Faculdade de Medicina de Petrópolis recebe certificação de excelência do SAEME-CFM

8 de dezembro de 2025
Faculdade de Medicina de Petrópolis recebe certificação de excelência do SAEME-CFM

Diretor da FMP, Dr. Álvaro Veiga, participou da cerimônia nacional em Brasília

A Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP) recebeu oficialmente a certificação internacional de qualidade concedida pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (SAEME), do Conselho Federal de Medicina (CFM). O reconhecimento foi entregue ao diretor da instituição, Dr. Álvaro Veiga, durante cerimônia realizada em Brasília na última quarta-feira (3).


A acreditação confirma a excelência dos cursos de Medicina que atendem aos mais altos padrões de formação acadêmica no país. Para conquistar o selo, a FMP passou por um processo detalhado, que inclui autoavaliação institucional, análise do programa educacional, qualificação do corpo docente, perfil discente e infraestrutura voltada ao ensino médico.


Após essa etapa, a faculdade recebeu a visita de uma equipe formada por quatro avaliadores, incluindo um representante discente, que verificaram presencialmente todos os critérios de qualidade. Os dados coletados foram analisados pela Comissão de Acreditação do SAEME-CFM, responsável pela decisão final.


O resultado reforça o prestígio da FMP no cenário nacional. Entre 494 cursos de Medicina existentes no Brasil, apenas 57 possuem acreditação do SAEME e no estado do Rio de Janeiro, somente três instituições alcançaram esse nível de excelência.



9 de dezembro de 2025
Processo seletivo segue até 19 de janeiro de 2026, vagas são para o 1º semestre
5 de dezembro de 2025
O Professor Ricardo Tesch, Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação da UNIFASE/FMP, participou como palestrante do 3º Congresso Internacional de Medicina do Sono, no Chile, apresentando a técnica pioneira de uso de ultrassom para injeções de terapias regenerativas intra-articulares temporomandibulares. Desenvolvida no Centro de Inovação Pesquisa e Atualização Cirúrgica da UNIFASE/FMP, a tecnologia é aplicada no Ambulatório Escola da instituição em pacientes com osteoartrite temporomandibular. Realizado na Universidade de La Frontera (UFRO), o congresso reuniu especialistas de sete países e integrou também o 1º Congresso de Medicina Regenerativa e Minimamente Invasiva em DTM, promovido pela Especialização em Disfunções Temporomandibulares (DTM) e Dor Orofacial (DOF). Foram três dias de programação intensa, com 27 palestrantes, 16 conferências e 6 workshops, trazendo debates sobre inovações científicas e práticas clínicas nas áreas de odontologia do sono, DTM e medicina regenerativa.
4 de dezembro de 2025
Evento será realizado de 5 a 8 de agosto na UNIFASE, em Petrópolis (RJ)