Faculdade de Medicina de Petrópolis abre inscrições para transferência externa para o curso de Medicina

Processo seletivo segue até 19 de janeiro de 2026, vagas são para o 1º semestre
A Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP) abriu as inscrições para o processo seletivo de transferência externa para o curso de Medicina. Estudantes que desejam mudar de instituição têm até 19 de janeiro de 2026 para se candidatar. A entrada dos novos alunos será no primeiro semestre de 2026. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site:https://www.unifase-rj.edu.br/transferencia#TransferenciaMedicina
Após a análise documental e da situação acadêmica de cada candidato, o resultado será divulgado em 4 de fevereiro de 2026.
Com nota máxima no MEC, a FMP é referência na formação médica e tem quase 60 anos de história, somando mais de 5 mil médicos formados em todo o país. Em 2025, o curso voltou a se destacar no ENADE, mantendo-se entre os sete melhores cursos do Estado do Rio de Janeiro, ao lado de instituições públicas renomadas como UERJ, UFRJ, UFF e UNIRIO.
A Faculdade recebeu oficialmente, em dezembro deste ano, a certificação internacional de qualidade concedida pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (SAEME), do Conselho Federal de Medicina (CFM). Entre 494 cursos de Medicina existentes no Brasil, apenas 57 possuem acreditação do SAEME e no estado do Rio de Janeiro, somente três instituições alcançaram esse nível de excelência.
Localizada em um campus parque, na área central de Petrópolis, a faculdade utiliza metodologias ativas e prioriza a vivência prática desde o primeiro período, combinando cenários reais e simulados. A infraestrutura inclui o moderno Centro de Inovação, Pesquisa e Atualização Cirúrgica (CIPAC), o Laboratório de Medicina Regenerativa, o Laboratório Morfofuncional com peças plastinadas e a Mesa de Anatomia Digital.
Os estudantes têm ainda à disposição um hospital de ensino conveniado — credenciado pelo MEC e Ministério da Saúde —, um ambulatório escola próprio, com mais de 100 mil pacientes cadastrados, e cinco equipes de Saúde da Família geridas diretamente pela instituição, ampliando os cenários de prática e estágios.
A FMP mantém parcerias com centros de pesquisa e universidades de excelência no Brasil e no exterior, como Fiocruz, LNCC, Universidad del Desarrollo (Chile), Universidad Nacional de Quilmes (Argentina), Unidad Docente de Medicina Familiar y Comunidad Sectro II de Zaragoza (Espanha), Universidad de Sevila (Espanha), Universidade do Minho (Portugal), fortalecendo oportunidades de intercâmbio e produção científica.







