UNIFASE/FMP, Dr. Gilvan Alves, dermatologista de Brasília e Dra. Leandra Metsavaht, presidente do 78º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia.